- ID
- 119290
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRF - 4ª REGIÃO
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Engenharia de Software
- Assuntos
Na fase de desenvolvimento do Scrum, o software é desenvolvido em processos iterativos denominados
Na fase de desenvolvimento do Scrum, o software é desenvolvido em processos iterativos denominados
São consideradas metodologias ágeis de desenvolvimento de software:
O conceito de sprint aplica-se ao modelo ágil do processo de engenharia de software denominado
Acerca dos processos XP e Scrum, assinale a afirmativa incorreta.
No contexto das regras do SCRUM, é correto afirmar:
Em reunião, toda conversação é restringida às respostas dos elementos às perguntas colocadas pelo Scrum Master, sendo uma delas: "O que planeja desenvolver até a próxima reunião?"
As Scrum meetings ocorrem
No SCRUM, o produto final, a data final e o custo do projeto são determinados:
Os princípios Scrum são usados para guiar as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as seguintes atividades de arcabouço: requisitos, análise, projeto, evolução e entrega. Em cada atividade de arcabouço, as tarefas de trabalho ocorrem dentro de um padrão de processo chamado
No âmbito do desenvolvimento ágil de sistemas de informação, é INCORRETO afirmar que, no SCRUM,
No SCRUM, que papel é responsável pela visão do produto e pelo retorno do investimento?
O Scrum é utilizado, como função primária, para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software, mas também tem sido usado como extreme programming e outras metodologias de desenvolvimento. Teoricamente, o Scrum pode ser aplicado em qualquer contexto no qual um grupo de pessoas necessite trabalhar juntas para atingir um objetivo comum.
Julgue o seguinte item a respeito de qualidade de software.
Produto da metodologia Scrum, o documento product backlog contém os requisitos definidos a partir da visão do cliente e é utilizado novamente no final do sprint para revisão ou modificações dos requisitos inicialmente definidos.
A respeito das metodologias eXtreme programming (XP) e Scrum,
julgue os itens a seguir.
Um princípio chave do Scrum é o reconhecimento de que desafios fundamentalmente empíricos não podem ser resolvidos com sucesso utilizando-se uma abordagem tradicional de controle. O Scrum adota uma abordagem empírica, aceitando que o problema não pode ser totalmente entendido ou definido, focando na maximização da habilidade da equipe de responder de forma ágil aos desafios emergentes.
Julgue os itens a seguir, relativos a métodos de desenvolvimento de
software.
No SCRUM, um backlog consiste em uma lista de itens priorizados a serem desenvolvidos para um software. Essa lista é mantida no product owner, o qual pode alterá-la a qualquer momento, desde que os itens alterados não estejam na sprint backlog. Isso significa que product backlog e sprint backlog são estruturas similares.
Julgue o próximo item, que trata de métodos ágeis de produção
de software.
Scrum é um processo ágil de produção de software que mantém o foco na entrega da maior parte do produto, no menor tempo possível.
Para utilizar o processo de estimativa por Story Points em Scrum, inicialmente
No SCRUM, o processo de desenvolvimento inicia com uma reunião de planejamento na qual o Product Owner e a equipe decidem, em conjunto, o que deverá ser implementado do Product Backlog. Assim, a equipe planeja seu trabalho, definindo o Sprint Backlog, na
Com relação ao processo Scrum, assinale a opção correta.
Acerca de engenharia de software, que permite a criação, de maneira econômica e confiável, de software que trabalhe eficientemente em máquinas reais, julgue os próximos itens.
Para que se obtenha sucesso na utilização do Scrum, o cliente deve se tornar parte da equipe de desenvolvimento do software, participando diretamente do processo.
Acerca de engenharia de software, que permite a criação, de maneira econômica e confiável, de software que trabalhe eficientemente em máquinas reais, julgue os próximos itens.
Entre as metodologias ágeis para o desenvolvimento de software, o Scrum permite a criação de equipes auto- organizadas e, consequentemente, possibilita o incentivo à comunicação verbal entre todos os membros da equipe. Da mesma forma que as abordagens típicas de Project Management Body of Knowledge ou PRINCE2, o Scrum caracteriza-se por apresentar uma abordagem elementar do gerenciamento de projetos.
Sobre modelos de processo de desenvolvimento de software, assinale a alternativa INCORRETA:
A abordagem iterativa de desenvolvimento de software tem se popularizado como técnica-padrão de desenvolvimento de sistemas pequenos e médios, especialmente no mundo dos negócios. Scrum e eXtreme Programming são métodos ágeis e iterativos de desenvolvimento de software que compartilham a característica de
A respeito das metodologias eXtreme programming (XP) e Scrum,
julgue os itens a seguir.
A metodologia Scrum é facilitada por um scrum master, que atua como um mediador entre a equipe e qualquer influência desestabilizadora, além de assegurar que a equipe esteja utilizando corretamente as práticas de Scrum, motivando e mantendo o foco na meta da sprint.
Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No Scrum, os projetos são divididos em ciclos chamados:
Acerca dos processos XP e Scrum avalie as afirmativas a seguir:
I. XP é uma metodologia ágil para equipes de tamanho pequeno ou médio desenvolverem software com requisitos vagos ou que mudem rapidamente. Seus valores são comunicação, simplicidade, feedback e coragem.
II. O Scrum foi criado para gerenciamento de projetos de fabricação de automóveis e produtos de consumo. Sua popularização no desenvolvimento de software ocorreu em 1995 após a formalização de sua definição, feita por Ken Schwaber.
III. No XP os requisitos do projeto são organizados em uma lista de tarefas, chamada de product backlog, em ordem decrescente de prioridade.
Assinale:
Em relação às regras do Scrum, é INCORRETO afirmar:
Um dos principais conceitos do Scrum para atacar a complexidade do desenvolvimento e gerenciamento de software é a implantação de um controle descentralizado, capaz de lidar mais eficientemente com contextos pouco previsíveis. Para tanto, o gerenciamento é distribuído por meio de três agentes independentes que são:
concordo com acdcJunior no guia do scrum fala que o Scrum team é formado por :
Product owner
Equipe de desenvolvimento, e
Scrum Master
Conforme já citado,
"The Scrum Team consists of a Product Owner, the Development Team, and a Scrum Master."
Erro da banca.
Banca errou feio... Scrum team é composto de Product Owner, Scrum Master e Equipe de desenvolvimento.
Verdade, mas quando a FCC erra você mata por eliminação, problema mesmo é quando o CESPE faz umas mancadas deste tipo.
a-
Product owner - interface entre negocio e sistema. representa cliente
scrum team - 3-9 pessoas
scrum master - lidera e orienta a equipe.
Questão escrota, aliás, essas questões mais velhas são terríveis. Parei por aqui.
Scrum Team = PO, EM e Development Team
Letra A correta, porém redundante de mais!
Scrum Team = PO + SM + DT...
Enfim!
Fortuna Audaces Sequitur
Poxa vida!
Trazer o PO e SCRUM TEAM na mesma alternativa foi maldade demais!
Espia como está no Guia Scrum:
O Time Scrum
"O Time Scrum consiste em um Product Owner, o Time de Desenvolvimento e um Scrum Master."
Aceita a imprevisibilidade do desenvolvimento de software e a contorna através da adaptação constante. Destaca-se das demais metodologias ágeis por dar mais enfoque à área de gerenciamento. Seu nome tem origem em um esporte quando jogadores de cada time colaboram entre si numa tentativa de avançar juntos pelo campo adversário. Tais características estão presentes no processo
e)Scrum.
pricipios do scrum - transparencia, inspeção (nao muito frequente para verificar artefatos), scrum team (product owner, development team,. scrum master), auto-organização & multifunção.
Dentre os papéis da metodologia ágil Scrum está o Scrum Master. NÃO se inclui entre as funções deste papel
Determinar para o time de desenvolvimento como os itens de backlog devem ser convertidos em potenciais funcionalidades para entrega. Seria função do SCRUM PRODUCT OWNER
Caro colega Rodrigo Marcelo, não parece razoável que tal atividade seja uma responsabilidade do PO ou de qualquer outro indivíduo. A utilização dos termos "determinar" (...) "como" torna a assertiva muito inflexível, o que, a meu ver, não vai de encontro ao manifesto ágil.
Possui alguma fonte para compartilhar. Fiquei curioso.
Respeitosamente,
Maurício
Nesta questão ficou claro que você procura a resposta "menos errada"
✅ Gabarito - C de Cristo.
O Scrum Master não determinar para o time de desenvolvimento como os itens de backlog devem ser convertidos em potenciais funcionalidades para entrega. Ele não precisa nem mesmo ser desenvolvedor. Inclusive, dependendo da equipe, a figura do Scrum Master é DISPENSADA.
Do Guia Scrum:
Os Times de Desenvolvimento tem as seguintes características:
• Eles são auto-organizados. Ninguém (nem mesmo o Scrum Master) diz ao Time de Desenvolvimento como transformar o Backlog do Produto em incrementos de funcionalidades potencialmente liberável;
O Product Owner é a única pessoa responsável por gerenciar o Backlog do Produto. O gerenciamento do Backlog do Produto inclui:
• Expressar claramente os itens do Backlog do Produto;
• Ordenar os itens do Backlog do Produto para alcançar melhor as metas e missões;
• Otimizar o valor do trabalho que o Time de Desenvolvimento realiza;
• Garantir que o Backlog do Produto seja visível, transparente, claro para todos, e mostrar oque o Time Scrum vai trabalhar a seguir; e,
• Garantir que o Time de Desenvolvimento entenda os itens do Backlog do Produto no nível necessário.
O Product Owner pode fazer o trabalho acima, ou delegar para o Time de Desenvolvimento fazê-lo.
Na metologia Scrum, Sprint é uma iteração de duração menor ou igual a um mês, onde uma parte incremental e funcional do produto está potencialmente pronta para entrega. É INCORRETO afirmar que, nessa fase,
Cancelling a Sprint
A Sprint can be cancelled before the Sprint time-box is over. Only the Product Owner has the authority to cancel the Sprint, although he or she may do so under influence from the stakeholders, the Development Team, or the Scrum Master.
Já vi em diversas vídeo aulas e tutoriais afirmando que o Sprint não pode ser alterado. Mas no Sprint é possível alterar o backlog. No meu entendimento o escopo a que se refere a letra A) é o escopo do sprint, e dá a entender que ele pode ser esclarecido (tirar eventuais dúvidas) e renegociado (ser alterado). Se negociar o sprint é adicionar alguns itens do backlog para formar o sprint, então renegociar um sprint é incluir, alterar ou excluir os itens selecionados anteriormente. Isso pode? Se fosse o escopo do projeto que está em requisitos no backlog tudo bem, mas a questão induz a pensar que se fala do escopo do sprint que está em andamento.
✅ Gabarito - E de escovinha
Somente o PO pode cancelar a Sprint, ainda que seja por influência das partes interessadas. O Scrum Master não pode fazer isso.
Direto do guia não tem erro:
"Cancelamento da Sprint
Uma Sprint pode ser cancelada antes do time-boxed da Sprint terminar. Somente o Product Owner tem a autoridade para cancelar a Sprint, embora ele (ou ela) possa fazer isso sob influência das partes interessadas, do Time de Desenvolvimento ou do Scrum Master"
Sobre XP e SCRUM é INCORRETO afirmar:
Um dúvida na letra B. As reuniões feitas após uma sprint não são feitas apenas com o Product Owner. O termo Stakeholders não está generalizando?
Além de citar reunião com os Stakeholders, o que pode abranger o cliente, não necessariamente algo obrigatório já que não fala TODOS os Stakeholders, visto que o temo generaliza todos os INTERESSADOS no projeto de algum modo, ainda cita o termo "com toda equipe" não deixa claro que equipe está sendo considerada, as reuniões diárias ocorrem apenas com a equipe de desenvolvimento, diferente de uma reunião de fim de ciclo com os interessados no projeto, correto?
EITA QUESTÃO DANADA DE MAL ELABORADA!
Opinião sobre a letra (e). O que se prevalece é aquilo que o SCRUM diz e não o sr. Pressman
"During the Sprint:
- No changes are made that would affect the Sprint Goal"
Da licença né? se o cliente pedir para mudar a cor de um grid para melhor visualizar os registros vai ter que esperar por 1mês?
Acho que esse é um bom artigo para abordar essa questão: http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R0484-2.pdf
Apenas reforçando o que foi dito:
A alternativa "E" não está completamente correta, umas vez que o guia Oficial do Scrum afirma:
"During the Sprint:
o erro da questão é dizer que no XP não há necessidade de criar a documentação no código.
Metodologias ágeis como a XP enfatizam a documentação de software no próprio código, seguindo os padrões de codificação que é uma das boas práticas que é justamente você comentar o seu código nas interfaces dos métodos, funções.
Na minha visão, o maior erro da alternativa D) é dizer que se deve obter apenas artefatos de grande para o projeto. XP preconiza pequenos releases que vão sendo incrementados ao primeiro release, de forma que seja possível realizar releases frequentes.
c)No XP, não há indicação de que é necessário criar documentação no código porém, os documentos tradicionais são reduzidos aos aspectos mais relevantes, visando obter no final do processo, apenas artefatos de grande importância para o projeto.
XP é o que usa programação a 2, plano de testes antes do codigo. é indicado sim incluir comentarios no codigo para facilitar o andamento do processo
Nos métodos ágeis XP e Scrum, as entregas de partes funcionais do projeto são divididas em ciclos, geralmente compreendidos no período de 1 a 4 semanas. Estes ciclos denominam-se, respectivamente,
No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum. As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog. A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.
a-
ciclos têm nomes diferentes dependendo da metodologia. EM xp, iterações. EM scrum, sprints.
No SCRUM, sprint é
Um sprint é a unidade básica de desenvolvimento em Scrum. Sprints tendem a durar entre uma semana e um mês, e são um esforço dentro de uma "caixa de tempo" de um comprimento constante.
Cada sprint é precedido por uma reunião de planejamento, onde as tarefas para o sprint são identificadas e um compromisso estimado para o objetivo do sprint é definido e seguido por uma reunião de revisão ou de retrospectiva, onde o progresso é revisto e lições para os próximos sprints são identificadas.
Durante cada sprint, a equipe cria um incremento de produto potencialmente entregável (por exemplo, software funcional e testado). O conjunto de funcionalidades que entram em um sprint vêm do "backlog" do produto, que é um conjunto de prioridades de requisitos de alto nível do trabalho a ser feito. Quais itens do backlog entram para o sprint são determinados durante a reunião de planejamento do sprint. Durante esta reunião, o Product Owner informa a equipe dos itens no backlog do produto que ele ou ela quer concluídos. A equipe então determina quantos eles podem se comprometer a concluir durante o próximo sprint, e registram isso no backlog do sprint. Durante um sprint, ninguém está autorizado a alterar o backlog do sprint, o que significa que os requisitos são congelados para esse sprint. O desenvolvimento está dentro de uma caixa de tempo, o que significa que o sprint deve terminar a tempo. Se os requisitos não são completados por qualquer motivo, eles são deixados de fora e voltam para o backlog do produto.
Um princípio chave do Scrum é o reconhecimento de que, durante um projeto, os clientes podem mudar de idéia sobre o que eles querem e precisam (muitas vezes chamados requisitos churn), e que os desafios imprevisíveis não podem ser facilmente tratados de uma maneira preditiva ou planejada tradicional. Como tal, o Scrum adota uma abordagem empírica, aceitando que o problema não pode ser totalmente entendido ou definido, focando na maximização da habilidade da equipe para entregar rapidamente e responder às necessidades emergentes.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum✅ Gabarito - D de Deus
Direto do guia scrum:
A Sprint
O coração do Scrum é a Sprint, um time-boxed de um mês ou menos, durante o qual um “Pronto”, incremento de produto potencialmente liberável é criado. Sprints tem durações consistentes ao longo de todo o esforço de desenvolvimento. Uma nova Sprint inicia imediatamente após a conclusão da Sprint anterior.
Um dos pontos da metodologia Scrum é o Daily Scrum, que consiste em uma reunião diária com aproximadamente 15 minutos de duração onde são tratados assuntos relacionados ao projeto. Nessa reunião são feitas 3 perguntas a cada membro do time de desenvolvimento, constando o que foi feito desde a última reunião, o que será feito até a próxima reunião e qual
O Daily Scrum não deve ser usado como uma reunião para resolução de problemas. Questões levantadas devem ser levadas para fora da reunião e normalmente tratadas por um grupo menor de pessoas que tenham a ver diretamente com o problema ou possam contribuir para solucioná-lo. Durante o Daily Scrum, cada membro da equipe provê respostas para cada uma destas três perguntas:
e-
3 questoes do scrum: o que fez, o que vai fazer e o que esta atrapalhando.
Segundo Roger S. Pressman, em seu livro Engenharia de Software, 7a edição, os princípios do Scrum são consistentes com o manifesto ágil e são usados para orientar as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as atividades estruturais de requisitos, análise, projeto, evolução e entrega. Em cada atividade metodológica, ocorrem tarefas a realizar dentro de um padrão de processo chamado
Um sprint é a unidade básica de desenvolvimento em Scrum. Sprints tendem a durar entre uma semana e um mês, e são um esforço dentro de uma "caixa de tempo" (ou seja, restrito a uma duração específica) de um comprimento constante.
Cada sprint é precedido por uma reunião de planejamento, onde as tarefas para o sprint são identificadas e um compromisso estimado para o objetivo do sprint é definido e seguido por uma reunião de revisão ou de retrospectiva, onde o progresso é revisto e lições para os próximos sprints são identificadas.
Durante cada sprint, a equipe cria um incremento de produto potencialmente entregável (por exemplo, software funcional e testado). O conjunto de funcionalidades que entram em um sprint vêm do "backlog" do produto, que é um conjunto de prioridades de requisitos de alto nível do trabalho a ser feito. Quais itens do backlog entram para o sprint são determinados durante a reunião de planejamento do sprint.
Analise o texto:
O Scrum enfatiza o uso de um conjunto de padrões de processos de software que provaram ser eficazes para projetos com prazo de entrega apertados, requisitos mutáveis e críticos de negócio. Cada um desses padrões de processos define um conjunto de ações de desenvolvimento. Uma dessas ações consiste em manter uma lista com prioridades dos requisitos ou funcionalidades do projeto que fornecem valor comercial ao cliente. Os itens podem ser adicionados a esse registro em qualquer momento. O gerente de produto avalia o registro e atualiza as prioridades conforme requisitado.
A lista citada no texto é conhecida como
É bom lembrar que existe o Product Backlog e o Sprint Backlog, chega no primeiro, passa para o segundo e então sim é realizado ou não no Sprint, se não der de entregar volta para o backlog do produto.
Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software.
No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.
A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.
d)utiliza reuniões com objetivos específicos para o planejamento e o acompanhamento do projeto.
como toda metodologia agile, scrum prioriza envolvimento do cliente e reunioes constantes para inspecionar progresso. é baseado no empirismo e controle de processo.
Na metodologia Scrum, NÃO faz parte de uma revisão do sprint (sprint review) o seguinte procedimento:
Fiquei em dúvida na letra c.
c) O time de desenvolvimento discute quais fatores positivos e negativos ocorreram durante o sprint e como os problemas foram resolvidos.
Esses fatores positivos e negativos não estão associados aos aspectos gerenciais do processo?
A Reunião de Revisão inclui os seguintes elementos:
- O Product Owner identifica o que foi “Pronto” e o que não foi “Pronto”; <<< AQUI ESTÁ A RESPOSTA "B"
- A Equipe de Desenvolvimento discute o que foi bem durante a Sprint, quais problemas ocorreram dentro da Sprint, e como estes problemas foram resolvidos; <<< AQUI ESTÁ A RESPOSTA "C"
- A Equipe de Desenvolvimento demonstra o trabalho que está “Pronto” e responde as questões sobre o incremento; <<< AQUI ESTÁ A RESPOSTA "D"
- O Product Owner discute o Backlog do Produto tal como está. Ele (ou ela) projeta as prováveis datas de conclusão baseado no progresso até a data; e,
- O grupo todo colabora sobre o que fazer a seguir, e é assim que a Reunião de Revisão da Sprint fornece valiosas entradas para a Reunião de Planejamento da próxima Sprint. <<< AQUI ESTÁ A RESPOSTA "A"
O propósito da Retrospectiva da Sprint é:
- Inspecionar como a última Sprint foi em relação as pessoas, relações, processos e ferramentas;
- Identificar e ordenar os principais itens que foram bem e as potenciais melhorias; e,
- Criar um plano para implementar melhorias no modo que o Time Scrum faz seu trabalho; <<< AQUI ESTÁ A RESPOSTA "E"
fui na letra C tbm
The Development Team discusses what went well during the Sprint, what problems it ran
into, and how those problems were solved;
nem adianta reclamar
as questoes de SCRUM sao copy and paste do guide
A letra C realmente tem alguma ambiguidade, mas a E não deixa dúvidas de que se refere à retrospectiva. Portanto, não faz parte da revisão.
Fui na C pq quando falou em Time de Desenvolvimento....... Imaginei que estava faltando citar o Scrum Master.... Mas vamo nessa
NADA COMO UMA BOA LIDA NO PRÓPRIO GUIA!
Todo o time cria um plano para implementar melhorias no modo como o time efetua seu trabalho. (Retrospectiva da Sprint)
São consideradas metodologias ágeis de desenvolvimento:
I. Scrum
II. DSDM
III. XP (Extreme Programming – Programação Extrema)
IV. FDD
- Kaban
- DDD (Domain-Driven Design)
- TDD (Test-Driven Development)
METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL
1. RUP
2. SCRUM
3. XP
4. DSDM
5. DAS OU ASD
6. FDD
7. MODELAGEM ÁGIL
8. OPEN SOURCE SOFTWARE DEVELOPMENT - segundo o Cespe
Só não entendi a carinha amarela
Basta consultar Pressman que gabarita a questão
Letra E
RUP???
e)Todas as afirmações .
Metologias agile prescrevem desenvolvimento de software com varias iterações por todos os esteagios da produção varias vezes, o que faz com que seja chamado de modelo iterativo e desenvolvimento espiral. Os estagios sao os mesmos do waterfall model (analise, design, implementação, testes, implantação, manutencção), mas produz uma versao funcionald o software no final de cada ciclo. metologias agile:
XP (programação a 2 e testes antes do codigo), Scrum (equipes auto-organizaveis com base no empirismo), FDD (features a cada 2 semanas), crystal (uma familia determinada por cores e com incrementos a cada 4 meses), DSDM (base no RAD (rapid application development) com destaque à participação do usuario)
RUP não é agil.
Na metodologia de desenvolvimento SCRUM, o proprietário do produto (Product Owner) é responsável por maximizar o valor do produto e o trabalho da equipe de desenvolvimento. O proprietário do produto é a única pessoa responsável pela manutenção do Backlog do produto. Este gerenciamento inclui
✅ Gabarito - A de Acertei!
Direto do guia.:
O Product Owner é a única pessoa responsável por gerenciar o Backlog do Produto. O
gerenciamento do Backlog do Produto inclui:
• Expressar claramente os itens do Backlog do Produto;
• Ordenar os itens do Backlog do Produto para alcançar melhor as metas e missões;
• Otimizar o valor do trabalho que o Time de Desenvolvimento realiza;
• Garantir que o Backlog do Produto seja visível, transparente, claro para todos, e mostrar o
que o Time Scrum vai trabalhar a seguir; e,
• Garantir que o Time de Desenvolvimento entenda os itens do Backlog do Produto no nível
necessário.
Julgue os itens que se seguem, em relação a metodologias de
análise, projeto e desenvolvimento de sistemas.
Em um projeto gerido com a metodologia Scrum, um produto estará, ao final de cada sprint, completamente testado, estando 100% completos todos os requisitos do product backlog.
" Um Backlog do Produto nunca está completo. Os primeiros desenvolvimentos apenas estabelecem os requisitos inicialmente conhecidos e melhor entendidos. O Backlog do Produto evolui tanto quanto o produto e o ambiente no qual ele será utilizado evoluem. O Backlog do Produto é dinâmico; mudando constantemente para identificar o que o produto necessita para ser mais apropriado, competitivo e útil. O Backlog do Produto existirá enquanto o produto também existir."
Fonte: Scrum Guide (Versão em Português), 2013. Página 13.
Só fazendo uma pequena correção no comentário do Leonel. Em alguns casos, o Sprint Backlog não estará 100% completo ao final de cada sprint. A equipe, por alguns impedimentos, pode não finalizar todas as tarefas planejadas para o sprint.
✅ Gabarito - E de Esmerilhando
Product backlog é um artefato vivo.
Julgue os itens que se seguem, em relação a metodologias de
análise, projeto e desenvolvimento de sistemas.
O escopo, a importância e a estimativa de um Sprint do Scrum são definidos pelo product owner.
Estimativa de que???????????????? ¬¬
Após o PO priorizar o que deve ser feito para a próxima sprint. O time de desenvolvimento fará a estimativa do que poderá realmente ser feito, criando assim a selected list backlog. Na segunda parte do planejamento da sprint, o time irá detalhar os itens selecionados e os decompor em atividades. Depois irão se auto-organizar e criar planos de entrega para cada atividade. Daí cria-se o sprint backlog, artefato que somente poderá ser alterado pelo time de desenvolvimento.
Escopo e Importância (no sentido de prioridade) = Product Owner (1º parte do planejamento da sprint).
Estimativa = Time de desenvolvimento (2º parte do planejamento da sprint).
Gabarito: Errado.
✅ Gabarito - E de Estupefato
Estimativa -> Time de desenvolvimento
Regra de ouro: quem estima é quem faz.
Julgue os itens que se seguem, em relação a metodologias de
análise, projeto e desenvolvimento de sistemas.
A metodologia Scrum, ágil para gerência de projetos, baseia-se em ciclos de 30 dias, denominados sprints, em que se trabalha para alcançar objetivos bem definidos.
Eu pediria recurso, quando se afirma "baseia-se em ciclos de 30 dias" está claramente dizendo que os ciclos são exclusivamente de 30 dias, e sabemos que o ciclo de um sprint varia de 2 a 4 semanas. Só pra constar, 4 semanas = 28 dias.
Concordo que deveria ser entre 2 e 4 semanas!
Questão totalmente passível de recurso. Os sprints tem duração fixa, definida de acordo com as necessidades das equipes e do projeto, recomendando-se que eles durem entre duas semanas e um mês. Sendo assim, não tem como encaixar sprints de 3 semanas em ciclos de 30 dias. Mas fazer o que, as bancas geralmente se valem de conhecimento superficial dos assuntos e argumentos bobos para validar esse tipo de questão.
Scrum é um framework para desenvolver e manter produtos complexos.
Scrum é um framework estrutural que está sendo usado para gerenciar o desenvolvimento de produtos complexos.
Produto <> Projeto
✅ Gabarito - C de Cê errou também?
Poxa vida, cespe sendo cespe
Julgue os itens seguintes, acerca das metodologias de análise,
projeto, desenvolvimento de sistemas e ferramentas de
desenvolvimento e apoio ao desenvolvimento de software.
A metodologia scrum prega que a equipe complete e entregue partes do produto final constantemente ao final de cada interação. Essa interação deve ser curta e possuir tempo de execução definido previamente.
Caraca! É a típica pergunta que eu não saberia como responder na prova. Interação é complicado
@Alex: cheguei a tentar pensar algo do tipo, mas o problema também foi que o item falou "cada interação", e não temos apenas uma. E não é em toda reunião que é entregue parte do produto final.
Para resolver questões do Cespe desse tipo (troca de iteração por interação) procuro raciocinar da seguinte forma:
Se for dito na questão apenas INteração (sozinha), considerarei INteração = ITeração pois, conforme alegado anteriormente pela banca, esse erro de escrita não interfere na interpretação da questão. Caso esteja escrito INteração e ITeração na mesma questão esse argumento da banca cairá por terra, o que provavelmente invalidará a assertiva.
Bons estudos!
A CESPE é maluca!
Em questões do mesmo dessa considerou errado ~interação~ e agora considera certo.
kkkkkkkkkkkkkkkk
Julgue o item seguinte , relativo a processos de software e a
sistemas orientados a objetos (OO).
O SCRUM é um método ágil em que todos os itens do sprint backlog advêm do product backlog.
Na versão Scrum Guide 2013 os itens que compoẽm o Sprint Backlog são os que possuem maior transparência e detalhamento do Product Backlog, recebendo o nome de preparados.
Deveria estar errada por afirmar que Scrum é um método.
Ao meu ver, os itens do Sprint Backlog (SB) são baseados na Product Backlog (PB) mas eles trazem mais informações pois cada item da PB é quebrado em diferentes tarefas para ser colocado na SB.
SB = itens da PB quebrados em tarefas + itens (tarefas) adicionados ou removidos durante a sprint.
A questão foi lançada como CORRETA mas depois foi anulada, acredito que seja por isso que falei acima.
Fonte: https://www.mountaingoatsoftware.com/agile/scrum/scrum-tools/sprint-backlog
Se está anulada, tira do site.
No Scrum os projetos são divididos em ciclos chamados de
Na metodologia Scrum de desenvolvimento ágil, as regras SMART significam
Qual a fonte da informação ? pls.
Só achei em conjuntos de slides essa informação.
No scrum guide não faz referência ao SMART.
Fonte: http://pt.slideshare.net/powerirs/scrum-desenvolvimento-gil#btnNext
M – Measurable (Mensurável)
Vale repetir a famosa frase “Você não pode gerenciar o que não pode medir”.
A – Attainable (Atingível)
Os objetivos sempre devem ser agressivos, mas nunca impossíveis de atingir.
R – Realistic (Realista)
Muitas vezes o objetivo é possível, mas não é realista.
A equipe aceitará perseguir o objetivo?
Este objetivo está alinhado com a missão e visão da organização?
Algum princípio ético é ferido com este objetivo?
T – Timely (Em Tempo)
Esta característica se mistura um pouco com o S (específico). Significa que além do inicio e fim do período de busca do objetivo serem bem definidos, este período não deve ser tão curto que torne o objetivo impossível nem tão longo que cause uma dispersão da iniciativa com o tempo
A Sprint é considerada o coração do Scrum. Uma nova Sprint inicia-se imediatamente após a conclusão da Sprint anterior. Durante a Sprint
a. correta
b. A Equipe de Desenvolvimento é uma equipe estática, que não muda(ou muda em casos extremos e muito pouco)
c. As metas não são reduzidas. Durante o planejamento da Sprint, a Equipe de Desenvolvimento planeja, somente ela, o que deve ser realizado na Sprint que está para iniciar. Dessa forma, definem as metas com base em suas competências.
d. O time-box do Scrum não é flexível. E é, para menos e, apenas quando as Sprints são mais curtas que o provável.
e. Não são permitidas mudanças. Caso raro, ocorre quando os objetivos da Sprint que está sendo realizada não é mais viável para o projeto em desenvolvimento.
Durante a Sprint:
Não são feitas mudanças que possam por em perigo o objetivo da Sprint;
As metas de qualidade não diminuem; e,
O escopo pode ser clarificado e renegociado entre o Product Owner e o Time de Desenvolvimento quanto mais for aprendido.
Conforme o Time de Desenvolvimento trabalha, ele mantém o objetivo da Sprint em mente. A fim de satisfazer o objetivo da Sprint, implementam a funcionalidade e a tecnologia. Caso o trabalho acabe por ser diferente do esperado pelo Time de Desenvolvimento, então eles colaboram com o Product Owner para negociar o escopo do Backlog da Sprint dentro da Sprint.
Sou fã do "pode ser"
O Scrum é fundamentado nas teorias empíricas de controle de processo (empirismo). A função de cada um dos três pilares que apoiam a implementação de controle de processo empírico está apresentada a seguir:
I. Se um ou mais aspectos de um processo desviou para fora dos limites aceitáveis, implicando que o produto resultante será inaceitável, o processo ou o material sendo produzido deve ser ajustado.
II. Aspectos significativos do processo devem estar visíveis aos responsáveis pelos resultados. Isso requer que os aspectos sejam definidos por um padrão comum para os observadores compartilharem um mesmo entendimento do que está sendo visto.
III. Os artefatos Scrum e o progresso em direção ao objetivo devem ser frequentemente checados para detectar indesejáveis variações. Isso não deve, no entanto, ser tão frequente que atrapalhe a própria execução das tarefas.
A associação correta do nome do pilar com a sua função está expressa em:
I. Se um ou mais aspectos de um processo desviou (adaptação) para fora dos limites aceitáveis, implicando que o produto resultante será inaceitável, o processo ou o material sendo produzido deve ser ajustado.
II. Aspectos significativos do processo devem estar visíveis (transparência) aos responsáveis pelos resultados. Isso requer que os aspectos sejam definidos por um padrão comum para os observadores compartilharem um mesmo entendimento do que está sendo visto.
III. Os artefatos Scrum e o progresso em direção ao objetivo devem ser frequentemente checados (inspeção) para detectar indesejáveis variações. Isso não deve, no entanto, ser tão frequente que atrapalhe a própria execução das tarefas.
Scrum, que é fundamento na teoria de controle de processos empíricos, emprega uma abordagem iterativa e incremental para otimizar a previsibilidade e controlar riscos. Três pilares sustentam qualquer implementação de controle de processos empíricos.
A transparência garante que aspectos do processo que afetam o resultado devem ser visíveis para aqueles que gerenciam os resultados. Esses aspectos não apenas devem ser transparentes, mas também o que está sendo visto deve ser conhecido. Isto é, quando alguém que inspeciona um processo acredita que algo está pronto, isso deve ser equivalente à definição de pronto utilizada.
Os diversos aspectos do processo devem ser inspecionados com uma frequência suficiente para que variações inaceitáveis no processo possam ser detectadas. A frequência da inspeção deve levar em consideração que qualquer processo é modificado pelo próprio ato da inspeção. O problema acontece quando a frequência de inspeção necessária excede a tolerância do processo à inspeção. Os outros fatores são a habilidade e a aplicação das pessoas em inspecionar os resultados do trabalho.
Se o inspetor determinar, a partir da inspeção, que um ou mais aspectos do processo estão fora dos limites aceitáveis e que o produto resultante será inaceitável, ele deverá ajustar o processo ou o mterial sendo processado. Esse ajuste deve ser feito o mais rápido possível para minimizar desvios posteriores.
Existem três pontos para inspeção e adaptação em Scrum. A Reunião Diária é utilizada para inspecionar o progresso em direção à Meta da Sprint e para realizar adaptações que otimizem o valor do próximo dia de trabalho. Além disso, as reuniões de Revisão da Sprint e de Planejamento da Sprint são utilizadas para inspecionar o progesso em direção à Meta da Versão para Entrega e para fazer as adaptações que otimizem o valor da próxima Sprint. Finalmente, a Retrospectiva da Sprint é utilizada para revisar a Sprint passada e definir que adaptações tornarão a próxima Sprint mais produtiva, recompensadora e gratificante.
http://www.scrumminas.com.br/SCRUM.aspx
Vide Guia do Scrum
https://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v1/Scrum-Guide-Portuguese-BR.pdf
✅ Gabarito - D de Deus
Questão dá pra acertar apenas por eliminação, basta ter atenção.
Considerando que processo de software pode ser definido como um conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas), julgue o item que se segue.
O framework scrum engloba conceitos como times scrum, eventos com duração fixa (time-boxes), artefatos e regras. São exemplos de eventos que têm duração fixa: a reunião de planejamento da versão para entrega, a sprint, a reunião diária, a revisão da sprint e a retrospectiva da sprint.
Planejamento da spring - 8 horas
Spring - time-boxed de um mês ou menos.
Reunião diária - 15 minutos
Revisão da sprint - 4 horas
Retrospectiva da sprint - 3 horas
O certo seria dizer que o time-boxed tem uma duração máxima fixada, pois dizer que a duração é fixa causa confusão ao conhecermos que um sprint dura em torno de 2 a 4 semanas, e nem sempre 30 dias fixo, como deixa a subentender a afirmativa.
Mais um conceito do CESPE para nós gravarmos.
✅ Gabarito - C de Cristo
Resolvendo questões Cespe há uma máxima. Se o "erro" está escrachado, então pode marcar como certo. Se o erro está disfarçado, pode marcar errado.
Parece que quando eles querem deixar uma alternativa certa, fazem de qualquer jeito, e quando querem deixá-la errada, então são mais atenciosos.
Planejamento da sprint - 8 horas (considerando um Sprint de até 4 semanas)
Revisão da sprint - 4 horas (considerando um Sprint de até 4 semanas)
Retrospectiva da sprint - 3 horas (considerando um Sprint de até 4 semanas)
Não é que sempre será de 8, 4 ou 3 horas, leva-se em conta o tamanho da sprint.
Ao meu ver, se a SPRINT pode durar de 2 até 4 semanas, a duração não é fixa.
Baseado no de desenvolvimento ágil de software Scrum, assinale a alternativa que define o termo Sprint:
Sprint – Representa um ciclo de trabalho no Scrum. Esse ciclo pode ser de 2 semanas, 3 ou 4 semanas, que é o Timebox das Sprints.
Fonte: http://blog.myscrumhalf.com/2011/08/aprendendo-os-termos-scrum-glossario/
✅ Gabarito - B
Direto do guia scrum:
"Sprint, um time-boxed de um mês ou menos, durante o qual um “Pronto”, incremento de produto potencialmente liberável é criado".
Considerando os papéis contemplados no desenvolvimento de software Scrum, assinale a alternativa referente à denominação dada ao membro da equipe responsável por descrever os requisitos do cliente e priorizá-los no backlog do produto.
Product Owner - Define a visão do produto. Para tanto, ele recolhe informações(requisitos) junto ao cliente, usuários finais, time, gerentes etc.
✅ Gabarito - C de Cristo.
Questão proibida de errar. Resolvível em no máximo 10 segundos. Terminou de ler o enunciado e já está soando na sua cabeça: PO.
Acerca do processo de desenvolvimento de software, julgue os itens
subsequentes.
O único papel definido pelo Scrum com autoridade para cancelar uma Sprint é o do product owner.
A Sprint can be cancelled before the Sprint time-box is over. Only the Product Owner has the authority to cancel the Sprint, although he or she may do so under influence from the stakeholders, the Development Team, or the Scrum Master.
Órgão: STF
Prova: Analista Judiciário - Suporte em Tecnologia da Informação
Resolvi certo
Acerca de DevOps e da gestão ágil de projetos com Scrum, julgue os itens subsequentes.
Uma nova sprint inicia imediatamente após a conclusão da sprint anterior. Uma sprint pode ser cancelada antes do seu time-boxterminar, porém, a autoridade para cancelar é exclusiva do product owner.
certo
Acerca do processo de desenvolvimento de software, julgue os itens
subsequentes.
Uma das atribuições do product owner, papel definido pelo Scrum, é a responsabilidade pelo gerenciamento do backlog. Tal atribuição pode ser delegada aos outros membros do time Scrum.
? Clearly expressing Product Backlog items; ? Ordering the items in the Product Backlog to best achieve goals and missions; ? Optimizing the value of the work the Development Team performs; ? Ensuring that the Product Backlog is visible, transparent, and clear to all, and shows what
the Scrum Team will work on next; and, ? Ensuring the Development Team understands items in the Product Backlog to the level
needed.
The Product Owner may do the above work, or have the Development Team do it. However, the Product Owner remains accountable.
qual atribuição?
Acerca do processo de desenvolvimento de software, julgue os itens
subsequentes.
Uma sprint do Scrum tem duração prevista de 2 meses.
E eu errei pq li semanas e estava escrito meses...
Nessa eu não vacilo mais.....
scrum = 2 semanas
FDD = 2 semanas
crystal = 4 meses.
✅ Gabarito - E de Escovinha
Atualmente, o guia não fala mas de 2 a 4 semanas.
Segue do guia:
"O coração do Scrum é a Sprint, um time-boxed de um mês ou menos, durante o qual um "Pronto”, incremento de produto potencialmente liberável é criado."
Acerca de engenharia de software, julgue os itens subsecutivos.
O Product Backlog, um dos artefatos utilizados na metodologia ágil denominada Scrum, constitui-se da lista priorizada de todos os requisitos do produto final.
Product Backlog: É uma lista priorizada de todos os requisitos necessários no produto.
O Product Backlog é a origem única de todos os requisitos para qualquer mudança a ser feita no produto, e é mantido pelo Product Owner.
O Product Backlog nunca está pronto. Uma vez que o Scrum aceita as mudanças, a cada ciclo de desenvolvimento, novos requisitos são descobertos, e esses devem ser incluídos no backlog de acordo com sua prioridade.
Da mesma maneira, durante o ciclo de vida de um produto pode-se perceber que determinados itens do backlog deixaram de fazer sentido, não sendo mais necessários. Esses itens devem ser removidos do Product Backlog tão logo se perceba essa necessidade.
Se é o produto final, então são todos os requisitos mesmo. Não sei o que esta questão mediu, mas tudo bem.
Dentre as metodologias de desenvolvimento de software, pode-se citar a linha dos métodos ágeis. Assinale a alternativa que contém apenas métodos dessa linha.
Questaão pra não zerar.
Alternativa correta: LETRA C
O desenvolvimento ágil de software é um conjunto de
metodologias de desenvolvimento de software. A respeito desse
tema, julgue os itens a seguir.
De acordo com a metodologia Scrum, a constituição ideal da equipe de desenvolvimento para que o trabalho se mantenha ágil deve ser de menos de três pessoas.
Não... já está consolidado na doutrina que o mínimo é de 3 e o máximo de 9, podendo, em casos específicos, ultrapassar este último limite.
Team (equipe) "- + 03 até 09 pessoas", multifuncional, dedicação integral, auto-organizável (sem rótulos) e trocas só na mudança de sprints.
Pelo Scrum Guide: 3 a 9 pessoas
Pela InfoQ: 7 +/- 2
✅ Gabarito - E de escovinha
De acordo com o Guia Scrum:
"Menos de três integrantes no Time de Desenvolvimento diminuem a interação e resultam em um menor ganho de produtividade."
"Havendo mais de nove integrantes é exigida muita coordenação".
Em outras palavras, o Time de Desenvolvimento ideal está entre 3 e 9 integrantes.
O desenvolvimento ágil de software é um conjunto de
metodologias de desenvolvimento de software. A respeito desse
tema, julgue os itens a seguir.
O ciclo de vida da metodologia Scrum se divide nas fases de pré-planejamento, desenvolvimento e pós-planejamento. O documento denominado product backlog é gerado na fase de desenvolvimento.
O ciclo de vida da SCRUMé baseado em três fases principais, divididas em sub-fases:
1) Pré-planejamento (Pre-game phase): os requisitossão descritos em um documento chamado backlog. Posteriormente eles são priorizadose são feitas estimativas de esforçopara o desenvolvimento de cada requisito. O planejamento inclui também, entre outras atividades, a definição da equipe de desenvolvimento, as ferramentasa serem usadas, os possíveis riscosdo projeto e as necessidades de treinamento. Finalmente é proposta uma arquitetura de desenvolvimento. Eventuais alterações nos requisitos descritos no backlog são identificadas, assim como seus possíveis riscos.
2) Desenvolvimento (game phase): as muitas variáveis técnicas e do ambiente identificadas previamente são observadas e controladas durante o desenvolvimento. Ao invés de considerar essas variáveis apenas no início do projeto, como no caso das metodologias tradicionais, na SCRUM o controle é feito continuamente, o que aumenta a flexibilidade para acompanhar as mudanças. Nesta fase o software é desenvolvido em ciclos (sprints)em que novas funcionalidades são adicionadas. Cada um desses ciclos é desenvolvido de forma tradicional, ou seja, primeiramente faz-se a análise, em seguida o projeto, implementação e testes. Cada um desses ciclos é planejado para durar de uma semana a um mês.
3) Pós-planejamento (post-game phase):após a fase de desenvolvimento são feitas reuniões para analisar o progresso do projeto e demonstrar o software atual para os clientes. Nesta fase são feitas as etapas de integração , testes finais e documentação.
Dividindo para conquistar:
O ciclo de vida da metodologia Scrum se divide nas fases de
pré-planejamento, desenvolvimento e pós-planejamento (Correto). O documento
denominado product backlog é gerado na fase de desenvolvimento (Errado. Product backlog é gerado na fase de pré-planejamento/pre-game)
Bons estudos!
SPRINT
• São projetos divididos em ciclos, tipicamente, mensais.
• Representa m tempo definido dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.
• Geralmente duram 2 a 4 semanas
• Dentro de uma Sprint, as metas não diminuem e não são feitas mudanças que possam afeitar o objetivo da Sprint.
Fonte: Gabriel Pacheco
Esta e para não zerar a prova
✅ Gabarito - D de Deus
Questão proibida de errar.
Os modelos de processos tradicionais surgiram em um cenário muito diferente do atual, baseado em mainframes e terminais remotos. Já os modelos de processos ágeis são adequados para situações atuais nas quais a mudança de requisitos é frequente. Dentre os modelos de processos ágeis mais comuns temos: Extreme Programming (XP), Scrum e Feature Driven Development (FDD).
Algumas das práticas e características desses modelos de processo são descritas a seguir:
I. Programação em pares, ou seja, a implementação do código é feita em dupla.
II. Desenvolvimento dividido em ciclos iterativos de até 30 dias chamados de sprints.
III. Faz uso do teste de unidades como sua tática de testes primária.
IV. A atividade de levantamento de requisitos conduz à criação de um conjunto de histórias de usuários.
V. O ciclo de vida é baseado em três fases: pre-game phase, game-phase, post-game phase.
VI. Tem como único artefato de projeto os cartões CRC.
VII. Realiza reuniões diárias de acompanhamento de aproximadamente 15 minutos.
VIII. Define seis marcos durante o projeto e a implementação de uma funcionalidade: walkthroughs do projeto, projeto, inspeção do projeto, codificação, inspeção de código e progressão para construção.
IX. Os requisitos são descritos em um documento chamado backlog e são ordenados por prioridade.
A relação correta entre o modelo de processo ágil e a prática/característica é:
IV. A atividade de levantamento de requisitos conduz à criação de um conjunto de histórias de usuários.
Essa não é a definição de product backlog do scrum (o conjunto de histórias do usuários)?
Os itens II,V,VII e IX são definitivamente scrum, mas para mim o IV também. Se alguém puder tirar a dúvida fico grato.
"Unlike XP, Scrum does not make specific suggestions on how to write requirements, test-first development, etc. However, these XP practices can be used if the team thinks they are appropriate."
(Fonte: Livro Engenharia de software, 9 ed, pag 74)
Então Kaio, o Scrum não diz como você escreve seus requisitos. Você poderia escrever na forma de história do usuário, caso de uso, texto etc. Por outro lado, escrever requisitos na forma de histórias é listada como uma das práticas primárias do XP. (http://desenvolvimentoagil.com.br/xp/praticas/historias)
Sobre o item V, encontrei essa explicação: http://www.scrummethodology.org/scrum-phases.html
Questão meio mal elaborada. Bastava saber que o item II é do Scrum e matava a questão.
b
palavras-chave que definem cada uma das metodlogias:
XP - pair programming, testes escritos antes do codigo
scrum - backlog (requisitos do cliente), sprints (ciclos), scrum team (product owner, equipe desenvolvimento, scrum master).
fdd - features, 2 semanas, planejamento,cronograma, monitoramento, implementação por features.
Robson Gomes, na vdd bastava saber o item I
Questão pra tirar tempo do candidato. Se souber a I já mata.
Questão só pra assustar, só precisa ler 3 palavras
Com relação a Scrum e eXtremme Programming (XP), julgue o item abaixo.
No Scrum, o Product Owner (PO) é responsável por definir a visão do produto e remover os impedimentos, enquanto o Scrum Master (SM) é responsável por elaborar e manter o Product Backlog, bem como por ajudar o PO a executar suas atividades diárias.
conceitos trocados
ERRADO!
Product Owner (OP): Pessoa responsável por gerenciar o backlog do produto (garantindo que esteja visível para todos ), priorizando os resultados que trarão maior valor agregado ao projeto.
Scrum Master: Responsável por implementar o método SCRUM assim como por ensiná-lo a todos os envolvidos nos projetos e assegurar que todos sigam as suas regras e práticas. Ele atua como MEDIADOR entre a equipe e qualquer influência desestabilizadora.
Fonte:
O PO define a visão do produto que representa sua necessidade, é o que deve ser satisfeito no fim do projeto;elaborar e manter o Product Backlog (O conteúdo desta lista é definido pelo Product Owner.)
Scrum Master: remover os impedimentos;ajuda o PO a executar suas atividades diárias;
No Scrum, o Scrum Master (SM) é responsável por definir a visão do produto e remover os impedimentos, enquanto o Product Owner (PO) é responsável por elaborar e manter o Product Backlog / Scrum Master (SM) - é bem como por ajudar o PO a executar suas atividades diárias.
✅ Gabarito - E de escovinha
Parei de ler quando falou que o PO "remove os impedimentos".
Atribuição de SM.
Serviços do Mestre Scrum para o Dono do Produto.
Garantir que as METAS, o ESCOPO e o DOMÍNIO DE PRODUTO foram entendidos por todo o Time Scrum tão bem quanto possível.
Encontrar técnicas para o efetivo Backlog Produto.
AjudandAR o Time Scrum a entender a necessidade de ter claro e conciso a síntese dos itens do Backlog de produto.
Entender o planejamento de produto para o ambiente empírito (direcionado a experimentos e experiências.
Garantir que o Dono de Produto sabe como organizar o Backlog do produto para maximizar valor para aumentar valor.
Entender e praticar agilidade
Facilitar os eventos Scrum assim que requisitados ou necessitados.
Julgue os itens a seguir, acerca de metodologias ágeis de desenvolvimento.
Scrum é um processo de desenvolvimento que tem como ponto de partida um conjunto de requisitos bem definidos.
O Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software.
Scrum possui seu foco no gerenciamento de projeto da organização onde é dificil planejar à frente.
Processo pelo qual podem ser empregado processos e técnicas variadas (trabalhar junto para alcançar um objetivo).
Não tem conjunto de requisitos bem definidos.
Errado!
"Scrum é um processo de desenvolvimento que tem como ponto de partida um conjunto de requisitos bem definidos."
De maneira literal, o Scrum não é um processo nem uma metodologia. É um framework de processos. Porém, não se pode marcar errada uma questão por causa dessas 'nomenclaturas'. Infelizmente, temos que aceitá-las.
Segundo Kent Back, o Product Backlog é uma lista ordenada de tudo o que é necessário no produto. No product Backlog são colocados os requisitos e até mesmo outros artefatos (como Casos de Uso, por exemplo - mesmo que incomum) que são definidos pelo PO (Product Owner - que representa o cliente)
Cada item (funcionalidades) do Product Backlog deve ter seu peso (prioridade) de acordo com a vontade do cliente (PO).
Só que, a questão está errada quando afirma que o Scrum tem como ponto de partida um conjunto de requisitos bem definidos. O Product Backlog é um artefato dinâmico. Ele nunca está "congelado", nunca está "completo".
O product backlog pode ser replanejado (repriorizado) no início de cada Sprint de acordo com a vontade do cliente. Então, não pode ter um conjunto de requisitos bem defindos.
Se não tem conjunto de requisitos definidos o que é o Product Backlog?? O que é o Sprint Backlog???
O que deve está bem definido são as atividades da sprint backlog. Essas precisam está detalhadas ao máximo para o desenvolvimento.
Concordo com Marcos!!
Scrum não é um processo de desenvolvimento de software, mas sim um framework em que você pode aplicar processos ou técnicas. Outro erro é dizer "conjunto bem definido de requisitos" se isso fosse verdade não faria sentido o scrum ser adaptável a mudanças e usar a abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos. A questão se refere ao modelo de processo em CASCATA e vou reescrever a questão como seria o CORRETO.
O modelo em Cascata é um processo de desenvolvimento que tem como ponto de partida um conjunto de requisitos bem definidos. Isso é o certo.
mas não tem pelo menos parte dos requisitos definidos? vai começar a primeira sprint do projeto como? plantando bananas?
Só dele ser ÁGIL já se mata aquestão. Ágil não tem caracteristicas de ter requisitos bem definidos.
e-
com agile (xp, scrum etc) os requisitos vao sendo refinidos á medida q o projeto progride
É um framework de processo dentro do qual podem ser empregados processos e técnicas variadas.
É possível adicionar papeis, artefatos atividades e "cerimônias" de acordo com a necessidade.
O Scrum é um método ágil, usada no gerenciamento de projeto, que prioriza a entrega de maior valor de negócio no menor tempo. É também um processo de software que contém um pacote com mais de 50 modelos de relatórios completos, 9 livros que indicam as melhores práticas no gerenciamento de projetos, 1 framework em software com ferramenta CASE para auxiliar os seus implementadores uma ferramenta de Gerenciamento de Projetos integrada ao pacote de escritório da sua organização?
R: Não
É um processo iterativo e incremental par ao desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos.
Está mais para um Framework do que para uma metodologia.
O Scrum não te dirá o que fazer, apenas te dará transparência para enfrentar os desafios do dia , a decisão é tua.
O Scrum permite a construção de software incrementalmente por meio de iterações curtas para promover visibilidade para o desenvolvimento e pressupõem equipes pequenas, requisitos pouco estáveis ou desconhecidos.
Método ágil para gerenciamento de projetos baseado em times pequenos e auto-organizados.
Apresenta forte visibilidade e rápida – adaptação e mudanças.
O Rup é centrado em arquiteturas e negócio o scrum é centrado em valores, entregas reais de produtos.
Interativo para garantir inspeção e adaptação produto e incremental para garantir.
“Estamos descobrindo melhores maneiras de desenvolver software, fazendo – o e ajudando outros a fazê-lo.”
Ao longo deste trabalho, começamos a valorizar:
• Indivíduos e interações em vez de processos e ferramenta
• Software funcional em de doc extensiva
• Resposta à mudança em vez de seguimento de um plano.
O SCRUM ESTRUTURA-SE SOBRE:
• Roles (Regras)
• Artefatos
• Atividades
• Papéis
PRINCÍPIOS DO SCRUM
• Requisitos
• Análise
• Projeto
• Evolução
• Entrega
Leia o parágrafo abaixo, relacionado à metodologia Scrum, e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
É um(a) __________ dentro do(a) qual as pessoas podem tratar de problemas complexos e adaptativos e resolvê- los, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível.
Fundamentado ___________ de controle de processo, o Scrum emprega uma abordagem __________ para aperfeiçoar a previsibilidade e o _______.
Tirado do guia do Scrum
(https://www.scrum.org/Portals/0/Documents/Scrum%20Guides/Scrum%20Guide%20-%20Portuguese_European.pdf):
"Scrum (n): é uma estrutura processual na qual as pessoas podem resolver complexos problemas
de adaptação, enquanto que, de forma produtiva e criativa, oferecem produtos de maior valor. "
"O Scrum foi fundado com base na teoria empírica do processo de controlo, ou empirismo. O
empirismo afirma que o conhecimento vem da experiência e da tomada de decisão com base
naquilo que é verdadeiro e conhecido. O Scrum emprega uma abordagem iterativa e
incremental para otimizar a previsibilidade e controlo do risco. "
✅ Gabarito - E de escovinha
Página 4 do Guia Scrum:
"Teoria do Scrum
Scrum é fundamentado nas teorias empíricas de controle de processo, ou empirismo. O empirismo afirma que o conhecimento vem da experiência e de tomada de decisões baseadas no que é conhecido. O Scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos."
Apenas com esses conceitos chaves daria pra resolver me medo de ser feliz.
Sobre os princípios do método de desenvolvimento Scrum, que são consistentes com o manifesto ágil, julgue as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I - Testes e documentação constantes são realizados à medida que o produto é construído.
II - O processo produz frequentes incrementos de software que podem ser inspecionados, ajustados, testados, documentados e expandidos.
III - O trabalho de desenvolvimento e o pessoal que o realiza é dividido em partições claras, de baixo acoplamento, ou em pacotes.
Manisfeto Ágil
Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazê-lo. Através deste trabalho, passamos a valorizar:
1.Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas
2.Software em funcionamento mais que documentação abrangente
3.Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
4.Responder a mudanças mais que seguir um plano
Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.
Amigos, nas medologias ágeis, o mais importante não é o software rodando do que a documentação? Existe documentação, claro, mas muito pouca como em comparação ao RUP por exemplo. Por que o item I fala em documentação constante?
Errei devi ao item 3 porem o vinicius sanou a duvida citando o Pressman. (melhor errar aqui que na prova) valeu
A questão deveria ser iniciada assim "De acordo com Pressman".
Times de Desenvolvimento por Pressman
"O trabalho de desenvolvimento e o pessoal que o realiza é dividido em partições claras, de baixo acoplamento, ou em pacotes. "
De acordo com o Scrum Guide
"Times de Desenvolvimento não contém sub-times dedicados a domínios específicos de conhecimento, tais como teste ou análise de negócios."
também errei pela questão 3 o vinicius sanou a duvida... vlw
Ter uma documentação constante não quer dizer que isso seja mais importante do que o software em funcionamento. A equipe pode ir fazendo, também, a documentação, entretanto, isso não é a principal atividade.
Alguém poderia me esclarecer melhor o item III? O que quer dizer pessoal de baixo acoplamento?
"Em pacotes" que deixou a questão III bem duvidosa. O SCRUM trabalha com Sprints
Não gostei do item III. O pessoal que realiza o desenvolvimento é dividido em partições claras??????
Pior é, em uma divergência, a banca desconsiderar o Scrum Guide
✅ Gabarito - D de Deus
Item III - O trabalho de desenvolvimento e o pessoal que o realiza é dividido em partições claras, de baixo acoplamento, ou em pacotes.
Pensei assim: "O trabalho de criar software e o pessoal (devs) que o realiza (realiza o quê? criar software) é dividido em partições claras (é divido em partes, que vem do Scrum, as Sprints > iteração > incremento). A gente pode pensar dessa forma, se vou gera incrementos, é interessante ter baixo acoplamento ou no mínimo estar em um modelo de pacotes.
No que se refere às metodologias ágeis, julgue os próximos itens.
Na metodologia Scrum, a fase em que se integra o software, realizam-se os testes finais e gera-se a documentação do usuário é denominada pós-planejamento (post-game phase).
O ciclo de vida da SCRUM é baseado em três fases principais, divididas em sub-fases:
Pré-planejamento (Pre-game phase): os requisitos são descritos em um documento chamado backlog. Posteriormente eles são priorizados e são feitas estimativas de esforço para o desenvolvimento de cada requisito. O planejamento inclui também, entre outras atividades, a definição da equipe de desenvolvimento, as ferramentas a serem usadas, os possíveis riscos do projeto e as necessidades de treinamento. Finalmente é proposta uma arquitetura de desenvolvimento. Eventuais alterações nos requisitos descritos no backlog são identificadas, assim como seus possíveis riscos.
Desenvolvimento (game phase): as muitas variáveis técnicas e do ambiente identificadas previamente são observadas e controladas durante o desenvolvimento. Ao invés de considerar essas variáveis apenas no início do projeto, como no caso das metodologias tradicionais, na SCRUM o controle é feito continuamente, o que aumenta a flexibilidade para acompanhar as mudanças. Nesta fase o software é desenvolvido em ciclos (sprints) em que novas funcionalidades são adicionadas. Cada um desses ciclos é desenvolvido de forma tradicional, ou seja, primeiramente faz-se a análise, em seguida o projeto, implementação e testes. Cada um desses ciclos é planejado para durar de uma semana a um mês.
Pós-planejamento (post-game phase): após a fase de desenvolvimento são feitas reuniões para analisar o progresso do projeto e demonstrar o software atual para os clientes. Nesta fase são feitas as etapas de integração, testes finais e documentação.
(Fonte: Processos Ágeis para desenvolvimento de Software – Parte 02 http://www.devmedia.com.br/processos-ageis-para-desenvolvimento-de-software-parte-02/9209)
Gabarito "C".pessoal, nunca vi essa definição em nenhum lugar. Ela não consta no scrum guide por exemplo.
O comentário da colega Amanda é ótima e bem esclarecedor, mas alguém tem alguma outra referência? De preferência da Scrum alliance?
Isso que foi colocado aí não é oficial.
É invenção de algum autor ou parece que o cespe pegou a questão do site devmedia. Será??!!!
Não existe no Scrum Guide nada sobre isso.
The management ends the development process and the product is being prepared for a release. This includes: integration, testing, user documentation, training and marketing material preparation.
As we can see the Scrum methodology is very well organized and very effective. What is also worth mentioning is that the whole Scrum process is limited in time. If the time of the sprint has ended the process has to be stopped. It makes the process more resolute , people work at the most important things and don’t waste their time.
http://scrummethodology-org.etltools.net/scrum-phases.html
No que se refere às metodologias ágeis, julgue os próximos itens.
A metodologia Scrum é uma forma de trabalho rígida empregada em ambientes organizacionais departamentais e conservadores
Com o Scrum, os projetos não têm escopo rígido e cada etapa é construída de forma evolutiva,com cliente e fornecedor atuando conjuntamente.
São três as ideias principais em que a metodologia Scrum se ampara:
Com relação às metodologias ágeis de desenvolvimento, julgue os itens a seguir.
O Scrum diferencia-se do XP pela existência do papel de product owner (PO), tendo o Scrum master e o coach atribuições similares em uma equipe ágil de desenvolvimento.
Embora em uma primeira vista pareçam similares, os papéis de SM e COACH são bem diferentes. O Scrum Master é um cara mais focado em disseminar o processo Scrum, facilitando o acontecimentos de seus eventos, removendo impedimentos, etc. Ele não é um cara técnico, de mão na massa, na verdade é interessante que ele tenha as chamadas soft skills, que estão mais voltadas para relações interpessoais.
O Coach do XP já se diferencia do SM por ser um cara mais técnico. Ele também vai ajudar o time na implantação do método ágil, porém ele pode sugerir mudanças, melhorias e inclusive pôr a mão na massa se for necessário. Diferente do SM, o coach é uma espécie de líder técnico da equipe.
Coach:
Responsável pelas questõestécnicas do projeto de software. O coach deve possuir grande conhecimento emtodas as fases do XP e conhecer bem os membros da equipe. É o responsável porestimular a equipe a dar o melhor sempre que possível. Ao conhecer e aplicar osconceitos de XP, o coach deve estar apto para sinalizar a sua equipe os erros cometidosao longo do projeto e dar os passos necessários para consertá-los.
Scrum Master:
É o responsável porproteger os membros da equipe de desenvolvimento de qualquer pressão ou ameaçaexterna, seja isto clientes esbravejantes, diretores da empresa insatisfeitosou qualquer outra coisa que seja considerado “perigoso” para a produtividade daequipe. Tenta garantir que todas as práticas do Scrum sejam utilizadas com perfeiçãopela equipe. Assim como também tem um papel de facilitador nas reuniões daSprint. Normalmente assumem esse papel os gerentes de projeto ou líder técnico,mas na prática pode ser assumido por qualquer um com experiência o suficientena metodologia.
XP = O cliente é o maior interessado no software que esta sendo desenvolvido, além de ser a fonte de informações que a equipe precisa para desenvolver a melhor solução. Por isso, a sua presença junto ao desenvolvimento é muito importante afinal, o objetivo do projeto é que o sistema realmente o atenda.
product owner (PO) também pode ser o cliente.
Marquei (E) devido " O Scrum diferencia-se do XP "
SCRUM é um framework baseado no modelo ágil. No SCRUM,
Só uma pequena correção ao comentário do Silas, no item B não é sprint backlog e sim product backlog. O sprint backlog é o conjunto de histórias explodidas em tarefas a serem executadas em cada sprint. O item B se refere a lista de histórias a serem implementadas no projeto não na sprint, então é product backlog.
Item c :
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum
product owner não seria o próprio cliente ?
Não marcelo.
Product Owner• Define os requisitos do produto, decide a data de release e o que deve conter nela.
• É responsável pelo retorno financeiro (ROI) do produto.
• Prioriza os requisitos de acordo com o seu valor de mercado.
• Pode mudar os requisitos e prioridades a cada Sprint.
• Aceita ou rejeita o resultado de cada Sprint.
a.o Scum Team é composto pelo Producto Owner, o Time de Desenvolvimento e o Scrum Master (variando de 5 a 7 pessoas (time) + Product Owner e Scrum Master)
b. Essa lista é o Backlog do Produto e, depois de escolhidos os itens para a Sprint, haverá a formação do Backlog da Sprint.
c. o Scrum Master motiva o time de desenvolvimento, dando os entendimentos do Scrum.
d. A Sprint, varia de 1 a 4 semanas (7 a 30 dias), geralmente.
e. correta
Errado a letra C pois o Scrum Master não decide quais os requisitos mais imporatntes, mas sim o Product Owner!
Com relação às metodologias ágeis de desenvolvimento, julgue os itens subsequentes.
Na metodologia Scrum, a equipe trabalha nos processos e não há cargos na equipe. Como um dos papéis necessários, o Scrum master deve garantir que o processo seja entendido e atuar como facilitador para ajudar a equipe.
Scrum é um framework de processos que contém grupos de práticas e papéis pré-definidos. Os principais papéis são:
O Scrum Master
O Scrum Master é responsável por garantir que o Scrum seja entendido e aplicado. O Scrum Master faz isso para garantir que o Time Scrum adere à teoria, práticas e regras do Scrum. O Scrum Master ajuda aqueles que estão fora do Time Scrum a entender quais as suas interações com o Time Scrum são úteis e quais não são. O Scrum Master ajuda todos a mudarem estas interações para maximizar o valor criado pelo Time Scrum. De maneira geral podemos dizer que compete a ele:
-Ser responsável pela aplicação dos valores e práticas Scrum;
-Remover obstáculos, facilita resultados;
-Garantir a plena funcionalidade e produtividade da equipe;
-Blindar a equipe contra interferência externas;
http://scrumguides.org/docs/scrumguide/v1/Scrum-Guide-Portuguese-BR.pdf
Lembrando que o Scrum Master não organiza o time, pois este é auto-organizável/gerenciável.
Não há cargos e sim papéis.
Em relação às abordagens de desenvolvimento de software, julgue os próximos itens.
Scrum é uma metodologia de desenvolvimento de software que possui entre os seus princípios a realização do trabalho em sprint. Nessa metodologia, o tempo da sprint é variável, o que a faz adaptar-se mais facilmente às mudanças que possam ocorrer.
Não entendi porque foi anulada. Alguém sabe?
Justificativa do cespe:
"A redação do item causou ambiguidade em relação ao “tempo da sprint”, razão suficiente para sua anulação. "
http://www.cespe.unb.br/concursos/MPU_13_2/arquivos/JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO_MPU_PARA_P__GINA_DO_CESPE.PDF
Acho que realmente há ambiguidade. O tempo de um sprint é fixo, porém existe variação de tempo quando comparamos vários sprints de um projeto scrum.
Outro erro descarado é afirmar que o Scrum é uma metodologia de desenvolvimento de software. Na realidade ele se presta ao gerenciamento ágil de projetos de SW.
Não precisava ser anulada. Só de afirmar que "Scrum é uma metodologia" já colocaria a assertiva como ERRADA.
É correto afirmar que, de acordo com a definição oficial, o Scrum é um(a).
Definição copiada do Guia Scrum:
"Scrum é um framework estrutural que está sendo usada para gerenciar o desenvolvimento de produtos complexos desde o início de 1990. Scrum não é um processo ou uma técnica para construir produtos; em vez disso, é um framework dentro do qual você pode empregar vários processos ou técnicas. O Scrum deixa claro a eficácia relativa das práticas de gerenciamento e desenvolvimento de produtos, de modo que você possa melhorá-las."
(Fonte: Guia do Scrum, 2011, Ken Schwaber e Jeff Sutherland)
Gabarito letra "A". Lembrando que apesar do guia jurar de pé junto que não se trata de um processo, a maioria das questões, artigos na internet, e diversos autores (inclusive o Pressman) considera o Scrum sendo um método/processo ágil. Mas a questão foi bem legal em deixar explícito que queria a definição oficial, então nessa questão vale o que tá no guia.
a-
É um framework agile para processos de software, embora seja possivel usar os metodos agile para outras áreas.
✅ Gabarito - A de austeridade
Parece que o elaborador dessa questão era um concursei que sempre levantou a bandeira "SCRUM NÃO É MOTODOLOGIA É UM FRAMEWORK!"
CTRL+C CTRL+V do guia.
Quanto à metodologia Scrum e no que diz respeito às características das Equipes de Desenvolvimento, é incorreto afirmar que:
A Equipe de Desenvolvimento consiste de profissionais que realizam o trabalho de entregar uma versão usável que potencialmente incrementa o produto “Pronto” ao final de cada Sprint. Somente integrantes da Equipe de Desenvolvimento criam incrementos. As Equipes de Desenvolvimento tem as seguintes características:
- Eles são auto-organizadas. Ninguém (nem mesmo o Scrum Master) diz a Equipe de Desenvolvimento como transformar o Backlog do Produto em incrementos de funcionalidades potencialmente utilizáveis;
- Equipes de Desenvolvimento são multifuncionais, possuindo todas as habilidades necessárias, enquanto equipe, para criar o incremento do Produto.
- O Scrum não reconhece títulos para os integrantes da Equipe de Desenvolvimento que não seja o Desenvolvedor, independentemente do trabalho que está sendo realizado pela pessoa; Não há exceções para esta regra.
- Individualmente os integrantes da Equipe de Desenvolvimento podem ter habilidades especializadas e área de especialização, mas a responsabilidade pertence à Equipe de Desenvolvimento como um todo; e,
- Equipes de Desenvolvimento não contém sub-equipes dedicadas a domínios específicos de conhecimento, tais como teste ou análise de negócios.
(Fonte: Guia do Scrum, 2011, Ken Schwaber e Jeff Sutherland)
Logo, a única errada é a letra "E". Esquipes de Desenvolvimento Scrum não possuem subequipes dedicadas.A Equipe de Desenvolvimento consiste de profissionais que realizam o trabalho de entregar uma versão usável que potencialmente incrementa o produto “Pronto” ao final de cada Sprint. Somente integrantes da Equipe de Desenvolvimento criam incrementos. As Equipes de Desenvolvimento tem as seguintes características:
- Eles são auto-organizadas. Ninguém (nem mesmo o Scrum Master) diz a Equipe de Desenvolvimento como transformar o Backlog do Produto em incrementos de funcionalidades potencialmente utilizáveis;
- Equipes de Desenvolvimento são multifuncionais, possuindo todas as habilidades necessárias, enquanto equipe, para criar o incremento do Produto.
- O Scrum não reconhece títulos para os integrantes da Equipe de Desenvolvimento que não seja o Desenvolvedor, independentemente do trabalho que está sendo realizado pela pessoa; Não há exceções para esta regra.
- Individualmente os integrantes da Equipe de Desenvolvimento podem ter habilidades especializadas e área de especialização, mas a responsabilidade pertence à Equipe de Desenvolvimento como um todo; e,
- Equipes de Desenvolvimento não contém sub-equipes dedicadas a domínios específicos de conhecimento, tais como teste ou análise de negócios.
(Fonte: Guia do Scrum, 2011, Ken Schwaber e Jeff Sutherland)
e-
Se são auto-organizadas e multifuncionais, nao ha porque haver subequipes. Quem delega é o scrum master
Quanto à gestão ágil de projetos com Scrum e às noções gerais de DevOps, julgue os itens subsecutivos.
Integração contínua, entrega contínua, teste contínuo, monitoramento contínuo e feedback são algumas práticas do DevOps.
DevOps (amálgama de Desenvolvedor e Operador) é uma metodologia de desenvolvimento de software que explora a comunicação, colaboração e integração entre desenvolvedores de software e profissionais de TI (Tecnologia da Informação). DevOps é a reação à interdependência entre desenvolvimento de software e operações de TI. Pretende ajudar organizações a produzir software e serviços rapidamente.
Empresas que liberam novas versões de software frequentemente podem precisar das considerações ou orientações de um DevOps. O Flickr desenvolveu capacidades de DevOps para suprir uma necessidade do negócio de realizar dez implementações por dia, este ciclo diário de implementações será muito maior em organizações que produzem aplicações multi-foco ou multi-funções. É conhecido como implementação contínua ou entrega contínua e é frequentemente associado com a metodologia Lean Startup.Grupos de trabalho, associações de profissionais e blogs estão tratando do tema desde 20092016 - TRT
Atividades típicas em DevOps compreendem teste do código automatizado, automação de fluxos de trabalho e da infraestrutura e requerem ambientes de desenvolvimento e produção idênticos.
As principais características do DevOps são: colaboração entre equipes; fim de divisões; relação saudável entre áreas; teste, integração e entrega contínuos; automação de deploy; controle e monitoração; gerenciamento de configuração; orquestração de serviços; avaliação de métricas e desempenho; logs e integração; velocidade de entrega; feedback intenso; e comunicação constante.
FONTE: Estratégia Concursos
Quanto à gestão ágil de projetos com Scrum e às noções gerais de DevOps, julgue os itens subsecutivos.
No Scrum, durante um script, mudanças que afetem o objetivo da Sprint podem ser realizadas somente se elas forem aprovadas pelo Product Owner e não acarretarem diminuição das metas de qualidade do produto.
Durante a Sprint: Não são feitas mudanças que podem afetar o objetivo da Sprint; A composição da Equipe de Desenvolvimento permanecem constantes; As metas de qualidade não diminuem; e, O escopo pode ser clarificado e renegociado entre o Product Owner e a Equipe de Desenvolvimento quanto mais for aprendido.
No changes are made that would endanger the Sprint Goal;
A Sprint can be cancelled before the Sprint time-box is over. Only the Product Owner has the authority to cancel the Sprint, although he or she may do so under influence from the stakeholders, the Development Team, or the Scrum Master.
Acho que o erro é devido à palavra script. O certo seria sprint.
Quanto à gestão ágil de projetos com Scrum e às noções gerais de DevOps, julgue os itens subsecutivos.
O DevOps aplica abordagem ágil de desenvolvimento de software ao permitir que um negócio maximize a velocidade de entrega de um produto ou serviço.
Não seria, Minimize a velocidade de entrega ?
Dyogo, eu acho que não. A ideia é aumentar a velocidade da entrega, ou seja, entregas mais rápidas.
Integração contínua - agiliza o processo de geração das build's.
Entregra contínua - agiliza o processo de entrega das build's em um ambiente produtivo ou de homologação, dependendo de uma intervenção manual para enviar ou não para produção.
Implantação contínua - envolve integração e entrega contínua, tudo automatizado entregando um build diretamente no ambiente de produção.
Todos os processos acima são descritos na cultura DevOps. A ideia é maximizar a velocidade de entregas e com isso aumentar o retorno do investimento.
É o negócio que maximiza a velocidade de entrega?
O negócio, por si só, não maximiza a velocidade de entrega. No entanto, quando falamos de uma cultura que provoca feedbacks do negócio, ou que permite que o negócio maximize a velocidade de entrega, estamos diante de uma nuance clara do manifesto ágil. Vale ressaltar que, nesse segundo caso, onde falamos da permissão ao negócio, é preciso que a cultura, para fins dessa análise, o DevOps, saiba como interpretar, ler ou receber feedbacks e tal permissão.
A afirmativa diz que "o DevOps aplica abordagem ágil de desenvolvimento de software ao permitir que um negócio maximize a velocidade de entrega de um produto ou serviço." CERTO. Caso estivesse afirmando que "o DevOps" somente "aplica abordagem ágil de desenvolvimento de software ao permitir que um negócio maximize a velocidade de entrega de um produto ou serviço", estaria, a meu ver, ERRADO.
Abs e todos e bons estudos.
MRB
Acerca de DevOps e da gestão ágil de projetos com Scrum, julgue os itens subsequentes.
Teste contínuo é uma prática do DevOps que, além de permitir a diminuição dos custos finais do teste, ajuda as equipes de desenvolvimento a balancear qualidade e velocidade.
Teste contínuo - utilizando Maven para geração das buil's podemos configurar várias rotinas de testes unitários do JUnit, assim como testes de integração e funcionais com o uso de WebDriver (Selenium). O desenvolvedor não precisa ficar testando manualmente, automatiza todos os testes, dessa forma qualquer commit em um ambiente de integração irá executar uma bateria de testes, aumentando a qualidade dos incrementos e maior velocidade para entregar um "pronto".
Testes,, as entregas contínuas permitem no DevOps reduzir os custos e tempo para galera do desenvolvimento.
Acerca de DevOps e da gestão ágil de projetos com Scrum, julgue os itens subsequentes.
Uma nova sprint inicia imediatamente após a conclusão da sprint anterior. Uma sprint pode ser cancelada antes do seu time-box terminar, porém, a autoridade para cancelar é exclusiva do product owner.
Questão "Correta". Essa definição consta no Guia:
"O coração do Scrum é a Sprint, um time-box de um mês ou menos, durante o qual um “Pronto”, versão incremental potencialmente utilizável do produto, é criado. Sprints tem durações coerentes em todo o esforço de desenvolvimento. Uma nova Sprint inicia imediatamente após a conclusão da Sprint anterior.
Uma Sprint pode ser cancelada antes do time-box da Sprint terminar. Somente o Product Owner tem a autoridade para cancelar a Sprint, embora ele (ou ela) possa fazer isso sob influência das partes interessadas, da Equipe de Desenvolvimento ou do Scrum Master.
A Sprint poderá ser cancelada se o objetivo da Sprint se tornar obsoleto. Isto pode ocorrer se a organização mudar sua direção ou se as condições do mercado ou das tecnologias mudarem. Geralmente a Sprint deve ser cancelada se ela não faz mais sentido às dadas circunstâncias. No entanto, devido a curta duração da Sprint, raramente cancelamentos fazem sentido.
O cancelamentos de Sprints consome recursos, já que todos tem que se reagrupar em outra reunião de planejamento da Sprint para iniciar outra Sprint. Cancelamentos de Sprints são frequentemente traumáticos para o Time Scrum, e são muito incomuns. "
(Fonte: Guia do Scrum, 2011, Ken Schwaber e Jeff Sutherland)
Achava que depois da sprint, viria a revisão, e então outra reunião para definir o sprint backlog, retirado do product backlog ainda não feito. Portanto, ficou confusa essa afirmação.
Todos do time Scrum (menos o P.O, claro) + os stakeholders podem pedir o cancelamento da sprint. Porém a responsabilidade é exclusiva do P.O. Somente ele tem o poder para cancelar a sprint. Isso pode ser feito a qualquer tempo dentro do time-box.
essa questão é foda.. pq está expresso no guia: A new Sprint starts immediately after the conclusion of the previous Sprint.
mas putttz.. bulll shiitt neh!!
Tem o sprint review (apresentação do incremento), sprint retrospective (avaliação do processo), sprint planning da nova Sprint
Mas enfim..
no guia ele fala que esses eventos estão dentro da Sprint
Sprints contain and consist of the Sprint Planning, Daily, Review e Retrospective
Considere as afirmações abaixo.
I - Os princípios do SCRUM são consistentes com o manifesto ágil e são usados para orientar as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as seguintes atividades estruturais: requisitos, análise, projeto, evolução e entrega. Em cada atividade metodológica, ocorrem tarefas a realizar dentro de um padrão de processo chamado sprint.
II - A Extreme Programming – XP emprega uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento preferido e envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas: planejamento, projeto, codificação e testes.
Pode-se afirmar que:
I - Os princípios do SCRUM são consistentes com o manifesto ágil e são usados para orientar as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as seguintes atividades estruturais: requisitos, análise, projeto, evolução e entrega. Em cada atividade metodológica, ocorrem tarefas a realizar dentro de um padrão de processo chamado sprint.
Sprint não é uma medida de período? Alguém me explica porque esse item está correto?)
A I está certa porque é um copia e cola do Pressman: "Os princípios do Scrum são consistentes com o manifesto ágil e são usados para orientar as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as seguintes atividades estruturais: requisitos, análise, projeto, evolução e entrega. Em cada atividade metodológica, ocorrem tarefas a realizar dentro de um padrão de processo chamados sprint. O trabalho realizado dentro da sprint (o número de sprints necessários para cada atividade metodológica varia dependendo do tamanho e da complexidade do produto) é adaptado ao problema em questão e definido, e muitas vezes modificado em tempo real, pela equipe Scrum."
(Fonte: Livro Engenharia de Software, 7ed, Pressman, pag 95)
Gabarito Letra "D".
Leia: Página 88 (Pressmann 7º Edição) e Página 95 (Pressman 7º Edição) e corra para o abraço.
O Scrum define reuniões e eventos que devem ser realizados de forma a oferecer oportunidades formais para inspeção e adaptação, cujos tempos de duração são referenciais máximos recomendados. Considere:
I. É uma Sprint de um mês, para inspecionar o incremento e adaptar o Backlog do Produto, se necessário.
II. É uma reunião time-boxed de 3 horas para uma Sprint de um mês, sendo uma oportunidade para o Time Scrum inspecionar a si próprio e criar um plano para melhorias a serem aplicadas na próxima Sprint.
III. É um evento time-boxed de 15 minutos, para que a Equipe de Desenvolvimento possa sincronizar as atividades e criar um plano para as próximas 24 horas.
IV. É um time-box de 8 horas para uma Sprint de um mês de duração.
Estão de acordo com as definições I, II, III e IV, respectivamente, as denominações:
Resposta: Letra B.
Planejamento da Sprint: IV. É um time-box de 8 horas para uma Sprint de um mês de duração.
Daily Scrum: III. É um evento time-boxed de 15 minutos, para que a Equipe de Desenvolvimento possa sincronizar as atividades e criar um plano para as próximas 24 horas.
Revisão da Sprint: I. É uma Sprint de um mês, para inspecionar o incremento e adaptar o Backlog do Produto, se necessário.
Retrospectiva da Sprint:
II. É uma reunião time-boxed de 3 horas para uma Sprint de um mês, sendo
uma oportunidade para o Time Scrum inspecionar a si próprio e criar um
plano para melhorias a serem aplicadas na próxima Sprint.
Só complementando em relação ao planejamento da Sprint.
"A reunião de planejamento da Sprint é uma time-box de oito horas para uma Sprint de um mês de duração. Para Sprints menores, este evento deve ser proporcionalmente menor. Por exemplo, uma Sprint de duas semanas terá uma reunião de planejamento de Sprint de quatro horas."
Fonte: Scrum Guide página 8
Reunião de Planejamento da Sprint
O trabalho a ser realizado na Sprint é planejado na reunião de planejamento da Sprint. Este plano é criado com o trabalho colaborativo de todo o Time Scrum. Reunião de planejamento da Sprint possui um time-box com no máximo oito horas para uma Sprint de um mês de duração.Para Sprints menores, este evento é usualmente menor.
Reunião Diária
A Reunião Diária do Scrum é um evento time-boxed de 15 minutos, para que o Time de Desenvolvimento possa sincronizar as atividades e criar um plano para as próximas 24 horas. Esta reunião é feita para inspecionar o trabalho desde a última Reunião Diária, e prever o trabalho que deverá ser feito antes da próxima Reunião Diária.
Revisão da Sprint
Esta é uma reunião time-boxed de 4 horas de duração para uma Sprint de um mês. Para Sprints menores, este evento é usualmente menor.
Retrospectiva da Sprint
A Retrospectiva da Sprint é uma oportunidade para o Time Scrum inspecionar a si próprio e criar um plano para melhorias a serem aplicadas na próxima Sprint. A Retrospectiva da Sprint ocorre depois da Revisão da Sprint e antes da reunião de planejamento da próxima Sprint. Esta é uma reunião time-boxed de três horas para uma Sprint de um mês. Para Sprint menores, este evento é usualmente menor.
Fonte: http://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v1/Scrum-Guide-Portuguese-BR.pdf
A redação do item I está muito esquisita, mas os outros não deixam dúvidas.
na revisão da sprint tbm dá pra fazer isso
e eu sempre erro
Time de desenvolvimento discute o que foi bom e os problemas que ocorreram
Bem, alguém "comeu" uma parte do texto do item I:
Para uma coerência com a resposta gabarito, bem como para com os demais itens, uma boa proposta de redação seria:
"É uma" reunião time-boxed de 4 horas para uma "Sprint de um mês, para inspecionar o incremento e adaptar o Backlog do Produto, se necessário".
Duração das cerimônias:
Sprint Planning (Planejamento da Sprint) - 8h
Daily Meeting (Reunão Diária) - 15min
Sprint Review (Revisão da Sprint) - 4h: É decidido se o o produto que o time de desenvolvimento fez está aprovado ou não.
Sprint Retrospective (Retrospectica da Sprint) - 3h: O Team Scrum se auto avalia e estabelece melhorias. Não se avalia o produto.
Geralmente as bancas tentam confundir essas ultimas duas. Mas com esse conceito básico dá pra matar a questão.
Bons Estudos!
Sprint Review é focada no produto
Sprint Retrospective é focado no processo
No Scrum;
Questão retirada do Guia Definitivo para o SCRUM.
Link: https://www.scrum.org/Portals/0/Documents/Scrum%20Guides/Scrum%20Guide%20-%20Portuguese%20BR.pdf
Item B - Em qualquer ponto do tempo, o total do trabalho restante para alcançar o objetivo pode ser resumido. Estas tem se provado úteis. Contudo, não substituem a importância do empirismo. Em ambientes complexos, o que acontecerá é desconhecido. Somente o que tem acontecido pode ser usado para uma tomada de decisão a respeito do que virá.
Item C - OK
Item D - O objetivo da Sprint dá a Equipe de Desenvolvimento alguma flexibilidade em relação as funcionalidades (não preciso) a serem implementadas dentro da Sprint.
Conforme a Equipe de Desenvolvimento trabalha, ela mantém o objetivo em mente, e no caminho de buscar satisfazer o objetivo da Sprint, ela implementa a funcionalidade e a
tecnologia. Caso o trabalho acabe por ser diferente do esperado pela Equipe de Desenvolvimento, então eles colaboram com o Product Owner para negociar o escopo do Backlog da Sprint dentro da Sprint.
Item E - Eventos prescritos são usados no Scrum para criar uma rotina e minimizar a necessidade de reuniões não definidas no Scrum. O Scrum usa eventos time-boxed, onde todo evento tem uma duração máxima. Isto garante que uma quantidade adequada de tempo seja gasta no planejamento sem permitir perdas no processo de planejamento.
Além da Sprint, que é um container para outros eventos, cada evento no Scrum é uma oportunidade de inspecionar e adaptar alguma coisa. Estes eventos são especificamente projetados (não é flexível) para permitir uma transparência e inspeção criteriosa. A não inclusão de qualquer um dos eventos resultará na redução da transparência e da perda de oportunidade para inspecionar e adaptar.
No guia Scrum está escrito:
O incremento é a soma de todos os itens do Backlog do Produto completados durante a Sprint e o valor dos incrementos de todas as Sprints anteriores.
Substituir o "valor dos incrementos" por "tudo" é muita sacanagem...
questão bisonha -.-"
Letra A - ERRADA - Corrigindo: os itens do Backlog do Produto de ordem mais alta (topo da lista) devem ser mais claros e mais detalhados que os itens de ordem mais baixa; quanto maior a ordem na lista, maior são os detalhes. Os itens do Backlog do Produto são mais refinados apenas durante o time-box da Sprint, de onde saem “Prontos”.
- Houve uma inversão nos termos.
Letra B - ERRADA - O Scrum é baseado em teorias empíricas.
Letra C - CORRETA - É o conceito de incremento que consta no manual do Scrum.
Letra D - ERRADA - O product Owner pode negociar o escopo do Backlog da Sprint com o time de Desenvolvedores, sem nenhuma restrição.
Letra E - ERRADA - A não inclusão dos eventos resultará na redução da transparência e da perda de oportunidade para inspecionar e adaptar.
O primeiro erro foi: quem disse que o objetivo (ou meta) da Sprint fornece precisamente quais funcionalidades devem ser implementadas??? O guia fala:
"O objetivo da Sprint dá ao Time de Desenvolvimento alguma flexibilidade a respeito da funcionalidade que será completada dentro dos limites da Sprint."
Ou seja, se dá flexibilidade, não "fornece precisamente". O foco desta letra está na palavra OBJETIVO! (no guia tem um tópico específico para os objetivos/metas da Sprint)o incremento é a soma de todos os itens do Backlog do Produto completados durante a Sprint e tudo das Sprints anteriores. Ao final da Sprint, um novo incremento deve estar “Pronto”, ou seja, estar na condição utilizável e atender a definição de “Pronto” do Time Scrum, independente do Product Owner decidir por liberá-lo realmente ou não.
Esta parte final me deixou em dúvida. Alguém pode comentar sobre?
✅ Gabarito - C de Cristo
Rapaz, a parte final me derrubou, sobre o "independente do Product Owner decidir por liberá-lo realmente ou não".
Deve estar baseada nestes fragmentos do guia scrum:
"Eles são auto-organizados. Ninguém (nem mesmo o Scrum Master) diz ao Time de Desenvolvimento como transformar o Backlog do Produto em incrementos de funcionalidades potencialmente liberável".
"Times de Desenvolvimento são multifuncionais, possuindo todas as habilidades necessárias, enquanto equipe, para criar o incremento do Produto".
Acredito que seja por aí...
Tradução medonha usada na questão:
André Gomes: Cada incremento é a soma de um novo incremento a todos os Incrementos anteriores completamente verificados, garantindo assim que todos os Incrementos funcionem juntos.
SCRUM GUIDE 2020: Each Increment is additive to all prior Increments and thoroughly verified. (Cada incremento é aditivo a todos os incrementos anteriores, garantindo assim que todos os Incrementos funcionem juntos.)
Bem, considerando a lógica da péssima tradução, se o incremento é por si só a soma dele com os incrementos anteriores (falta de completa de sentido lógico) deveriam então, é claro funcionarem juntos.
É infeliz que uma banca utilize traduções mal feitas de guias estrangeiros, a alternativa é que o candidato se atenha a falhas contantes de algumas bancas e decorar os erros mais comuns, tentando nos recursos, algo em que não se pode confiar, ou mesmo ir à justiça, esperando que algumas começam a presar pela responsabilidade com o concurso e com o candidato.
Scrum e XP são duas metodologias ágeis que provêm práticas e regras que apresentam diferenças e também pontos em comum. Comparando-se estas metodologias, é correto afirmar:
Na letra E não ocorreu troca de conceitos entre XP e Scrum?
No que se refere às metodologias ágeis de desenvolvimento, julgue o próximo item.
Dentro de uma Sprint no Scrum, as metas de qualidade não diminuem e não são feitas mudanças que possam afetar o objetivo da Sprint.
Durante a Sprint:
Não são feitas mudanças que podem afetar o objetivo da Sprint;
A composição da Equipe de Desenvolvimento permanecem constantes;
As metas de qualidade não diminuem; e,
O escopo pode ser clarificado e renegociado entre o Product Owner e a Equipe de Desenvolvimento quanto mais for aprendido.
O Scrum Guide traz uma redação um pouco diferente:
"No changes are made that would endanger the Sprint Goal."
A palavra "endanger" seria "por em risco", assim como colocado na tradução do Fábio Cruz ( www.fabiocruz.com ):
"Durante a Sprint:
- Não são feitas mudanças que possam por em perigo o objetivo da Sprint;"
Entendo que "afetar" pode ser compreendido como "alterar", o que não necessariamente coloca em risco.
SCRUM é um framework para gerenciar o desenvolvimento de produtos complexos.
Com relação a essa metodologia, assinale a alternativa correta.
a) quem GERENCIA o backlog é o Product Owner e não o MASTER
b) quem PRIORIZA o backlog é o Product Owner e não o MASTER
c) SPRINT BACKLOG é a lista de tarefas a serem executadas no SPRINT atual e não do projeto todo.
d) no início do projeto, o BACKLOG contém todas as funcionalidades desejadas para o sistema.
e) CORRETA
Segundo Gabriel Pacheco do EU VOU PASSAR
Uma equipe SCRUM é composta por um PRODUCT OWNER - SCRUM MASTER - TIME de Desenvolvimento
a) O Product Owner é o responsável primário pelo gerenciamento do Backlog do produto.
b) O Product Owner é responsável por ordenar (priorizar) os itens do Backlog do Produto para alcançar melhor as metas e missões.
c) O Product Backlog é uma lista de todas as tarefas que o Time de Desenvolvimento se compromete a fazer ao longo do desenvolvimento do produto.
O Sprint Backlog é uma lista de todas as tare- fas que o Time de Desenvolvimento se com- promete a fazer ao longo DE UM SPRINT.
Acerca do SCRUM, assinale a opção correta.
erros em negrito e comentarios entre ()
Entre os objetivos da retrospectiva da sprint, inclui-se avaliar o desempenho de cada integrante da equipe de desenvolvimento. A retrospectiva da Sprint deve ocorrer antes (é depois) da revisão da Sprint, antes (é depois) da reunião de planejamento da próxima sprint e depois do término da sprint.
Uma vez que as sprints no SCRUM são fixadas em uma time- box de um mês, as reuniões de planejamento das sprints seguem uma time-box de quatro horas. (8 horas no maximo)
A reunião diária do SCRUM é um evento time-boxed de quinze minutos realizado para determinar o trabalho que deverá ser feito antes da próxima reunião diária com a participação do Scrum Master e do Product Owner. (ele nao participa)
Como o cancelamento de uma sprint é um evento indesejado no SCRUM, esse evento só ocorre se o Scrum Master constatar que os objetivos pretendidos para tal Sprint são inalcançáveis. (pode haver desistencia tb)
O Product Owner utiliza práticas de estimativa como o burndown e o burnup para acompanhar a quantidade de trabalho que a organização ainda deve realizar para alcançar os seus objetivos. Assim, se o propósito for garantir o alcance de objetivos, o trabalho poderá ser resumido em qualquer ponto do tempo. (questao certa)
Só corrigindo o bom comentário do Roberto Araújo
, a retrospectiva da sprint ocorre Depois da Revisão da Sprint e antes da reunião de planejamento da próxima Sprint
Só corrigindo.
Uma vez que as sprints no SCRUM são fixadas em uma time- box de um mês, as reuniões de planejamento das sprints seguem uma time-box de quatro horas.
Na verdade deveria ser assim.
Caso as sprints no SCRUM sejam fixadas em uma time- box de um mês, as reuniões de planejamento das sprints seguem uma time-box de no máximo oito horas
Reunião de planejamento da Sprint possui um time-box com no máximo oito horas para uma Sprint de um mês de duração. Para Sprints menores, este evento é usualmente menor.
Quanto à letra C -->
O Scrum Master reforça a regra de que somente os integrantes do Time de Desenvolvimento participem da Reunião Diária.
no scrum guide só encontrei isso
Various projective practices upon trending have been used to forecast progress, like burn- downs, burn-ups, or cumulative flows. These have proven useful. However, these do not replace the importance of empiricism. In complex environments, what will happen is unknown. Only what has happened may be used for forward-looking decision-making.
Pra mim essas práticas (burndown e burnup) eram usadas pelo time de desenvolvimento!!!
Mas blz, errei a questão
O PO pode participar sim das Daily Meetings
a) ERRADO Entre os objetivos da retrospectiva da sprint, inclui-se avaliar o desempenho de cada integrante da equipe de desenvolvimento. A retrospectiva da Sprint deve ocorrer depois da revisão da Sprint, antes da reunião de planejamento da próxima sprint e depois do término da sprint.
b) ERRADO Uma vez que as sprints no SCRUM são fixadas em uma time-box de um mês, as reuniões de planejamento das sprints seguem uma time-box de oito horas.
c) ERRADO A reunião diária do SCRUM é um evento time-boxed de quinze minutos realizado para determinar o trabalho que deverá ser feito antes da próxima reunião diária com a participação do Scrum Master e do Product Owner. (Em regra, ele não participa).
d) ERRADO Como o cancelamento de uma sprint é um evento indesejado no SCRUM, esse evento só ocorre se o Product Owner constatar que os objetivos pretendidos para tal Sprint são inalcançáveis.
e) CORRETO O Product Owner utiliza práticas de estimativa como o burndown e o burnup para acompanhar a quantidade de trabalho que a organização ainda deve realizar para alcançar os seus objetivos. Assim, se o propósito for garantir o alcance de objetivos, o trabalho poderá ser resumido em qualquer ponto do tempo.
O gráfico burnup fornece informações sobre o status do projeto como um todo e não apenas do sprint, Já o gráfico burndown fornece informações sobre o status da sprint.
Acerca das metodologias de desenvolvimento de software, julgue os itens subsecutivos.
No Scrum, as funcionalidades contidas em um sprint são definidas pelo ProductOwner no ProductBacklog
Eu entrei com recurso nessa questão, pois as funcionalidades contidades no no Sprint são definidas pela equipe.
Sprint tem o sprintbacklog
e o produto tem o ProductBackLog
O item estava todo errada e esses fi$@$@#$ da p$@#$@# justificaram assim
67 |
C |
‐ |
Deferido com anulação |
A falta de precisão semântica na redação do item prejudicou seu julgamento objetivo. Por esse motivo, opta‐se por sua anulação |
The Sprint Backlog is the set of Product Backlog items selected for the Sprint, plus a plan for delivering the product Increment and realizing the Sprint Goal. The Sprint Backlog is a forecast by the Development Team about what functionality will be in the next Increment and the work needed to deliver that functionality into a “Done” Increment.
The Sprint Backlog is a plan with enough detail that changes in progress can be understood in the Daily Scrum. The Development Team modifies the Sprint Backlog throughout the Sprint, and the Sprint Backlog emerges during the Sprint. This emergence occurs as the Development Team works through the plan and learns more about the work needed to achieve the Sprint Goal.
As new work is required, the Development Team adds it to the Sprint Backlog.
O item estava errada e os caras anulam
sacanagem
Motivo da anulação dado pelo Cespe: A falta de precisão semântica na redação do item prejudicou seu julgamento objetivo. Por esse motivo, opta-se por sua anulação.
Para refletir:
Quem monta o product backlog?
De onde a equipe tira as funcionalidades que serão desenvolvidas na sprint (sprint backlog)?
Uma das características da metodologia ágil Scrum é :
a ) [incorreto] O Scrum não está "preso" a nenhuma prática de engenharia e sim dá a liberdade da equipe utilizar ou não alguma, logo não podemos dizer que esse é o foco do Scrum.
b ) [incorreto] Sendo que o Scrum é uma metodologia ágil (como o XP) vale lembrar que é um dos princípios básicos do manifesto ágil, base para as metodologia ágeis: Software funcionando é mais importante do que documentação completa e detalhada. O foco não está na documentação.
c) [correto] No Scrum o produto (sistema) é sempre incrementado, isto é, evolui ao longo das iterações que na metodologia é denominada de Sprit.
d) [incorreto] PMBOK é um guia de melhores práticas no gerenciamento de projetos. O Scrum é um Framework de aspectos gerenciais (as bancas o definem como metodologia ágil, mas esse conceito não é o mais correto). Remetendo o citado na alternativa "a" o Scrum não exige práticas de engenharia ou de guias e sim pode adotar métodos, guias e ferramentas para o melhor desenvolvimento do produto. Tais aspectos são definidos pela a equipe (Team).
e) [incorreto] O cliente é fundamental. No Scrum é denominado de Product Owner.
Método? Estranho... "Scrum é um framework dentro do qual pessoas podem tratar e resolver problemas complexos e adaptativos" (Guia Oficial Scrum 2013, pg. 3)
c)ser um método iterativo e incremental.
Scrum é um framework que prioriza transparência, isnpeção, scrum team (product owner, development team, scrum master), auto-organização (equipes determinam proprias regras, sem influencia externa), & multifunção (as equipes possuem as habilidades para fazer sua parte, sem relações de dependencia).
Na alternativa 'c' quando diz 'método' pode induzir ao erro. pois Scrum não é um 'método' propriamente dito.
O ideal seria "ser um framework interativo e incremental" ou simplismente omitir a palavra "método".
Com relação ao Scrum considere:
I. Refere-se às equipes de desenvolvimento.
II. Refere-se às sprints.
Assinale a alternativa em que as duas afirmativas sobre I e II são verdadeiras:
O Scrum não reconhece títulos para os integrantes da Equipe de Desenvolvimento que não seja o Desenvolvedor, independentemente do trabalho que está sendo realizado pela pessoa; Não há exceções para esta regra.
Em uma equipe Scrum todos são "desenvolvedores", independente do que fazem.
(Fonte: Guia do Scrum, 2011, Ken Schwaber e Jeff Sutherland)
Correto C.
A letra B quase foi correta, faltou na opção II informar a Daily Scrum.
Fortuna Audaces Sequitur
O comentário do Hélder Andrade está errado.
O Correto é a letra D.
✅ Gabarito - D de Deus!
A)
B)
C)
D)
E)
Estou editando só pra colocar isso: Passei um tempão comentando cada item pra aparecer as alternativas sem texto! kkkkk
O Scrum é um modelo ágil para a gestão de projeto de software. No Scrum,
Deve ser por isso que o site disse Parabéns! Você acertou a questão! quando eu marquei a D...
Fiquei em dúvida entre a "A" e "D"
O Scrum Team é a equipe de desenvolvimento. Nela, não existe necessariamente uma divisão funcional através de papéis tradicionais, tais como programador, designer, analista de testes ou arquiteto. Todos no projeto trabalham juntos para completar o conjunto de trabalho com o qual se comprometeram conjuntamente para um Sprint.
Um Scrum Team típico tem de 6 a 10 pessoas, embora haja relatos de projetos Scrum com equipes maiores.
O erro da "A" foi afirmar sobre a necessidade da divisão da equipe em papéis como analista, designer e programador.
A scrum team não é formanda apenas pelos desenvolvedores, mas pelo conjunto (PO + SM + Dev).
a) NECESSARIAMENTE, errado.
b) NÃO SÃO AUTO ORGANIZADAS, errado.
c) todo enunciado errado
d) correta
e) NÃO É RESPONSÁVEL PELO ROI, errado.
o product owner define quais são os requisitos mais importantes a serem tratados em cada sprint, porém, não é o responsável pelo ROI (Return Of Investment), nem por avaliar as necessidades dos clientes.
De acordo com o Guia do Scrum:
"O Scrum não reconhece títulos para os integrantes do Time de Desenvolvimento que não seja o Desenvolvedor, independentemente do trabalho que está sendo realizado pela pessoa; Não há exceções para esta regra." (p. 6)
a) equipe de desenvolvimento : 3 a 9 pessoas, não há divisão de papéis no time scrum
b) as equipes são auto-organizáveis
c)o product backlog nunca estará completo
d)certa
e) é o responsável por avaliar as necessidades dos clientes
A coluna de números apresenta termos usados na Metodologia Scrum e a de parênteses, a caracterização de cada um. Numere a coluna de parênteses de acordo com a de númeors.
1 - Sprint
2 - Scrum Master
3 - Product Backlog
4 - Product Owner
( ) Possui a atribuição de se responsabilizar pelo projeto, gerenciamento, controle e atualização das características e prioridades das ações no produto.
( ) Possui a atribuição de vigiar a adoção das regras Scrum pela equipe e seus usos no projeto.
( ) Possui todas as definições das características e prioridades do produto final.
( ) Possui o conjunto de ações definidas para serem executadas num período de até 30 dias, tendo como resultado principal um produto funcional para o usuário.
Assinale a sequência correta.
O Scrum engloba um padrão de processos enfatizando prioridades de projeto, unidades de trabalho compartimentalizadas, comunicação e feedback frequente por parte dos clientes. Enfatiza o uso de um conjunto de padrões de processo de software que provaram ser eficazes para projetos com prazos de entrega apertados, requisitos mutáveis e críticos de negócio. "Não são introduzidos(as) durante execução de urgências (Sprint). Portanto, Sprint permite que os membros de uma equipe trabalhem em um ambiente de curto prazo, porém estável." Trata-se de
Li 3x e não consegui entender. Qual era a pergunta afinal?
exatamente não conseguir entender... pqp banca do inferno.
O que a questão deseja saber é quais das opções "...Não são introduzidos(as) durante execução de urgências ... "
Pessoal, a resposta (Letra E) é apenas a continuidade daquilo escrito no livro do Roger S. Pressman, página 95, conforme visto:
Alterações (por exemplo, itens do registro de trabalho - backlog work itens) não são introduzidas durante execução de urgências (sprint). Portanto, o sprint permite que os membros de uma equipe trabalhem em um ambiente de curto prazo, porém estável.
Infelizmente, a questão não mede conhecimento. Qualquer pessoa que tenha decorado este parágrafo "mataria" a questão. A banca apelou.
Link: http://books.google.com.br/books?id=y0rH9wuXe68C&pg=PA95&lpg=PA95&dq=N%C3%A3o+s%C3%A3o+introduzidos(as)+durante+execu%C3%A7%C3%A3o+de+urg%C3%AAncias+(Sprint)&source=bl&ots=AyJgqNAeQT&sig=1kEJUNpOYH6Vq4aWg5WJyGIT9BA&hl=pt-BR&sa=X&ei=WWEfVJ76JrL7sATnnoG4Ag&ved=0CB8Q6AEwAA#v=onepage&q&f=false
Olá, pessoal!
Essa questão foi alterada. Os erros encontrados foram corrigidos. Conforme publicação no site da Banca.
Bons estudos!
Equipe Qconcursos.com
As alternativas d e e me parecem equivalentes. Qual a diferença?
Essa banca é uma comédia!
Li umas 3/4x pra entender que oque ele quer eh justamente saber oque NAO sao introduzidos no Sprint Backlog durante a execução de uma sprint, que no caso seriam alterações;
Sprint nao aceita qualquer tipo de alteracao durante sua execucao
Tudo sobre scrum e XP
http://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/
A letra E é a mais clara e correta, mas desde quando Demos podem ser introduzidas durante a execução de Sprints? Até onde eu sei, Demos são feitas após a execução da Sprint junto ao Product Owner, no evento chamado Sprint Review. Estou errado?
nem entendi a questão..kk
Também não consegui entender a questão.
essa questão é uma cópia do capitulo se metodologias ágeis que fala sobre o Scrum do livro do PRESSMAN ( o colega silas mais abaixo citou a página), vou tentar explicar a questão. Gente pegarei só esse pedaço da questão que é o de fato o que ele pede "Não são introduzidos(as) durante execução de urgências (Sprint)".
Demo é introduzido em uma sprint? Claro, o demo nada mais é do que a DEMOnstração do incremento produzido durante a sprint para que o cliente possa utilizá-lo e validá-lo.
São introduzidas reuniões Scrum durante uma sprint? Com certeza, um exemplo disso são as Daily Scrum que acontecem todos os dias no mesmo local .
Urgências também? Sim
São introduzidos Registros pendentes de trabalhos (Backlg) isso é introduzido também em um sprint. COM CERTEZA, isso nada mais é do que o "TASK BOARD" que é um quadro de tarefas em que você pode adicionar todos os tipos de colunas que forem necessárias e é usado assim que uma sprint é iniciada em que nesse quadro você pode visualizar as tarefas que ainda naõ foram iniciadas, o que já foi iniciado na sprint, as tarefas que já estão pronta e inclusive pode contem o gráfico Burndown.
Agora eu pergunto a você, uma sprint começou, está em andamento, você pode por alterações ? Tipo itens de registro backlog do trabalho? Gente claro que não, o guia deixa bem claro isso ao dizer que durante a Sprint: "não são feitas mudanças que possam por em perigo o objetivo da Sprint"; "as metas de qualidade não diminuem; e," .... (cont...).
A falta de fluidez textual de algumas questões elaboradas por essas bancas "menores", como Idecan, Consulplan e outras coisas do gênero é impressionante. Essa aí ela deve ter pegado lá no site do Zé Moleza.
Desculpem, colegas, mas só zuando mesmo. Esse ano fiz a prova do TRF da 2ª Região, organizada pela Consulplan. Havia uma questão em que a alternativa gabarito possuía o comentário do examinador logo após o texto da assertiva. Foi inacreditável, mas acreditem: é verdade.
Colocaram uma capivara pra redigir essa questão?
Também não consegui entender a questão. kkkkkkkkk
Demos também não devem ser realizadas durante a Sprint (demonstrações de conteúdo). Urgência (corrida de curta distância não entendi- será que é ir ao banheiro no meio do expediente), excelente questão da banca Tabajara.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma metodologia ágil para a gestão e planejamento de projetos de software.
O SCRUM é considerado um framework com foco na gestão do desenvolvimento iterativo e incremental. Por isso, pode ser utilizado de forma complementar com outras ferramentas de desenvolvimento, como o XP, por exemplo.
Desenvolvimento ágil" é o termo utilizado por diferentes metodologias e frameworks que desenvolvem software de forma iterativa e incremental.
Algumas são mais prescritivas ou menos mas as metodologias ágeis mais comuns são: Extreme Programming (XP), Scrum, Lean Development, Feature-Driven Development (FDD), Kanban, RUP e OpenUP.
Pesquisas mostram que o Scrum é de longe o framework mais utilizado por ser o mais simples e de fácil adoção e adaptação.
Fonte: www.ibm.com
Embora o RUP não seja um processo adequado a todos os tipos de desenvolvimento de software, ele representa uma nova geração de processos genéricos. A mais importante inovação é a separação de fases e workflows, e o reconhecimento de que a implantação de software no ambiente do usuário é parte do processo. As fases são dinâmicas e tem objetivos. Os workflows são estáticos e constituem atividades técnicas que não estão associadas a uma única fase, mas podem ser utilizados ao longo do desenvolvimento para atingir os objetivos de cada fase
RUP NÃO é uma metodologia ágil.
RUP é um framework adaptável, para desenvolvimento de software, orientado a objetos.
Acerca do Scrum e do XP (eXtreme Programming), julgue o item .
Na reunião de planejamento do sprint backlog, se o product owner afirmar que todos os requisitos do produto foram identificados, é correto concluir que o backlog do produto está completo, visto que este é uma lista ordenada de todos os requisitos necessários para o desenvolvimento do produto.
Conforme o Scrum Guide - Scrum.org 10/2011
"
Um Backlog do Produto nunca está completo. Os primeiros desenvolvimentos apenas estabelecem os requisitos inicialmente conhecidos e melhor entendidos. O Backlog do Produto evolui tanto quanto o produto e o ambiente no qual ele será utilizado evoluem. O Backlog do Produto é dinâmico; mudando constantemente para identificar o que o produto necessita para ser mais apropriado, competitivo e útil. O Backlog do Produto existirá enquanto o produto também existir.
"Lembre-se sempre: o Product Backlog é um documento VIVO! Isto é, está em constante mutação e existirá enquanto o produto exitir!
Bons estudos!
Pessoal, se eu tiver um produto, implementei TODOS os requisitos levantados, validei o produto com o cliente, NÃO foi visto nenhuma alteração, mesmo assim, o product backlog não estará completo? Não tem mais nada para fazer.
*claro que é uma situação hipotética, mas a afirmação que NUNCA estará pronto, acho muito forte.
valeu
Focado na missão, na teoria, teoria e prática são a mesma coisa, na prática não.
Olhando friamente para o guia scrum, vimos que o backlog do produto é um artefato vivo. Os requisitos nunca são estáticos.
✅ Gabarito - E
Acerca do Scrum e do XP (eXtreme Programming), julgue o item.
Se for averiguado, em uma organização, que o Scrum master gerencia o backlog do produto, é correto afirmar que houve falha na execução de papéis, visto que cabe unicamente ao product owner gerenciar o backlog do produto.
Conforme o Scrum Guide - Scrum.org 10/2011
"
O Product Owner é a única pessoa responsável por gerenciar o Backlog do Produto. O gerenciamento do Backlog do Produto inclui:
Expressar claramente os itens do Backlog do Produto;
Ordenar os itens do Backlog do Produto para alcançar melhor as metas e missões;
Garantir o valor do trabalho realizado pelo Time de Desenvolvimento;
Garantir que o Backlog do Produto seja visível, transparente, claro para todos, e mostrar o
que o Time Scrum vai trabalhar a seguir; e,
Garantir que a Equipe de Desenvolvimento entenda os itens do Backlog do Produto no nível
necessário.
passível de anulação pois no enunciado cita "acerca de Scrum e XP", porém XP nao existe a figura de ScrumMaster e ProductOwner
Passível de recurso para mudança de gabarito, porque o gerenciamento do backlog pode ser delegado.
Tiago, agradeceria se pudesse citar uma fonte para sua afirmação.
Até onde eu sei, o Product Backlog é de exclusividade do Product Owner. Não encontrei essa informação de que possa ser delegado.
No Scrum Guide de 2013 diz o seguinte:
"O Backlog do Produto é uma lista ordenada de tudo que deve ser necessário no produto, e é uma origem única dos requisitos para qualquer mudança a ser feita no produto. O Product Owner é responsável pelo Backlog do Produto, incluindo seu conteúdo, disponibilidade e ordenação."
Pagina 5 do Guia:
Product Owner é a única pessoa responsável por gerenciar o Backlog do Produto. O gerenciamento do Backlog do Produto inclui:
1 - Expressar claramente os itens do Backlog do Produto;
2 - Ordenar os itens do Backlog do Produto para alcançar melhor as metas e missões;
3 - Garantir o valor do trabalho realizado pelo Time de Desenvolvimento;
4- Garantir que o Backlog do Produto seja visível, transparente, claro para todos, e mostrar o que o Time Scrum vai trabalhar a seguir; e,
5 - Garantir que a Equipe de Desenvolvimento entenda os itens do Backlog do Produto no nível
necessário.
A Questão esta CORRETA, Contudo observem que há uma exceção (cascas de banana do cespe), que diz que o Product Owner poderá delegar o trabalho para o time de desenvolvimento e somente o time de desenvolvimento, mesmo assim, continua sendo o responsável pelos trabalhos.
Conclusão: È o único responsável, porem pode delega para o time de Desenvolvimento.
De fato os papéis de Product Owner e de Scrum Master são diferentes, mas acho que um ponto fundamental da questão é que eles não devem ser acumulados.
O cenário ideal é que cada um dos três papéis sejam exercidos por pessoas diferentes, e que ainda se for pra alguém acumular a função de Scrum Master, creio que melhor que seja alguém da Equipe de Desenvolvimento que o Project Owner
Agora entre não devem e não podem (em hipótese alguma) a ponto de se poder afirmar que houve falha na execução de papéis eu deixo isso a cargo do CESPE.
Pessoalmente marquei C, mas com um certo medo.
responde esta então
2015
No desenvolvimento ágil de sistemas utilizando o Scrum, um integrante da equipe é encarregado de comunicar a visão, os objetivos e os itens do product backlog para o time de desenvolvimento, além de encontrar técnicas para o gerenciamento efetivo do product backlog. Esse integrante é o
a) Product Owner, sob orientação do Scrum Master.
b) próprio time de desenvolvimento, que realiza essas definições de forma auto-organizada.
c) Scrum Master.
d) Team Leader.
e) Product Owner, diretamente.
letra C
Vai entender, há questões do CESPE que respondi que afirmam que o SCRUM MASTER deve gerenciar o backlog do produto e agora outras que não...
Acerca do Scrum e do XP (eXtreme Programming), julgue o item.
No desenvolvimento de software conforme as diretivas do TDD (test-driven development), deve-se elaborar primeiramente os testes e, em seguida, escrever o código necessário para passar pelos testes.
Ciclo de Desenvolvimento do TDD:
1 Adicione um teste
2 Execute todos os testes e veja se algum deles falha
3 Escrever código
4 Execute os testes automatizados e veja-os executarem com sucesso
5 Refatorar código6 Repita tudo
Test Driven Development (TDD) ou em português Desenvolvimento guiado por testes é uma técnica de que se relaciona com o conceito de e se baseia em um ciclo curto de repetições: Primeiramente o desenvolvedor escreve um automatizado que define uma melhoria desejada ou uma nova funcionalidade. Então, é produzido código que possa ser validado pelo teste !!
Primeiro : conceito de e se baseia em um ciclo curto de repetições: Primeiramente o desenvolvedor escreve um automatizado
Depois escreve o código..
Não seria (E) ????
Julgue os itens subsecutivos, a respeito das metodologias, dos processos e das práticas ágeis de desenvolvimento de software. Nesse sentido, considere que a sigla XP, sempre que empregada, refere-se a programação extrema.
Uma vez que o SCRUM não estabelece a programação em pares nem o desenvolvimento teste-primeiro (test-first), o XP pode ser usado em conjunto com o SCRUM em um projeto com a abordagem ágil.
certinho, essas técnicas são pregadas pelo XP
Correto.
O XP pode atuar bem em conjunto com o Scrum, pois quando o Scrum atuar com foco no gerenciamento do projeto, o XP pode atuar no processo de desenvolvimento.
Confundi com o desenvolvimento em pares. É o XP
c-
programacao a 2 e tests antes sao tipicos do xp. o scrum usa pequenas equipes e funciona com sprints (iteracoes)
Julgue os itens subsecutivos, a respeito das metodologias, dos processos e das práticas ágeis de desenvolvimento de software. Nesse sentido, considere que a sigla XP, sempre que empregada, refere-se a programação extrema.
O Scrummaster deve assumir a gerência de um projeto ágil com base no SCRUM, de modo a definir as prioridades para que a equipe entregue, primeiramente, os produtos de software que agreguem maior valor ao negócio do cliente.
quem define o que será entregue é o PO
2016
A qualquer momento após o início do projeto, geralmente depois de analisar o retorno sobre o investimento e avaliar se um conjunto de funcionalidades já pode ser utilizado por clientes e usuários, o product owner pode decidir o tempo de entrega de uma versão.
certa
2016
Normalmente, o time do projeto define quando a entrega de uma versão deve ser realizada após analisar o retorno sobre o investimento e avaliar se um conjunto de funcionalidades já pode ser utilizado por clientes e usuários.
Errada
2015
Um projeto Scrum inicia-se com o Product Owner, que coleta informações dos stakeholders a fim de que seja elaborada uma lista de requisitos e de um backlog de produto.
Certa
Product Owner (dono do produto)O Product Owner representa a voz do cliente e é responsável por garantir que a equipe agregue valor ao negócio. O Product Owner escreve centrado nos itens do cliente (histórias tipicamente do usuário), os prioriza e os adiciona para o product backlog. Equipes de Scrum devem ter um Product Owner, e, embora esse possa também ser um membro da equipe de desenvolvimento, recomenda-se que este papel não seja combinado com o de ScrumMaster.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum#Pap.C3.A9is_principais
Dizer que o scrumaster assume a gerência de projeto também é um erro, na minha opinião.
Acho que já vi uma questão do cespe com essa afirmação e foi dada como errado.
SM não é GP.
É um perigo confundir a função do Scrum Master com um Gerente de Projetos. Não são funções similares!
Dividindo para conquistar:
O Scrummaster deve assumir a gerência de um projeto ágil com base
no SCRUM (Errado. Não existe gerente de projeto no Scrum. As funções são distribuídas a cada projeto. É a velha história do boné - de desenvolvedor, testador, etc - que poderá ser redistribuído para os indivíduos em diferentes projetos), de modo a definir as prioridades para que a equipe entregue,
primeiramente, os produtos de software que agreguem maior valor ao negócio do cliente (Errado. A priorização é feita pelo Product Owner na primeira etapa do planejamento do projeto)
Bons estudos!
Item errado, pois quem define a prioridade de itens do Product Backlog (refletindo diretamente nas funcionalidades que serão entregues) é o PRODUCT OWNER e não o SCRUM MASTER.
Acerca dos processos de desenvolvimento de software, julgue o item subsequente.
Está errado! o Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para GP edesenvolvimento ágil de software.
E quem deve garantir o ROI é o Product Owner... o ScrumMaster exerce o papel de facilitador ok
Renato, o SCRUM nao é exclusivo para desenvolvimento de software. o SCRUM é uma estrutura processual ( framework) de gerenciamento de projetos para entregar qualquer produto complexo nao somente para desenvovler software (no framework utiliza conceitos relacionados a metodologia ágil (desenvolvimento rapido de incrementos de forma iterativa e incremental (incrementos e cada sprint eh uma iteração))) enquanto o XP é uma metodologia exclusiva de desenvolvimento de software
Pensei do mesmo jeito que você, Renato Dias. Quem tem a papel de garantir o ROI e o Product Owner e não o ScrumMaster.
Essa questão tinha que mudar o gabarito.
A questão apenas afirma que o ScrumMaster "...deve garantir que as regras e ferramentas sejam utilizadas...", ora, mas para qual propósito? "...com VISTAS à criatividade do trabalho e ao retorno do investimento ".
Entendo que a questão não afirma que o objetivo do ScrumMaster seja garantir o retorno do investimento simplesmente!
Do que essa questão se refere quando ela usa a palavra "ferramentas"? O scrum não usa ferramentas, eu creio.
O Scrum define FERRAMENTAS? Eu entraria com recurso.
O Scrum NÃO prescreve ferramentas. Conforme o Guia Oficial do Scrum, não há o que se falar em ferramentas:
Scrum não é um processo ou uma técnica para construir produtos; em vez disso, é um framework dentro do qual você pode empregar vários processos ou técnicas.
Scrum Master (Facilitador):
Responsável pela aplicação dos valores e Práticas do Scrum;
Remove Obstáculos e facilita resultados;
Garante a plena funcionalidade e produtividade da equipe;
Escudo para interferências externas.
Eu entraria com recurso!! Quem deve garantir o ROI é o Product Owner
Em primeiro lugar, vamos falar da "ferramenta". Todos concordamos que Scrum é um framework que segue as boas práticas do manifesto ágil, sendo considerado e usado como uma metodologia ágil.
Se formos olhar lá no que o manifesto prega, podemos visualizar que: "Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas". Ou seja, o Scrum Master não deve "garantir que as regras e as ferramentas sejam utilizadas" e sim que ele gerencie o uso do scrum de modo que o time de desenvolvimento não saia dos principios pregados pelo scrum. O Scrum Master gerencia o time, ele gerencia pessoas, ele garante que o time usará o scrum. Apenas isso.
Quanto ao "ROI", está completamente errado! Pois o S.M ele apenas trabalha para aumentar, divulgar e planejar implementação do SCRUM dentro da organização. Sendo assim, ele não garante o ROI, quem garante, como já foi especificado, é o P.O.
Quem estiver ainda com dúvida, visite o site do manifesto ágil: http://www.manifestoagil.com.br/
Ou sobre o ROI, pode ser visto especificações das atribuições do Scrum Master para os projetos/organizações na página 7 do Scrum Guide.
Espero que todas as dúvidas tenham sido tiradas. Não sei qual o gabarito, mas eu colocaria sem dúvidas como errada e ainda por cima, se fosse certa, entraria com recurso.
O Scrum Master garante que regras e ferramentas sejam utilizadas com vistas à criatividade do trabalho e ao retorno do investimento. A questão parece confusa porque o Product Owner é o encarregado de garantir o retorno do investimento. A questão não diz que o Scrum Master fica encarregado disto. Mas a utilização das regras e ferramentas pelo Time de Desenvolvimento, sob a liderança do Scrum Master, tem o objetivo de garantir a:
1) a criatividade do trabalho
2) e o retorno do investimento.
Mais uma questão do cespe na qual o examinador pode escolher tanto certo quanto errado. Espere que esse tipo de prova ( certo ou errado ) morra para sempre! rs
Gabarito
da professora: CERTO.
Referência:
[1] Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Guia do Scrum - Um guia definitivo para o Scrum: As regras do Jogo. 2013. Disponível no site scrum guides.Julgue o item a seguir, com base nos processos e nas práticas ágeis de desenvolvimento de software.
Um ponto de história nada mais é do que uma unidade de tamanho, que faz sentido para o time Scrum e indica se a história é grande ou pequena.
Por exemplo: uma história muito simples de ser implementada, para o time, poderá ter o tamanho 1. Consequentemente, uma história com o dobro de complexidade da primeira terá o tamanho 2.
Os Pontos de História não possuem vinculação com tempo, eles possuem vinculação com o esforço.