-
FALSO, pois a identidade de Slutsky é uma versão algébrica do ES e ER (qual seja: VARx1 = VARx1^s + VARx1^n). Mas a base analítica do ES e ER permanecem a mesma, em que o ES é sempre negativo - e é sempre relacionado negativamente com a variação de preços. Para bens normais, o ER sempre reforça o ES, pois ambos apontam para o aumento de consumo no caso de redução de preços e para a redução no consumo no caso de aumento de preços.
-
Identidade de Slutsky é a equação que define que Efeito Preço = Efeito Renda + Efeito Substituição.
Pois bem, como a questão não nos deu mais detalhes sobre as preferências do consumidor, devemos considerar o caso geral, qual seja: as preferências do consumidor seguem as premissas de completude, monotonicidade, transitividade e reflexividade. Além disso, as curvas de indiferença, mesmo sendo quase lineares, seguem a negatividade de
inclinação.
Assim, para essas preferências que simbolizam o caso geral, os efeitos renda e substituição agem em sentidos opostos. Se o preço for reduzido, o efeito substituição apontará aumento de consumo (efeito substituição negativo). O efeito renda apontará também o aumento de consumo (efeito renda positivo).
Apesar dos dois efeitos apontarem um aumento de consumo, um é positivo e o outro é negativo. Assim, na identidade de Slutsky, eles entram com sinais opostos. Dessa forma, esses efeitos não são iguais.
Gabarito: ERRADO
Fonte: Herber e Jetro
-
Achou que todo o trabalho da questão anterior era apenas para ela?
Não não!
Ficou claro que quando as preferências são quase lineares, o efeito renda é nulo e o efeito substituição não
é.
Logo, não serão iguais!
Considerando que a função utilidade de um consumidor seja dada por U(x, y) = 2x
1/2y
1/2
, em que x e y
representam, respectivamente, as quantidades de unidades consumidas de dois bens distintos X e Y, julgue os
itens a seguir (43 E 44).
-
Nas funções de demanda quase lineares toda a variação na demanda de um bem devido a uma mudança de preço deve-se ao efeito substituição. O efeito renda neste caso é 0. Portanto, o aumento no consumo do bem X deve-se apenas à mudança na proporção de preços(efeito substituição). O aumento na renda ocasionado redução do preço de x será todo absorvido por um aumento no consumo do bem Y.
As respostas anteriores não mencionam as funções de demanda quase lineares.
São funções em que aumentos de renda provocam apenas aumento na demanda do bem Y(eixo das ordenadas).
-
Felipe Slmão é a unica resposta correta!