Modelo (APT), simplificando:
- Busca determinar o retorno esperado de um ativo;
- Função linear de vários fatores;
- A sensibilidade a mudanças de cada fator é representado por um beta específico;
- Estando o mercado em equilíbrio não há arbitragem, ativos de risco semelhantes não oferece retornos discrepantes;
- O (APT) aborda o mercado de forma mais generalista, incluindo diversos fatores que podem interferir no retorno do ativo, indo, portanto, além de simples médias e variâncias como no (CAPM), por exemplo.
Vamos além:
Segundo esse modelo (APT), o retorno incremental de um ativo é composto por duas partes: um delas descreve o retorno previamente conhecido de arbitragem com um determinado ativo, também chamada de retorno médio do mercado, outra por uma parcela imprevisível ou surpresa, sensível a diversos fatores, como as variações nas expectativas macroeconômicas, nas taxas de juros, inflação, PIB, atividade de produção da empresa.
A parcela que representa o fator imprevisível, subdivide-se em uma parte sistemática ou de mercado, composta pela média ponderada do retorno incremental dos diversos fatores de mercado e outra não sistemática, que sintetiza a influencia dos fatores, sendo que em carteiras diversificadas esse risco é eliminado.
Vamos a questão:
Em uma economia cuja taxa de retorno do ativo livre de risco é de 4% a.a., (...)
"O mercado está em equilíbrio, não há arbitragem."
(...) uma ação tem risco sistemático igual ao dobro do risco de mercado. Com base nessas informações e nas teorias de apreçamento, julgue os itens subsecutivos.
"O risco sistemático é composto pela média ponderada do retorno incremental dos diversos fatores de mercado, não existindo a possibilidade de uma ação igual ao dobro do risco de mercado."
O modelo de formação de preços por arbitragem (APT) baseia-se na hipótese de que há a possibilidade de ganhos por arbitragem sem risco, ou seja, dois bens idênticos podem ser vendidos a preços diferentes.
"Ativos de risco semelhantes não oferece retornos discrepantes."
Questão Errada.