SóProvas



Questões de Modelo CAPM (Capital Asset Pricing Model)


ID
18943
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O método recomendado para estimar o custo de capital das ações ordinárias de uma empresa com cotação na bolsa de valores é o modelo de precificação de ativo (CAPM - Capital Asset Pricing Model). Com relação a esse modelo, considere:

I. Ele estabelece uma relação linear entre o prêmio exigido para investir em um ativo de risco e o prêmio que oferece a carteira de mercado.
II. Há duas formas de medir o risco sistemático do ativo: de forma absoluta, pelo beta do ativo obtido como resultado da divisão entre a covariância do ativo e da carteira pela variância do ativo, e, de maneira relativa, pela covariância dos retornos do ativo e os retornos da carteira.
III. O modelo CAPM recomenda a diversificação da carteira de ações, pois o aumento do número de ativos na carteira tende a compensar as variações provenientes das próprias empresas ou, de outra maneira, tende a eliminar o risco diversificável ou risco não-sistemático.
IV. A determinação da estimativa do custo de capital da ação ordinária aplicando o CAPM se baseia em retornos históricos da taxa livre de risco, do ativo de risco e da carteira de mercado, todas durante o mesmo prazo e periodicidade.
V. O risco total do ativo é a soma do risco sistemático (risco diversificável) e do risco não-sistemático (não-diversificável), e em uma carteira bem diversificada há somente o risco não-sistemático.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. O CAPM estabelece que Ri - Rf = B*(Rm - Rf ), ou seja, uma relação linear entre o prêmio de ativo de risco (Ri - Rf) e entre o prêmio da carteira de mercado (Rm - Rf ). CORRETO
    Eliminamos letras d) e e).

    II. Há duas formas de medir o risco sistemático do ativo: de forma absoluta RELATIVA (pense numa divisão), pelo beta do ativo obtido como resultado da divisão entre a covariância do ativo e da carteira pela variância do ativo DA CARTEIRA de mercado diversificada; e, de maneira relativa ABSOLUTA, pela covariância dos retornos do ativo e os retornos da carteira. ERRADA
    Eliminamos letras b).
    III. O CAPM recomenda a diversificação da carteira de ações, pois o aumento do número de ativos tende a compensar as variações provenientes das próprias empresas ou, de outra maneira, tende a eliminar o risco diversificável ou risco não-sistemático. CORRETO

    => GABARITO Letra C

    Verifiquemos os demais

    IV. A determinação da estimativa do custo de capital da ação ordinária aplicando o CAPM se baseia em retornos históricos da taxa livre de risco, do ativo de risco (o retorno do ativo é exatamente o quero estimar) e da carteira de mercado, E DO BETA,  todas durante o mesmo prazo e periodicidade. ERRADO
    V. O risco total do ativo é a soma do risco sistemático (risco diversificável)(não-diversificável)e do risco não-sistemático (não-diversificável)(diversificável), e em uma carteira bem diversificada há somente o risco não-sistemático. ERRADO 


  • Leno, como a IV pode estar errada, se o gabarito é a letra C: Oo


ID
42547
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando o modelo de CAPM e a realidade de um determinado país, sabe-se que a ação de uma fábrica de tratores tem um Beta de 1,50 e o custo de capital do acionista é de 17% ao ano. Sabe-se, ainda, que a poupança, que é considerada a aplicação sem risco, paga, em média, 8% ao ano, e que a Cia. de Saneamento possui um custo de capital próprio de 14% a.a..
Com base no exposto, o Beta da Cia. de Saneamento será

Alternativas
Comentários
  • Sendo:

    K = Rf + (Rm-Rf) x b

    17 = 8 + (Rm - 8) 1,5
    9 = 1,5 Rm - 8
    1,5 Rm = 21
    Rm = 14%

    A partir daí pode-se calcular o b, utilizando-se o custo do Capital Próprio da Cia. Saneamento (K = 14%)

    14 = 8 + (14-8)b
    6 = 6b
    b = 1
  • Ci, houve um erro de cálculo, apesar de você ter chegado ao resultado correto. Corrigindo:

    Sendo:

    K = Rf + (Rm-Rf) x b

    17 = 8 + (Rm - 8) 1,5
    9 = 1,5 Rm - 12
    1,5 Rm = 21
    Rm = 14%

    A partir daí pode-se calcular o b, utilizando-se o custo do Capital Próprio da Cia. Saneamento (K = 14%)

    14 = 8 + (14-8)b
    6 = 6b
    b = 1
  • vc nem precisa calcular o Rm na verdade, já que é o mesmo pros dois. Basta fazer:

    17 = 8 + 1,5 * prêmio  
    prêmio = 6

    14 = 8 + B * 6
    B = 1

ID
77074
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

.Usando o Capital Asset Pricing Model (CAPM) e considerando-se dois ativos de risco, com retornos esperados iguais e desvios padrões iguais, seus preços serão

Alternativas
Comentários
  • Bom, a B é a única alternativa plausível, mas os preços NÃO SERÃO diferentes, como implica a questão. Eles PODEM SER diferentes, como podem ser iguais.. Meio confusa essa questão.
  • Concordo com a argumentação dada pelo colega.  O CAPM tem o fator beta que é a covariância entre o Retorno do ativo e o retorno do mercado dividido pela variância do retorno de mercado.

    O beta para estes ativos pode ser ser igual, se a covariância deles for igual.
    O beta para estes ativos pode ser diferente, se a covariância deles for diferente.

    A resposta b para ser correta deveria implicar na reescrita do fim do enunciado como "seus preços poderão ser"
  • Resposta Correta: Letra B

    O examinador disse que PODEM ter covariâncias diferentes, portanto é uma alternativa correta!

    Vamos a explicação que eu tive! (Exercícios em Finanças - Ponto dos Concursos - professor César Frade)

    Na verdade, ao considerarmos o modelo CAPM vemos que três são as variáveis que determinarão a esperança de retorno, são elas: o retorno do ativo e o livre de risco, o beta e o retorno de mercado.

    O retorno do ativo livre de risco e o retorno de mercado são os mesmos. Entratanto, o beta depende da relação entre o retorno do ativo e o retorno de mercado, ou seja, é a razão entre a covariância entre o ativo e o mercado e a variância de mercado.

    Logo, estes dois ativos podem ter preços diferentes e tudo isso dependerá da covariância de cada um dele com o mercado. Se as covariâncias forem diferentes, os preços serão diferentes.Se as covariâncias forem diferentes, os preços serão diferentes.

    Entre as alternativas que foram fornecidas, seria de melhor agrado a B mesmo, antes de esperar qualquer recurso...
  • Não compreendi por que os betas seriam diferentes se os retornos esperados são iguais... :(

    R1 = R2 => B1 = B2 => Cov (R1,Rm) = Cov (R2,Rm).

    Alguém saberia explicar?

  • Também fiquei com dúvida nessa questão, e acho que as explicações dadas pelos colegas não estão corretas. Depois de muito pensar como pode ser a alternativa B, cheguei na seguinte conclusão, vejam se está correta:

     

    Ra = Rf + Ba( Rm - Rf)

    Rb = Rf + Bb(Rm - Rf)

     

    Se Ra = Rb,

    Rf + Ba(Rm - Rf) = Rf + Bb(Rm - Rf) -> Ba(Rm - Rf) - Bb(Rm - Rf) = 0 -> (Ba - Bb) (Rm - Rf) = 0

    Assim, ou (Ba - Bb) = 0 ou (Rm-Rf)=0

    Se Rm fosse diferente de Rf, Ba e Bb deveriam ser iguais, consequentemente suas covariâncias também. Como a questão não fala sobre Rm e Rf, não da para afirmar isso, logo Ba e Bb podem ser diferentes, e suas covariâncias também, consequentemente seus preços também.

     


ID
123733
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Para que o Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM) seja uma relação geral de equilíbrio entre retorno esperado e risco, é essencial que:

Alternativas
Comentários
  •  a) O problema está em existir um ativo livre de risco com a mesma taxa de retorno.

    b) Eles observam todo o passado e futuro.

    c) Basta que o ativo em questão e o livre de risco sejam negociáveis.

    d) Não podem existir impostos.

    e) correta! 

  • A questão trata dos pressupostos básicos do CAPM:
    1)Não existem custos de transação
    2)Os ativos são divisíveis
    3)Ausência de imposto de renda pessoa física
    4)Existência de um mercado em concorrência perfeita (um indivíduo não é capaz de influenciar o preço de uma ação através de sua compras e vendas)
    5)Os investidores tomam suas decisões somentes em termos de valores esperados e desvios-padrão dos retorbos de suas carteiras (constroem suas carteiras com base no resultado histórico dos ativos)
    6)É permitida vendas a descoberto e não há limite de quantidades
    7)É possível aplicar e captar à taxa livre de risco em quantidades ilimitadas
    8 e 9)Expectativas são homogêneas (os investidores definem o período relevante de análise da mesma maneira e têm expectativas idênticas em relação aos dados necessários para a otimização de carteiras, ou seja, possuem a mesma expectativa quanta a retorno esperado, variância e covariância)
    10)Todos os ativos são negociáveis (inclusive o capital humano)
    Fonte: Moderna teoria de carteiras e análise de investimentos. Edwin J. EltonMartin J. GruberStephen J. Brown e William N. Goetzmann

    Analisando cada assertiva:
    Para que o Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM) seja uma relação geral de equilíbrio entre retorno esperado e risco, é essencial que:
    a) exista um ativo livre de risco que possa ser comprado ou vendido em qualquer quantidade, à mesma taxa de retorno.
    Só há o pressuposto da existência do ativo livre de risco, que pode ser comprado e vendido em qualquer quantidade (pressuposto 7)
    b) os investidores tomem decisões de otimização de carteiras com horizontes de um único período.
    Aqui se trata das expectativas homogêneas (pressupostos 8 e 9). Não há a necessidade de ser em um único período, apenas que eles definam o horizonte de tempo da mesma maneira.
    c) todos os ativos sejam negociados e tenham preços de mercado observáveis.
    Só existe a suposição de que todos os ativos sejam negociáveis (pressuposto 10)
    d) os dividendos e ganhos de capital com investimentos em ações sejam tributados à mesma alíquota de imposto de renda.
    Não há IR no CAPM (pressuposto 3)
    e) todos os investidores tenham as mesmas expectativas a respeito de retornos esperados, variâncias e covariâncias de retornos de todos os títulos existentes.
    Resposta certa (pressupostos 8 e 9)
  • Segue a definição do Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM):

    Modelo matemático de precificaçãode ativos, que descreve a relação justa entre o retorno esperado de ativos comercializáveis.

    Abordagem muito utilizada na avaliação de ativos.

    Busca descrever uma relação justa entre o retorno esperado do ativo examinado, o retorno de um ativo livre de risco e o retorno esperado de um portfólio de mercado, em ativos submetidos a cotação em mercados organizados.

    Fonte: Bovespa : Investidor – Dicionário de Finanças.

  • valeu turma!


ID
150727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Nos estudos da moderna teoria da administração financeira, destacam-se os modelos para otimização dos retornos dos investimentos em títulos e operações do mercado financeiro. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O método CAPM (capital asset pricing model), que tem como principal preocupação o risco não-diversificável, adota por hipótese que, em situação de equilíbrio do mercado, as taxas de retorno de todos os ativos sem risco ocorrem em função da sua covariância em relação ao ativo de maior risco.

Alternativas
Comentários
  • AlTERNATIVA ERRADA

    O Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (MPAF), mais conhecido mundialmente pela sigla em inglês CAPM (Capital Asset Pricing Model), é utilizado em finanças para determinar a taxa de retorno teórica apropriada de um determinado ativo em relação a uma carteira de mercado perfeitamente diversificada. O modelo leva em consideração a sensibilidade do ativo ao risco não-diversificável (também conhecido como risco sistêmico ou risco de mercado), representado pela variável conhecida como índice beta ou coeficiente beta (β), assim como o retorno esperado do mercado e o retorno esperado de um ativo teoricamente livre de riscos.

  • Pessoal,

    No CAPM, em mercados em equilíbrio, o retorno de todos os ativos aproxima-se do retorno do mercado.

    Abs,

    SH.
  • Olá Pessoal

    Vários erros observados no gabarito já observados pelos colegas, contudo vale lembrar também que no modelo CAPM OS RISCOS SÃO DIVERSIFICÁVEIS EM CARTEIRA, QUANTO MAIOR DIVERSIFICÁVEL A CARTEIRA, MAIS O RISCO SERÁ DILUÍDO NA CARTEIRA DOS INVESTIDORES.

    Portanto, Gabarito E.

    Bons Estudos.


ID
150730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Nos estudos da moderna teoria da administração financeira, destacam-se os modelos para otimização dos retornos dos investimentos em títulos e operações do mercado financeiro. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Uma alternativa ao teste do CAPM, a APT (arbitrage pricing theory), pressupõe que o mercado é perfeitamente competitivo e que não há custos de transação. Além disso, adota a hipótese de que os investidores têm crença homogênea de que o retorno dos ativos é função linear dos diversos fatores considerados.

Alternativas
Comentários
  • Em 1976, Richard Roll escreveu um trabalho em que demonstra que o CAPM nunca pode ser testado, e esse permanece até hoje com o problema fundamental do CAPM, ou seja , não é possível confirmar ou negar o modelo com evidências empíricas. Assim, em 1976, Stephen Ross criou a teoria da arbitragem (Arbitrage Pricing Theory - APT), cuja suposição fundamental é de que os retornos dos títulos são produzidos por um processo idêntico ao do modelo de índices múltiplos.

     

    correto

     

    http://www.eps.ufsc.br/disserta98/baima/cap5.htm


ID
185128
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O modelo CAPM (Capital Asset Pricing Model) descreve a relação entre o risco e o retorno esperado em investimentos. O CAPM propõe que o retorno esperado (Ri) seja função da taxa de retorno livre de risco (Rf), do nível de risco sistemático medido pelo coeficiente beta (B) e do prêmio de risco de mercado, calculado com base no retorno de mercado (Rm). Qual o retorno esperado de determinado ativo, expresso em taxa de retorno anual, cujo coeficiente beta é de 1,1, em uma economia na qual os valores de Rf e Rm são, respectivamente, 10% e 20 % ao ano?

Alternativas
Comentários
  • CAPM:

    R = Rf + beta * (Rm - Rf)

    R = 10% + 1,1 (20 - 10)

    R = 21%

  • Ki =  beta x (Rm - Rf) + Rf

    Onde:
    Ki ou Ri = a taxa de retorno do investimento, taxa mínima de atratividade
    Rf = taxa de retorno do investimento "livre de risco", é a "renda fixa"
    Rm = taxa de retorno do mercado
    Coeficiente Beta = nível de risco sistemático ou não-diversificável do sistema
     
    Ki = 1,1 x (0,20 - 0,10) + 0,10

    Ki = 21%

    Letra D

    http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/237.pdf

  • RF = 10%

    RM=20%

    beta= 1,1

    REM= RF+(RM-RF)x beta

    . 10+ (20-10) x 1,1

    10+ 22 - 11 = 21


ID
317257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca de finanças, julgue os itens de 37 a 45.

Enquanto o APT (arbitrage pricing theory) se baseia no argumento de dominância do risco e do retorno para as relações de equilíbrio de preços, o CAPM (capital-asset- pricing-model) surge quando um investidor constrói uma carteira de investimento zero e lucro certo, dispensando a necessidade de agregar as posições limitadas individuais.

Alternativas
Comentários
  • No CAPM predomina o risco não diversificável, que é aquele que o gestor não possui controle, como aspectos climáticos, incerteza no cenário político, oscilações da inflação ou da taxa básica de juros. Portanto, não há que se falar em lucro certo.  Também não é dispensável os agregados individuais, muito pelo contrário.

  • Arbitrage Pricing Theory (APT) = “Arbitragem”. A oportunidade de arbitragem surge quando um investidor constrói uma carteira de investimento zero e lucro certo.

    EX: um ativo tem diferentes preços em diferentes mercados. Dessa forma, o investidor vende a descoberto tal ativo no mercado em que ele está mais caro e, com o dinheiro obtido, o compra no mercado em que está barato, auferindo lucro certo e sem investir seu próprio dinheiro.


ID
317260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca de finanças, julgue os itens de 37 a 45.

Considere que determinada carteira ampla e diversificada utilize a medida de risco denominada CAPM (capital-asset- pricing-model), que a covariância entre o retorno de um ativo i e o retorno da carteira de mercado seja igual a - 0,2, a variância do mercado seja 1,50, o retorno esperado do mercado seja 0,15 e a taxa livre de risco corresponda a 0,08. Nessa situação, de acordo com o CAPM, o retorno esperado desse ativo será superior a 0,07 e inferior a 0,08.

Alternativas
Comentários
  • B = COV(i,Rm) / VAR(Rm) --> B = -0,2 / 0,1 = -0,133... (atentar para o denominador que é negativo: -0,2)

    K = Rf + B.(Rm - Rf) --> K = 8 - 0,13.(15-8) = 7,06%

    Portanto, retorno esperado é 0,07 < K < 0,08. Logo, gabarito CERTO.


  • Só tem um erro no raciocínio do Sérgio:

    B = COV(i,Rm) / VAR(Rm) --> B = -0,2 / 0,15 = -0,133...

    K = Rf + B.(Rm - Rf) --> K = 8 - 0,13.(15-8) = 7,06%


ID
317275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca de finanças, julgue os itens de 37 a 45.

O conceito de VAR (value-at-risk) está relacionado ao risco de mercado e representa o valor em risco que sintetiza a avaliação da vulnerabilidade potencial da carteira aos acontecimentos excepcionais, mas plausíveis. A Resolução do CMN n.º 3.792 dispõe acerca das diretrizes dos planos administrados pelas EFPCs e estabelece que essas entidades devem identificar, avaliar e monitorar o risco de mercado.

Alternativas
Comentários
  • O Var não é usado para acontecimento excepcionais, somente aos normais.


ID
336568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando a análise de projetos estruturados (project finance) como forma de engenharia financeira sustentada contratualmente pelo fluxo de caixa de um projeto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a. No project finance, a responsabilidade sobre os capitais aportados, no âmbito das sociedades de propósitos específicos, é ilimitada. --> Há segregacao do risco entre os parcicipantes. 

    b. A utilização de contratos de longo prazo (offtake agreements), bem como a exigência de estudos de mercado e de análise da correlação entre receita e despesas são formas de atenuar o risco de mercado de um determinado projeto. >> sim, todos esses procedimentos permitem mitigar riscos de mercado, entre outros, diminuindo as incertezas acerca dos fluxos de caixa e mitigando os riscos do projeto. 

    •Contrato de compra e venda (Off-take agreements): O contrato de compra e venda estabelece que uma certa quantidade de produto será vendida a um preço corrigido através de um dado indicador. A venda antecipada da produção futura do projeto é vital para dar segurança ao financiador, evitar a volatilidade mercado que pode fazer variar o preço do produto e conseqüentemente levar o projeto a bancarrota. Me maneira geral, a o contrato de compra e venda deve ser suficiente para cobrir os custos de operação do empreendimento e pagar o serviço da dívida contratada. 

    c. No Sistema BNDES, as operações realizadas com concessionárias de energia, transportes ou telecomunicações que utilizam garantia de recebíveis são feitas unicamente por meio de contas especiais de garantia (scroll account), em um banco depositário (trustee) no qual as tarifas são depositadas para garantir os pagamentos dos empréstimos recebidos. --> collection account ou escrow ( como consta na literatura) account. 

    http://www.bndespar.com.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/revista/rev1106.pdf    pag 18

    d. As sociedades de propósitos específicos não podem incluir valores mobiliários como garantia para os recursos que levantam no mercado >> podem, quando se trata de negociacoes e recuperacao de credito, como o objetivo é a geração positiva de receitas que permita o prosseguimento da operação, as soluções usualmente adotadas envolvem reescalonamento condicionado (com compensações para o credor), desimobilização, assunção de dívidas por um terceiro, cessão (“venda”) de créditos, utilização de recebíveis, uso de debêntures, leasing e acesso a instrumentos de controle interno. 

    e. Nessa modalidade de captação de recursos, o contrato de compra firme (take-or-pay) dispõe que o comprador da produção ou dos serviços do projeto deve efetuar o pagamento somente no momento da entrega.  >>> o comprador se compromete a pagar certos valores pre estabelecidos independentemente da entrega do bem/serviço



ID
463642
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No modelo CAPM (Capital Asset Pricing Model), se o coeficiente ß for menor que 1 (um), isso significa que o

Alternativas
Comentários
  • A fórmula do CAPM é: E(Ri) = Rf + B ( E(Rm) - Rf )

    Onde: 
    Ri = retorno esperado do ativo i
    Rf = retorno esperado de um ativo livre de risco ("risk free")
    Rm = retorno esperado da carteira do mercado (exemplo Ibovespa)
    B = coeficiente Beta, que representa a sensibilidade dos retornos do ativo em relação aos do mercado. Esse Beta = cov (Ri,Rm)/ var(Rm)
    ( E(Rm) - Rf ) = é o prêmio de risco

    O risco sistemático do ativo financeiro i é o risco de como, por exemplo, os aspectos políticos, sociais ou econômicos do país afetam o retorno de i. Esse risco é medido exatamente pelo Beta. O Beta mede o risco do ativo em relação à carteira de mercado. Um Beta menor que 1 significa que o risco sistemático do ativo i é inferior ao risco sistemático da carteira de mercado. Esse seria um ativo defensivo. Um Beta = 1 seria o de um ativo com variação semelhante à do mercado. Já um Beta maior que 1 serio o de um ativo agressivo, ou seja, mais arriscado que o mercado, porém que poderia ter mais retorno.

    Portanto a resposta é a letra B.
  • A fórmula do CAPM é: E(Ri) = Rf + B ( E(Rm) - Rf )

    Onde: 
    Ri = retorno esperado do ativo i
    Rf = retorno esperado de um ativo livre de risco ("risk free")
    Rm = retorno esperado da carteira do mercado (exemplo Ibovespa)
    B = coeficiente Beta, que representa a sensibilidade dos retornos do ativo em relação aos do mercado. Esse Beta = cov (Ri,Rm)/ var(Rm)
    ( E(Rm) - Rf ) = é o prêmio de risco

    O risco sistemático do ativo financeiro i é o risco de como, por exemplo, os aspectos políticos, sociais ou econômicos do país afetam o retorno de i. Esse risco é medido exatamente pelo Beta. O Beta mede o risco do ativo em relação à carteira de mercado. Um Beta menor que 1 significa que o risco sistemático do ativo i é inferior ao risco sistemático da carteira de mercado. Esse seria um ativo defensivo. Um Beta = 1 seria o de um ativo com variação semelhante à do mercado. Já um Beta maior que 1 serio o de um ativo agressivo, ou seja, mais arriscado que o mercado, porém que poderia ter mais retorno.

    Portanto a resposta é a letra B.


ID
555802
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um projeto consiste em investir, inicialmente, R$ 100,00 e obter receitas mensais de R$ 20,00, nos 8 meses subsequentes. Seu período de payback, em meses, é

Alternativas

ID
876697
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O coeficiente beta (b) é uma medida relativa de risco não diversificável, utilizado no modelo CAPM (Modelo de Formação de Preços de Ativos). Suponha que um ativo com retorno esperado de 12% seja influenciado por uma variação do retorno da carteira de mercado em + 2%.

Nesse caso, é correto afirmar que o retorno esperado do ativo:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra A, o Índice Beta mede o quanto um ativo varia em relação a variação de um índice de mercado, como a taxa esperada era de 12% e o mercado variou 2% e considerando que o Beta do Ativo é -0,5 isso significa que sempre que o Mercado Subir 2 pontos, a ação varia -50% disso. Resposta letra A.

  • Basta igualar as equações das duas situações.

    Situação 1 -> 12 = X + B(Y-X) -> 0 = X + B(Y-X) -12

    Para a alternativa A, B = -0,5, logo a situação 1 fica igual a 0 = X -0,5*(Y-X) - 12

    e a Situação 2 fica igual a 11 = X - 0,5*[(Y+2) + X] -> 0 = X - 0,5*[(Y+2 + X] -11

    Igualando as duas equações, temos:

    X - 0,5*(Y-X) - 12 = X - 0,5*[(Y+2) + X] - 11, desenvolvendo...

    X -0,5* Y + 0,5*X -12 = X - 0,5*Y -1 -0,5 * X - 11, passando tudo para a esquerda e juntando os iguais...

    X - X - 0,5*Y + 0,5*Y - 0,5*X + 0,5*X - 12 + 12 = 0, por fim temos que 0 = 0, logo a situação é verdadeira.

    A alternativa A é a correta.

  • RE = RF+BtRm

    RE = Retorno esperado

    RF = Risco Free (Vamos zerar)

    Bt = Beta

    Rm = Índice de Mercado

    RE = Bt.Rm

    a) -0,5*2= -1+12=11

    b) -4*2 = -8+12=4

    c)

    d)

    e)


ID
916012
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com a versão simplificada do CAPM, aplicada a qualquer ativo, o beta de um ativo representa:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E.

    O CAPM utiliza o índice β - beta - para medir o risco não diversificável. Este índice mede a variação de uma ação em relação a uma carteira de mercado, perfeitamente diversificada

    http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_beta
  • Só complementando o que Igor explicou, o índice beta é um indicador de grau de variabilidade do retorno de um ativo em resposta a uma variação do retorno do mercado.


ID
925615
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Usando o modelo CAPM, foi calculado o custo esperado de capital próprio para uma empresa X, cuja ação é negociada em bolsa. Consideraram-se uma taxa de retorno esperada do ativo livre de risco de 8% ao ano e uma taxa de retorno esperada da carteira de mercado de 10% ao ano. Desconsidere quaisquer efeitos fiscais. Segundo os gestores de portfólio, a ação ordinária de X é um ativo agressivo.

Logo, o custo esperado de capital próprio de X, em % ao ano, é

Alternativas
Comentários
  • O CAPM serve para calcular o custo do capital próprio investido em determinado bem. Para o investidor, é importante considerar o retorno esperado do investimento e a rentabilidade de investimentos de baixo risco (por exemplo, poupança). Isso porque, dependendo da remuneração dos ativos "seguros", ele vai optar por aceitar o risco mais elevado ou não.
    A fórmula é a seguinte:
    CAPM = REac + B[REanc - REac] , onde
    REac = rentabilidade esperada do ativo conservador (na questão, "taxa de retorno esperada do ativo livre de risco");
    B = beta que mede a intensidade do risco do ativo não conservador (na questão, "a ação ordinária de X é um ativo agressivo");
    REanc = rentabilidade esperada do ativo não conservador (na questão, "taxa de retorno esperada da carteira de mercado").
    Agora, basta substituir:
    CAPM = 8% + 1,5[10% - 8%] = 11%.
    ATENÇÃO: Note que o valor de B foi escolhido arbitrariamente. Entretanto, como foi dito que o ativo é AGRESSIVO, concluímos que o risco é alto. Por risco alto, entende-se que o B > 1. Na prática, isso significa que o ativo é mais volátil do que o mercado. Logo, pequenas mudanças no mercado levam a grandes alterações no preço do ativo, elevando seu risco. Note que qualquer valor maior do que 1 (quando REac = 8% e REanc = 10%) fará com que o CAPM seja superior a 10% (nunca igual a 10%!!). Por isso, a resposta correta é a letra E.
  • Não precisa fazer nenhum cálculo nesta questão.


    Se a taxa de retorno do mercado é 10% e o ativo é agressivo, ela precisa ser necessariamente maior que 10%
  • De modo detalhado, podemos resolver da seguinte maneira:

    Obs.1: Custo do Capital Próprio = CAPM = Rf + beta x (Rm - Rf)

    Obs.2: Resumindo...

    beta = 0 (Indica que se trata de um ativo livre de risco)

    beta = 1 (o ativo gera retorno igual ao Rm)

    beta > 1 (o ativo gera retorno acima do Rm)

    beta < 1 (o ativo gera retorno abaixo do Rm)


    I) Coleta de dados da questão

    Retorno Esperado do ativo livre de risco (Rf) = 8%

    Retorno do Mercado (Rm) = 10%

    A questão não nos deu o beta, mas nos deu a informação de que o ativo é do tipo "agressivo", o que significa que seu beta > 1, pois gera retorno ACIMA do Retorno do Mercado (Rm).


    II) Supondo beta = 1, podemos obter o CAPM pela fórmula:

    CAPM = Rf + beta x (Rm - Rf)

    CAPM = 8 + 1 x (10 - 8)

    CAPM = 10%


    III) Se CAPM = 10% com o beta = 1, então, na questão, com o beta > 1 só podemos ter custo do capital próprio MAIOR do que 10% (LETRA E).


ID
990481
Banca
FCC
Órgão
BACEN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Três Fundos de Investimento foram analisados segundo os parâmetros de rentabilidade e risco para um determinado período de tempo:
______________________________

Fundo de Investimento A 

Rentabilidade 18% a.p. 

Risco 5 % a.p.

_____________________________
Fundo de Investimento B

Rentabilidade 20% a.p.

Risco 4% a.p.

____________________________

Fundo de Investimento C

Rentabilidade 23% a.p.
Risco 11% a.p.

____________________________

Os índices de Sharpe dos fundos analisados foram, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Bom, eu não vi a prova inteira para saber se eles informaram previamente a taxa livre de risco, que, no brasil, pode ser considerada como a taxa SELIC. É curioso, pois a questão considera como a taxa livre de risco como sendo 12%a.p para a resposta ser a letra A. Entretanto, no site do banco central (http://www.bcb.gov.br/?COPOMJUROS) no histórico de 2006 a taxa SELIC não seria 12% mas uma média de 14%. Eu fiz por e por tentativa mesmo das respostas. Considere 12% a taxa livre de risco:

    IS = (Retorno - Rf)/Risco = 
    ISa = (18-12)/5 = 1,2
    ISb = (20-12)/4 = 2,0
    ISc = (23-12)/11 = 1,0
    Gabarito: A. 


ID
1117426
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Há várias condições que ampliam o risco de crédito de uma instituição financeira e que, portanto, devem ser consideradas e controladas para mitigar esse risco. Dentre as condições listadas a seguir, todas ampliam esse risco, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • na letra "b" fala-se  em variações futuras das condições econômicas globais . Não seria uma condição que NÃO ampliaria o risco já que não teríamos como prever tais condições econômicas futuras ( refiro-me a longo prazo)????

  • Define-se como Risco de Crédito a possibilidade de perdas resultantes pelo não recebimento de valores contratados junto a clientes em decorrência da incapacidade econômico-financeira destes mesmos clientes. Esta definição inclui todas as operações nas quais o J.P. Morgan concede ou se compromete a conceder financiamento sob suas mais diversas formas, incluindo empréstimos, repasses, adiantamentos, compromisso de empréstimos, garantias, cartas de crédito e operações de derivativos (futuros, swaps, forwards e opções) nas quais o cliente ou contraparte podem vir a se tornar devedores.


ID
1149025
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma determinada empresa possui ações negociadas na bolsa de valores. A taxa livre de risco do país é de 10% a.a. O retorno anual esperado para o índice que representa a performance do mercado de capitais é de 25% a.a. Sabendo-se que o beta é igual a 1,05, qual é o retorno esperado das ações, utilizando o CAPM?

Alternativas
Comentários
  • Retorno esperado = Livre de Risco + Beta*(Retorno Mercado - Livre de Risco)

    Retorno esperado = 10% + 1,05*(25%-10%)

    Retorno esperado = 25,75%


ID
1306810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em uma economia cuja taxa de retorno do ativo livre de risco é de 4% a.a., uma ação tem risco sistemático igual ao dobro do risco de mercado. Com base nessas informações e nas teorias de apreçamento, julgue os itens subsecutivos.

Se a taxa de retorno da ação for de 16% a.a., o alfa de Jensen na equação CAPM será nulo.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a questão está classificada erroneamente. Isso é economia!

  • Essa questão envolve saber duas coisas:

    CAPM:

    RE = RL + Beta * (RM - RL)

    RE = Retorno esperado do portfolio

    RL = Retorno livre de risco

    RM = Retorno esperado do mercado

    16%=4% + 2 (Rm - 4)

    12%= 2 Rm - 8%

    2 Rm= 20%

    Rm=10%

     

    Alfa de Jensen:

    A = RE - (RL + Beta (RM - RL)

    A = 16% - (4% + 2  (10% - 4%)

    A = 0%

  • questão mal feita pra burro.... não dá pra saber o alfa de jensen.... na equação do CAPM, por definição, não há alfa de jensen, mas se pede ele, é pq considera que ele existe, e com base nessa questão não há informações suficientes para saber qual o alfa, a "PEGADINHA" é que pergunta um coisa sobre o alfa na equação original do CAPM, mal feita e mal intencionada!

  • Questao deveria ser anulada, porque sem o retorno de mercado, nao ha como calcular o Alpha de Jensen.

    Mas como nao identificou o retorno de mercado, obviamente o alpha de jensen vai nulo.

  • Acho que a resolução do Rodrigo está equivocada. Desse jeito o alfa vai ser sempre zero.

    Se

    A = RE - (RL + Beta (RM - RL)

    e

    RE = RL + Beta * (RM - RL)

    Então

    A = RE - RE = 0

  • Como vimos há pouco, o Alfa de Jensen de uma ação (ou de uma carteira) é o quanto ela gerou de retorno acima da expectativa de rendimento prevista para ele. Ou seja, é o excesso de retorno sobre o que era esperado/previsto. A expressão do modelo CAPM calcula exatamente essa previsão (retorno esperado): 

    [Math Processing Error] 

    Onde 

    Re

     é o retorno esperado do ativo; 

    Rm é 

    Retorno esperado da carteira de mercado, 

    Rf

     é a Taxa de retorno livre de risco (4%), 

    β

     é o risco sistemático da ação (

    β=2,0)

     e [Math Processing Error] é o prêmio pelo risco de mercado. Assim, temos: 

    [Math Processing Error] 

    Re=2,0∙Rm−4%

     

    Perceba que sem o valor do retorno do mercado (ou do prêmio pelo risco de mercado) não é possível calcular o retorno previsto (esperado) para o ativo, e assim não dá para saber se a ação de fato gera o Alfa de Jensen. O Cespe NÃO anulou a questão, erroneamente. Certamente fez um cálculo equivocado, usando o valor de 16% como retorno esperado para calcular o 

    Rm

     para depois concluir que o Alfa de Jensen é nulo! Absurdo, porque se você considera que o retorno esperado é 16%, você já está assumindo que esse retorno é igual ao retorno esperado, e assim o Alfa de Jensen vai ser SEMPRE nulo. 

    Enfim, coisas de banca organizadora de concursos...... 

  • O risco de mercado não é diferente do prêmio pelo risco de mercado? No caso o prêmio pelo risco de mercado não é o (RM - RF). Não entendi nada.


ID
1306813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em uma economia cuja taxa de retorno do ativo livre de risco é de 4% a.a., uma ação tem risco sistemático igual ao dobro do risco de mercado. Com base nessas informações e nas teorias de apreçamento, julgue os itens subsecutivos.

O modelo de formação de preços por arbitragem (APT) baseia-se na hipótese de que há a possibilidade de ganhos por arbitragem sem risco, ou seja, dois bens idênticos podem ser vendidos a preços diferentes.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Damodaran (2007), a APT se fundamenta na premissa única de que investidores se aproveitam de oportunidade de arbitragem; ou seja, se duas carteiras têm o mesmo grau de exposição ao risco, mas oferecem retornos esperados diferentes, os investidores comprarão a carteira com maiores retornos esperados e, durante o processo, restaurarão o equilíbrio dos retornos esperados.

  • Questão de Economia ! Teoria de apreçamento ...

  • Assunto que vi em uma matéria do mestrado. A APT baseia-se na hipótese de ausência de arbitragem. Ou seja, oportunidades de arbitragem sem risco serão instantaneamente eliminadas. Resposta: errado.

  • Modelo (APT), simplificando:

    • Busca determinar o retorno esperado de um ativo;
    • Função linear de vários fatores;
    • A sensibilidade a mudanças de cada fator é representado por um beta específico;
    • Estando o mercado em equilíbrio não há arbitragem, ativos de risco semelhantes não oferece retornos discrepantes;
    • O (APT) aborda o mercado de forma mais generalista, incluindo diversos fatores que podem interferir no retorno do ativo, indo, portanto, além de simples médias e variâncias como no (CAPM), por exemplo.

    Vamos além:

    Segundo esse modelo (APT), o retorno incremental de um ativo é composto por duas partes: um delas descreve o retorno previamente conhecido de arbitragem com um determinado ativo, também chamada de retorno médio do mercado, outra por uma parcela imprevisível ou surpresa, sensível a diversos fatores, como as variações nas expectativas macroeconômicas, nas taxas de juros, inflação, PIB, atividade de produção da empresa.

    A parcela que representa o fator imprevisível, subdivide-se em uma parte sistemática ou de mercado, composta pela média ponderada do retorno incremental dos diversos fatores de mercado e outra não sistemática, que sintetiza a influencia dos fatores, sendo que em carteiras diversificadas esse risco é eliminado.

    Vamos a questão:

    Em uma economia cuja taxa de retorno do ativo livre de risco é de 4% a.a., (...)

    "O mercado está em equilíbrio, não há arbitragem."

    (...) uma ação tem risco sistemático igual ao dobro do risco de mercado. Com base nessas informações e nas teorias de apreçamento, julgue os itens subsecutivos.

    "O risco sistemático é composto pela média ponderada do retorno incremental dos diversos fatores de mercado, não existindo a possibilidade de uma ação igual ao dobro do risco de mercado."

    O modelo de formação de preços por arbitragem (APT) baseia-se na hipótese de que há a possibilidade de ganhos por arbitragem sem risco, ou seja, dois bens idênticos podem ser vendidos a preços diferentes.

    "Ativos de risco semelhantes não oferece retornos discrepantes."

    Questão Errada.


ID
1306816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em uma economia cuja taxa de retorno do ativo livre de risco é de 4% a.a., uma ação tem risco sistemático igual ao dobro do risco de mercado. Com base nessas informações e nas teorias de apreçamento, julgue os itens subsecutivos.

Em um modelo CAPM, se o prêmio pelo risco de mercado esperado pelos investidores for de 6% a.a., a taxa mínima de atratividade para investimento na ação será de 8% a.a.

Alternativas
Comentários
  • alguém saberia resolver e comentar essa questão?

  • Eu não entendi muito bem essa parte da questão que ele cita "uma ação tem risco sistemático igual ao dobro do risco do mercado". Isso é o beta, que seria 0,12 (0,06 x 2).

    Considerando a conta do CAPM, seria:

    TMA = 0,04 + 0,12 (0,06 - 0,04) que nao é 8%.

    Abs.

  • PRm = Rm - Rf

    Rm = 6 +4 = 10% --> B = 2.Rm --> B = 2.(0,1) = 0,2

    Logo:

    K = Rf + B.PRm

    K = 4 + 0,2.(6) = 5,2%

    Gabarito: ERRADO

  • Questão de Economia ! Teoria de apreçamento ...

  • A equação completa é Re = Rf + B(Rm-Rf)

    Re = retorno esperado (ou retorno exigido)
    Rf = taxa livre de risco
    B = Beta do ativo ou da carteira (índice de risco não diversificável)
    Rm = Raxa de retorno média do mercado
    Rm-Rf = Prêmio pelo risco.

     

     

     

    Rf = 4%
    Rm-Rf = 6% (prêmio de risco)
    β = 2 (o problema fala que é o dobro do risco de mercado, que é igual a 1)

    CAPM = 4 + 2 * 6
    CAPM = 4 + 12
    CAPM = 16%

  • Agora sim temos dados para resolver a questão, usando a expressão do modelo CAPM: 

    [Math Processing Error] 

    Onde 

    Re

     é o retorno esperado do ativo; 

    Rm é 

    Retorno esperado da carteira de mercado, 

    Rf

     é a Taxa de retorno livre de risco (4%), 

    β

     é o risco sistemático da ação (

    β=2,0)

     e [Math Processing Error] é o prêmio pelo risco de mercado (6%). Assim, temos: 

    Re=4,0%+2,0∙(6,0%)

     

    Re=4,0%+3,0%

     

    Re=7,0%

     

    Assim, o retorno esperado do ativo (ou taxa mínima de atratividade para investimento na ação) é igual a 7,0% 

  • Essa parte eu chamo de não transformar os números em decimais.

  • A Paula citou algo que ninguém colocou. O prêmio de risco de mercado já é o retorno esperado pela carteira diminuído pelo retorno do ativo livre de risco.

    Minhas contas também deram 16%.

    Gab.: Errado

  • A Paula citou algo que ninguém colocou. O prêmio de risco de mercado já é o retorno esperado pela carteira diminuído pelo retorno do ativo livre de risco.

    Minhas contas também deram 16%.

    Gab.: Errado

  • Agora sim temos dados para resolver a questão, usando a expressão do modelo CAPM: 

    [Math Processing Error] 

    Onde 

    Re

     é o retorno esperado do ativo; 

    Rm é 

    Retorno esperado da carteira de mercado, 

    Rf

     é a Taxa de retorno livre de risco (4%), 

    β

     é o risco sistemático da ação (

    β=2,0)

     e [Math Processing Error] é o prêmio pelo risco de mercado (6%). Assim, temos: 

    Re=4,0%+2,0∙(6,0%)

     

    Re=4,0%+3,0%

     

    Re=7,0%

     

    Assim, o retorno esperado do ativo (ou taxa mínima de atratividade para investimento na ação) é igual a 7,0% 

    Resolução dada pelo Prof. Daniel Negreiros


ID
1336255
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O método do Valor Presente Líquido (VPL) pode ser considerado o mais indicado na avaliação de investimentos por que:

I. depende apenas do custo de oportunidade.
II. o VPL de projetos alternativos podem ser comparados.
III. considera o investimento inicial em seu cálculo.

Em relação a tais características, assinale

Alternativas
Comentários
  • O método do Valor Presente Líquido (VPL) pode ser considerado o mais indicado na avaliação de investimentos porque:

    I. depende apenas do custo de oportunidade. A avaliação pelo método do valor presente líquido considera o investimento inicial e o fluxo de caixa que este gerará. O tratamento matemático leva as entradas ao valor presente, isto é, são descontadas à taxa de custo de capital da empresa ou taxa de desconto, ou retorno requerido, ou custo de capital. Não leva em conta apenas o custo de oportunidade, portanto.

    II. o VPL de projetos alternativos podem ser comparados. Sim, se maior que zero, serão aceitáveis. Se menor, não. E se igual à zero, é indiferente aceitá-los.

    III. considera o investimento inicial em seu cálculo. Sim, como dito em I.

    LETRA E

    Avisem-me qualquer erro.

    "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX


ID
1336258
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos conceitos de risco e retorno, analise as afirmativas a seguir.

I. O coeficiente de variação é uma medida de risco de investimento, sendo definida como a divisão da variância pelo retorno esperado do investimento.

II. O retorno esperado de uma carteira de ativos considera o peso de cada ativo em seu cálculo, ou seja, ativos com maior peso influenciará mais o retorno.

III. O risco de mercado é o risco passível de minimização pelo investidor, caso o mesmo adote uma estratégia adequada de diversificação.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Reposta certa de acorco com o gabarito é a respota "B"

  • A resposta certa é E, II e III estão corretas.

  • Questão resume bem a disciplina de Risco x Retorno

    I. O coeficiente de variação é uma medida de risco de investimento, sendo definida como a divisão da variância pelo retorno esperado do investimento.

    Errado => É medida de risco, mas é definida como sendo a divisao entre o desvio padrão dos riscos avaliados pelo retorno esperado.

    II. O retorno esperado de uma carteira de ativos considera o peso de cada ativo em seu cálculo, ou seja, ativos com maior peso influenciará mais o retorno.

    Certo => K = Somatório de (k * P)

    III. O risco de mercado é o risco passível de minimização pelo investidor, caso o mesmo adote uma estratégia adequada de diversificação.

    Errado => O risco de mercado sistemico não é gerenciável pelo investidor. O risco de mercado nao sistemetico pode ser controlado pela diversificação e pulverização.


ID
1378084
Banca
FDC
Órgão
AGERIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O capital asset pricing model (CAPM) mostra que o retorno esperado de determinado ativo depende de três componentes:

Alternativas
Comentários
  • O modelo CAPM É o modelo que mostra que o retorno esperado de um determinado investimento ou ativo depende de três fatores: 

     ✔ Valor puro do dinheiro no tempo. Medido pelo retorno ou taxa livre de risco, Rf , mostra a recompensa exigida por simplesmente esperar pela devolução do dinheiro, sem assumir risco nenhum. (poupança).

     ✔ Recompensa por assumir o risco não-diversificável que é medido pelo prêmio por risco de mercado. Corresponde a recompensa que o mercado oferece para se assumir um nível de risco. 

     ✔ Nível de risco não-diversificável que é representado pelo Beta, b. Pode ser entendido como a reação da empresa em relação ao mercado.


ID
1378090
Banca
FDC
Órgão
AGERIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando o modelo CAPM, suponha que a taxa livre de risco seja de 6% ao ano. Dado que a ação da empresa A tem um Beta de 0,8 e o custo de capital do acionista é de 14% a.a., a ação da empresa B que apresenta um retorno esperado de 17% a.a. terá um Beta de:

Alternativas
Comentários
  • Empresa A

    14 = 6 + 0,8 (Rm - 6)
    Rm =16%
    Empresa B
    17 = 6 + x (16 - 10)
    x = 1,10 (coeficiente Beta de B)
  • por que (16-10) na euqação da empresa B?

  • Empresa B: 17-6=b(16-6) ; b=11/10 


ID
1454485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à precificação de títulos e ativos.

De acordo com o modelo CAPM, a carteira de mercado de ativos pertence à fronteira eficiente, e o prêmio de risco dos ativos individuais será inversamente proporcional ao prêmio de risco da carteira de mercado.

Alternativas
Comentários
  • Diretamente proporcional.

  • Vimos na aula de hoje que o Capital Asset Pricing Model (CAPM) é um modelo utilizado para avaliar a taxa de retorno teórica necessária de determinado ativo em relação a uma carteira de ativos que representa o retorno do mercado: 

    R_e=R_f+β∙(R_m-R_f ) (1)

    A fronteira eficiente é a região, no gráfico Risco x Retorno, em que a carteira de ativos apresenta, para um determinado risco, o maior retorno possível. Sabe-se que a carteira de mercado elimina todo o risco não sistemático, assim pode-se dizer que no modelo CAPM a carteira de mercado pertence a essa fronteira.

    O chamado prêmio de risco dos ativos individuais é a diferença entre o retorno daquele ativo e o retorno do ativo livre de risco, dado pela expressão: R_e-R_f. A nossa equação (1) acima pode ser escrita da seguinte forma:

    R_e-R_f= β∙(R_m-R_f )

    Onde já sabemos que R_m-R_f é o prêmio de risco da carteira de mercado. Veja então que o coeficiente de proporcionalidade entre o prêmio de risco dos ativos individuais e o prêmio de risco da carteira de mercado é o coeficiente beta (β). Afirmamos também que no modelo CAPM admitimos apenas valores de beta POSITIVOS, apesar de na prática haver a possibilidade, mesmo que bem remota, de o beta ser negativo. 

    Isso posto, em sendo positivo o coeficiente de proporcionalidade entre eles, é ERRADO dizer que o prêmio de risco dos ativos individuais será inversamente proporcional ao prêmio de risco da carteira de mercado, pois eles são, na verdade, diretamente proporcionais.

    Gabarito: Errado.

  • Seguindo a fórmula da CAPM (ERI = Rf + B.(ERm-Rf), observamos que apenas o ERI é inversamente proporcional aos outros elementos, pois é o único que passaria dividindo. Me corrijam se estiver errado.

    Nota:

    ERi = Retorno Esperado do Investimento (Expected Return of Investiment);

    Rf = Taxa Livre de Risco (Risk-free rate);

    βi = Beta do investimento (Beta of the investment);

    ERm = Retorno Esperado do Mercado (Expected Return of market);

    (ERm – Rf) = Prêmio de Risco de Mercado (Market risk premium).

  • Para analisar a afirmativa, vamos dividi-la em duas partes:

    I – A carteira de mercado de ativos pertence à fronteira eficiente.

    A carteira de mercado se encontra no ponto em que a linha característica de mercado tangencia a fronteira eficiente. Logo, ela de fato pertence à fronteira eficiente.

    II – O prêmio de risco dos ativos individuais será inversamente proporcional ao prêmio de risco da carteira de mercado.

    No modelo CAPM, o prêmio de risco dos ativos individuais é dado pelo retorno exigido pelo ativo acima da taxa da taxa livre de risco:

    E (r) - r = β [E (r) - r]

    O prêmio de risco da carteira de mercado é dado por E (r) - R. Desse modo, percebemos que na fórmula acima que o prêmio de risco dos ativos individuais é diretamente proporcional ao prêmio de risco da carteira de mercado.

    Apesar de a primeira afirmativa estar correta, a segunda está incorreta, o que torna a afirmativa como um todo incorreta.


ID
1454494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere aos aspectos regulatórios e de cálculo relacionados aos riscos de crédito, liquidez e cambial, julgue o item a seguir.

Se o VaR (value at risk) associado a dois riscos segue uma distribuição normal, então o VaR da soma dos dois riscos será maior que a soma dos VaR de cada um desses riscos.

Alternativas
Comentários
  • VaR = medida de risco (perda maxima).

    Questão fala em 2 riscos -> significa em tese um Var menor risco em face da diversificação. 

    Portanto este "Var" diversificado (menor risco) JAMAIS poderá ser maior que a soma dos 2 riscos, isoladamente.

  • Outra forma de pensar:

    Se o risco de 2 empresas seja de 51%, o VaR dos 2 pode ser qualquer um, mas com certeza será menor que os 102% que seriam da soma deles. Afinal, não faz sentido ser maior que 100%.


ID
1454497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere aos aspectos regulatórios e de cálculo relacionados aos riscos de crédito, liquidez e cambial, julgue o item a seguir.

Na estimação da alocação de capital por meio do VaR paramétrico, se as condições de mercado se movimentam de uma situação de baixa volatilidade para outra de maior volatilidade relativa, então o capital alocado apresentará viés, sendo insuficiente para atender as condições do regulador.

Alternativas

ID
1454503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item abaixo, a respeito das hipóteses do modelo de Black-Scholes-Merton.

Com base nas hipóteses de construção do modelo Black-Scholes-Merton, é correto afirmar que a transação do ativo financeiro ocorre em tempo contínuo, sem possibilidade de arbitragem e de pagamento dos dividendos durante o tempo de vida da opção de investimento.

Alternativas
Comentários
  • gabarito CERTO


ID
1458520
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere:

I. A Duration é um indicador utilizado pelos analistas para medir a sensibilidade de títulos à variação da taxa de juros, sendo calculada com base no fluxo de caixa de cada título.

II. O Valor em Risco (VaR) mede a pior perda esperada para um título ou carteira de títulos, em condições normais de mercado, dado um intervalo de tempo específico, considerando um intervalo de confiança determinado.

III. A análise de sensibilidade de um projeto consiste em simulações com mudanças na taxa de juros, já que esta é a única variável que influencia o fluxo de caixa em diferentes cenários econômicos.

IV. A volatilidade da taxa de juros influi na medida da maturidade de uma carteira ou dos títulos que a compõe.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
1465903
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Relativamente ao Capital Asset Pricing Model (CAPM), considere:

I. O coeficiente ß deve ser estimado para verificar se o investidor é arrojado ou conservador. Caso ele seja avesso ao risco, esse coeficiente será superior a unidade.
II. O modelo não é útil para avaliar o risco sistemático do ativo precificado comparativamente ao risco sistemático da carteira de mercado.
III. O modelo pressupõe a existência de um ativo livre de risco para que seja possível estimar o retorno esperado do ativo avaliado.
IV. No mercado acionário brasileiro é possível adotar-se como carteira de mercado a mesma composição utilizada na constituição do IBOVESPA.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
1540762
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Entre as diversas metodologias possíveis de avaliação de projetos descritas a seguir, a melhor, segundo o consenso dos especialistas, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A
     

    Em casos de conflito sugere-se o método do VPL para escolher qual projeto deverá ser executado, pois este indica o projeto que gerou maior riqueza aos shareholders.
     

    Entretanto, quando os recursos de investimento de uma empresa são limitados, pode-se fazer uso de outros métodos para indicar o projeto mais eficiente em gerar retorno (riqueza) por unidade de tempo ou por unidade de capital investido, com é o caso do método da Série Uniforme Líquida – SUL – e do método do Índice Benefício/Custo – IB/C. 

    http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1479
    bons estudos


ID
1568323
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A análise financeira de um projeto envolve a decisão de se fazer a melhor forma de investimento, o que leva o analista a fazer a comparação entre as diversas alternativas, quais melhor conciliam o atendimento às especificações técnicas do projeto e expectativas do investidor. Um dos indicadores mais importantes para medir a viabilidade financeira de um projeto de investimento consiste em analisar a diferença entre o valor do investimento inicial e o valor dos rendimentos esperados ao longo do tempo, descontando-se o custo de capital para a data inicial da projeção. Qual das alternativas abaixo corresponde ao indicador dessa descrição?

Alternativas
Comentários
  • GAB LETRA C

    valor presente líquido (VPL), também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Basicamente, é o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo atualmente. Temos que considerar o conceito de valor do dinheiro no tempo, pois, exemplificando, R$ 1 milhão hoje não valeriam R$ 1 milhão daqui a um ano, devido ao custo de oportunidade se colocar, por exemplo, tal montante de dinheiro na poupança para render juros. É um método padrão em: ...

    contabilidade gerencial: para a conversão de balanços para a chamada demonstrações em moeda constante, quando então se tenta expurgar dos valores os efeitos da inflação e das oscilações do câmbio. Também é um dos métodos para o cálculo do goodwill, quando então se usa o demonstrativo conhecido como fluxo de caixa descontado (ver Valor presente ajustado);

    finanças: para a análise do orçamento de capitais - planejamento de investimentos a longo prazo. Usando o método VPL um projeto de investimento potencial deve ser empreendido se o valor presente de todas as entradas de caixa menos o valor presente de todas as saídas de caixa (que iguala o valor presente líquido) for maior que zero. Se o VPL for igual a zero, o investimento é indiferente, pois o valor presente das entradas é igual ao valor presente das saídas de caixa; se o VPL for menor do que zero, significa que o investimento não é economicamente atrativo, já que o valor presente das entradas de caixa é menor do que o valor presente das saídas de caixa.

    O valor presente líquido é um método simples, muito útil para os decisores, mas como todos os métodos simples tem diversas desvantagens. A maioria dessas desvantagens são ultrapassadas por métodos mais avançados, como a avaliação de opções reais.

    Para cálculo do valor presente das entradas e saídas de caixa é utilizada a TMA (Taxa Mínima de Atratividade) como taxa de desconto. Se a TMA for igual à taxa de retorno esperada pelo acionista, e o VPL > 0, significa que a decisão favorável à sua realização. Sendo o VAL superior a 0, o projeto cobrirá tanto o investimento inicial, bem como a remuneração mínima exigida pelo investidor, gerando ainda um excedente financeiro. É, portanto, gerador de mais recursos do que a melhor alternativa ao investimento, para um nível risco equivalente, uma vez que a taxa de atualização reflete o custo de oportunidade de capital. Estamos perante um projeto economicamente viável. Desta maneira, o objetivo da corporação é maximizar a riqueza dos acionistas, os gerentes devem empreender todos os projetos que tenham um VPL > 0, ou no caso se dois projetos forem mutualmente exclusivos, deve escolher-se o com o VPL positivo mais elevado.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_presente_l%C3%ADquido

     

  • Resposta letra c

    O método do Valor Presente Líquido é chamado de líquido, pois considera o fluxo total com as saídas(investimentos) e as entradas (retornos) descontadas a uma taxa de atratividade.

    Após a montagem do fluxo de caixa, adota-se uma taxa de desconto, também conhecida como TMA para trazer o fluxo de caixa ao valor presente.


ID
1568860
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O número que indica o risco sistemático de um investimento, ou seja, a volatilidade de uma ação ou de um fundo mútuo, comparado a um índice do mercado como um todo, é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Em relação ao coeficiente Beta, este se tornou uma medida popular de risco, pois simplifica o problema quando relaciona a variabilidade do retorno da carteira à variabilidade do retorno da carteira do mercado. A maioria dos clientes vai preferir, dados dois conjuntos de taxas idênticas, aquele que atingiu o objetivo de forma mais consistente.

    Assim, se b (beta) é igual a um, a carteira de ativos possui o mesmo risco que a carteira de mercado. Se b <1, a carteira de ativos é menos arriscada do que a carteira de mercado e o ativo se caracteriza por ser defensivo.

    O coeficiente BETA é usado para medir o risco não-diversificável.


ID
1635256
Banca
FUNCEFET
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere as seguintes proposições, complete as lacunas de acordo com cada uma delas e marque a opção correspondente: I - Uma taxa de é equivalente à outra taxa de _____. II - Uma taxa de transformada em efetiva fica _____. III - No sistema francês, ou sistema price, as prestações são iguais e periódicas, _____. IV - Uma taxa de transformada em efetiva fica _____ . V - Uma taxa de juros nominal de, com juros capitalizados mensalmente, apresenta uma taxa de juros efetiva, semestral de, aproximadamente, ____

Alternativas

ID
1781338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

      Uma carteira é formada por dois títulos de renda fixa A e B, ambos adquiridos na emissão pelo seu valor de face de R$ 1.000,00. O título A, com vencimento em 4 anos, oferece rendimentos de 10% ao ano, pagos anualmente, sendo amortizado em parcelas iguais a cada ano. O título B, com vencimento em 2 anos, oferece o mesmo rendimento, embora com pagamentos semestrais, sendo amortizado em parcela única no vencimento.

      Assuma ainda que (1,10)-1 = 0,9; (1,10)-2 = 0,8; (1,10)-3 = 0,8; (1,10)-3 = 0,7; (1,05)-1 = 1; (1,05)-2 = 0,9; (1,05)-3 = 0,9 e (1,05)-4 = 0,8. 

Com base nessas informações, julgue o item a seguir.

A duration de Macaulay da carteira é superior a 2,2 anos.

Alternativas

ID
1781344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando que o risco sistemático de uma ação seja igual a 1,5, que a taxa livre de risco da economia seja de 10% ao ano e que a expectativa dos investidores em relação ao prêmio pelo risco de mercado seja de 5%, julgue os itens seguintes, relativos ao modelo CAPM.

Se o retorno da ação for igual a 20%, o alfa de Jensen da ação será maior do que zero.

Alternativas
Comentários
  • Alfa de Jansen= (R- Rf) - Beta*(Rm-Rf)

    Alfa de Jensen= (20-10) - 1,5(5)

    Alfa de Jensen = 10-7,5

    Alfa de Jensen = 3,5%

    Como 3,5>0. Certo.

     

  • Corrigindo um pequeno detalhe no comentário do colega Roney: 10 - 7,5 = 2,5

  • Fala pessoal! Beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre CAPM.

    O alfa de Jensen é uma medida financeira que significa que um ativo superou a expectativa de rendimento para ele. Dessa forma, se a expectativa de um ativo era de render 5%, mas ele acabou rendendo 10%, este ativo gerou alfa.

    O alfa de Jensen pode ser calculado pela seguinte fórmula:

    a = (Rp - Rf)  - B(Rm - Rf)

    Onde:

    a = alfa de Jensen;
    Rp = Retorno do Ativo;
    Rf = taxa de retorno livre de risco do mercado;
    B = Beta do ativo (medida de risco sistêmico);
    Rm = Taxa de retorno do mercado;
    Rm - RF = prêmio pelo risco.

    A questão nos deu os seguintes dados:

    B (risco sistemático) = 1,5
    Rf = 10%
    Prêmio pelo Risco (Rm-RF) = 5%
    Retorno da ação: 20%

    Substituindo os valores na fórmula:

    a = (0.2- 0.1)  - 1.5(0.05)
    a = 0.1 - 0.075 = 0.025

    Assim, com os dados da questão, o alfa de Jensen é 0,025, o que significa que o ativo apresentou retorno maior que o esperado.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
1781350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

            alternativa                TIR           VPL (em reais)            IL                       TIR incremental
                  A                       30%             25.000                  1,5                                 *
                  B                       25%             40.000                 1,45                                *
               (B ! A)                    *                     *                        *                                 22%

A tabela apresenta, em uma economia com taxa mínima de atratividade de 20% ao ano, a taxa interna de retorno (TIR), o valor presente líquido (VPL) e o índice de lucratividade das alternativas de investimento A e B.

Com base nas informações e na tabela apresentada, julgue o item subsequente a respeito de avaliação de investimentos.

Caso a taxa mínima de atratividade fosse de 25%, apenas o projeto A deveria ser aceito como alternativa viável de investimento.

Alternativas
Comentários
  • Se a TIR for maior que a TMA, o projeto é viável.

  • Antonio Rodrigues,

    "Se a TIR for maior que a TMA, o projeto é viável" quer dizer que se for igual, não é viável, certo? No caso, a TIR é igual à TMA no projeto B (25%). Então, não seria somente o projeto A viável?

  • A taxa mínima de atratividade (TMA) é a taxa que representa o mínimo que um investimento deve remunerar para que seja considerado viável economicamente. Ou seja, qualquer TIR = OU > denota a viabilidade do projeto.

  • gabarito ERRADO

  • Qual seria o outro projeto viável? Porque a TIR de B é igual à TMA (indiferente, portanto) e a TIR incremental é menor.

  • Fala pessoal! Beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre avaliação de investimentos.

    Se a taxa mínima de atratividade for de 25%, isso significa que o investimento deve render AO MENOS 25%. Dessa forma, a TIR precisa maior ou igual a 25%.

    O investimento A possui TIR de 30% enquanto que o investimento B possui TIR de 25%.

    Dessa forma, tanto o investimento A quanto o investimento B atendem à taxa mínima de atratividade.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Se a TIR for igual a TMA o resultado é neutro, ai você pode pensar em levar outros critérios na sua avaliação


ID
1781353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

            alternativa                TIR           VPL (em reais)            IL                       TIR incremental
                  A                       30%             25.000                  1,5                                 *
                  B                       25%             40.000                 1,45                                *
               (B ! A)                    *                     *                        *                                 22%

A tabela apresenta, em uma economia com taxa mínima de atratividade de 20% ao ano, a taxa interna de retorno (TIR), o valor presente líquido (VPL) e o índice de lucratividade das alternativas de investimento A e B.

Com base nas informações e na tabela apresentada, julgue o item subsequente a respeito de avaliação de investimentos.

Na avaliação de projetos independentes, é possível rejeitar um projeto pelo índice de lucratividade e aceitar o mesmo projeto pelo seu valor presente líquido.

Alternativas
Comentários
  • IL=Lucro/Investimentos - Valor tem que ser maior que 1

    VPL=Lucros-Investimento - Valor tem ser maior que 0

    Se o IL for maior que 1 é impossivel o VPL ser menor que 0.

  • gabarito ERRADO

  • Fala pessoal! Beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre avaliação de investimentos.

    O VPL é o valor presente do fluxo de caixa menos o investimento inicial. Assim: VPL = VP - Investimento Inicial. De forma geral, se o VPL for maior que zero, deve-se investir no projeto.

    O índice de lucratividade é a razão entre o VPL e investimento inicial. Assim: IL = VPL/Investimento Inicial. De forma geral, se o IL for maior do que 1, deve-se investir no projeto.

    Repare, no entanto, que o IL considera o VPL na sua fórmula. Isto significa que o IL representa a mesma regra de decisão do VPL: se um projeto tem VPL positivo, isto garante que o IL será maior do que 1.

    Se o VPL for positivo, teremos IL maior do que 1, assim, aceitaremos o projeto por ambos os critérios.

    Dessa forma, se o VPL apontar para a aceitação de um projeto, o IL também vai no mesmo sentido, o que torna IMPOSSÍVEL rejeitar um projeto pelo IL e aceitar pelo VPL.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
1825174
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em projetos mutuamente exclusivos, a alternativa, mais adequada, sobre os métodos e critérios de avaliação de investimentos de capital é:

Alternativas

ID
1878643
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Para angariar viabilidade econômica, um projeto que objetiva solicitar junto a um Banco de Desenvolvimento o financiamento para realizar melhorias na rede de saneamento básico em um dado município deve apresentar alguns elementos, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Um dos requisitos analisados pelo BNDES não seria o impacto socio-ambiental do projeto? Não entendi o gabarito...

  • acho q a banca pediu mais os requisitos economicos-financeiros do que burocraticos.

    Tb errei.


ID
1975360
Banca
EXATUS
Órgão
Ceron - RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Marque a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
2165653
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Paranaguá - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma empresa tem o custo de implantação estimado em 250.000 reais. A empresa projeta vendas mensais de R$ 15.000,00 que, segundo estimativas, devem aumentar em 50% a partir do inicio do terceiro ano. Os gastos em matéria prima equivalem a 50% das vendas. Adicionalmente, a empresa deve incorrer em gastos operacionais calculados em aproximadamente 10% das vendas. Com base nessas informações, assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE o Valor Presente Líquido (VPL) considerando a taxa mínima de atratividade igual a 10% ao ano.

Alternativas

ID
2170363
Banca
FCC
Órgão
Copergás - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em um processo decisório sobre projetos de capital, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2231500
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Fluxo de Caixa Livre de uma Empresa, para efeito da avaliação do seu valor, deve ser apurado, período a período, conforme a seguinte expressão:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    EBITDA (lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização)
    (-) depreciação e amortização
    (=) EBIT (lucro antes dos juros e do imposto de renda)
    (-) Imposto de Renda
    (=) NOPAT (lucro operacional, após o imposto de renda)
    (+) Depreciação e amortização
    (-) investimentos em ativos permanentes (gastos de capital) Capex
    (-) variações na necessidade em capital de giro (NCG)
    (=) fluxo de caixa livre


    bons estudos


ID
2231509
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Suponha que um analista financeiro necessite encontrar o custo de capital próprio de uma empresa, dispondo das seguintes informações: WACC = 12% ; Prêmio de Risco da Carteira de Mercado = 5% ; Retorno Livre de Risco = 8% ; participação de capital de terceiros = 40% ; índice β da ação = 1,5 .Assinale a alternativa que contém o custo de capital próprio da empresa em questão.

Alternativas
Comentários
  • preciso saber como resolver essa questão, alguem pode me ajudar

  • Questão de WACC mas abordando a fórmula do Custo do Capital Próprio.

    Fórmula:

    Ke = Rf + β (E(m) - Rf)

    Onde:

    Ke = Custo do Capital Próprio

    Rf = Risk Free (ou retorno livre de risco)

    β = risco da operação

    E(m) = prêmio de risco da carteira de mercado

    Substituindo teremos:

    Ke = 0,08 + 1,5(0,13-0,08) -> 0,13= 0,08 do livre + 0,05 do prêmio

    Ke = 0,155 ou 15,5%


ID
2231515
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Suponha que um gestor de fundos esteja considerando compor uma carteira com duas ações A e B. Os retornos esperados dessas ações são, respectivamente 3% ao mês e 4% ao mês. Considere que o coeficiente de correlação linear entre os retornos dessas duas ações, tomado com base em uma série histórica dos últimos 5 anos seja igual a - 1 (menos um). As volatilidades das ações são, respectivamente, 2% ao mês e 1% ao mês.Assinale a alternativa correta, considerando que esta carteira foi submetida a um comitê de gestão de riscos, que exige sempre o maior retorno possível diante da menos exposição a riscos.

Alternativas

ID
2255764
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma grande empresa contratou uma equipe especializada para calcular seu ciclo financeiro e propor medidas gerenciais que alterassem tal resultado atual. Após oito meses de trabalho, o ciclo financeiro da empresa, que apresentava como resultado um número negativo, passou a apresentar um resultado igual a zero. Dessa maneira, é correto afirmar que a equipe especializada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    Ciclo Financeiro = Ciclo de Caixa

     

    Ciclo Financeiro negativo:  Quando temos um ciclo financeiro negativo significa que os cliente estão sendo totalmente financiados pelos fornecedores, a empresa está comprando, estocando, vendendo e recebendo o valor de suas vendas para só depois pagar seus fornecedores. Este caso apresenta a melhor situação para a empresa.

     

    Ciclo Financeiro positivo: Quando temos um ciclo financeiro positivo significa que a empresa precisará de recursos para financiar os seus clientes durante certo período.

     

    Resumindo: quanto menor o ciclo financeiro melhor e se for negativo melhor ainda, pois que financiará os clientes serão os fornecedores.

  • O CICLO FINANCEIRO (ou CICLO DE CAIXA ou até CICLO DE CONVERSÃO DE CAIXA) é calculado pela fórmula:

    CICLO OPERACIONAL / PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTO AOS FORNECEDORES

    Para o resultado desse cálculo ser negativo, significa que o prazo médio de pagamentos (denominador) é maior do que o ciclo operacional. Que ótimo!!! Significa que o empresário consegue comprar a matéria-prima, fabricar o produto, vendê-lo e receber o pagamento de seus clientes e só depois pagar aos fornecedores. Olha que maravilha!! O ideal para muitos negócios e realidade de poucos...

    Enfim, o ciclo financeiro que era negativo (ideal) passou a apresentar resultado zero. Assim, podemos dizer que o ciclo financeiro da empresa piorou.

    Gabarito Letra A!

    Texto bem bacaba: https://www.treasy.com.br/blog/ciclo-operacional-x-ciclo-financeiro/


ID
2255779
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Os gestores financeiros de uma empresa de capital aberto nunca estiveram satisfeitos com a estimativa de custo de capital de sua empresa, usada para diversas tomadas de decisão. Resolveram, portanto, reavaliar tal estimativa começando pelo custo de capital próprio da empresa. Para tanto, decidiram utilizar o modelo CAPM (Capital Asset Pricing Model ou Modelo de Precificação de Ativos de Capital), nunca antes usado na empresa. A partir de dados históricos de retorno de suas ações e de retorno da carteira de mercado, encontrou-se a medida de risco sistemático do modelo, igual a 1,1. A expectativa para os próximos anos é que o retorno da carteira de mercado fique em 19% a.a.; e o retorno do ativo livre de risco da economia fique em 13% a.a.. Dessa maneira, os gestores encontraram um custo de capital próprio da empresa igual a:

Alternativas
Comentários
  • Formula: Rc = Rl + β (Rm - Rl)

    Rc = Retorno de carteira ou TMA

    Rl = Prêmio pago a um ativo livre de risco (risk free)

    Rm = Prêmio pago a uma carteira de mercado

    Β = Sensibilidade de mercado

    Substituindo as dados:

    Rc = Rl + β (Rm - Rl)

    Rc = 13% + 1,1 (19% + 13%)

    Rc = 19,60%


ID
2510008
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere as seguintes conceituações sobre métodos de avaliação de orçamento de capital:


I. O Valor Presente Líquido traz a valor presente os fluxos de caixa futuros do projeto, deduzindo o valor presente do custo do investimento.

II. A Taxa Interna de Retorno Modificada é a taxa de desconto que considera os valores futuros das entradas de caixa compostas à taxa de juros livre de risco.

III. A aplicação do Payback Descontado considera os fluxos de caixa descontados pelo custo de capital do projeto.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • II. A Taxa Interna de Retorno Modificada é a taxa de desconto que considera os valores futuros das entradas de caixa compostas à taxa de juros livre de risco.


    A TIRM (Taxa Interna de Retorno Modificada) é um método de análise de projetos de investimentos que consiste em trazer os fluxos de caixa negativos para valor presente e levar os fluxos de caixa positivos para valor futuro, resultando em um novo fluxo de caixa convencional e eliminando assim alguns dos problemas da TIR, quando estimada na sua maneira tradicional.


    III. A aplicação do Payback Descontado (SIMPLES) considera os fluxos de caixa descontados pelo custo de capital do projeto.


    O que é payback simples?

    O payback simples (ou período de payback), ou período de payback é o método mais simples para se analisar a viabilidade de um investimento. É definido como o número de períodos (anos, meses, semanas etc.) para se recuperar o investimento inicial. Para se calcular o período de payback de um projeto basta somar os valores dos fluxos de caixa auferidos, período a período, até que essa soma se iguale ao valor do investimento inicial.


    O que é payback descontado?

    Este método é semelhante ao payback simples, mas com o adicional de usar uma taxa de desconto antes de se proceder à soma dos fluxos de caixa. Em geral esta taxa de desconto será a TMA. Neste método, todos os fluxos de caixa futuro deverão ser descontados por esta taxa em relação ao período ao qual o fluxo está atrelado.


ID
2602963
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

É correto afirmar, sobre o custo médio ponderado de capital (WACC, da sigla em inglês): 

Alternativas

ID
2602966
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na equação que descreve o modelo CAPM, o valor do β (beta):

Alternativas

ID
2710279
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Representam algumas fases do Processo de Controle e Avaliação do Planejamento Estratégico, EXCETO:

Alternativas

ID
2760316
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere o investimento do montante de R$ 30.000,00 em um ativo com Beta de 2,0, sendo a taxa livre de risco de 10% e o retorno esperado da carteira de mercado de 13%, em taxas anuais.


O montante necessário de investimento em um ativo livre de risco para se obter um retorno esperado total de R$ 6.000,00 em um ano é, em reais,

Alternativas
Comentários
  • A primeira parte da questão é analisar qual o retorno encontrado para o investimento de R$30 mil.

    Para isso, a partir do modelo CAPM calcula-se a taxa como: Rf+b(Rm-Rf) -> 0,10+2*(0,13-0,10)=0,16 ou 16%

    O retorno desse investimento será de R$ 4.800 reais (0,16*30.000)

    Com isso, para atingir o retorno de R$ 6.000, faltam R$1.200 que devem advir de um investimento em um ativo livre de risco. 1200=i*0,10.

    Logo, o valor a ser investido em ativos livres de risco é R$ 12.000.

    Gabarito: Letra E

  • Para sabermos o montante pretendido pela questão, primeiramente precisamos calcular o retorno esperado desse ativo, com os dados fornecidos: 

    Re=Rf+β∙(Rm−Rf)

     

    Re=10%+2,0∙(13%−10%)

     

    Re=10%+6,0%

     

    Re=16%

     

    Assim, se aplicarmos os R$ 30.000 nesse ativo, o seu rendimento será 16% desse valor, ou seja, R$ 4.800.  

    A questão não está muito bem escrita, eu até demorei um pouco para entender o que a banca queria. Na verdade, o que se pede na questão é: quanto é necessário investir em um ativo livre de risco (que rende 10% a.a.) para que o retorno do investimento total (incluindo o retorno do investimento sobre os R$ 30.000 colocados no outro ativo que rende 16%) seja igual a R$ 6.000,00? 

    Sabendo que já temos R$ 4.800 de rendimento do primeiro investimento, restam R$ 1.200 para chegarmos aos R$ 6.000, que é a meta da questão. 

    Desse modo, quanto precisamos investir em um ativo livre de risco (que rende 10%) para conseguirmos os R$ 1.200 de rendimento? 

    1.200=10%×Investimento

     

    Investimento=1.2000,1=R$ 12.000

     

  • não tinha entendido o enunciado

  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre o modelo CAPM.

    O modelo pode ser assim escrito:

    E(R) = Rf + β (Rm – Rf), onde:

    E(R) = o retorno esperado, ou seja, resultado que o CAPM busca calcular;
    Rf = taxa de juros livre de risco (ou com menor risco possível);
    β = O risco associado ao investimento;
    Rm = taxa de remuneração do mercado.

    Substituindo os valores dados pelo enunciado, teremos: 

    E(R) = 0,10 +2(0,13-0,10)
    E(R) = 0,10 + 0,6
    E(R) = 0,16

    Portanto, o retorno esperado do investimento de risco é de 16%. 

    Como o investimento é de 30.000, o retorno será:

    Retorno = Taxa de retorno x montante do investimento
    0,16*30.000
    Retorno = 4800,00

    Assim, o retorno do investimento de risco é de 4800. Mas repare que a questão quer um retorno total de 6000.

    Se 4800 vem do investimento de risco, então, os 1200 restantes precisam advir de um investimento livre de risco.

    Com a taxa livre de risco é de 10%, teremos:

    Retorno do ativo = Taxa de retorno x montante do investimento
    1200 = 0,10 x montante do investimento
    Montante do Investimento = 1200/0,1 = 12.000

    Portanto, o investidor precisa investir 30.000 em ativo de risco para obter retorno de 4800. Além disso, ele precisa investir mais 12.000 em um ativo livre de risco para obter um retorno de 1200. Se ele fizer isso, obterá um retorno total de 6000.


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2812501
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em um portfólio de projetos sob análise, as informações obtidas para o investimento em uma determinada empresa são:


Capital de terceiros = $ 600.000,00

Capital próprio = $ 400.000,00

Taxa livre de risco = 9%

Taxa de retorno do mercado = 15%

Taxa de juros para capital de terceiros, antes dos impostos = 20%

Impostos = 50%

Taxa de retorno do capital próprio (por CAPM) = 12,6%


A partir dessas informações, o beta da empresa e o custo médio ponderado de capital são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B


    Para calcularmos o beta, utilizamos a fórmula:


    E(Ri) = Rf + (E(Rm) – Rf)xBi


    onde,

    E(Ri) = taxa de retorno do capital próprio

    Rf = taxa livre de risco

    E(Rm) = taxa de retorno do mercado

    Bi = beta


    12,6% = 9% + (15% - 9%)xBi

    (6%)xBi = 12,6% - 9%

    Bi = 3,6% / 6%

    Bi = 0,6


    Para calcularmos o custo médio ponderado de capital, utilizamos a fórmula:

    WACC = (equity/equity + dívida)xRe + (dívida/equity + dívida)xRdx(1 – IR)


    onde,

    equity = capital próprio

    dívida = capital de terceiros

    Re = taxa de retorno do capital próprio

    Rd = taxa de juros para capital de terceiros


    WACC = (400.000/400.000 + 600.000)x12,6% + (600.000/400.000 + 600.000)x20%x(1 – 50%)

    WACC = 11,04%



    Bons estudos!

  • Primeiramente, para encontrar o beta, precisamos isolá-lo na expressão do modelo CAPM, o que já fizemos em um exercício anterior dessa aula:

    β=(R_e-R_f)/(R_m-R_f )

    Onde R_e é o retorno esperado do ativo (no caso, taxa de retorno do capital próprio (por CAPM) = 12,6%); R_m é retorno esperado da carteira de mercado (15%) e R_f é a Taxa de retorno livre de risco (9%). Assim, temos:

    β=(R_e-R_f)/(R_m-R_f )=(12,6%-9%)/(15%-9%)=(3,6%)/(6%)=0,6

    Dica 1: ao achar esse beta, NÃO precisaríamos nem calcular o WACC, pois existe apenas uma alternativa com beta igual a 0,6;

    Dica 2: IMPORTANTE! Mesmo antes de começar a calcular o beta, já dava para saber que ele é MENOR do que 1,0 e aí ficaríamos entre duas alternativas apenas, antes de “começar” a questão. Isso acontece quando R_e é menor do que o R_m, ou seja, quando o retorno esperado do ativo é menor que o retorno esperado do mercado. SEMPRE que isso acontecer, o beta será menor do que 1,0. 

    De qualquer forma, vamos calcular o WACC para treinar.

    WACC=K_e×(E/(D+E))+(1-T)×K_d×(D/(D+E))

    WACC=12,6%×(400.000/(600.000+400.000))+(1-0,5)×20%×(600.000/(600.000+400.000))

    WACC=12,6%×(400.000/1.000.000)+(0,5)×20%×(600.000/1.000.000)

    WACC=12,6%×(0,4)+(0,5)×20%×(0,6)

    WACC=5,04%+6,0%

    WACC=11,04%

    Gabarito: Letra B.

  • Questão sobre análise de investimentos cobrando o modelo CAPM e custo médio ponderado de capital (WACC).

    Vamos resolver a questão:

    O modelo CAPM é dado pela fórmula a seguir com seus respectivos significados:

    ERi = Rf + βi * (ERm - Rf)

    ERi = Expectativa de retorno do investimento;
    Rf = Taxa livre de risco;
    βi = Beta do investimento;
    ERm = Retorno esperado do mercado;
    (ERm - Rf) = Prêmio pelo risco do mercado.

    Agora, basta substituir os valores do enunciado:

    12,6% = 9% + βi * (15% - 9%)
    3,6% = βi * (6%)
    βi = 0,6

    Percebam que somente com o beta da empresa já podemos saber o gabarito da questão, mas vamos prosseguir.

    Por sua vez, a fórmula do custo médio ponderado de capital (WACC - Weighted Average Capital Cost) é a seguinte com seus respectivos significados:

    WACC = [E / (E + D)] * Ke + [D / (E + D)] * Kd * (1 - T)

    E = capital próprio (equity);
    D = capital de terceiros (debt);
    Ke = custo de capital próprio (custo de oportunidade);
    Kd = custo de capital de terceiros (taxa de juros);
    T = alíquota de impostos (tributos).

    Agora, basta substituir os valores do enunciado, lembrando que o custo de capital próprio será o valor do modelo CAPM (12,6%):

    WACC = [400.000 / (400.000 + 600.000)] * 0,126 + [600.000 / (400.000 + 600.000)] * 0,20 * (1 - 0,5)
    WACC = (400.000 /1.000.000) * 0,126 + (600.000 / 1.000.000) * 0,20 * (0,5)
    WACC = (0,4 * 0,126) + (0,6 * 0,10)
    WACC = 0,0504 + 0,06
    WACC = 0,1104 ou 11,04%

    Portanto, temos Bi = 0,6 e WACC = 11,04%.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
2833879
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Dadas as informações a seguir:


Retorno requerido = 15%

Prêmio pelo risco de mercado = 4%

Retorno de mercado = 13%


Qual é o coeficiente beta do ativo usando o modelo de formação de preços de ativos (CAPM):

Alternativas
Comentários
  • Dados:

    Retorno requerido = 15%

    Prêmio pelo risco de mercado = 4%

    Retorno de mercado = 13%

    1) Prêmio pelo risco de mercado = Retorno de mercado - Retorno livre de Risco

    &

    2) Retorno Requerido = Retorno livre de Risco + (Beta*Prêmio pelo risco de mercado)

    1) 4% = 13% - Retorno livre de Risco, logo Retorno livre de risco = 13%-4% = 9%

    &

    2) 15% = 9% + (Beta*4%), logo 4%*Beta = 15% - 9% => Beta = 6%/4% = 1,5

  • Dados:

    Retorno requerido = 15%

    Prêmio pelo risco de mercado = 4%

    Retorno de mercado = 13%

    1) Prêmio pelo risco de mercado = Retorno de mercado - Retorno livre de Risco

    1) 4% = 13% - Retorno livre de Risco, logo Retorno livre de risco = 13%-4% = 9%

    &

    2) Retorno Requerido = Retorno livre de Risco + (Beta*Prêmio pelo risco de mercado)

    2) 15% = 9% + (Beta*4%), logo 4%*Beta = 15% - 9% => Beta = 6%/4% = 1,5

  • não entendi, poderia me explicar

  • poderia por favor, explicar melhor, não consegui entender toda formula.

  • BETA = (retorno da carteira - taxa livre de risco) / (retorno de mercado - taxa livre de risco)

  • fórmula do CAPM : R(e) = renda fixa + beta * (renda variável - renda fixa)

    renda variável = retorno do mercado = 13%

    renda fixa = retorno do mercado - premio pelo risco do mercado variável = 13-4 = 9%

    R(e) = retorno esperado = retorno requerido = 15%

    b = beta = x da questão

    fórmula fica:

    15% = 9% + b * (13% - 9%)

    15% = 9% + b * 4

    6% = 4b

    b = 6/4

    b = 1,5

    ndice Beta (b) indica o risco associado ao investimento = risco sistemático


ID
2833882
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre risco e retorno, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Explicação segundo livro "ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA" . Gitman( 12ºed):


    gab. D:

    Risco sistemático ou não diversificável é a porção relevante do risco de um ativo, atribuido a fatores de mercado que afetam todas as empresas , não pode ser eliminado por meio da diversificação.



  • O Risco Não Sistemático é que pode ser eliminado por meio da diversificação.

    O que é risco sistemático e risco não sistemático?"

    Basicamente, risco sistemático é um evento inesperado que atinge vários ativos ou todos os ativos do mercado (Ex.: inflação, mudanças de tributos etc).

    Risco não sistemático é um evento que atingi um ou poucos ativos.



ID
2833885
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) A reta do mercado de títulos (SML – Security Market Line) reflete o retorno exigido no mercado para cada nível de risco não diversificável.

( ) A posição e a inclinação da SML são afetadas pelas expectativas de inflação e aversão ao risco.

( ) O modelo de formação de preços de ativos CAPM baseia-se na hipótese de um mercado eficiente.

( ) O CAPM é um arcabouço lógico e útil – tanto conceitualmente quanto operacionalmente – para relacionar risco diversificável e retorno esperado.

( ) Dentre as características de um mercado eficiente estão: muitos investidores pequenos, todos possuindo as mesmas informações e expectativas em relação aos títulos; não há restrições a investimentos, nem impostos ou custos de transação; os investidores são racionais.

Alternativas

ID
2833891
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Quanto ao custo de capital, analise cada uma das afirmações a seguir:


I. Modelo de avaliação com crescimento constante e o modelo de formação de preços de ativos (CAPM) são usados para medir o custo das ações ordinárias.

II. O modelo de avaliação com crescimento constante difere do CAPM por considerar diretamente o risco da empresa, sob a forma do beta, na determinação do custo do capital próprio.

III. O CAPM é mais facilmente ajustado aos custos de lançamento do que o modelo de avaliação com crescimento constante para encontrar o custo de capital próprio.

IV. Underpricing ocorre quando a ação é vendida a um preço inferior a seu atual preço de mercado.

V. A aplicação do valor econômico agregado (EVA – economic value added) exige uso do custo médio ponderado de capital.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas

ID
2833894
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à estrutura de custos e alavancagem, analise cada uma das afirmações a seguir:


I. A análise do ponto de equilíbrio (breakeven analysis) é usada para determinar o nível de operações necessário para cobrir a totalidade dos custos e avaliar a lucratividade associada a diferentes níveis de vendas.

II. O ponto de equilíbrio operacional de uma empresa é sensível ao custo operacional fixo unitário, custo operacional variável total e preço unitário de venda.

III. A alavancagem operacional resulta da existência de custos operacionais fixos na estrutura de resultados da empresa.

IV. A alavancagem financeira decorre da existência de custos financeiros variáveis na estrutura de resultado da empresa.

V. A alavancagem total reflete o impacto combinado da alavancagem operacional e financeira por meio de uma relação aditiva.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I) Correta.

    II) Errada. O ponto de equilíbrio operacional de uma empresa é o nível de vendas necessário para cobrir todos os custos operacionais. Nesse ponto, o LAJIR (Lucro antes dos juros e imposto de renda) é igual à zero.

    III) Correta.

    IV) Errada. A alavancagem financeira decorre da existência de custos financeiros fixos.

    V) Errada. A alavancagem total reflete o impacto combinado dos custos fixos na estrutura operacional e financeira da empresa.


    Resposta: letra A.

  • Segundo Lawrence J. gitman (12º ed):


    I. A análise do ponto de equilíbrio (breakeven analysis) é usada para determinar o nível de operações necessário para cobrir a totalidade dos custos e avaliar a lucratividade associada a diferentes níveis de vendas.

    l. Analise do ponto de equilíbrio: usada para indicar o nível necessário para cobrir todos os custos e para avaliar a lucratividade associada aos vários níveis de vendas( também chamada de custo-volume-lucro)


    Il. O ponto de equilíbrio operacional de uma empresa é sensível ao custo operacional fixo unitário, custo operacional variável total e preço unitário de venda.

    ll- ponto de equilíbrio: é o nível de vendas necessário para cobrir todos os custos operacionais;


    III. A alavancagem operacional resulta da existência de custos operacionais fixos na estrutura de resultados da empresa.

    lll. alavancagem operacional: uso potencial de custos fixos operacionais para ampliar os efeitos das variações nas vendas sobre lucro antes dos jutos e IR.


    IV. A alavancagem financeira decorre da existência de custos financeiros variáveis na estrutura de resultado da empresa.

    lV. alavancagem financeira: uso de custos financeiros fixos para ampliar os efeitos de variação no lucro antes dos juros e imposto de renda.


    V. A alavancagem total reflete o impacto combinado da alavancagem operacional e financeira por meio de uma relação aditiva.

    V. alavancagem total: uso potencial de custos fixos( operacionais e financeiros) para ampliar o efeito das varições nas vendas sobre o lucro por ação da empresa.







ID
2847466
Banca
FCC
Órgão
SP Parcerias
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na análise de um determinado projeto, estão sendo consideradas as seguintes informações:


Taxa livre de risco: 7%.

Taxa de retorno do mercado: 12%.

Taxa de juros para capital de terceiros, antes dos impostos: 30%.

Impostos: 40%.


O investidor aceita utilizar como seu custo de oportunidade o retorno calculado, por CAPM, para atividades similares, que é de 15%.


Capital de terceiros no total de $ 500.000,00.

Capital próprio no montante de $ 500.000,00.


É correto afirmar que o

Alternativas
Comentários
  • Calculei da seguinte forma:

    Inicialmente busquei descobrir o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC):

    Custo do Capital Próprio = 15% (Informado na questão)

    Custo do Capital de Terceiros:

    kd′=kd x (1-IR), Onde Kd representa a taxa bruta do capital de terceiros; Kd’ é a taxa liquidada de juros do empréstimo, ou seja, do capital de terceiros, considerando o benefício do IR; e IR é a alíquota do imposto de renda. logo,

    kd′=kd x (1-IR) => Kd' = 30% * (1 - 40%) = Kd' = 18%

    Calculando o CMPC...

    CMPC= ((C1 xK1+C2 xK2))/C => CMPC = (500.000 * 18% + 500.000 * 15%)/1.000.000,00 = 16,5%

    Logo, custo médio ponderado de capital é maior que 14%. (Letra B) - Correta.

    Mas vamos calcular o Beta, para eliminar as demais alternativas...

    R = Rf +. B * (Rf - Rm) => 15% = 7% + B * (7% - 12%) => B = 1,6

    Logo, beta do projeto é de 1,8 (FALSA) e beta do projeto é menor que 1,5 (FALSA).


ID
2934019
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Há um conceito que se constitui em parte integral do modelo CAPM, pois descreve o relacionamento entre risco e retorno para ativos individuais. Trata-se do seguinte conceito da moderna teoria financeira:

Alternativas
Comentários
  • Olá Pessoal

    Gabarito C

    Sintético apontamento, segundo Assaf Neto(2013):

    A linha reta do mercado de títulos, também conhecida por Security Maket Line(SML), relaciona os retornos desejados no mercado e seus respectivos indicadores de risco sistemático, definidos pelo coeficiente beta.

    Portanto, para quem ficou em dúvida sobre o coeficiente beta, por ele fazer parte da equação do CAPM, há de observar que o coeficiente beta é descrito tão somente como um COEFICIENTE QUE DESCREVE OS INDICADORES DE RISCO.

    Portanto, indubitavelmente correta a Alternativa C.

    Bons Estudos.

  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre o modelo CAPM.

    O modelo pode ser assim escrito:

    E(R) = Rf + β (Rm – Rf), onde:

    E(R) = o retorno esperado, ou seja, resultado que o CAPM busca calcular;
    Rf = taxa de juros livre de risco (ou com menor risco possível);
    β = O risco associado ao investimento;
    Rm = taxa de remuneração do mercado.

    Dito isso, vamos para as alternativas!

    A) Errada. A Carteira Ótima (também chamada de carteira eficiente) é uma carteira diversificada que contém todos os ativos arriscados na exata proporção em que eles estão disponíveis na economia. O foco não é considerar cada ativo individualmente, mas sim a composição de ativos na carteira.

    B) Errada. O Beta (B) é um indicador de risco. Como a questão quer um conceito que relacione não só o risco, mas também o retorno, alternativa incorreta.

    C) Certa. A Linha do Mercado de Títulos (do inglês Security Market Line - SML) relaciona o risco de um ativo individual com o seu retorno esperado.

    D) Errada. A Carteira Eficiente (também chamada de carteira ótima) é uma carteira diversificada que contém todos os ativos arriscados na exata proporção em que eles estão disponíveis na economia. O foco não é considerar cada ativo individualmente, mas sim a composição de ativos na carteira.

    E) Errada. A Linha do Mercado de Capitais é formada pelo conjunto de todas as possíveis combinações de ativos livres de risco e a carteira de mercado. Ela representa a alocação de capitais associada à carteira eficiente. (O foco aqui é na carteira e não no ativo individualmente falando.)


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
2935342
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

"Conjunto de pagamentos (ou recebimentos) de valor nominal igual, que se encontram dispostos em períodos de tempo constantes, ao longo de um fluxo de caixa". O enunciado refere-se ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Questão que traz diferentes conceitos do campo da Economia em suas alternativas e pede para relacionar o enunciado a um deles.

    Vamos verificar as alternativas:

    A) ERRADA. Depreciação é a perda de valor do bem considerado, pode se dar pelo desgaste devido à utilização ou por condições naturais ou mesmo porque o bem ficou obsoleto.

    B) ERRADA. Correção monetária consiste em corrigir valores pelo índice de preços de determinado período, isto é, trata-se de recompor a inflação em cima do valor considerado.

    C) CERTA. Aqui se tem o gabarito. Série se relaciona a "conjunto de pagamentos (ou recebimentos)" e uniforme a "... valor nominal igual, que se encontram dispostos em períodos de tempo constantes".

    D) ERRADA. Investimento de longo prazo é aquele cuja maturação ocorre em um longo período de tempo, ou seja, seu retorno demora um pouco para se concretizar.

    E) ERRADA. Crédito direto ao consumidor é a criação da possibilidade de um consumidor fazer suas compras sem ter o dinheiro para pagar à vista, todavia com a promessa (contrato) que ele irá devolver esse valor - corrigido monetariamente - com o acréscimo de juros no futuro.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
2935351
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da alavancagem operacional, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra E errada, pois os custos fixos são considerados na alavancagem operacional.

  • a) É possível manter os custos fixos aumentando as vendas, eles independem da quantidade. Por exemplo, a partir do ponto de equilíbrio, os custos variáveis aumentam, porém os custos fixos são mantidos (por serem fixos, óbvio). Assim, quanto mais se vende, mais custos variáveis.

    b) Na alavancagem operacional, há a proporção entre custos fixos e custos variáveis.

    c) A alavancagem operacional é uma alternativa para criação de novos produtos e aumento de vendas, pois essa alavancagem visa maximizar o valor e o ganho do(s) acionista(s)/proprietário(s)/etc.

    d) Tendo uma alavancagem operacional e financeira boa, qualquer alteração que se tenha nas vendas vai gerar alterações na lucratividade, pra mais ou pra menos.

    e) GABARITO. Trocados os conceitos. A alavancagem financeira é que avalia o efeito das despesas com juros*; a operacional é a responsável por medir o efeito dos custos fixos.

    *Lembrete aos "não ambientados nessa área de conceitos financeiros": associar sempre juros com alavancagem financeira


ID
3155287
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em uma empresa, o capital de terceiros representa 40% do total do capital à disposição da sociedade. O custo médio dos empréstimos de terceiros foi mensurado em 18% ao ano. O custo do capital próprio da empresa, mensurado pelo modelo CAPM, é de 12% ao ano. O custo médio ponderado do capital para a empresa é, em %,

Alternativas
Comentários
  • Olá Pessoal,

    Gabarito Letra B

    Para cálculo do custo médio ponderado devemos aplicar o percentual do custo do capital em relação a proporção da participação deste capital no total da sociedade.

    40% de Capital de Terceiros ao custo de 18% a.a

    60% de Capital Próprio ao custo de 12% a.a

    Logo:

    Custo Médio Ponderado (PMP) = (40% * 18%) + (60% * 12%)

    PMP = 720 + 720

    PMP = 1440

    Divide-se o resultado por 100 para encontrar o percentual:

    PMP = 1440/100

    PMP = 14,4%

    Desistir Não é Uma Opção!


ID
3310918
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma das preocupações dos administradores financeiros é a relação risco–retorno. O modelo de precificação de ativos (CAPM) foi desenvolvido para explicar o comportamento dos preços dos ativos e fornecer um mecanismo que possibilite aos investidores avaliar o impacto do risco sobre o retorno de um ativo. Considere as seguintes informações sobre um ativo:

● Beta = 1,2

● Taxa livre de risco = 10%

● Retorno da carteira de mercado = 15%

Com base nessas informações, o retorno mínimo esperado desse ativo é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Beta = 1,2

    Taxa Livre de Risco = 10%

    Retorno da carteira de mercado = 15%

    Ki = Rf + [Bi x( Km - Rf)]

    Onde:

    Ki = Retorno esperado

    Rf = taxa de retorno livre de risco

    Bi = beta de um ativo ou carteira de mercado

    Km = Retorno da carteira de mercado

    Logo:

    Ki = 10% + [1,2 x( 15%-10%)]

    Ki = 10% + [1,2 x 5%]

    Ki = 10% + 6%

    Ki = 16%

    O retorno mínimo esperado é de 16%


ID
3310933
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um projeto pode ser avaliado pelas óticas do empresário, das agências de financiamento, do governo e de outras empresas prejudicadas ou beneficiadas pela realização do projeto. Um projeto pode ser excelente sob o ponto de vista financeiro e péssimo sob o ponto de vista da sociedade como um todo.

Com base nessa informação, é incorreto afirmar:

Alternativas

ID
3350017
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

0 Sistema de Amortização Francês (SAF) de um financiamento tem como principal característica o estabelecimento de prestações iguais, periódicas e sucessivas. A respeito dos juros cobrados e das amortizações a serem pagas, quando não há carência, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra D

    -> Sistema Francês

    Parcela é constante. Amortização crescente. Juros decrescentes.

    -> Sistema de Amortização constante.

    Parcela decrescente. Amortização constante. Juros decrescentes.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Matemática Financeira. 

    O SAF é chamado também de tabela price. Neste tipo de sistema de amortização, as parcelas são iguais, mas os juros vão diminuindo ao longo do tempo e amortização vai crescendo.

    Assim, nosso gabarito só pode ser a letra D.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3546331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2002
Disciplina
Economia
Assuntos

A análise econômica dos fluxos financeiros é crucial para fundamentar as decisões de investimento dos agentes econômicos. A esse respeito, julgue o item abaixo.
No modelo de formação de preços para bens de capital — capital asset pricing model (CAPM) —, se a constante beta, que mensura o risco não-diversificável do ativo, for nula, então a taxa de desconto de um determinado ativo é igual à taxa de desconto sem risco.

Alternativas
Comentários
  • ERi = Rf + βi (ERm – Rf)

    Onde:

    ERi = Retorno Esperado do Investimento (Expected Return of Investiment);

    Rf = Taxa Livre de Risco (Risk-free rate);

    βi = Beta do investimento (Beta of the investment);

    ERm = Retorno Esperado do Mercado (Expected Return of market);

    (ERm – Rf) = Prêmio de Risco de Mercado (Market risk premium).

    Assim, na fórmula, a Beta do investimento se fosse zerada acarretaria na soma da Rf (Taxa Livre de Risco) + 0, eis que qualquer que seja o número multiplicado por 0 é 0.


ID
3585721
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Matinhos - PR
Ano
2011
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere as seguintes noções centrais na avaliação de projetos de investimento:


-   Payback máximo (PBM)
-   Taxa de Rentabilidade (TR)
-   Taxa Interna de Retorno (TIR)
-   Taxa Mínima de Atratividade (TMA)
-   Valor Presente Líquido (VPL)

A aprovação de um projeto é sugerida quando:

Alternativas

ID
3596407
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as seguintes proposições sobre os indicadores de seleção de projetos.


I) A adição de um componente de “prêmio de risco” à taxa de desconto provoca sempre redução do valor presente de um projeto.

II) O critério de payback leva em conta todos os fluxos de caixa do projeto.

III) É possível que dois projetos tenham a mesma taxa interna de retorno, mas tenham valores presentes líquidos diferentes para outras taxas de desconto.

Podemos afirmar que:

Alternativas

ID
3666367
Banca
FCC
Órgão
SP Parcerias
Ano
2018
Disciplina
Economia
Assuntos

Na análise de um determinado projeto, estão sendo consideradas as seguintes informações:

Taxa livre de risco: 7%. Taxa de retorno do mercado: 12%. Taxa de juros para capital de terceiros, antes dos impostos: 30%. Impostos: 40%. O investidor aceita utilizar como seu custo de oportunidade o retorno calculado, por CAPM, para atividades similares, que é de 15%. Capital de terceiros no total de $ 500.000,00. Capital próprio no montante de $ 500.000,00.

É correto afirmar que o

Alternativas
Comentários
  • Direito Tributário?
  • Compartilho abaixo os cálculos que fiz pra chegar na resposta.

    CÁLCULO DO BETA - CAPITAL PRÓPRIO

    CAPM = RF + B ( RM - RF)

    0,15 = 0,07 + B (0,12 - 0,07)

    0,15 - 0,07 = 0,05 B

    B = 1,6

    CALCULO DO WACC (custo médio ponderado de capital)

    WACC = [CAPITAL PROPRIO / (PASSIVO TOTAL)] * CUSTO DO CAPITAL PROPRIO + [CAPITAL DE TERCEIROS / (PASSIVO TOTAL)] * CUSTO DO CAPITAL DE TERCEIROS * (1 - IR)

    WACC = (500.000/1.000.000) * 0,15 + (500.000/1.000.000) * 0,3 * (1- 0,4)

    WACC = 0,075 + 0,09

    WACC = 0,165 ou 16,5%

    CÁLCULO DO CUSTO LÍQUIDO DE CAPITAL DE TERCEIROS

    CUSTO DO CAPITAL DE TERCEIROS * (1- IR) = 0,3 * (1 - 0,4) = 0,18 ou 18%

    REPOSTA: Letra B

  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre finanças corporativas.

    Para resolver esta questão, precisaremos utilizar os modelos do CAPM, Custo Médio Ponderado de Capital e Custo Líquido do Capital de Terceiros.

    Vamos começar pelo CAPM. O modelo pode ser assim escrito:

    E(R) = Rf + β (Rm – Rf), onde:

    E(R) = o retorno esperado, ou seja, resultado que o CAPM busca calcular;
    Rf = taxa de juros livre de risco (ou com menor risco possível);
    β (beta) = O risco associado ao investimento;
    Rm = taxa de remuneração do mercado.

    Substituindo os valores dados pelo enunciado, teremos: 

    0,15 = 0,07 + β (0,12 - 0,07)
    0,15 - 0,07 = β (0,12 - 0,07)
    0,08 = β(0,05)
    β = 0,08/0,05 = 1,6

    Portanto, o beta do projeto é de 1,6.

    Agora, vamos calcular o custo médio ponderado de capital (CMPC):

    CMPC = [CAPITAL PROPRIO / (PASSIVO TOTAL)] * CUSTO DO CAPITAL PROPRIO + [CAPITAL DE TERCEIROS / (PASSIVO TOTAL)] * CUSTO DO CAPITAL DE TERCEIROS * (1 - IR)

    CMPC = (500.000/1.000.000) * 0,15 + (500.000/1.000.000) * 0,3 * (1- 0,4)
    CMPC = 0,5*0,15 + 0,5*0,3*0,6
    CMPC = 0,075 + 0,09
    CMPC = 0,165 ou 16,5%

    Por fim, vamos calcular o custo líquido do capital de terceiros, que é:

    CLCT = Custo do capital de terceiros*(1-IR)

    CLCT = 0,3 * (1 - 0,4)
    CLCT = 0,3*0,6 = 0,18 ou 18%

    Agora, vamos para as alternativas!

    A) Incorreta. O beta é de 1,6 (e não 1,8).

    B) Correta. O CMPC é de 16,5%, maior que 14%, portanto.

    C) Incorreta. O beta é de 1,6 (maior que 1,5).

    D) Incorreta. O CMPC é de 16,5%.

    E) Incorreta. É de 18% (menor que 20%, portanto).


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
3693910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2009
Disciplina
Economia
Assuntos

A taxa interna de retorno (IRR) e o valor presente líquido (NPV) são importantes ferramentas do fluxo de caixa esperado. Em relação a esse assunto, julgue o próximo item.

Para a adequada aprovação definitiva de um projeto de investimento, deve-se verificar se a IRR é positiva e superior à taxa de desconto do projeto.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Se a TIR for maior que a Taxa Mínima de Atratividade, o VPL é positivo e o investimento é bom;

    https://www.dicionariofinanceiro.com/valor-presente-liquido/


ID
3694324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2009
Disciplina
Economia
Assuntos

A taxa interna de retorno (IRR) e o valor presente líquido (NPV) são importantes ferramentas do fluxo de caixa esperado. Em relação a esse assunto, julgue o próximo item.

Caso o retorno de um projeto de investimento seja inferior ao custo de oportunidade, será nulo o valor presente líquido, pois, tratandose de uma economia com inflação, deve-se incluir a taxa de inflação no cálculo da IRR.

Alternativas
Comentários
  • Será negativo
  • Errado, será negativo o VPL


ID
3720724
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando as técnicas de orçamentação de capital para a escolha de alternativas de investimento, a partir das seguintes informações, assinale a alternativa correta.


Projetos                                                     Alfa         Beta        Teta           Zeta

Taxa Mínima de Atratividade (TMA)        14%          14%        14%          14%

VPL                                                        - $ 3.850    $ 6.450    $ 8.150    - $ 3.350

TIR                                                             13%           44%        37%          13%

Alternativas

ID
3744829
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre o conceito e aplicação do EBITDA, é correto afirmar que esse indicador de desempenho:

Alternativas

ID
3744841
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre custo médio ponderado do capital, conhecido pela sigla WACC (do inglês Weighted Average Cost of Capital), é correto afirmar:

Alternativas

ID
3744844
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação aos resultados do modelo de precificação de ativos (da sigla, em inglês, CAPM), é correto afirmar:

Alternativas

ID
3879457
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma sociedade empresária está avaliando a viabilidade de um projeto de investimento. Sabe-se que o investimento inicial no projeto será de R$ 200.000,00. Os gestores estimaram que esse projeto tem o potencial de gerar fluxos de caixa no valor de R$ 50.000,00 no ano 1, R$ 70.000,00 no ano 2 e de R$ 130.000,00 no ano 3. Sabendo-se que os gestores esperam uma taxa de retorno de, no mínimo, 10% ao ano, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vpl= -200+50/1,1+70/1,21+130/1,331 = 1,4. Resposta letra B

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área!

    Esta é uma questão de Finanças Corporativas, que exige de nós o conhecimento do Valor Presente Líquido. O VPL é uma forma de verificarmos se um projeto é viável financeiramente ou não. Se o VPL for positivo, o projeto é viável. Se o VPL for negativo, o projeto não será viável. E se o VPL for igual a 0, tanto faz a empresa começar ou não o projeto.

    O mais difícil aqui é mesmo fazer os cálculos (ainda mais na hora da prova, onde você não tem calculadora).

    Mas a fórmula ficaria assim:

    VPL = -200.000 + 50.000/(1 + 0,10) + 70000/(1 + 0,10)^2 + 130000/ (1 + 0,10)^3

    Fazendo as contas, chegaremos a um VPL de 976.71. Este valor representa um VPl positivo e, portanto, o projeto deve ser aprovado.

    Gabarito do professor: Letra B.

ID
4155427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com respeito à avaliação econômica de projetos, julgue o item que se segue.


Para se levar em conta os impactos da inflação no cálculo do valor presente líquido, se os fluxos de caixa estiverem em termos nominais, dever-se-á utilizar uma taxa de desconto nominal.

Alternativas
Comentários
  • Fluxo de Caixa em moeda constante = taxa de desconto real

    Fluxo de Caixa em moeda corrente (atualizada para a data do evento) = taxa de desconto nominal

    Gabarito: Certo.


ID
4155433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com respeito à avaliação econômica de projetos, julgue o item que se segue.


O custo de capital de determinada empresa corresponde à média ponderada entre o retorno esperado das ações da empresa e a taxa de juros que essa firma paga sobre sua dívida.

Alternativas
Comentários
  • WACC = Custo Médio Ponderado do Capital (Weighted Average Cost of Capital)

    WACC = Ke x E/(E + D) + Kd x (1 - IR) x D/(E + D)

    Onde:

    E/(E+D) = parcela do capital próprio

    D/(E+D) = parcela do capital de terceiros

    IR = alíquota do imposto de renda

    Ke = Custo do Capital Próprio (nesse caso, o retorno das ações da empresa)

    Kd = Custo do Capital de Terceiros (nesse caso, a taxa de juros sobre a dívida)


ID
4155436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com respeito à avaliação econômica de projetos, julgue o item que se segue.


O modelo de formação de preços para bens de capital (capital asset pricing model — CAPM) permite a consideração da existência de risco acrescentando-se um prêmio à taxa de desconto.

Alternativas
Comentários
  • Certa.

    E = Rf +  β (Rm - Rf)

    Sendo que o beta indica o risco do ativo e (Rm - Rf) representam o prêmio pelo risco.


ID
5098816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um modelo de formação de preço de ativos (capital asset pricing model — CAPM), com dois ativos A e B, apresenta os seguintes coeficientes betas: βA = 1,5 e βB = 1,0. A taxa de retorno do portfólio de mercado é de 8% e a taxa livre de risco é igual a 4%.

A partir dessas informações, julgue o item que se segue.

Se o investidor possui em carteira 75% de ativo A e 25% de ativo B, o retorno esperado mínimo para esse portfólio é superior a 10%.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. O retorno mínimo do ativo A (rA) é dado por

    rA = rF + βa (rM - rF)

    rA = 4 + 1,5 (8 - 4) = 10

    em que rF representa a taxa livre de risco, e rM, a taxa de retorno do portfólio de mercado. Logo, o retorno mínimo do ativo B (rB) é

    rB = rF + βb (rM - rF)

    rB = 4 + 1 (8 - 4) = 8

    Para o cálculo do retorno do portfólio (rP), usa-se a seguinte equação, em que XA representa o percentual da carteira B investida no ativo A, e XB, o percentual da carteira investida no ativo B.

    rP = XA*rA + XB*rB

    rP = 0,75 * 10 + 0,25 * 8 = 7,5 + 2 = 9,5

    Portanto, o retorno mínimo esperado para o portfólio é de 9,5%.

  • rA = rF + βa (rM - rF)

    rA = 4 + 1,5 (8 - 4) = 10

    em que rF representa a taxa livre de risco, e rM, a taxa de retorno do portfólio de mercado. Logo, o retorno mínimo do ativo B (rB) é

    rB = rF + βb (rM - rF)

    rB = 4 + 1 (8 - 4) = 8

    Para o cálculo do retorno do portfólio (rP), usa-se a seguinte equação, em que XA representa o percentual da carteira B investida no ativo A, e XB, o percentual da carteira investida no ativo B.

    rP = XA*rA + XB*rB

    rP = 0,75 * 10 + 0,25 * 8 = 7,5 + 2 = 9,5

    Portanto, o retorno mínimo esperado para o portfólio é de 9,5%.

  • Para mim, isso é matéria de finanças corporativas

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Finanças Corporativas.

    Para que possamos calcular o retorno mínimo para o portfólio, precisaremos calcular Beta da carteira. Para isso, é necessário encontrar a média ponderada dos betas de cada um dos ativos (A e B).

    Assim:

    Beta Ponderado = peso do ativo A x Beta do ativo A + peso do ativo B x Beta do ativo B.

    Em notação:

    Bp = wa.Ba + wb.Bb

    O peso de A (Wa) é 75% (0,75).
    O Beta de A é dado pelo enunciado da questão e vale 1,5.
    O peso de B (wb) é 25% (0,25).
    O Beta de B também foi dado pelo enunciado: 1,0.

    Substituindo os valores:

    Bp = (0,75. 1,5) + (0,25.1)
    Bp = 1,125 + 0,25 = 1,375

    Agora que temos o beta ponderado da carteira, basta substituirmos este beta no modelo CAPM.

    Re = Rf + Bp(RM-Rf)

    Re é o retorno esperado.
    Rm é o retorno esperado da carteira do mercado (pelo enunciado, tal retorno é de 8%).
    Rf é a taxa de retorno livre de risco (dado pelo enunciado: 4%).
    Bp: Beta da Carteira.

    Basta substituirmos os valores:

    Re = 4% + 1,375(8%-4%)
    Re = 4% + 1,375 (4%)
    Re = 4% + 5,5% = 9,5%

    Portanto, o retorno esperado é de 9,5% (inferior a 10%, o contrário do que afirma o enunciado). Assim, questão errada.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • ERRADA, é inferior a 10%

    Rcp(A+B)=75%×Rcp(A)+25%×Rcp(B)

    Rcp(A+B)=(75%×10%)+(25%×8%)

     

    Rcp(A+B)=7,5%+2,0%

     

    Rcp(A+B)=9,5%


ID
5098819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um modelo de formação de preço de ativos (capital asset pricing model — CAPM), com dois ativos A e B, apresenta os seguintes coeficientes betas: βA = 1,5 e βB = 1,0. A taxa de retorno do portfólio de mercado é de 8% e a taxa livre de risco é igual a 4%.

A partir dessas informações, julgue o item que se segue.

O ativo A é menos arriscado que o ativo B.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. O coeficiente beta é usado para medir o risco não diversificável. É um índice que mede a relação entre o retorno de um ativo em relação ao retorno do mercado. O ativo que possui maior risco é aquele cujo valor de beta é maior, o que, no caso em tela, corresponde ao ativo A. Sendo assim, o ativo A é mais arriscado que o ativo B.

  • Para mim, isso é matéria de finanças corporativas

  • errada

    A é mais arriscado que o ativo B

    O cálculo do CAPM (Modelo de Precificação de Ativos Financeiros) pega parte dos riscos do investimento, com a parte livre de riscos, ou menos arriscada possível.

    A fórmula do CAPM é a seguinte: E(R) = Rf + β (Rm – Rf)

    E(R) - retorno esperado que o modelo CAPM busca calcular.

    Rf - taxa de juros livre de risco;

    β - Índice Beta, que indica o risco associado ao investimento;

    Rm - taxa de remuneração do mercado.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre o risco de ativos na carteira. 
    Bom, uma dos grandes avanços proporcionados pelo CAPM foi o acréscimo do fator Beta, que representa o grau de sensibilidade do ativo em relação ao mercado.

    Em outras palavras, o Beta é uma medida de risco. Quanto maior o Beta, mais o ativo varia em relação ao mercado como um todo. Ou seja, quanto maior o Beta, maior o risco associado ao ativo. 

    Assim, como o Beta do ativo A é de 1,5 e o Beta do ativo B é de 1, temos que o Beta do ativo A é maior, o que significa que o ativo A é MAIS arriscado que o ativo B. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • alguém explica melhor
  • ERRADA

    Coeficiente beta ( β ) é um índice que mede o retorno de um ativo em relação ao retorno do mercado.

     

    Ativos com beta maior do que 1 são mais arriscados do que a média, e ativos com beta menor do que 1 são menos arriscados do que a média. Já os ativos com beta igual a 1 têm o mesmo risco do mercado.

    Como o Beta do Ativo A (β=1,5) é maior do que o Beta do Ativo B (β=1,0), o Ativo A é mais arriscado que o Ativo B, e o retorno exigido do capital A (Rcp=10%) é maior que o retorno exigido do capital B (Rcp=8%), pois o investidor exige maior retorno do ativo com maior risco.


ID
5125666
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na vida real, emprega-se com frequência a taxa linear para cálculos de valores, como empréstimos. No entanto, para lidar com o valor do dinheiro no tempo e tomar decisões de investimentos, devemos utilizar os conceitos de taxas efetivas e taxas equivalentes. Analise as seguintes assertivas sobre esse tema:


I. Se a taxa de juros por período de capitalização for i e se houver m períodos de capitalização por ano, então a taxa efetiva anual será (1+ i)m - 1.

II. Se duas taxas de juros relativas a períodos de capitalização distintos produzem o mesmo montante no final de determinado tempo, partindo-se do mesmo valor inicial, diz-se que são taxas equivalentes.

III. Se um empréstimo de $1000 deve ser liquidado, após 12 meses, por $1240,00, a taxa efetiva da operação é inferior a 2% ao mês.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Temos aqui uma questão sobre taxas equivalentes e efetivas dentro do assunto de análise de investimentos. Vamos para a resolução:

    Taxas equivalentes são aquelas que aplicadas a um mesmo capital/ dinheiro em um mesmo período de tempo, ainda que por diferentes períodos de capitalização, vão produzir o mesmo montante final. Exemplo: Taxa de 1% ao mês equivale a qual taxa anual durante 1 ano? Sendo i= taxa equivalente anual, im = taxa mensal, n = números de período de capitalização.

    (1+ia)n = (1+im)n
    (1+ia)1 = (1+0,01)12
    1+i= 1,1268
    ia = 0,1268 ou 12,68%

    Taxas efetivas são aquelas referentes a um período de tempo igual ao período de capitalização dos juros. Divergem das taxas nominais, as quais se referem a um período de tempo diferente do período da capitalização dos juros. Exemplo: taxa anual de 12% com juros capitalizados mensalmente (taxa nominal) é igual a taxa mensal de 1% capitalizados mensalmente (taxa efetiva). Percebam a diferença nos períodos de capitalização: juros anuais capitalizados mensalmente e juros mensais capitalizados mensalmente.

    A partir da taxa mensal, deve-se utilizar o conceito de taxa equivalente para se obter a taxa efetiva anual. A fórmula toda é a seguinte, sendo m = frequência das capitalizações da taxa nominal:

    iefetiva = [1+ (inominal / m)]m -1
    iefetiva = [1+(0,12/12)]12 -1
    iefetiva = (1,01)12 -1
    iefetiva = 0,1268 ou 12,68%

    Uma taxa nominal de 12% ao ano com capitalização mensal é igual a uma taxa efetiva de 12,68% ao ano com capitalização anual.

    Vamos para as proposições:

    I - CORRETA. Vejam pela explicação que está correta e corresponde à fórmula de taxa efetiva apresentada acima, porém o i do enunciado é igual a inominal/m e constatamos isso por esse trecho "se a taxa de juros por período de capitalização for i". Substitua os valores anuais e mensais dados como exemplo que ficará mais fácil a visualização.

    II - CORRETA. Temos aqui, exatamente, a definição de taxas equivalentes conforme apresentado acima.

    III - CORRETA. Supondo que a capitalização desse empréstimo foi anual, temos uma taxa de 24% ao ano:

    Taxa de juros = Juros/Capital emprestado = 240/1000 = 0,24 ou 24% ao ano

    Agora, aplicaremos a fórmula de taxa equivalente para achar a taxa equivalente mensal de 24% ao ano que também será a taxa efetiva mensal, já que toda taxa mensal cuja capitalização também é mensal corresponde a sua própria taxa efetiva.

    (1+ia)n = (1+im)n
    (1+0,24)1 = (1+im)12
    1 + i m=  1,24^(1/12)
    i= 1,0181 – 1
    im = 0,0181 ou 1,81% ao mês

    Temos diferentes formas de resolver esse item, no entanto não é necessário fazer as contas de raiz ou de potência de fração na hora da prova. Para que 24% ao ano seja igual a 2% ao mês só seria possível se estivéssemos falando de juros simples, como não é o caso, necessariamente, será inferior a 2% e, assim, não precisamos calcular o valor exato de 1,81% ao mês.

    Portanto, estão corretas as assertivas I, II e III.


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
5125669
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Associe as cinco expressões da Coluna 1, que se referem a termos relacionados à avaliação de projetos de investimentos, às descrições na Coluna 2.


Coluna 1

1. Valor presente líquido.

2. Taxa Interna de Retorno.

3. Coeficiente Benefício-Custo.

4. Taxa Mínima de Aceitação.

5. Período de Recuperação do Investimento.


Coluna 2

( ) A razão entre o valor presente dos benefícios e o valor presente dos custos de um projeto de investimento.

( ) A taxa de desconto que torna o valor presente do fluxo de líquido de caixa de um projeto de investimento igual a zero.

( ) O montante que se obtém descontando-se o fluxo líquido de caixa de um projeto de investimento pela Taxa Mínima de Aceitação.

( ) Tempo necessário para recuperar um investimento a uma determinada taxa de desconto.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Questão sobre análise de investimentos, do tipo conceitual apenas.

    Vamos numerar os parênteses em branco na ordem em que aparecem:

    (3) - Temos aqui o Coeficiente Benefício-Custo que, como o nome diz, nada mais é do que o resultado da divisão dos benefícios pelos custos, ambos em valor presente.

    (2) - Esse é o conceito exato da famosa TIR (Taxa Interna de Retorno). A taxa que zera o VPL.

    (1) - O Valor Presente Líquido (VPL) é aquele resultante da aplicação de uma taxa de desconto (TMA - Taxa Mínima de Aceitação, por exemplo, mas poderia ser a TIR se o intuito fosse zerá-lo) sobre uma série de fluxos líquidos de caixa futuros.

    (5) - É o conceito do Período de Recuperação do Investimento ou, em sua versão gringa, Payback.

    Portanto, temos 3 - 2 - 1 - 5.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5125678
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O conceito de Taxa Mínima de Aceitação (TMA) é de extrema importância para a decisão de aceitar ou não aceitar um projeto de investimento. Sobre esse tema, analise as assertivas seguintes:


I. Se o Valor Presente Líquido (VPL) de um fluxo de caixa de um projeto de investimento for positivo, indica que a Taxa Interna de Retorno (TIR) deve ser superior à TMA.

II. É mais vantajoso o emprego da TIR para decisão sobre projetos de investimento, porque não exige a determinação de uma TMA.

III. Ao se investir um montante exatamente à TMA, o valor presente líquido do projeto será nulo.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Questão acerca da análise de investimentos, tratando da Taxa Mínima de Atratividade (TMA), da Taxa Interna de Retorno (TIR) e suas relações.

    Vamos examinar as assertivas a partir do glossário abaixo:

    Valor Presente Líquido (VPL): é o método para se avaliar os fluxos de entradas futuros a valor presente, dado uma taxa de juros definida, descontando o investimento inicial realizado.

    Taxa Mínima de Atratividade (TMA): é a taxa de juros que representa o mínimo a receber para se realizar determinado investimento ou, alternativamente, o máximo a se pagar para a realização de um financiamento.

    Taxa Interna de Retorno (TIR): é a taxa de desconto que, aplicada a um fluxo de caixa futuro, faz com que o valor presente líquido (VPL) seja igual a zero, isto é, seja nulo.

    I - CORRETA. Exatamente, lembrem-se que a TIR zera o VPL e, se a TMA é inferior a TIR, isso significa que a TMA retorno um VPL positivo e esse investimento é, portanto, viável. As taxas de desconto na fórmula do VPL, TMA ou TIR, estão no denominador, ou seja, quanto maior forem, mais diminuem os fluxos de caixa futuros.

    II- INCORRETA. Isso está completamente errado conforme o glossário acima. TIR e TMA são conceitos distintos, a TIR é a taxa que zera o VPL e tem a função de ser uma taxa referencial limite entre projetos que retornam lucro ou prejuízo. O que, realmente, importa na decisão de projetos de investimento é a TMA, uma vez que é a taxa que indica o retorno esperado mínimo que o investidor requer.

    III - INCORRETA. Isso não está certo. Quem retorna VPL nulo é a TIR e não a TMA. Claro que a TMA também pode retornar um VPL zero, mas isso ocorrerá acidentalmente ou eventualmente e, nesse caso, a TMA será igual a TIR. O mais comum é a TMA retornar VPL positivo ou negativo, lucro ou prejuízo de um projeto de investimento respectivamente.

    Portanto, temos apenas a I como correta.

    Recomenda-se, portanto, pedido de recurso para a banca organizadora do certame, de forma respeitosa, requerendo-se a alteração do gabarito da letra D para a A.


    Gabarito da Banca: Letra D.

    Gabarito do Professor: Letra A.