SóProvas


ID
1306951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

    Um engenheiro fiscal que acompanhava a execução de uma obra de construção de um edifício público tomou as seguintes decisões:

1. Devido à necessidade de ser aumentada a quantidade prevista em contrato de piso cerâmico, decidiu compensar a diferença medindo a mais as instalações hidráulicas estimadas para execução, enquanto o aditivo contratual não fosse efetivado.

2. Visando garantir a qualidade dos elementos estruturais da obra, determinou a priorização da aplicação de cimento com prazos de validade maior na execução de vigas e pilares.

3. Exigiu que a concretagem dos elementos estruturais somente ocorresse depois de realizada por ele uma inspeção prévia de fôrmas e armaduras.

Com referência à situação hipotética apresentada, julgue o  item  subsequente.

O engenheiro fiscal cumpriu as determinações legais na primeira decisão, visto que a compensação de pagamento com itens de serviço de instalações hidráulicas é permitida antes do aditivo contratual, desde que esses valores pagos correspondam exatamente ao custo dos serviços de piso cerâmico executados a mais.

Alternativas
Comentários
  •  Fazer uma medição de um item que não foi executado é crime. Legalmente não se pode medir nada sem esta executado. Quando o TCU descobre algo desse tipo, o engenheiro fiscal é chamado e afastado de suas atribuições. Questão errada.

  • Fiscal corrupto esse, por isso que o pais nao vai pra frente

  • Fiscal no máximo dar opinião.

  • Superfaturamento

  • Falso. Não se pode substituir o preço de um serviço por outro, mesmo que iguais. Deveria esperar o aditivo contratual.