SóProvas


ID
1307008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que se refere aos princípios de planejamento e de orçamento público, julgue o  item seguinte.

A Constituição Federal de 1988 estabelece que a Lei Orçamentária Anual (LOA) deve ser composta por três tipos de orçamentos específicos: o fiscal, o da seguridade social e o de investimento das empresas estatais.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    De acordo com o art. 165, §5º da CF - A lei orçamentária anual compreenderá: 

    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.


    Q369563 Prova: CESPE - 2014 - Polícia Federal - Agente Administrativo

    No Brasil, a LOA é, de fato, composta por três orçamentos: o fiscal, o da seguridade social e o de investimento das empresas estatais. (CERTO)


  • PPA -> DOM (Diretrizes, Objetivos, Metas)

    LDO -> MP (Metas, Prioridades)

    LOA -> FIS (Fiscal, Investimento, Seguridade: Previdência, Assistência Social, Saúde)

  • Certo

    Tomando por base o Art. 165 § 5º da CF/88 - A lei orçamentaria anual compreenderá:
    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, orgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pela Poder Público;
    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;
    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculadas, da administração direita ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público. 
  • Na questão dá a entender q são todas as estatais qdo na verdade são só as independentes. Questão dúbia  

  • Complementando o comentário de  Algéa Almeida:

    No livro de Administração Orçamentária e Financeira - Teoria e Questões - 5ª Edição, do autor Sérgio Mendes, página 55, acerca de conceito de Empresa estatal dependente, o autor diz o seguinte:

    Consoante a LRF, empresa estatal dependente é uma empresa controlada, mas que recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal....Este conceito é importantíssimo, porque, sendo uma empresa estatal considerada dependente, ela participará do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social. Integram o Orçamento de Investimento apenas as CHAMADAS EMPRESAS ESTATAIS NÃO-DEPENDENTES, o que ao meu entendimento, torna a questão um pouco duvidosa, quando afirma empresas estatais. Ele cita como exemplo a Embrapa, que possui controle total do Estado, mas faz parte do Orçamento Fiscal e seguridade Social.

  • Questão deveria ser anulada. Orçamento de investimento só entra as empresas estatais independentes. Essa questão está ERRADA, pois a banca na mesma engloba na resposta todas as estatais. 

  • CESPE fazendo Cespices

  • Rapinha: Orçamento Fiscal: administracao direta; autarquias, fundacoes publicas; empresas estatais DEPENDENTES.

    Orçamento de Investimentos: investimentos das empresas estatais.

    Orçamento: Seguridade Social: saúde, previdencia e assistencia Social. 

  • GABARITO CERTO

     

    MACETE:

     

    LOA  ---> ''FIS''

    FISCAL

    INVESTIMENTO

    SEGURIDADE SOCIAL

  • LOA:

     

    - Orçamento fiscal (função de reduzir desigualdades inter-regionais)

     

    - Orçamento de investimento das empresas (função de reduzir desigualdades inter-regionais)

     

    - Orçamento da seguridade social

  • Gab. C

    -------------------------

     

    A LOA é composta pelo (i) Orçamento Fiscal, (ii) Orçamento da Seguridade Social e (iii) o Orçamento de Investimentos de Empresas Estatais

    *********

     

    Orçamento Fiscal

    Atualmente, o orçamento fiscal deve contemplar as receitas e despesas do Poderes (i) Executivo, (ii) Legislativo e (iii) Judiciário, do (iv) Ministério Público e dos (v) Tribunais de Contas, incluindo seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta (a qual já inclui as fundações públicas), excetuando-se as receitas e despesas que estiverem no orçamento da seguridade social e de investimento das estatais 

     

    Orçamento da Seguridade Social

    A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à (i) saúde, à (ii) previdência e à (iii) assistência social.

     

    Orçamento de Investimentos de Empresas Estatais

    A LOA compreenderá o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto (Empresas controladas pela união).

  • Dá até medo de marcar.

    Gab: Certo

  • LOA

    A lei orçamentária anual compreenderá:

    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

    Os orçamentos fiscais e de investimentos das estatais, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.

    O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.

    É vedada a utilização, sem autorização legislativa específica, de recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir déficit de empresas, fundações e fundos, inclusive daqueles que compõem os próprios orçamentos fiscal, de investimentos das estatais e da seguridade social.

    A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

  • Cespe mudou o entendimento? Questão semelhante com gabarito diferente:

    (CESPE/ANALISTA/MPU/2010) A respeito do orçamento público, julgue o item a seguir.

    A Constituição Federal (CF) de 1988 dispõe que a Lei Orçamentária Anual (LOA) deve compreender três orçamentos: o de investimentos em empresas, o fiscal e o de seguridade social. Errado

    R= O CESPE considerou a assertiva errada, já que o Orçamento de Investimento compreende apenas as empresas em que a União detenha maioria do capital social votante. Dessa forma, o erro da questão é falar em um “Orçamento de Investimento em empresas”, sem apresentar a mencionada restrição. Errado

  • Gab: CERTO

    Exatamente, Luana.

    Se o Cespe trouxer apenas a expressão "investimento em empresas" (tratando as empresas de forma geral), como você trouxe na questão-exemplo, o gabarito deverá ser considerado como errado mesmo!

    • No entanto, se vier "investimento das empresas ESTATAIS ou apenas investimento das estatais", estará correta.

    Importante frisar que a União deve deter, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto!