-
BDI é a sigla de Budget Difference Income que significaBenefícios e Despesas Indiretas (também designado por Bonificação). Consiste em um elemento que compõe um orçamento, normalmente alcançado através de taxas que incidem sobre o custo do empreendimento definindo o custo total.
O BDI deve cobrir todas as despesas do projeto, incluindo o lucro almejado. Em um orçamento, o preço final de um empreendimento é determinado pelos Custos Diretos e pelos Custos Indiretos (BDI). Os Custos Diretos constam no orçamento e são inerentes à execução do projeto; os Custos Indiretos não são incorporados ao produto final mas fazem parte do custo total, por exemplo: impostos, juros, lucros etc.
-
Despesas INdiretas...
-
o BDI é relativo aos custos indiretos todavia ela incide sobre os custos diretos
-
Sobre a questão:
a) Impsotos gerais não. Tributos específicos: PIS, COFINS, ISS e CPRB;
b) composições dos custos indiretos não. Composições dos custos diretos.
Gabarito: E
-
O BDI, que é o percentual relativo às despesas diretas e ao lucro e cujo valor depende das variações do local, do tipo de obra e dos impostos gerais, incide sobre as composições dos custos indiretos.
Questão errada
-
Acredito que o erro esteja em falar que o BDI incide sobre os custos indiretos. O BDI incide sobre os custos diretos e contempla em seu valor os custos indiretos e o lucro da construtora.
TCU - Obras públicas
5.2.5.3 Taxa de benefício e despesas indiretas
Finalmente, para a obtenção do preço final estimado para o empreendimento, é preciso aplicar sobre o custo direto total da obra a taxa de Benefício e Despesas Indiretas (BDI ou LDI). Essa taxa, calculada por meio da fórmula abaixo apresentada, contempla o lucro da empresa construtora e seus custos indiretos, isto é, garantia, risco e seguros, despesas financeiras, administração central e tributos. Ela é um percentual que, aplicado sobre o custo da obra, eleva-o ao preço final dos serviços.