SóProvas


ID
1307719
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os pronomes estão empregados corretamente em:

Alternativas
Comentários
  •  Próclise
     – usa-se com
    a) orações
    - exclamativas
    - optativas
    b) preposição EM+gerúndio
    c) com palavras atrativas – todos os
    advérbios
    pronomes
    conjuções subordinativas
    Mêsóclise
     – usa-se com verbos no futuro (presente ou do pretérito)
    Ênclise
     – com verbos que iniciam oração.

    a) Causou-lhes admiração, quando se comentou que contratariam novos funcionários que se dedicariam a serviços externos.
    c) Recordando-se dos problemas do colega, disse-lhe que podia conversar com os demais para socorrê-lo, se precisasse.
      d) Saiu cedo do trabalho, tudo se ajeitara com a secretária, limitaria-se a passar na farmácia, pois encontraria a esposa para lhe levar ao teatro.
      e) Tivesse habilitado-se para disputa esportiva que se realizaria durante as férias, não se estaria sobrecarregando com o acúmulo de treinos.

  • correta LETRA B.


    erros das demais:


    a) "que dedicar-se-iam". o certo seria "que se dedicariam" (pois o "que" é atrativo)


    c) "Se recordando" e "lhe disse". o certo seria "Recordando-se" e "disse-lhe" (pois não se iniciar oração com próclise"


    d) "levar-lhe". o certo seria "levá-la" (pois o "lhe" substitui objeto indireto, que no caso já está representado pelo "ao teatro")


    e) "que realizaria-se". o certo seria "que se realizaria" pois o "que" é atrativo


    qualquer coisa só mandar MP

  • Alternativa B

     

    a) Causou-lhes admiração, quando comentou-se que se contratariam novos funcionários que dedicar-se-iam a serviços externos

    Aqui o  "quando" e o "que"     são fatores atrativos de proclise.

     

    b) Admiraram-se porque ninguém se convenceu de que o chefe do setor, para se eximir de responsabilidade, preferiria demitir-se. CORRETA

     


    c) Se recordando dos problemas do colega, lhe disse que podia conversar com os demais para socorrê-lo, se precisasse.

    A proclise não pode iniciar oração.

     


      d)Saiu cedo do trabalho, tudo ajeitara-se com a secretária, se limitaria a passar na farmácia, pois encontraria a esposa para levar-lhe ao teatro.

    aqui o "tudo" é fator atrativo de proclise   -  não se iniciar periodo com proclise.

     


      e) Tivesse habilitado-se para disputa esportiva que realizaria-se durante as férias, não se estaria sobrecarregando com o acúmulo de treinos.

    Aqui o "que"     é fator atrativo de proclise.

     

  • QUESTÃO BOA. RUMO AO TRT

  • Por que a B está correta?

    Admiraram-se porque ninguém se convenceu de que o chefe do setor, para se eximir de responsabilidade, preferiria demitir-se.

    Entendo que em início de oração usa-se enclise - Admiraram-se

    Entendo que no trecho "ninguém se convenceu" - ninguém é pronome indefinido então usa-se próclise.

    Mas tanto no trecho "para se eximir" qual a regra que legitima que esse é o uso correto? Os verbos eximir e demitir não estão no infinitivo? Não seriam caso de ênclise em ambos? 

    "para" não seria uma preposição? Sendo assim não seria caso de próclise, não é palavra atrativa, se alguém puder elucidar ficaria grato.

  • Salvo engano, respondi assim:

    a)    Causou-lhes admiração, quando comentou-se (conjunção subordinativa “quando” atrai o pronome oblíquo átono) que se contratariam novos funcionários que dedicar-se-iam (no caso, não seria mesóclise, pois, apesar de o verbo estar no futuro, não está em início de frase, e o "que" atrai) a serviços externos. ERRADA.

    b)    Admiraram-se (correto: próclise proibida no início de frase) porque ninguém se convenceu (correto, “ninguém” é pronome indefinido e também tem sentido negativo, atraindo a próclise) de que o chefe do setor, para se eximir (correto: infinitivo preposicionado e flexionado, próclise obrigatória) de responsabilidade, preferiria (ênclise proibida com futuro do pretérito) demitir-se (correto: verbo no infinitivo impessoal, próclise e ênclise facultativas). CERTA.

    c)     Se (próclise proibida no início de frase) recordando dos problemas do colega, lhe (mesmo erro) disse que podia conversar com os demais para socorrê-lo, se precisasse. ERRADA.

    d)    Saiu cedo do trabalho, tudo (pronome indenifido, atrai o pronome) ajeitara-se (por causa de “tudo”, próclise obrigatória) com a secretária, se limitaria (futuro do pretérito no início, mesóclise obrigatória) a passar na farmácia, pois encontraria a esposa para levar-lhe (levá-la  – quem leva, leva alguém) ao teatro. ERRADA.

    e)    Tivesse habilitado-se (proibição de ênclise com verbo no particípio) para disputa esportiva que realizaria-se (ênclise proibida com futuro do pretérito) durante as férias, não se estaria sobrecarregando com o acúmulo de treinos. ERRADA.

     

    Por favor, se alguém encontrar algum erro nas minhas justificativas, me avisa, pois estou tentando aprender a matéria de uma vez por todas! (após vírgula, a próclise não é errada, mas deve-se evitar...hehehe).

    Força pra todo mundo!

  • gab. B