SóProvas


ID
130792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A pesquisa, na área da Ciência da Informação, enquadrase nas atividades dos alunos, dos professores e dos profissionais. Para os alunos, a pesquisa é uma constante, estando presente em todas as disciplinas e, mais especificamente , naquelas que focam esse tema e no trabalho de conclusão de curso. Professores que não pesquisam acabam por não acompanhar as transformações da área, por não se atualizarem. Isso se reflete nas atividades de sala de aula. Já em relação aos profissionais, a pesquisa faz parte de muitos de seus trabalhos, como o estudo de usuário, como parte na elaboração de projetos, no acompanhamento das ações dos usuários etc.

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior. Sobre os métodos e as técnicas de pesquisa: reflexões. In: Marta Lígia Pomim Valentim. Métodos qualitativos de pesquisa em ciência da informação. São Paulo: Polis, 2005, p. 161.

Com base no tema tratado no texto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Fiz por eliminação:

    A) O pesquisador deve ser neutro.

    Isso não está mencionado no texto....

    B) CORRETA

    C) O questionário é a melhor opção para coleta de dados nas pesquisas, pois não apresenta problemas de entendimento.

    No texto também não há nenhuma menção ao questionário. Além disso, um dos principais problemas da aplicação de questionários é que as perguntas devem ser muito bem fundamentadas, caso contrário geram problemas de entendimento.

    D) O modelo representacional enfatiza o aspecto quantitativo da análise de conteúdo, segundo Bardin.

    Também não cita nada disso no texto....

  • Conforme Almeida Júnior (2005, p. 120, 161, 168, 170):

    Conforme as denominações apresentadas, o modelo instrumental enfatizava o aspecto quantitativo, e o modelo representacional enfatizava o aspecto qualitativo da análise de conteúdo.

    [...] o pesquisador não é nem pode ser neutro.

    Nas pesquisas, mais importantes do que a metodologia são as análises propiciadas pelos dados levantados. Os dados em si não alicerçam ações ou tomada de decisões.

    O questionário, por exemplo, mesmo quando precedido de um pré-teste, terá problemas de entendimento, visto que o público atingido por ele é heterogêneo apesar de, em boa parte das vezes, estar restrito a determinados ambientes, físicos ou virtuais.

    Gab. B

    ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Sobre os métodos e as técnicas de pesquisa: reflexões. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Org.). Métodos qualitativos de pesquisa em ciência da informação. São Paulo: Polis, 2005. cap. 8, p. 161-171. Disponível em: https://abecin.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Metodos-qualitativos.pdf