GABARITO: D
a) “Depósito Legal é a exigência, definida por lei, de se efetuar a entrega a um órgão público (geralmente a biblioteca nacional) de um ou mais exemplares de toda publicação editada em um país, considerando seus limites geográficos. Constitui uma das formas mais utilizadas para captar material para a elaboração da bibliografia nacional e formar a coleção que propiciará a preservação da herança cultural do país” (CAMPELLO, 2006).
b) O Controle Bibliográfico em sua funcionalidade pode ser entendido como um conjunto de instrumentos que atuam como mecanismos para a organização dos documentos que possuem conhecimento originado pelo homem, cada instrumento com sua determinada tarefa que se enquadram desde o controle do registro de conhecimentos específicos de uma organização ao registro em contexto mundial. Em se tratando da organização física de documentos há a necessidade de classificá-los para melhor organizá-los. (ALMEIDA, 2017).
c) “Atualmente, observam-se três orientações distintas nas funções das bibliotecas nacionais:
1 . Função depositária: ênfase na preservação da herança cultural do país, representada por extensa coleção de materiais. As que seguem essa orientação são, geralmente as mais antigas ('clássicas') e suas atividades voltam-se predominantemente para a conservação do acervo.
2. Função de infra-estrutura: ênfase na coordenação, liderança e serviço às bibliotecas do país. As que seguem essa orientação são, em geral, mais novas.
3. Função de serviço nacional abrangente: nesse caso, estão as bibliotecas nacionais que direcionam seus serviços para o usuário final, atendendo a pessoas do país inteiro, mediante o sistema de bibliotecas públicas. Esse tipo de orientação é encontrado em bibliotecas nacionais de países em desenvolvimentismo” (CAMPELLO, 2006).
d) CORRETA.