SóProvas


ID
1307983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

                                                        alimento     tecido
                                economia A          3              4
                                economia B          2              3

A tabela acima apresenta os coeficientes técnicos de horas de trabalho da mão de obra na produção de uma unidade de alimento e de uma unidade de tecido em duas economias, identificadas como A e B. A partir dessas informações, julgue o  item a seguir.

Na economia B, o custo de oportunidade na produção de alimentos é menor que o da economia A.

Alternativas
Comentários
  • Questão 52) Na economia B, o custo de oportunidade na produção de alimentos é menor que o da economia A.

    Comentários: 

    Para a Economia B, o custo de produzir alimentos significa deixar de ganhar 3 unidades de tecidos.

    Já para a Economia A, o custo de produzir alimentos significa deixar de ganhar 4 unidades de tecidos.

    Assim, o custo de oportunidade de B é menor que o de A, por isso, cabe recurso nessa questão.

    Gabarito: Errado 

    Gabarito proposto: Certo


    Fonte: Estratégia Concursos - Economia - Cespe - Prova Comentada - Profs. Heber Carvalho e Jetro Coutinho - www.estrategiaconcursos.com.br

  • Meu deus, Rabelo, isso ai foi recurso de professor? Me perdoem, acabei de aprender microeconomia e custo de oportunidade, mas é a questão pode ser uma simples regra de três.

    Economia A: pra produzir 3 alimentos, deixa de produzir 4 tecidos, logo, para cada 1 alimento deixa de produzir 1,33 tecidos.

    Economia B: para produzir 2 alimentos, deixa de produzir 3 tecidos, logo, para cada 1 alimento deixa de produzir 1,50 tecidos.


  • Gostaria muito de uma explicação sobre o assunto, pois a questão fala de custo e vários materiais que vi tratam a questão como se fosse quantidade produzida.

  • Não entendi até agora a resposta, parece que até a banca não entendeu a questão:

    se a questão diz que a tabela representa o número de horas para produção de uma unidade de produto isso quer dizer:economia A leva 4 horas para produzir um tecido e 3 horas para produzir um alimento economia B leva 3 horas para produzir um tecido e 2 horas para produzir um alimentoentão da onde vem que a economia B produzir um alimentos vai deixar de produzir 3 unidades de tecidos?


    ATENÇÃO: a questão NÃO diz que a economia A produz 4 UNIDADES de tecido ou 3 UNIDADES de alimento e sim QUE LEVA 4 HORAS para produzir 1 unidade de tecido ou 3 HORAS para produzir 1 unidade de alimento,  o mesmo acontece na economia B.

    os números da tabela se referem a horas e não a unidades produzidas, ou estou errado?


    eu achei  a seguinte resposta:para a economia A produzir 1 alimento leva 3 horas, e pra isso deixa de produzir 0,75 tecido, pois: 1 tecido leva 4 horas para ser feito, assim falta uma hora que é necessário para terminar a quarta parte do tecido, assim o custo de oportunidade para se produzir 1 alimento é = 0,75 de tecido. (produzida em 3 horas)

    já para a economia B produzir 1 alimento leva 2 horas e pra isso deixa de produzir 0,66 tecido, pois: 1 tecido leva 3 horas para ser feito, assim falta uma hora que é necessário para terminar o terço final do tecido, assim o custo de oportunidade para se produzir 1 alimento é = 0,66 de tecido (produzida em 2 horas).então o custo de oportunidade da economia B realmente é menor que de A,
     e o gabarito da banca está errado.

    Gabarito: certo


    alguém por favor me ajude!!!!
  • Tenho o mesmo pensamento da Michele e da Emanoela. A questão fala sobre CUSTOS, não sobre unidades produzidas. E transformando esses custos em unidades produzidas, a resposta deveria ser sempre inversa ao que o Cespe propõe, em todas as questões desse tipo.

    Claramente tanto quanto alguns professores como alguns colegas e o próprio Cespe parecem estar tratando da mesma forma questões que envolvem CUSTO e questões que envolvem UNIDADES PRODUZIDAS.

    Por exemplo na questão :

    Situação hipotética: O estado de Goiás tem capacidade de produzir 6 milhões de toneladas de milho e 8 milhões de toneladas de soja ou uma combinação desses dois produtos, enquanto o estado de Mato Grosso pode produzir 11 milhões de toneladas de milho e 22 milhões de toneladas de soja ou uma combinação desses dois produtos. Assertiva: Nessa situação, caso haja maior demanda de milho, os custos de oportunidade para produzir o milho, em relação à soja, são maiores em Goiás do que em Mato Grosso.

    Gabarito: Errado.

    ______________________________________________________________________________________

    A questão acima fala sobre unidades produzidas. Aí o custo de oportunidade de produzir Milho é calculado pela produção de Soja dividido pela produção de milho. Todo mundo concorda nisso.

    O problema é que em questões que falam sobre os CUSTOS (horas gastas na produção), o Cespe usa exatamente a mesma fórmula/raciocínio. Mas na verdade era pra ser o raciocínio INVERSO...

    Só resta muita paciência pra entender isso...