-
Questão 53) Na comparação entre as duas economias, verifica-se que a economia B tem vantagem comparativa na produção de tecidos.
Comentários:
A teoria das vantagens comparativas nos informa que cada economia deve se especializar na produção de bens em que é mais eficiente. Veja que a Economia A é mais eficiente tanto na produção de alimentos quanto na de tecidos, mas qual é a melhor solução para as duas economias em conjunto?
A melhor solução é que A produza Alimentos ( já que é mais eficiente que B) e B produza tecidos (pois já que A produzirá alimentos, B deve produzir tecidos). Pois, desse modo, a sociedade terá 3 unidades de alimento e 3 de tecido. De qualquer outra forma a sociedade terá mais de um bem do que de outro e, assim, não teremos uma satisfação melhor.
Gabarito: Certo
Fonte: Estratégia Concursos - Economia - Cespe - Prova Comentada - Profs. Heber Carvalho e Jetro Coutinho - www.estrategiaconcursos.com.br
-
Eu li essa mas não entendi muito bem... achei o raciocínio dele pouco conclusivo. Na comparação entre duas economias quando a questão pedir comparação na produção de determinado produto(tecido) o raciocínio deve ser olhar para o outro produto em questão(alimento) e ver qual das economias leva maior vantagem... nesse caso, como A leva vantagem em B c/ Alimentos, só sobrou para B produzir tecidos.
-
Porque a economia A é mais eficiente que B?
a economia A leva 3 horas para produzir 1 alimento, enquanto a economia B leva 2 horas para produzir 1 alimento.
então B é mais eficiente que A, ou estou enganado?
a tabela refere-se a horas de trabalho e não de unidades produzidas.
"coeficientes técnicos de horas de trabalho da mão de obra na produção de uma unidade"
alguém explica?
-
Transforme horas de trabalho por quantidade produzida, que fica mais fácil de vizualizar. Depois, veja a razão entre as quantidades produzidas. O custo de oportunidade para o país B produzir tecido (0,66) é menor que para o país A (0,75). Então, o país B tem essa vantagem comparativa.
-
Discordo do gabarito.
O conceito de vantagem comparativa está associado aos custos de oportunidade.
A economia A, ao produzir 1 unidade de tecido, abre mão de 1,33 unidades de alimento. Já a economia B, ao produzir um tecido, abre mão de 1,5 unidades de alimento. O custo de oportunidade de produzir uma unidade de tecido é maior para a economia B, mostrando que a economia A possui vantagem comparativa na produção de tecidos. Logo, a economia A deveria focar seus esforços em produzir tecidos e a economia b em produzir alimentos.
Bons estudos!
-
Gab. C
O Felipe SImão inverteu valores, e Emanoela conceituou vantagem absoluta.
Economia A
- Alimento ---- Tecido
- 3 ------------------- 4
- y --------------------1
y = 3/4 = 0, 75 alimento. Ou seja, a Economia A gasta 0,75 horas para produzir 1 unidade de tecido.
Economia B
- Alimento ---- Tecido
- 2 ------------------- 3
- x --------------------1
x = 2/3 = 0,66 alimento. Ou seja, a Economia B gasta 0,66 horas para produzir 1 unidade de tecido.
Nesse caso, como custo de oportunidade é tempo que a Economia renuncia ao tomar uma decisão, a Economia B possui custo de oportunidade menor que a Economia A, ou seja, possui vantagem competitiva.
Nota: Uma nação/empresa possui uma vantagem absoluta na produção de um bem quando o custo é mais baixo do que o custo de produção desse mesmo bem em outro país/empresa. Assim, a Economia B possui vantagem absoluta sobre a Economia A.
No entanto, a questão pede uma vantagem comparativa, a qual implica o fato de que o custo em um país/empresa, em relação aos custos dos outros bens nele produzidos, é mais baixo do que o de outros países/empresa.