SóProvas


ID
1308043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando o sistema de contas nacionais, os conceitos de déficit e de dívida pública e as identidades e os agregados macroeconômicos, julgue o  item  a seguir.

No cálculo do produto interno líquido a preços de mercado, considera-se o fluxo de bens de propriedade de residentes do país, excluindo-se tanto a depreciação quanto os impostos indiretos e os subsídios.

Alternativas
Comentários
  • Não se excluem os impostos indiretos e subsídios, senão seria PIL a custo fator.

  • Discordo do Guilherme.

    O Produto Interno Líquido a preços de mercado consiste em: PILpm = PILcf + Impostos Indiretos - Subsídios
    Onde o Produto Interno Líquido a custo de fatores é: PILcf = PIBcf - Depreciação

    O que está errado na questão é considerar a depreciação no cálculo do PIL a preços de mercado. Por se tratar de uma variável líquida, já foi descontada a depreciação. Outro erro é que os Impostos Indiretos são somados e não excluídos. 
  • Segue resumo q pode ajudar nas questões:Sabendo que: 
    (1) PIB pm = C + I + G + X - M
    (2) PIB pm = PIB cf + II - Sub
    (3) Renda Nacional = RNLcf = PNLcf = salario + lucros + alugueis + juros
    (4) PIB - Dep = PIL
    (5) PIB = PNB + RLEE
    (6) EOB (excedente operacional bruto) + RMB (rendimento misto bruto) = PIB p.m. - RE (remuneração dos empregados) - Impostos sobre produção e importação + Subsídios
    http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/economia/126606-pib-custo-de-fatores-x-precos-de-mercado

    Ou seja, PILpm=PIBcf + II - Sub - Dep
  • E quanto a afirmação de considerar o fluxo de bens de propriedade de residentes do país?

    Por ser produto interno, não importa quem é o proprietário do bem. Basta que seja produzido internamente e será contabilizado.

    O fluxo de bens de propriedade de residentes é considerado no produto nacional. (Bens produzidos fora do país da propriedade de residentes).

  • Uma questão que necessita de atenção. O enunciado está dizendo que no conceito PIL são excluídos a depreciação, os Impostos Indiretos e os subsídios. Isso não é verdade, pois o conceito de PILPM leva em consideração (ou seja, NÃO exclui) os Impostos Indiretos. Isso porque os II são SOMADOS no calculo. Para lembrá-los, calculamos o PIL pela fórmula:

    PIL = PNBcf – Depreciação + II – Sub

    Resposta: E

  • Gabarito: Errado

    Bens de propriedade de residentes do país - Produto Interno

    Excluindo a depreciação - Líquido

    Excluindo os impostos indiretos e os subsídios - Custo de Fatores

    A Custo de Mercado seria com os impostos e os subsídios!

    Abraços!

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

    Para tornar essa questão correta (sim, ela está errada), teríamos de fazer os seguintes ajustes: 

    No cálculo do produto interno líquido a preços de mercado, considera-se o fluxo de bens de propriedade  de  residentes  e  de  não  residentes  produzidos  no  país,  excluindo-se  tanto  a depreciação quanto os subsídios, e incluindo os impostos indiretos

    Afinal, o PIL é um critério geográfico, e não nacional. 

  • Gab. E

    Produto a preços de mercado e produto a custo de fatores

    Com a introdução do governo, podemos chegar a dois outros conceitos de produto: o Produto a custo de fatores (Pcf) e o Produto a preço de mercado (Ppm).

    Os impostos indiretos, pois, estão embutidos no preço dos bens. Assim, tais impostos fazem com que o preço de mercado de determinado bem seja maior do que seu custo de produção. Em outras palavras, a existência dos impostos indiretos faz com que nem toda a receita proveniente da venda da mercadoria vá para a remuneração dos fatores envolvidos no processo produtivo dessa mercadoria.

    Por outro lado, alguns bens, costumam receber subsídios, isto é, o pagamento pelo governo de parte dos custos de produção, fazendo com que o preço de venda seja menor do que a remuneração dos fatores (salários, juros, aluguéis e lucros).

    Nesse sentido, o subsídio pode ser considerado um imposto indireto negativo. Quando incluímos, no cálculo do produto, os impostos indiretos e subtraímos os subsídios, estamos trabalhando com o conceito de preço de mercado, que é o preço final pago pelo consumidor. Quando excluímos os impostos indiretos e incluímos os subsídios, temos o conceito de custo de fatores, isto é, o produto medido com base na soma dos salários, juros, aluguéis e lucros.

    Assim, temos a seguinte relação: Ppm = Pcf + impostos indiretos - subsídios

    Possível REESCRITA CORRETA: No cálculo do produto interno líquido a preços de mercado, considera-se o fluxo de bens de propriedade de residentes do país, INCLUINDO-SE os impostos indiretos e EXCLUINDO-SE os subsídios.

    Fonte: Manual de Macroeconomia (USP); p. 25

  • Jetro Coutinho e Paulo Ferreira | Direção Concursos

    10/12/2019 às 11:21

    Uma questão que necessita de atenção. O enunciado está dizendo que no conceito PIL são excluídos a depreciação, os Impostos Indiretos e os subsídios. Isso não é verdade, pois o conceito de PILPM leva em consideração (ou seja, NÃO exclui) os Impostos Indiretos. Isso porque os II são SOMADOS no calculo. Para lembrá-los, calculamos o PIL pela fórmula:

    PIL = PNBcf – Depreciação + II – Sub

    Resposta: E