SóProvas


ID
1308046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando o sistema de contas nacionais, os conceitos de déficit e de dívida pública e as identidades e os agregados macroeconômicos, julgue o  item  a seguir.

O produto nacional calculado sob a ótica da renda pode ser expresso pela soma dos salários e dos lucros das empresas, deduzindo-se as despesas com aluguéis e com juros, para se evitar a dupla contagem.

Alternativas
Comentários
  • O PIB sob a ótica da renda, ou a Renda Agregada, consiste em:

    RA = Aluguéis + Juros + Salários + Royalties + Lucros.

    O PIB sob essa ótica é visto como uma forma de remunerar a utilização dos fatores de produção, dentre eles trabalho (salários), capital (juros), terra (aluguéis), etc.

  • Gabarito: ERRADO


    Complementando a explicação da Iara:


    O PIB pela ótica da renda é obtido pela soma da remuneração dos trabalhadores, do excedente operacional bruto e dos impostos sobre a produção e produtos. Os aluguéis e juros não são excluídos, apenas os subsídios são excluídos. Não há dupla contagem porque não considera a renda transferida entre os agentes, tal com os aluguéis, nem a renda de aplicações financeiras.


  • A renda é composta pelos salários, lucros, aluguéis e juros. Assim, a ótica da renda leva em consideração os aluguéis e os juros. Portanto, temos que SOMAR salários, lucros, aluguéis e juros.

    Quando levamos em consideração alguma variável, nós somamos ela no cálculo, não deduzimos como afirma a questão.

    Resposta: E

  • AI EU PERGUNTO, E ESSA GALERA DE 2012 RESPONDENDO KKKKK

  • Jetro Coutinho e Paulo Ferreira | Direção Concursos

    10/12/2019 às 11:22

    A renda é composta pelos salários, lucros, aluguéis e juros. Assim, a ótica da renda leva em consideração os aluguéis e os juros. Portanto, temos que SOMAR salários, lucros, aluguéis e juros.

    Quando levamos em consideração alguma variável, nós somamos ela no cálculo, não deduzimos como afirma a questão.

    Resposta: E