-
As funções do governo são: alocativa, distributiva e estabilizadora.
-
Questão phoda... apesar de as funções do governo serem alocativa, distribuitiva e estabilizadora, que na verdade são intervenções via orçamento público, as teorias economicas defendem cada vez mais que o governo intervenha menos na economia...
-
Me perdoem se eu estiver errado, marquei a questão como errada pq desconfiei, mas ao meu ver a questão esta certa, desde já peço perdão se eu estiver errado...
-
O enunciado fala que devem ser considerados os postulados keynesianos, defensor da intervenção do estado na economia, e portanto a questão está realmente errada.
-
Falso.
Estabilidade e crescimento econômico podem ser, eventualmente, alcançados no longo prazo por intermédio do livre mercado, mas isso não é verdadeiro no curto prazo, onde imperam as oscilações econômicas. É justamente para equalizar essas oscilações que se admite a intervenção estatal no curto prazo, a fim de corrigir o rumo da economia, inclusive dando suporte para que se alcance o equilíbrio no longo prazo. Keynes provou isso no crash de 1929, oportunidade na qual se demonstrou a incapacidade de o mercado resolver questões vitais à economia no curto e, inclusive, no longo prazo.
-
- O Keynesianismo surgiu na década de 30 do séc. XX e recebe esse nome por ter sido elaborado pelo economista britânico John Maynard Keynes (1883-1946). Sua teoria econômica foi exposta na obra “Teoria geral do emprego, do juro e da moeda”, publicada em 1936.
- A doutrina Keynesiana ficou conhecida como uma “revisão da teoria liberal”. Nesta teoria, o Estado deveria intervir na economia sempre que fosse necessário, afim de evitar a retração econômica e garantir o pleno emprego.
- Daí o erro da questão ao aduzir que a estabilidade e o crescimento econômicos são alcançados pela própria dinâmica do sistema de mercado ( Falso). Essa ideia aproximasse do Liberalismo ( Teoria que faz oposição ao Keynianismo).
- Enquanto o liberalismo defende o Estado mínimo, reduzindo a participação do Estado como ator econômico. O keynianismo propõe exatamente o contrário. Ampliação da participação do Estado coo regulador econômico, tentando corrigir a inlfação, injetando dinheiro público através de auxílios aos mais vulneráveis, aumentando o consumo das pessoas que estão à margem do capitalismo, gerando mais tributos, mais receitas, incentivando o crescimento interno, gerando empregos , através de uma ação Estatal com o fomento de políticas públicas.
- Liberalismo - Bolsonaro.
- Keynesianismo - Ciro Gomes.
-
"a estabilidade e o crescimento econômicos são alcançados pela própria dinâmica do sistema de mercado" - ERRADO
O fato de o mercado não alcançar a estabilidade por si, que o governo deve atuar também na função estabilizadora.
Fonte: Material Estratégia