Considerando-se que poupança nacional (Sn) é, juntamente com poupança externa (Sext) e poupança governamental (Sgov), a poupança total (St), ou seja, St=Sn+Sext+Sgov ; e que St = Investimento agregado (I), então:
se Sn>I
o país não necessariamente apresentará déficit em transações correntes.
O que o item propõe é que uma Sn maior que I leva a uma poupança externa positiva, o que não se verifica necessariamente, vez que ainda deve ser observada a Sgov.
De todo o modo, (Sext+Sgov) deve, necessariamente, ser negativo para compensar o tanto que Sn excede I. Para isso, podemos ter tanto uma Sext neg que compense a Sgov positiva, como uma Sgov negativa que compense a Sext.
Há que se ressaltar também a igualdade, somente em módulo, do saldo de transações correntes(STC) e da Sext [Sext= - SCC], lembrando que um país com STC negativo é importador de poupança e STC positivo é exportador de poupança - tema recorrente nas provas CESPE.
A questão afirma que TC < 0, entretanto, pela relação entre poupança externa, interna e investimento temos que:
> SD + SE = I
> SD = I - SE, como SE = - TC, temos que
> SD = I + TC
E se SD > I , então TC deve ser positivo.
Questão Falsa.
Considerando-se que a poupança nacional seja superior ao investimento agregado e que as reservas internacionais sejam constantes, será correto afirmar que o país apresentará déficit em transações correntes.
Gabarito: Errado
I = S
I = Sinterna + Sexterna
I = Sint + Sext
I = Sint + DBPTC
Se Sint > I, Sext < 0, logo DBPTC < 0, ou seja, há um déficit negativo, que significa superávit.