SóProvas


ID
130897
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um trabalhador chega ao ambulatório do Tribunal apresentando deslocamento anormal na articulação do ombro, decorrente de traumatismo. Essa condição pode ser as- sociada à

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra B
    Luxação: É um deslocamento de um ou mais ossos da articulação. Esse deslocamento pode ser parcial ou completo. Quando é parcial chamamos de subluxação.
  •  fratura óssea é uma situação em que há perda da continuidade óssea, geralmente com separação de um osso em dois ou mais fragmentos após um traumatismo

    Uma luxação é o deslocamento repentino e duradouro, parcial ou completo de um ou mais ossos de uma articulação

    Embora seja possível qualquer articulação se tornar luxada, os locais mais comuns em que isso ocorre no corpo humano são:

    ombros, dedos, joelhos, punhos (mais provavelmente acompanhado por uma fratura, cotovelos(também acompanhada por uma fratura)

    Entorse é a perda momentânea da congruência articular (cápsula articular e/ou ligamentos) de uma articulação. Também pode ser definida como uma lesão traumática de uma articulação, com alongamento, arrancamento ou rotura de um ou mais ligamentos, sem deslocamento das superfícies articulares.

    Uma distensão ou estiramento muscular, caracteriza-se por um rompimento parcial ou completo de fibras ou feixes musculares, resultante de um esforço extremo realizado pelo músculo em questão

    Tenossinovite é a inflamação do tendão e da membrana sinovial, encontrados nas articulações, causando dor, inchaço e dificuldade de mover a articulação afetada.

  • Fraturas são lesões que causam rompimento ou trincamento de um osso. Elas podem ser fechadas, quando o osso não é exposto, ou abertas, quando há rompimento da pele.

    A luxação é um deslocamento repentino e duradouro, parcial ou completo de um ou mais ossos de uma das articulações do corpo. Ou seja, é justamente o caso do trabalhador chega ao ambulatório do Tribunal apresentando deslocamento anormal na articulação do ombro.

    Uma entorse é uma lesão traumática de uma articulação, com estiramento ou rotura dos ligamentos e demais estruturas que sustentam a articulação (tecidos moles), sem deslocamento das superfícies ósseas articulares. Ou seja, é uma lesão da articulação causada por um movimento violento sem fraturas, porém causa muita dor e edema, necessitando de imobilização. Pode causar rompimento de vasos sanguíneos, tendões e ligamentos.

    A distensão muscular ocorre quando um músculo se estica demais, gerando a ruptura de algumas fibras musculares ou de todo o tendão ou músculo envolvido. 

    A tenossinovite é a inflamação tendão e do tecido que recobre um grupo de tendões chamada bainha tendinosa, que gera sintomas como dor local e sensação de fraqueza muscular na área afetada. 

    Resposta B

    Bibliografia

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

    Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.

  • Entorse- Rompimento ou lesão de ligamentos( tecido que liga dois ossos).

    Luxação- Deslocamento do osso.

    Fratura- Perda da continuidade óssea.