SóProvas


ID
1309048
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                           Cafezinho

   Leio a reclamação de um repórter irritado que precisava falar com um delegado e lhe disseram que o homem havia ido tomar um cafezinho. Ele esperou longamente, e chegou à conclusão de que o funcionário passou o dia inteiro tomando café.

   Tinha razão o rapaz de ficar zangado. Mas com um pouco de imaginação e bom humor podemos pensar que uma das delícias do gênio carioca é exatamente esta frase:

   — Ele foi tomar café.

   A vida é triste e complicada. Diariamente é preciso falar com um número excessivo de pessoas. O remédio é ir tomar um "cafezinho". Para quem espera nervosamente, esse "cafezinho" é qualquer coisa infinita e torturante. Depois de esperar duas ou três horas dá vontade de dizer:

   — Bem, cavalheiro, eu me retiro. Naturalmente o Sr. Bonifácio morreu afogado no cafezinho.

   Ah, sim, mergulhemos de corpo e alma no cafezinho. Sim, deixemos em todos os lugares este recado simples e vago:

   — Ele saiu para tomar um café e disse que volta já.

   Quando a Bem-amada vier com seus olhos tristes e perguntar:  

   — Ele está? - alguém dará o nosso recado sem endereço. Quando vier o amigo e quando vier o credor, e quando vier o parente, e quando vier a tristeza, e quando a morte vier, o recado será o mesmo:

   — Ele disse que ia tomar um cafezinho...

   Podemos, ainda, deixar o chapéu. Devemos até comprar um chapéu especialmente para deixá-lo. Assim dirão:

   — Ele foi tomar um café. Com certeza volta logo. O chapéu
dele está aí...

   Ah! fujamos assim, sem drama, sem tristeza, fujamos assim. A vida é complicada demais. Gastamos muito pensamento, muito sentimento, muita palavra. O melhor é não estar.


    Quando vier a grande hora de nosso destino nós teremos saído há uns cinco minutos para tomar um café. Vamos, vamos tomar um cafezinho.

                                                                                                                                      (Rubem Braga)

Para o cronista, a frase "foi tomar café" representa

Alternativas
Comentários
  • Quem entende essa banca é gênio, parabéns !

  • Oi André! nem me fala companheiro! Vou ter que fazer prova dele...e as questões de interpretação são absurdas...a maioria tem mais de uma resposta, mas só vale o que a banca acha que é correto. ¬¬

  • Para mim, tomar um café no texto...pode ser várias coisas...uma desculpa, um modo de encarar a vida para esquecer o estresse, uma técnica de enrolar no serviço...

  • a) uma desculpa para não trabalhar.

    Errada. O delegado pode ter ido ''tomar café'' para não trabalhar sim, mas nem de longe REPRESENTA o significado da frase para o cronista.


    b) uma maneira de encarar a vida.

    Certa. O autor não fala só do trabalho (várias alternativas mencionam isso), mas um modo de ver a vida, ''fugir de aborrecimentos'' pois a VIDA é complicada e triste.


    c) uma forma de aumentar os aborrecimentos.

    Errada. Ele diz o contrário.

    ''A vida é triste e complicada. Diariamente é preciso falar com um número excessivo de pessoas. O remédio é ir tomar um "cafezinho".''


    d) uma estratégia do funcionário para enganar o chefe

    De novo, PODERIA ser uma estratégia para não trabalhar/enganar alguém, mas não representa o pensamento do autor expresso no texto. É muito maior do que isso e ele considera algo positivo.


    e) um processo para evitar o excesso de trabalho.

    Essa poderia ser também, mas não é o suficiente. Poderíamos até interpretar que é uma maneira para evitar o excesso de trabalho sim, mas é muito restritiva essa alternativa. Além do cara nem mencionar diretamente no texto, só fica implícito (li rápido, mas posso estar enganada).

    ''Gastamos muito pensamento, muito sentimento, muita palavra.'' (não necessariamente só no trabalho, mas em geral)

    ''A vida é triste e complicada.''. Repare, A VIDA, e não o trabalho.

    certa - letra B

  • Se eu acerta uma questão na prova inteira de port da FGV, estarei FELIZ, pois, suas alternativas não tem coesão, são soltas, e escolhidas por acaso do examinador. SEM NOÇÃOOOO

  • Acertei a questão partindo do princípio de que "foi tomar um cafezinho" é uma maneira de fugir dos problemas que a vida traz. Porém, essa banca deveria ser extinta pela sua prepotência. Só serve o que ela quer, não o que seria teoricamente correto.

  • " A vida é triste e complicada. Diariamente é preciso falar com um número excessivo de pessoas. O remédio é ir tomar um "cafezinho"."

  • Na minha opinião essa questão teria duas respostas:

    Letra A ->  "e chegou à conclusão de que o funcionário passou o dia inteiro tomando café.''

    Ou seja, não queria trabalhar

    Letra B-> "A vida é triste e complicada. Diariamente é preciso falar com um número excessivo de pessoas. O remédio é ir tomar um "cafezinho"​ "

     

    Enfim, parece que eles "pintam e bordam" e no final vc sempre estará errado. Já ouvi dizer que essa banca não aceita recurso...