SóProvas


ID
1309384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito a processo administrativo nas organizações, julgue o item que se segue.

A cultura de uma organização varia conforme os níveis organizacionais nos quais estão inseridos os seus colaboradores.

Alternativas
Comentários
  • CULTURA ORGANIZACIONAL: Refere-se aos significados compartilhados que moldam a maneira que seus membros se comportam dentro da organização. São os valores que a maioria dos integrantes daquele grupo social compartilha. (Fonte: Livro Adm Geral Rodrigo Rennó)

    A cultura se impõe a todos da organização, independente do nível, pois é fenômeno de construção coletivo).( Fonte: Prof. Renato Lacerda)

    GAB: ERRADO



  • A cultura organizacional pode ser forte ou fraca.

    De maneira bem sucinta podemos dizer que:
    Um cultura organizacional forte os valores essenciais da organização são intensamente acatados e amplamente compartilhados
    Uma cultura fraca é aquela em que seus valores são fracamente compartilhados e aceitos.

    Acredito que o mal entendimento desses conceitos podem levar o candidato a se confundir e errar a questão. 

  • E a subcultura? A cultura pode ser tomada como um todo na organização, mas é possível sua "variação" em diferentes subculturas nos diferentes níveis organizacionais (mais formal e séria no topo da hierarquia e mais descontraída e social na base, por exemplo). Questão subjetiva e ambígua.

  • Vejamos: Segundo Chiavenatto, Alguns autores veem a cultura organizacional como a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que é compartilhada em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender a aceitar para serem aceitos no serviço da firma.

    Portanto, não varia conforme os níveis.

    GAB ERRADO

  • Questão errada, como já foi dito ela erra ao falar "varia conforme os níveis organizacionais", acredito que outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - TCE-ES - Auditor de Controle Externo - Auditoria Governamental Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Cultura Organizacional; 

    Define-se cultura organizacional como o conjunto de valores e normas compartilhado entre os membros de uma organização e que controla as relações entre esses membros, fornecedores, clientes e demais pessoas externas à organização. 

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2009 - FUB - Administrador Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Cultura Organizacional; 

    A cultura organizacional é o conjunto de suposições, crenças, valores e normas compartilhados pelos membros de uma organização e pode ter sido criada conscientemente pelos seus membros ou ter simplesmente evoluído ao longo do tempo. 

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Área 1 Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Cultura Organizacional; Comportamento Organizacional; 

    A cultura organizacional consiste em um fenômeno multidimensional e multinível.

    GABARITO: CERTA.

  • Caro  Caedmo, eu entrei com recurso nesta questão com a sua justificativa. O Cespe não respondeu. 



  • É errado mesmo. Acredito que a Cultura é um Padrão compartilhado o que pode modificar em relação a níveis organizacionais ou departamentos , que seja, é o CLIMA ORGANIZACIONAL, tipo uma reação a cultura, cada niveil reage de forma diversa.

  • Deixa eu tentar contribuir!

    Eu entendi assim: A cultura de uma organização é a mesma no sentido amplo! E dentro dessa organização há culturas diferente em cada setor, a exemplo, manutenção, produção e o de qualidade. Porém, as culturas de cada setor convergem para a cultura da empresa, a cultura da empresa será a mesma para todos os setores.


    Se a questão estivesse assim:  Dentro de uma organização, a cultura varia conforme os níveis organizacionais... (Certo)


    Mas na questão tá assim: A cultura de uma organização (amplo) varia conforme...


    Espero ter contribuido!

  • Acredito que o único fundamento para ter a resposta como errada, seria o fato de que isso não é uma regra (a cultura de uma organização pode ou não variar conforme os níveis organizacionais, dependendo do tamanho da organização, da comunicação, dentre outros fatores), apesar de ser possível e provável que ocorra essa variação conforme os níveis. Contudo não há como fazer essa afirmação, logo a questão se torna errada.


  • Cada indivíduo tem uma forma de pensar, princípios e crenças diferentes. A junção dessas pessoas dentro de uma mesma organização leva a uma condensação de todos esses pensamentos diferentes, formando uma só cultura para todos se guiarem. A cultura dominante tem uma visão macro da organização e trata apenas dos valores centrais.

    Além desta cultura principal, existem também as subculturas, que podem estar ou não relacionadas entre si, ou que podem até concorrer umas com as outras. Elas podem ser geográficas, departamentais ou situacionais. Os valores centrais da cultura dominante estão presentes nessas subculturas, porém são incluídos valores adicionais e particulares de alguns grupos, equipes ou departamentos.


  • A cultura de uma organização varia conforme os níveis organizacionais nos quais estão inseridos os seus colaboradores. ERRADA

    A resposta do Danilo Capistrano responde à questão. Robbins também responde "Quando falamos em cultura de uma organização, estamos nos referindo à sua cultura dominante. "

    O sujeito da oração é "a cultura de uma organização", ou seja, o termo "cultura" foi usado em sentido amplo. A "cultura da organização", a principal ou dominante, não varia conforme os níveis. O que surge são subculturas com características compartilhadas unicamente por membros de determinado departamento, por exemplo. A cultura principal continua a mesma para a organização como um todo, independente das subculturas. As subculturas mantêm os valores essenciais da cultura e pode modificá-los mas dentro daquela situação específica daquela unidade! A cultura dominante continua. 

    ----------------------


  • "O reconhecimento de que acultura organizacional possui propriedades comuns não significa, contudo, que não possa haver subculturas dentro da organização. A maioria das grandes organizações possui uma cultura dominante e diversos nichos de subculturas.

    A cultura dominante expressa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização. Quando falamos em cultura de uma organização, estamos nos referindo à sua cultura dominante. É essa visão macro de cultura que confere á organização sua personalidade distinta. As subculturas tendem a ser desenvolvidas nas grandes organizações para refletir problemas, situações ou experiências comuns a alguns de seus membros. Essas subculturas podem ser definidas por designações de departamentos e separação geográfica. O departamento de compras, por exemplo, pode ter uma subcultura compartilhada unicamente por seus membros. ela incluirá os valores essenciais da cultura dominante acrescidos dos valores específicos daquele departamento. Os valores essenciais são mantidos, mas eles também são modificados para refletir a situação específica dessa unidade.

    Se as organizações não tivessem uma cultura dominante e fossem compostas apenas de diversas subculturas, o valor da cultura organizacional como variável independente seria sensivelmente reduzido, pois não haveria uma interpretação uniforme acerca do que os comportamentos apropriados e os não-apropriados representam". 

    Fonte: Comportamento Organizacional - Stephen Robbins.

  • a cultura organizacional não varia de um departamento para o outro dentro da empresa, o que pode variar é o clima organizacional.

  • Gabarito: Errada.



    Não é o nível organizacional que vai determinar necessariamente a variação da cultura. É possível que diferentes níveis tenham a mesma cultura. A cultura pode variar, por exemplo, conforme os diferentes departamentos existentes na organização. É provável que o departamento de marketing tenha uma cultura bem diferente da cultura do departamento financeiro. Sempre lembrando que, apesar da existência dessas “pequenas culturas” dentro da empresa, existe a cultura predominante, a cultura organizacional que vale para toda a organização. A cultura, em uma empresa, envolve o conjunto de valores, hábitos, crenças, atitudes, comportamentos e relacionamentos daqueles que compõem a organização. Nesse sentido, é fácil perceber a peculiaridade de cada organização nesse aspecto.


    RESPALDO LEGAL: Prof. Vinicius Ribeiro (que leciona as cadeiras de Administração, Administração Pública e Administração Financeira e Orçamentária) do ponto dos concursos, https://www.pontodosconcursos.com.br/professores.asp .

                                                          

                                                                  VOCÊ É DO TAMANHO DO SEU SONHO!

  • Pessoal, a questão é bastante simples. 
    Segundo Andreia Ribas (apud Chiavenato), a Cultura Organizacional apresenta sim várias Subculturas. Essas variações da Cultura ocorrem em função da adaptação externa e integração interna dos diversos departamentos da organização. Logo, concluímos que o departamento de vendas, por exemplo, tem uma gama de atividades muito diferentes do departamentos de produção. Por isso as Subculturas variam em função dos Departamentos e não dos Níveis Organizacionais.


    http://www.facebook.com/admfederal
  • Como já falaram, questão errada. Gente, a cultura organizacional não varia conforme o nível da instituição(Institucional, tático e operacional), pois é o que Robbins chama de "Cultura dominante", ou seja, é uma cultura compartilhada na organização como um todo. O que pode haver são "subculturas" compartilhadas entre os setores da organização. Exemplo: Pensamos em uma Instituição Financeira. Ela adota uma cultura conservadora, pois trabalha diretamente com empréstimos de dinheiro e, assim, não pode sair emprestando pra qualquer pessoa. Essa visão conservadora é compartilhada na organização como um todo. Mas, o setor de compra dessa organização pode ter subcultura diferente do setor financeiro, mas a "visão conservadora" se mantém. 

    Espero ter ajudado!! 

  • Entendo que a cultura não varie conforme os níveis pois ela é única na organização, podendo haver variações quanto ao clima organizacional!

  • existem subculturas, mas cultura é só uma!

  • NÃO CONFUNDA!!!

    A Cultura Organizacional:
    - É ESTÁVEL e profunda! ou seja, não possui variação / alteração;
    - NÃO É ESTÁTICA, é dinâmica (ADAPTATIVA)!
  • Subculturas variam, mas Culturas não.

  • Errada.

    Complementando o comentário do Danilo Capistrano,trata-se de Cultura Dominante e Subculturas. Segundo Rennó:


    Cultura Dominante, expressa os valores principais que são compartilhados pela maioria dos seus membros. 


    Já as subculturas, se desenvolvem em grandes organizações para lidar com problemas e situações diferentes que seus membros enfrentam. Portanto, os funcionários da área de compras podem ter uma subcultura diferente da do pessoal de vendas. Uma subcultura inclui os valores principais da cultura somados aos valores presentes na subcultura.

  • A cultura organizacional é a cultura em seu sentido antropológico existente em uma organização composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional. A cultura influencia todos os membros dessa organização como diretrizes e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades.,


    Além desta cultura principal, existem também as subculturas, que podem estar ou não relacionadas entre si, ou que podem até concorrer umas com as outras. Elas podem ser geográficas, departamentárias ou situacionais. Os valores centrais da cultura dominante estão presentes nessas subculturas, porém são incluídos valores adicionais e particulares de alguns grupos, equipes ou departamentos.

  • Gab: Errado.

    A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, que foram estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas e que são compartilhados por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização.
     

    Fonte: Chiavenato

  • A cultura organizacional mantém unidos os mais diferentes membros de todos os escalões hierárquicos.

     

    A questão se referiu à subcultura - culturas menore- que são grupos de pessoas com padrões especiais e peculiares e valores que não representam ameaça para os demais valores dominantes da organização.

  • A cultura de uma organização "NÃO" varia conforme....

  • A cultura é uma só para todos os níveis organizacionais.

  • A cultura não varia de acordo com o nível organizacional. O que varia são as subculturas, que são culturas que surgem dentro da cultura dominante.

  • Dizer que "a cultura de uma organização varia conforme os níveis organizacionais nos quais estão inseridos os seus colaboradores", é dizer que há mais de uma cultura organizacional dentro de uma única empresa, o que não é verdade!

     

     Cada empresa possúi a sua cultura organizacional. O que acontece é que dentro dessa empresa, essa cultura organizacional possui subculturas, pequenas variações que podem sim variar de acordo com os níveis organizacionais!

     

    Exemplo para clarear:

     

    Resumindo a cultura de um banco em 5 palavras poderíamos citar, por exemplo: CAPITALISMO, LUCRO, METAS, COMPETITIVIDADE E PERFORMACE. OK?

     

     

    Entretanto, dentro do banco temos a área de Recursos Humanos e a área de Gerência de Grandes Contas. Certamente, as 5 palavras citadas acima terão "pesos" diferentes nessas duas áreas, certo? E cada área dessas possuirá outras palavras diferentes para caracterizar sua subcultura, entendem? Podemos ter um grau maior de AMBIÇÃO E DESAFIOS na Gerência de Grandes Contas e em Recursos Humanos, serem mais visíveis DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PREOCUPÇÃO COM O EMPREGADO. 

     

    Vamo que vamo!

     

  • Um bom jeito de lembrar :

     

    Cultura Organizacional - é algo geral, ou seja , presente em toda a organização.

     

    Subculturas Organizacionais - é algo derivado da cultura organizacional, mas que assume roupagem diferente dependendo do nível corporativo no qual os membros estão inseridos. Não é algo a parte da cultura, mas sim ramificações que a complementam.

     

    Gabarito - ERRADO

     

    Bons estudos!

  • GAB: E

     

    A cultura organizacional é algo amplo, geral, que abarca toda a organização. Ela pode até ser mudada (mas é difícil). Então, a questão erra ao dizer que para cada nível organizacional existe uma determinada cultura. 

  • A cultura de uma organização VARIA conforme os níveis organizacionais nos quais estão inseridos os seus colaboradores.

    A cultura de uma organização pode ser heterogênea. Ou seja, pode haver uma cultura e várias subculturas.

    Diferentes níveis organizacionais podem sim ter culturas diferentes.

    O erro da questão está em afirmar que isso é uma regra. Ao utilizar o termo varia, dá a entender que essa é a regra.

    A questão estaria correta se fosse escrita assim:

    "A cultura de uma organização PODE variar conforme os níveis organizacionais nos quais estão inseridos os seus colaboradores."

     

     

     

     

  • QUESTÃO ERRADA. Pelo raciocínio lógico mata-se a questão: os colaboradores têm de se enquadrar na organização, não o contrário. A cultura organizacional não varia em níveis organizacionais, ela tem suas raízes na própria organização como um todo e o colaborador que chega na organização, tem de dançar conforme a música (cultura dominante).

  • A cultura organizacional é da organização como um todo, que possui
    ainda várias subculturas em diferentes áreas da organização. Apesar disso,
    não se pode dizer que diferentes níveis da estrutura organizacional possuem
    diferentes culturas...
    Não faz sentido nenhum!
    GABARITO: Errado.

  • O que variam são as sub-culturas.

  • Cultura organizacional é o modo INSTITUCIONALIZADO de pensar e agir da ORGANIZAÇÃO. Ou seja decorre de uma cultura dominante que é regra, e PODE haver subculturas e contracultura a depender de cada organização.

     

    Gab.E

  • Pode haver subculturas na empresa, e elas sempre existem. No entanto, não necessariamente elas serão cada uma de um nível organizacional específico. Pode existir um grupo de pessoas aleatória de setores diferentes e níveis diferentes que formam uma subcultura, por exemplo: um cara do chão de fábrica, outro do RH, outro do setor de qualidade e até mesmo um do nível estratégico que possuem a mesma crença e valores, por que não? Crenças e valores iguais ou distintos não podem ser definidos taxativamente por nível da empresa. Imagino que seja esse o raciocínio.

  • A cultura não varia, mas há níveis:

    -Artefatos

    -Valores compartilhados

    -Pressupostos básicos

  • Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais.

     

    Segundo Chiavenato (2008) toda organização possui Clima Organizacional que é constituído pelo meio interno, ou seja, uma atmosfera psicológica própria de cada uma delas. ... Segundo Ferreira, Fortuna e Tachizawa (2006) o Clima Organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente da empresa.

  • Errei, mas acho que compreendi a questão:

     

    Quando se fala em cultura, refere-se ao sentido amplo dos valores compartilhados pelos membros de uma organização e esse é único. 

     

    O que variam nos vários níveis da organização são as subculturas, as quais, em seu conjunto, formam a cultura como um todo.

     

  • Errei, mas comungo da explicação do colega Daniel Paschoal.

  • Eu errei aquestão ! E fiquei pensando um tempo sobre.Acredito, sinceramente, no pensamento parecido ao do Michel Sena.Ou seja : 

     

    É possível que uma organização varie sua cultura conforme o nível organizacional , mas isso não é a REGRA, justamente, porque a cultura é uma forma de espalhar ''a mentalidade que predomina em uma organização''. Leiam esse trecho de um artigo :

     

    ''Pode uma organização ter mais de uma cultura? Para Kilmann e equipe, os administradores que partilham o pressuposto X, de Mc-Gregor, tendem a admitir a existência de apenas uma cultura - a de cima para baixo - ao contrário dos que endossam o pressuposto Y, onde várias culturas ou subculturas são admissíveis numa organização.''

     

    (FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75901991000300007&script=sci_arttext#18b)

     

  • na prática varia. 

  • A cultura de uma organização varia conforme os níveis organizacionais nos quais estão inseridos os seus colaboradores. ERRADO.

     

    Haja vista à multiplicidade de culturas organizacionais, é essencial às organizações conhecer a cultura dominante e as subculturas que a integram. CERTO.

     

    As culturas organizacionais dividem-se em subculturas, pois, à medida que as organizações crescem, são criados departamentos que se diferenciam nas missões e desenvolvem suas próprias culturas ocupacionais. CERTO.

     

    A cultura e subculturas das organizações resultam do processo de adaptação ao ambiente e da integração interna do grupo organizacional. CERTO.

  • Carlos Regis, acredito que o que varia é o clima organizacional.
  • A cultura não varia

    GABARITO E

  • Imagine se numa organização, em cada nível, houvessem culturas diferentes? 

    Ao contrário do que a questão afirma, a cultura organizacional unifica-a, em todos os níveis.

    ERRADA!

  • A cultura em toda organização não varia, o que se diferencia entre os níveis organizacionais são as subculturas, essa sim cada nível tem a sua. 

    Errado.

  • O clima é que varia

  • O CESPE e a FCC pensam diferente?

    A cultura de uma organização varia conforme os níveis organizacionais nos quais estão inseridos os seus colaboradores.

    GAB errado - fundamentação, só existe uma cultura dominante e várias subculturas.

     

    Q32589 Ano: 2010 Banca: FCC Órgão: DPE-SP Prova: Agente de Defensoria - Administrador

     e) pode haver 'culturas' diferentes em uma organização, distinguindo cada grupo dentro de uma cultura mais ampla.

    Certo - fundamentação - a questão menciona uma cultura mais ampla (dominante) e "culturas" diferentes (entre aspas), será que queria dizer subculturas com as referidas aspas??!

     

    Mais uma vez a banca complicando o simples.

     

    Comentando as demais alternativas da FCC:

     a) o importante é identificar as regularidades observadas no comportamento dos indivíduos. (regularidades?? não acho pertinente)

     b) sempre existem valores dominantes numa organização que caracterizam sua cultura organizacional (a cultura que caracteriza os valores)

     c) a cultura de uma organização deriva da filosofia que guia as políticas da organização. (a filosofia que deriva da cultura)

     d) as normas que envolvem os grupos de trabalho são determinantes da sua cultura. (a cultura que determina as normas)

  • ERRADO

     

    O clima é variável !

     

    Clima organizacional

    Refere-se a um conjunto de percepções, opiniões e sentimento que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em determinado momento ou situação, sendo, portanto, passageiro e superficial. Caracteriza-se como um fenômeno geralmente de caráter menos profundo e que pode mudar em menor tempo.

     

    GESTÃO DE PESSOAS, ANDREIA RIBAS E CASSIANO SALIM.

  • Gabarito Errado.

     

    Cultura organizacional: é tida como um todo.

    Clima organizacional é algo mais superficial. podendo mudar de acordo com o ambiente e momento.

     

    Cultura organizacional -- > Essência da organização. -- >  É algo mais profundo. -- >  É mais estável, -- > está ligado ao modo de pensar e agir da organização.

     

    Clima organizacional  -- >percepções dos funcionários sobre a organização, -- > Voltado ao ambiente de trabalho,  -- > É Algo mais temporário. -- > Está relacionado à motivação -- > comportamentos dos funcionários positivos ou negativo.

     

  • ERRADO.

    A cultura é a organização como um todo, é como todos pensam e agem para alcançar os objetivos 

    Clima organizacional é algo mais voltado a motivação, ao ambiente, como o funcionário está em determinado dia, podendo ter variações

  • Conforme os níveis organizacionais? De jeito nenhum. Senão, vejamos:

    A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, que foram estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas e que são compartilhados por todos os membros da organização, e não compartilhados conforme os níveis organizacionais. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização, como planejamento, organização, direção e controle para que se possa conhecer melhor a organização. (Idalberto Chiavenato – pág. 268).

    Tradicionalmente, o processo de criação da cultura organizacional ocorre de três maneiras: os fundadores contratam e mantêm empregados que pensem e sintam as coisas da mesma forma que eles; ou doutrinam e socializam esses empregados de acordo com sua forma de pensar e de sentir; ou, então, estimulam os empregados a se identificar com eles e a internalizar seus valores, convicções e premissas.

    Exemplo disso são empresas onde os fundadores possuem fortes laços religiosos e implicam isso na cultura organizacional, fechando o estabelecimento em datas especificas inerentes tradições de acordo com credo.

     

    Espero ter ajudado, bons estudos!

  • Cultura é uma só, mas existem subculturas dentro da empresa

  • A cultura perpassa todos os níveis organizacionais.

  • CULTURA ORGANIZACIONAL NÃO VARIA CONFORME OS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS!!!!!

    CULTURA ORGANIZACIONAL NÃO VARIA CONFORME OS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS!!!!!

    CULTURA ORGANIZACIONAL NÃO VARIA CONFORME OS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS!!!!!

    CULTURA ORGANIZACIONAL NÃO VARIA CONFORME OS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS!!!!!

    CULTURA ORGANIZACIONAL NÃO VARIA CONFORME OS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS!!!!!

    CULTURA ORGANIZACIONAL NÃO VARIA CONFORME OS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS!!!!!

  • A cultura é uma só, o que pode existir são subculturas espalhadas pela organização!

  • Errei por achar que as subculturas seriam as "variaçoes" que a questao citou.

     

  • A PALAVRA "VARIA" TORNOU A QUESTÃO ERRADA. A CULTURA NÃO É IMUTÁVEL,MAS POR SER PROFUNDA E ENRAIZADA ELA É DIFICIL SER MUDADA OU SOFRER VARIAÇÕES COMO O EXAMINADOR AFIRMOU.

  • A cultura de uma organização varia conforme os níveis organizacionais nos quais estão inseridos os seus colaboradores.

    A cultura organizacional é abrangente e compartilhadas por todos dentro de uma organização, então dizer que varia conforme níveis organizacionais tornou a questão errada.

  • A cultura de uma organização NÃO varia conforme os níveis organizacionais.

     

    Gabarito: ERRADO

     

    BONS ESTUDOS!!!

  • A sub cultura varia nos diferentes níveis da organização.

  • Errado.

    Em algum momento, ja fiz uma questão que falava que Cultura é ADAPTATIVA, RS

  • GABARITO: ERRADO


    A cultura não varia, pois é adaptativa, já o clima sim.

    Abraços.

  • O conceito de cultura organizacional apresentado é o mais cobrado em concurso público.


    Segundo Chiavenato (2014, p. 364) a cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores, tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. Representa a maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas e que é compartilhada por todos os membros da organização. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

    De acordo com Edgar Schein, a cultura organizacional é um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como maneira correta para se proceder, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas. 

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)


    NÃO É PARA VARIAR É PARA SER COMPARTILHADAS POR TODOS INDEPENDENTE DO NÍVEL ORGANIZACIONAL

  • O item está ERRADO.

     

    A cultura organizacional é a identidade de uma organização, em todos os seus níveis. Cada membro da organização possui o dever de conhecer essa cultura. Então, nada de dizer que a cultura de uma organização varia conforme os níveis organizacionais nos quais estão inseridos os seus colaboradores! 

    A cultura organizacional é o conjunto de valores, hábitos e crenças em vigor numa organização, que define padrões de comportamento e de atitudes para ações e decisões e distingue cada organização das demais. A divulgação ampla da cultura organizacional permite que os stakeholders se relacionem de forma mais objetiva e precisa com a organização.

  • ja pensou se em cada nivel existisse uma cultura diferente? a organização na iria pra frente

  • A CULTURA EM SI É UMA SÓ, NÃO OBSTANTE POSSA HAVER SUBCULTURAS DENTRO DA ORGANIZAÇÃO.

    Gabarito Errado.

  • ERRADO

    A cultura organizacional varia de uma organização á outra e não na mesma organização, ou seja, cada organização possui sua identidade.

  • Converse com um operário da Vale e, na sequência, com um gerente da Vale. Você notará que a cultura da organização está entranhada na alma deles. Ambos baterão no peito ao falar dela, pouco importando o status que possuem lá. Do chão de fábrica à Alta Cúpula da Administração - a cultura permeia tudo e todos e irradia para além dos muros da organização. A cultura orienta como os colaboradores se manifestam, isto é, se colocam diante de todos.

    QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional serve como sinalizador de sentido e mecanismo de controle que orienta e dá forma às atitudes e comportamentos dos empregados.

    Fonte: Qconcursos.

    Resposta: Errado.

  • ERRADO

  • Gab: ERRADO

    corrigindo...

    A cultura de uma organização pode variar conforme os níveis organizacionais nos quais estão inseridos os seus colaboradores.

    Se estivesse com essa redação estaria certíssima, uma vez que dentro da cultura de uma empresa pode haver também subculturas dos funcionários, setores ou unidades organizacionais. Da forma em que foi colocada, a questão dá dupla interpretação e ampla generalização.

  • A Cultura Organizacional é um elemento organizacional intrínseco, ou seja, faz parte da essência da organização, do seu íntimo. Portanto, a cultura se impõe a todos os colaboradores da organização, independentemente do nível. Questão errada.

    Gabarito: ERRADO