SóProvas


ID
1309999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com base nas disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue o item subsecutivo.


A apuração do montante de receita corrente líquida arrecadada pode envolver mais de um exercício financeiro.

Alternativas
Comentários
  •  § 3o A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.

  • Vanessa, você poderia informar qual o artigo por favor? Obrigado.

  • É o art. 2o da Lei de Responsabilidade Fiscal (LCP101/2000):

    Art. 2o Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como:

     § 3o A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.

  • "Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, receita corrente líquida é a soma de doze meses de receita; a do mês de apuração e a dos onze anteriores, excluídas as duplicidades. Assim, quando se cita a receita corrente líquida há que entender, sempre, um agregado de doze meses de receita efetivamente arrecadada, o que, para efeito das avaliações periódicas de gastos de pessoal, de estoque da dívida etc., nem sempre coincide com o exercício financeiro".


    Fonte: Lei de responsabilidade Fiscal comentada artigo por artigo (2005)
  • 11 + 1

  • LRF, Art 3º, § 3º -" A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades". Dessa forma, a apuração da RCL no mês de abril, por exemplo, abrangerá o exercício atual (X) e o exercício anterior (X-1). 

  • CERTA


    LRF (LCP101/2000): Art. 2o Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como:

     § 3o A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.


    EX: Se eu estiver no mês de junho/2015 e quiser verificar a receita corrente líquida, terei que usar dados do exercício anterior, para completar a conta com 11 meses anteriores. Seria Junho/2015 (mês atual) + maio, abril, março, fevereiro, janeiro, dezembro, (...) Julho/2014 (11 meses anteriores) 

  • LRF artigo 2.
     é só lembrar  : Tributa con pais tc rc 

    tributa : tributária

    con : contribuição

    p: patrimônio

    a: agropecuária

    i: indústria

    s: serviços

    tc: transferência corrente

    rc:  receitas correntes.
     


    4-receita corrente líquida: somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e e outras receitas correntes..
  • Não saquei! E se o mês de referência for dezembro?

  • Não saquei! E se o mês de referência for dezembro?

  • Bruno, 


    A apuração do montante de receita corrente líquida arrecadada pode envolver mais de um exercício financeiro. 


    Pode é diferente de deve. Questão de interpretação.


  • Artigo 2º § 3º da LRF: 

    A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades. Logo se eu quero apurar a RCL no mês de julho de 2015, a apuração se incia em agosto de 2014 e envolve mais de um exercício financeiro...dura vida de estudante, esta eu saquei só porque trabalho na área.

  • A apuração da RCL envolve o mês em análise e os onze anteriores. Logo, pode contemplar meses de exercícios anteriores.

  • Gab: CERTO

    A RCL será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades. Não tem como regra a coincidência com o ano civil.

     

    1. Outra que ajuda a responder.
    •  (CESPE - Técnico de Orçamento - MPU - 2010) A receita corrente líquida deve sempre ser apurada no período referente a um ano, coincidente com o ano civil. ERRADO.
  • PODE !!!!!

  • Pode mesmo! Porque (LRF):

    Art. 2º, § 3º A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.

    Por exemplo: se quisermos apurar a RCL em abril de 2021, tomaremos como base o mês de abril de 2021 e os 11 meses que vieram antes dele. Esse intervalo de tempo vai de maio de 2020 a abril de 2021.

     

    Perceba que o único momento em a apuração do montante de RCL arrecadada não vai envolver mais de um exercício financeiro será no mês de dezembro, porque serão considerados os meses de janeiro a dezembro do mesmo exercício financeiro. Em todos os outros momentos, apuração do montante de RCL arrecadada irá envolver mais de um exercício financeiro.

    Portanto, como afirmou a questão, a apuração do montante de RCL arrecadada pode sim envolver mais de um exercício financeiro.

    Gabarito: Certo

  • Pode ser mais de um exercício financeiro, porém não coincide com o ano cívil.

  • Pessoal..conforme a explicação do renomado professor "Sergio Barata", acredito que encontrei um equivoco a respeito do entendimento do "mês de referència"...pois de acordo com o professor "Anderson Ferreira do Gran"

    RCL = mes de referência + 11 meses anteriores sendo:

    mes corrente: atual (no caso hoje é "outubro")

    mes de referencia: setembro

    11 meses anteriores: agosto,julho,julho...

    me mande msg caso eu esteja errado!!!!

  • Gab: CERTO

    Um exemplo do que trata a questão é:

    A apuração da RCL ao final do mês de AGOSTO e dos 11 anteriores do exercício de 2021 será:

    • agosto/2021, julho/2021, junho/2021, maio/2021, abril/2021, março/2021, fevereiro/2021, janeiro/2021, dezembro/2020, novembro/2020, outubro/2020, setembro/2020.

    Envolvendo, portanto, mais de um exercício!

    Erros, mandem mensagem :)