SóProvas


ID
1310077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o próximo item, no que se refere à administração de cargos, carreiras e salários e à gestão por competências.


Por meio da avaliação de cargos com base no método de graus predeterminados, é possível realizar-se uma comparação analítica das reais diferenças entre os cargos, de modo a posicioná-los em uma escala.

Alternativas
Comentários
  • Método de Graus Predeterminados: é uma sofisticação do escalonamento simples que, por também não ser um método analítico, indicará que um cargo é mais importante que outro, numa visão global, sem apresentar as reais diferenças existentes em cada cargo.


    Fonte: http://pt.scribd.com/doc/53712611/Metodo-de-Graus-Predeterminados

  • Lívia qual a fonte?

  • Fonte :http://pt.scribd.com/doc/53712611/Metodo-de-Graus-Predeterminados

  • MÉTODOS NÃO QUANTITATIVOS

    Permitem a rápida elaboração e fácil aplicação, porém não garantem um resultado final de boa qualidade, devido à subjetividade da avaliação.

    Método de Graus Predeterminados

    O método de avaliação de cargos por graus pré-determinados também é "não quantitativo" , que tem como base de comparação, a confrontação entre os cargos e uma tabela de graus previamente determinados com base nas constatações de níveis de exigência existentes na empresa. Essa constatação ocorre no processo da Análise dos Cargos, avaliando as exigências e responsabilidades a pontadas na descrição de cargos.

    Por esse método os cargos são separados de acordo com as dificuldades de execução e sua similaridade com o rótulo constante da tabela de graus predeterminados. Sua aplicação, também é simples e rápida, e a exemplo do método de escalonamento, apresenta um grau de subjetividade muito grande o que reduz sua confiabilidade.

    A determinação do número de graus, assim como o que é exigido em cada um deles fica a critério do próprio comitê de avaliação de cargos, conforme necessidades da empresa. Uma vez definidos os graus, cada integrante avalia individualmente cada cargo da organização, comparando as atividades descritas na descrição de cargos com a tabela de graus predeterminados. Após essa fase, o comitê deverá encontrar um consenso.

    Fonte: http://www.unisa.br/conteudos/6223/f414048132/apostila/apostila.pdf

  • "Realiza a divisão em conjuntos de cargos com características comuns, para posterior aplicação do escalonamento simples."


    Chiavenatto.

  • Gabarito: ERRADO

    ERRO: ... predeterminados, é possível ...

    Por meio da avaliação de cargos com base no método de graus predeterminados, NÃO é possível realizar-se uma comparação analítica das reais diferenças entre os cargos, de modo a posicioná-los em uma escala.

  • QUESTÂO ERRADA

    MÉTODOS TRADICIONAIS NÃO QUANTITATIVOS:

     

    ESCALONAMENTO: tratase do método que consiste em escalonar os cargos de maneira crescente ou decrescente de acordo com algum critério para que uma hierarquia de cargos seja criada e a remuneração possa ser definida. Neste caso, compararm-se os cargos um a um, dando uma pontuação positiva ou negativa pra um em comparação ao outro. Ao final, será possível somar os resultados e obter uma hierarquia, que permitirá o estabelecimento de salários inferiores para os cargos mais simples e salários superiores para os cargos mais avançados de acordo com o criterio utilizado. 

     

    GRAUS PREDETERMINADOS:é uma variação do método anterior, também chamado de escalonamentos simultâneos. Ele requer a divisão dos cargos em categorias, para que cada categoria possua salários máximos e mínimos. Neste caso , após a divisão em categorias, aplica-se o método do escalonmento simples a cada uma delas. 

     

    Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos.

  • FIXANDO:

    SERIA ESCALONAMENTO E NAO GRAUS PREDETERMINADOS.

  • A questão erra ao dizer que seria possível uma comparação analítica. Por se tratar de um método qualitativo , não há o que se falar de comparações analíticas ( de valores ). 

  • Por meio da avaliação de cargos com base no método de graus predeterminados, é possível realizar-se uma comparação analítica das reais diferenças entre os cargos, de modo a posicioná-los em uma escala. 

    Errado porque o Método de graus (ou categorias) predeterminandas  é apenas uma variação do Método de escalonamento. "Realiza a divisão em conjuntos de cargos com características comuns, para posterior aplicação do escalonamento simples" (que usa um determinado critério).

    Já os Métodos de Comparação de Fatores e o Método de Avaliação por Pontos são um pouco mais sofisticados pois comparam os cargos por meio de fatores de avaliação, sendo que o segundo é considerado tb como um método quantitativo.

    Fonte: Ribas e Salim

     

    Resumo: Métodos de avaliação de cargos

    escalonamento (método em que os cargos são organizados em uma ordem escalonada, de importância);
    categorias predeterminadas (definição de categorias e escalonamento);
    comparação de fatores (comparação de cargos com fatores);
    avaliação dos pontos (tb comparação mas com uso de método quantitativo e qualitativo, considerado mais completo).

    Trecho Prof. Katia Lima: 

  • # Método de Graus Predeterminados:

    é uma sofisticação do escalonamentosimples que, por também não ser um método analítico, indicará que um cargo é mais importante que outro, numa visão global, sem apresentar as reais diferenças existentes em cada cargo

     

    Fonte: "SCRIBD"

  • Ele se refere na questão ao método de composição de fatores

    Fonte: meus resumos.

  • O enunciado erra ao afirmar que o método de graus predeterminados faz uma comparação analíticas das diferenças entre os cargos. Na verdade, esse método, assim como o método do escalonamento simples, é criticado justamente por realizar uma análise superficial da diferente entre os cargos. 

    Relembrando: Idalberto Chiavenato (2020) afirma que o método de classificação por categorias predeterminadas permite agrupar um grande número de trabalhos em algumas classes ou categorias para que sejam tratadas de maneira uniforme e padronizada. Por tratar trabalhos distintos de uma mesma categoria de forma uniforme, critica-se o método de classificação por categorias predeterminadas por ser muito sintético e superficial.

    Gabarito: Errado