-
Quando ele diz que poderá aí o cenário muda. A questão trabalha com os conceitos de Planejamento de Programação de Produto (ou Programa-Mestre) e também trabalha com dois conceitos de Evolução de Consumo.
Correta.
-
"A problemática relacionada à estocagem resume-se na identificação de dois elementos: qual a necessidade de suprimento e qual a quantidade produzida para vender."
O início da questão afirma que o problema do estoque é saber estocar a quantidade certa de itens e o pelo período de tempo adequado.
"A solução poderá ser encontrada considerando-se as três formas: programas da produção, programação matemática e palpites de especialistas."
Já no segundo período da questão o autor traz a solução do problema, que são as 3 técnicas de previsão:
1) Projeção: programas da produção.
2) Explicação: programação matemática e
3) Predileção: palpites de especialistas.
-
Técnicas de previsão do consumo:
a) Projeção: admite-se que o futuro será a repetição do passado ou as vendas se elevarão com o tempo, assim este grupo é de natureza quantitativa.
b) Explicação: procura-se explicar as vendas do passado mediante leis que relacionem as mesmas com outras variáveis, cuja evolução é conhecida ou previsível. São aplicações de técnicas de regressão e correlação. (quantitativa)
c) Predileção: funcionários e conhecedores de fatores influentes nas vendas e no mercado estabelecem a evolução das vendas futuras.(qualitativa)
-
Mas acho sacanagem colocar numa prova "palpite de especialista". Uma questão dessas no mínimo eu deixaria em branco.
-
Acho sacanagem dizer que toda problemática relacionada a estocagem resume-se apenas nessas duas (necessidade e quantidade)
Ok então. Vou comprar a quantidades de resmas de papel a4 corretas, e na quantidade certa. Mas vou armazená-las em um aquário......
-
Pra mim essa questão tem só um erro.. dizer que toda problemática jaz nesses dois pontos..
-
A banca cobrou exatamente o texto de J. J. Viana.
Os problemas do estoque resumem-se à questão fundamental: quanto vamos consumir? ou quanto vamos vender?, que pode ser equacionada de três formas: a) palpites; b) programas de produção; c) previsões matemáticas.
-
Percebo que a banca Cespe gosta muito dos textos de José João Viana.
-
As técnicas mais comuns de previsão de consumo são as seguintes:
- Explicação: Faz uso de regras estatísticas (matemáticas), explicando porque se acredita que o consumo será daquela determinada forma. Como fará uso de dados quantitativos para fazer esta análise, diz-se que este tipo de técnica tem natureza quantitativa.
- Projeção: Através das vendas anteriores, busca-se tentar prever o consumo de épocas posteriores, acreditando-se que o futuro buscará imitar o passado, dele não se afastando. Também é uma técnica quantitativa.
- Predileção: Aqui se busca, através da experiência dos envolvidos na produção, dimensionar o consumo dos novos períodos. É um método baseado principalmente na opinião (ou palpite como queira o enunciado) dos envolvidos na produção, e assim sendo, é uma técnica qualitativa.
As técnicas quantitativas são também chamadas matemáticas (não se importam com opiniões, apenas com números), ao passo que as técnicas qualitativas são chamadas de não-matemáticas.
-
essa é do tipo de questão que ninguém sabe e, quem acerta no chute está "frente". Sinceramente, até quando as bancas irão realizar provas que não avaliam, absolutamente, ninguém ?
-
Questão CERTA
Galera a questão de se refere à métodos de previsão e demanda (Venda).
Como já falaram os métodos quantitativo e qualitativo.
Além disso, a questão fala de programas de produção, que ao meu ver poderia ser utilizado os: ERP, MRP, MRPII, estes programas visão a melhorar o ganho de produtividade, tomadas de decisão, possibilidade de se lidar com uma grande quantidade de informações.
Utilizando-se programas da produção, programação matemática e palpites de especialistas, a organização terá grandes chances de resolver o problema.
-
Complementando a resposta da Lais, o texto de J. J. Viana está na página 121 de seu livro Administração de Materiais - Um Enfoque Prático.
...quanto vamos consumir? ou quanto vamos vender? que pode ser equacionado de trës formas:
a. palpites;
b. programas de produção;
c. previsões matemáticas
-
As técnicas de previsão de consumo são:
- Palpite dos Especialistas (Predileção): a previsão da demanda é feita a partir de informações prestadas por empregados experientes, a partir de suas vivências.
- Programação Matemática (Explicação): explicar o consumo (venda) no passado, a partir da sua relação com outras variáveis de evolução conhecidas. Empregam-se técnicas quantitativas de regressão e correlação.
- Programas de Produção (Projeção): admite-se que o futuro será uma repetição do passado, ou, ainda, que o consumo (vendas) sofrerá um acréscimo com o tempo.
-
"à estocagem resume-se na identificação de dois elementos"?! No mínimo estranha.
-
A segunda parte, sobre técnicas de previsão está indubitavelmente correta. Mas a primeira, está, no mínimo, muito ruim. A princípio, a questão do estoque resume-se entre o custo de estocagem e a necessidade de disponibilidades, o que já difere do enunciado. Mais ainda, se for considerar uma visão ampla do tema, pode-se dizer também que a questão da estocagem considera uma gama muito maior que apenas dois elementos. Não fiz a prova, mas recorreria do gabarito sem dúvida.
-
Gabarito C?
"A problemática relacionada à estocagem resume-se na identificação de dois elementos:"
De que doutrina a banca retirou tal aberração? Existem várias problemáticas relacionadas ao estoque tais como custo das mercadorias armazenadas, depreciação, espaço utilizado, etc.
Considero que a afirmação da banca em dizer que a problemática relacionada ao estoque resume em dois elementos influenciou a resposta de muitos a optar por gabarito errado
-
A questão está de acordo com o livro de Viana, pág 106.
Os problemas de estoque resumem-se à questão fundamental: quanto vamos consumir? ou quanto vamos vender? que pode ser equacionada em três formas:
> Palpites
> Programas de produção
> Previsões matemáticas
-
Ao meu ver, acredito que a questão fala dos aspéctos da previsão de Demanda.
QUALITATIVO E QUANTITATIVO
- > PROJEÇÃO - ASPÉCTO MATEMATICO = QUANTITATIVO
-> EXPLICAÇÃO - ASPÉCTO MATEMMATICO = QUANTITATIVO
-> PREDILAÇÃO - PALPITES DE ESPECIALISTAS, VENDEDORES = QUALITATIVO.
-
-
Muito comentário é sinal de questão polêmica. KKKK
-
CERTO
Vamos ter que analisar o quanto vamos consumir e o quanto vamos vender.
Programas de produção- projeção, ou seja, admite-se que o futuro seja uma repetição do passado mas podem ter vendas que elevarão com o tempo, trabalha de forma quantitativa;
Programação matemática- trabalha com a explicação, técnicas como correlação, regressão e faz uma análise de forma quantitativa;
Palpites de especialista- trabalham com a predileção, ou seja, funcionários já experientes que já trabalham com as vendas.
Fonte:Karen Estefan profª qconcursos
-
Os problemas do estoque resumem-se à questão fundamental: quanto vamos consumir? ou quanto vamos vender?, que pode ser equacionada de três formas:
a. palpites;
b. programas de produção;
c. previsões matemáticas.
VIANA, João José. Administração de Materiais um enfoque prático. São Paulo Atlas, 2006. p. 121
-
PALPITE me quebrou
-
(CORRETO)
OBS: Na problemática relacionada à estocagem não se considera aspectos de armazenagem e acondicionamento né Dona Cespe? Não são relevantes não é? aff
-
Paciência...
-
Palhaçada dizer que se resume em Necessidade e Quantidade!
Preciso comprar 300 leitos de hospital, mas vou comprar só em fevereiro de 2084 então!