SóProvas


ID
1310101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca das etapas do processo de compra, do perfil do comprador e das modalidades de compra, julgue o item seguinte.


A modalidade de compra em emergência apresenta supressão de várias etapas em relação ao processo da modalidade da compra normal, o que torna a compra em emergência vantajosa para a empresa por possibilitar mais rapidez e preços menores.

Alternativas
Comentários
  • São compras urgentes, originárias de uma necessidade não prevista com a devida antecedência. São prejudiciais à empresa, dado que o caráter de emergência reduz o poder de negociação com o fornecedor (há menos tempo para fazer a pesquisa de mercado, por exemplo).

    Obs: O comentário feito pelo colega acima não tem nada a ver!!


    Abs.


  • Errada:

    Compra de Emergência: ocorre quando a empresa falha na apresentação do planejamento e observa-se a perda de varias etapas fundamentais, torna a compra em emergência desvantajosa, porque os preços obtidos são elevados em relação aos da compra normal.

    Fonte: livro Administração de Materiais Um Enfoque Prático João José Viana

  • Errada, na compra por emergência ocorre por falha de planejamento podendo comprar por preços mais elevados.

  • O assunto em voga trata das modalidades de compras. Assim, de acordo com a necessidade de entrega do item, temos:

    i. Compras antecipadas;

    ii. Compras parceladas (ou contratadas); e

    iii. Compras emergenciais: são compras originárias de uma necessidade não prevista com a devida antecedência. São prejudiciais à empresa, dado que o caráter de emergência reduz o poder de negociação com o fornecedor (há menos tempo para fazer a pesquisa de mercado, por exemplo).

  • Ora, pense em uma consulta de emergência e outra consulta marcada com antecedência para atendimento médico, qual você acha que tem um CUSTO MAIOR?

    A de emergência é claro!

    Gabarito ERRADO!

  • GABARITO ERRADO

     

    Esse tipo de compra costuma ser desvantajosa para a organização e não vantajosa.

     

    _______________________________

    O que queremos? Tomar posse.

    E quando queremos? É irrelevante.

     

  • GABARITO: ERRADO

    Compra de emergência traz preços maiores para a empresa.

  •  

    Compra Emergêncial... essa compra  é desvantajosa para a empresa..........

    outro erro é falar que terá rapidez e preços menores.....pois ela se tornará mais cara para empresa pois não terá tempo para pesquisa de preço no mercado 

  • As compras em emergência são mais caras.

  • ❌Errada.

    Compra Emergencial = Acontece quando a instituição falha no seu planejamento. Não há tempo para executar todas as atividades necessárias, o que leva a compras desvantajosas.

    Fonte: Pdfs do Estratégia Concurso.

  • Imagina se tu tá muito afim de ir naquele show com a banda que tu gosta, mas vc não comprou o ingresso pela internet q sairia mais barato ( por ser antecipado) mais rápido e seguro, e foi p porta do show fazer uma compra emergencial.

    agora eu te pergunto? 

    Vai ser vantajoso, rápido e barato?

    Gabarito ERRADO

     

  •  Compra normal: acontece quando o prazo disponível permite que o comprador execute todas as atividades necessárias.

     Compra emergencial: não há tempo para executar todas as atividades necessárias, o que leva a compras desvantajosas.

     

    Fonte: PDF Estratégia (prof. Ronaldo Fonseca)

  • Compra em emergência é sempre danosa para a organização pois, caso haja a necessidade da compra em emergência, há um menor pesquisa de mercado (não há muito tempo para pesquisar), menor poder de negociação, maiores possibilidade de adquirir materiais em péssimo estado... 

  • Certo

     

    Comprar em situações de emergência não é um bom negócio.

    Como a empresa/organização não tem muito tempo para pesquisar preço, avaliar outros possíveis fornecedores, a compra costuma ter um custo maior por causa dessa chamada "supressão de etapas."

  • Processo de Compra Emergencial

     

    Existe na licitação a regra geral. Somente são admissíveis as contratações diretas nas hipóteses previstas nos arts. 17, 24 e 25 da Lei nº 8.666/93, e desde que estejam presentes os requisitos ou pressupostos para tanto.
    Nos termos do inciso IV do art. 24 da Lei de Licitações, a dispensa de licitação nos casos de emergência ou de calamidade pública somente poderá ocorrer quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos.
     

  • MODALIDADES DE COMPRA: 

    - COMPRA NORMAL: 
    Acontece quando o prazo disponível permite que o comprador execute todas as atividades necessárias (ciclo de compras). 
    - COMPRA EMERGENCIAL: 
    Não há tempo para executar todas as atividades necessárias, o que leva a compras desvantajosas. 

    - COMPRAS PARA INVESTIMENTO: 
    Envolvem as aquisições de bens e materiais que irão compor o ativo da instituição (geralmente itens de custo elevado, máquinas, automóveis etc.) 
    - COMPRAS PARA CONSUMO: 
    Englobam as compras de todos os materiais que serão consumidos em curto ou médio prazo (tanto no processo produtivo quanto na administração da empresa). 

    - COMPRAS FORMAIS: 
    São aquelas que justificam ou demandam um ou mais documentos que formalizam a compra perante seu fornecedor. 
    - COMPRAS INFORMAIS: 
    São as compras que não necessitam de documentos, pelo seu valor muito baixo. 

    - COMPRA NOVA: 
    Ocorre quando o produto a ser comprado é visto como algo totalmente distinto dos bens e serviços habitualmente comprados pela organização. 
    - RECOMPRA DIRETA: 
    Os materiais a serem comprados são recorrentes e pouca informação é necessária. 
    - RECOMPRA MODIFICADA: 
    Acontece quando os bens e serviços a serem comprados são recorrentes, mas os compradores buscam algumas mudanças nas futuras compras.

  • É bastante desvantajoso

     

    Lembre-se da festinha da sua possse, se você não se programar e comprar o ingresso antes e sim na hora da festa (emergência), você pagará mais caro.

  • Preços menores? Jamais! #FORÇAEHONRA!!!

  • COMPRA DE EMERGENCIA DEVE SER EVITADA!!!

    COMPRA DE EMERGENCIA NAO TRAZ VANTAGES

  • De acordo com Rodrigo Rennó, a compra emergencial acontece quando a instituição falha no seu planejamento ou quando há algum outro problema que demanda um material em prazo muito curto. Diante disso, devemos evitar ao máximo comprar em caráter de emergência.


    É só pensar no seguinte: você está lá curtindo um show e, de repente, começa a chover... Daí aparecem uns ambulantes vendendo capas de chuva... Vai ver o preço! Eles se aproveitam, justamente, do caráter emergencial que envolve a situação! Hehehe! =)


    Avante!

  • compra emergencial, não há planejamento, não tem como verificar a qualidade e outros quesitos, resumindo, tudo na pressa não sai como o esperado, ou seja, é desvantagem.

  • A empresa se lasca TODINHA com a compra emergencial

  • Gabarito E

    Em regra, compras emergenciais ocorrem por alguma falha no planejamento, tendo como consequência maiores custos para quem compra, ou seja, preços maiores.

  • (ERRADO)

    Nada em emergência, realizado sem um bom planejamento pode ser vantajoso para a empresa. Muito pelo contrário, poderá resultar em desastre.

  • Mais uma vez uma pegadinha da banca. Como já vimos anteriormente, esse tipo de compra costuma ser desvantajosa para a organização e não vantajosa. 

    Fique atento! 

    Gabarito: Errada

  • GABARITO: ERRADO

    Principal erro da questão: "por possibilitar mais rapidez e preços menores."

    É só lembrar: quando estamos com alguma urgência, ou necessitados demais de alguma coisa pra ontem e precisamos comprá-la, a gente acaba aceitando qualquer preço, né? É essa mesma linha de raciocínio para compras de emergência da questão.

  • Mais onerosa, isso sim.