SóProvas


ID
13102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ainda sobre os servidores regidos pela Lei n.º
8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos
servidores públicos civis da União, das autarquias e das
fundações públicas federais, julgue os itens que se
seguem.

No caso de um servidor público não cumprir as condições do estágio probatório, ele deve ser demitido por não ter demonstrado capacidade para trabalhar bem para a administração.

Alternativas
Comentários
  • a inaptidão do servidor público para cargo efetivo deve ser de exoneração. A demissão é reservada a casos onde ocorreu infrações às regras do poder público, e feita através de processo administrativo (PAD).
  • Seção IV
    Da Posse e do Exercício

    Art. 20.

    § 2º O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    Art. 29.
    Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro...
  • Errado, pois No caso de um servidor público não cumprir as condições do estágio probatório, ele deve ser exonerado de oficio.
  • Para servidor em exercício no estágio probatório na cabe a demissão quando não é atendidas as atribuições para efetivação no cargo, mas a exoneração. É bom lembrar que demissão é uma medida disciplinar, quando o servidor infringe o código de conduta presente na lei 8.112/09,a inaptidão em estágio probatório cabe EXONERAÇÃO.
  • -Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores (RAPID) (art. 20):                                                                     Responsabilidade; Assiduidade; Produtividade; Iniciativa; Disciplina (RAPID).

    -A avaliação do desempenho do servidor será submetida à homologação da autoridade competente 4 meses antes do término do período do estágio probatório (art. 20, §1º). Essa avaliação será realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput do art. 20 (RAPID).

    -O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado (não se trata de demissão) ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado (art. 20, §2º).

  • Na Lei 8112/90 no  art.20, parágrafo 2º, diz que o servidor não aprovado em estágio probatório será exonerado ou , se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. 
  • Gabarito. Errado.

    Art.20. 

     § 2- O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art.29.

  • Demitir é MUITO DIFERENTE de exonerar.
    ACORDA BRASIL, CESPE CESPANDO DE NOVO.

  • No caso elencado pela assertiva, é caso de exoneração e não demissão.

    A demissão é aplicada como penalidade ao servidor público.

  • Demissão é penalidade. Ele praticou alguma penalidade? Não, o pobi só não passou no Estágio Probatório

  • Ele deve ser exonerado.

  • ERRRADO!

     

    A questão está errada, pois ele deve ser EXONERADO e não DEMITIDO.

  • Será exonerado e não demitido como afirma a questão.

  • ERRADO 

     

    FALHA NO ESTÁGIO PROBATÓRIO 

    ----

    SERVIDOR ESTÁVEL = RECONDUÇÃO 

    SERVIDOR NÃO ESTÁVEL = EXONERAÇÃO

  • Errado . Demissão é forma de punição ao servidor , neste caso não se caracteriza situação que careça punição , sendo que se o mesmo não for aprovado em estágio probatório , será reconduzido ao cargo de origem - se estável , caso não seja será EXONERADO

  • Será exonerado se não for estável e se estável será reconduzido ao antigo cargo ou em cargo semelhante.

    GABARITO: ERRADO

  • Art. 20, §2 da Lei 8.112/90: O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, SE ESTÁVEL, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado [...]

    Bom lembrar uma FORMA DE VACÂNCIA: posse em cargo inacumulável