SóProvas


ID
131029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O editorial jornalístico constitui um discurso em forma
de texto argumentativo que expressa a opinião do órgão editor
acerca de questões relacionadas aos acontecimentos considerados
mais importantes. Diferentemente dos textos informativos, o
editorial constrói uma interpretação ou um julgamento, com o
objetivo de explicitar o sentido subjacente ao que é apenas
noticiado.

A. T. Barros. Do privado para o publicamente mediado: a crítica domesticada nos
editoriais sobre ecologia. Comunicação & Espaço Público, 2001, p. 67.

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens de
70 a 75, acerca dos gêneros jornalísticos.

A escolha do tema do editorial de um jornal leva em conta um conjunto complexo de fatores noticiosos e conjunturais. Contudo, de modo geral, essa seleção está diretamente vinculada aos critérios de noticiabilidade e aos valoresnotícia, elementos explicados pela perspectiva do newsmaking.

Alternativas
Comentários
  • A linha editorial pode ser considerada um valor-notícia. um valor-notícia da forma de realizar a pauta,ou seja, um valor-notícia de construção.O Newmaking é o modo de produção de notícias.
  • Segundo Mauro Wolf, o conceito de newsmaking diz respeito, mais exatamente, ao profissional jornalista que dentro da empresa atua

    como editor. O editor é aquele profissional responsável pela formatação final da página (quando o jornal é impresso) ou de como será a sequência das notícias, assim como definir quais serão manchetes. Ele é, portanto, um gatekeeper – um “porteiro” que diz o que vai passar ou não. 

    Podemos dizer que ele é um sujeito que fabrica a realidade porque, tendo incorporado os critérios universais de seleção daquilo que distingue fatos de acontecimento, vai associar sua seleção a critérios já determinados pelas agências de notícias. O jornalismo de massa, ou o jornalismo produzido pela indústria cultural, é um jornalismo que serve aos interesses do capital e reproduz comportamentos e não serve essencialmente para informar, no sentido que se esperava do jornalismo. 

    Entende-se que quem mantém um jornal muitas vezes está ligado a interesses comerciais de alguma empresa, grupo econômico, ou está inserido em relações implícitas com o Estado ou representantes de elites econômicas.


    Fonte: WOLF.