SóProvas


ID
1310713
Banca
FEPESE
Órgão
SJC-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação aos poderes administrativos.

Alternativas
Comentários

  • PODER VINCULADO


      Ë o Poder que tem a Administração Pública de praticar certos atos "sem qualquer margem de liberdade". A lei encarrega-se de prescrever, com detalhes, se, quando e como a Administração deve agir, determinando os elementos e requisitos necessários.


    Ex : A prática de ato (portaria) de aposentadoria de servidor público.

  • O erro da alternativa E está no trecho "seu entendimento de oportunidade e conveniência". Desta forma, dá para se interpretar que não é necessário atingir qualquer fim público, mas sim, agir conforme seu próprio entendimento de conveniência e oportunidade.

  • então quer dizer que no caso a assertiva E: a ordem dos fatores alterou o produto... o correto é conveniência e oportunidade e não oportunidade e conveniência... ah ta!!!!!

  • a) Correta

    b) Poder hierárquico

    c) Poder disciplinar

    d) Poder hierárquico

    e) O poder discricionário autoriza o administrador público a agir conforme o seu entendimento de oportunidade e conveniência, nos limites da lei.





  • Poder vinculado: há atividades administrativas cuja execução fica inteiramente definida em lei, que dispõe esta sobre todos os elementos do ato a ser praticado pelo agente. A ele não é concedida qualquer liberdade quanto à atividade a ser desempenhada e, por isso, deve se submeter por inteiro ao mandamento legal. Seu fundamento constitucional é o princípio da legalidade, que requer à Administração a obediência estrita aos termos da lei.

    Fonte: LFG

  • O erro na E : ""seu entendimento de oportunidade e conveniência""

  • Eu discordo da resposta: "O poder vinculado impõe ao gestor a atuação de acordo com limites da legalidade". Quer dizer que o poder discricionário não impõe ao gestor a atuação de acordo com limites da legalidade? No uso do poder discricionário é permitido agir fora dos limites da lei? Acho que não.

  • A - CORRETO - ALGUNS ADMINISTRATIVISTAS DIZEM QUE NO PODER VINCULADO EXISTE UMA MÍNIMA LIBERDADE DE ATUAÇÃO (doutrina minoritária) Ex.: como no elemento ''competência'', embora seja vinculado, quando se diz respeito em delegar e avocar existe certa margem de liberdade de praticar ou não.


    B - ERRADO - SOBRE OS SERVIDORES OCORRE O PODER DISCIPLINAR.

    C - ERRADO - PODER HIERÁRQUICO NÃÃO APLICA PUNIÇÃO, A PUNIÇÃO DECORRE DO PODER DISCIPLINAR.

    D - ERRADO - HIERARQUIZAR, ESTRUTURAR E ESCALONAR É DECORRENTE DO PODER HIERÁRQUICO.

    E - ERRADO - O AGENTE PÚBLICO É OBRIGADO A FAZER O QUE A LEI DIZ, SE ESTA FOR OMISSA, ENTÃO NÃO DEVERÁ FAZER. 




    GABARITO ''A''
  • Que questão besta... Toda atuação público restringe-se aos limites da lei.

  • Caraca! fepese se supero nessa questão ao meu ver a alternativa E, é a menos errada, a alternativa A fala sobre LIMITEs da legalidade, o que nos remete ao poder descricionario.. a alternativa estaria correta se falace só em "de acordo com a legalidade ou conforme.." 

  • se o servidor nao agir de acordo com o seu entendimento de oportunidade e conveniencia, vai agir de acordo com o entendimento de quem? Eh no poder vinculado que o servidor age de acordo com a lei, e nao com o exercicio do raciocinio e poder de julgamento inerente a acao discricionaria. alternativa e correta

  • Nobres colegas, a alternativa E não possui erro, parem de usar o "seu entendimento" como justificativa, porque é levado em consideração SIM o entendimento pessoal do administrador na hora de praticar o ato, porém dentro das hipóteses legais, respeitando os limites da lei.

     

    Afinal de contas, em que lugar está escrito que um prefeito DEVE investir o dinheiro da prefeitura na construção da escola Y e não na reforma da escola X? Em lugar algum, mas na cabeça dele. O ato é vinculado na medida em que o prefeito deve gastar o dinheiro na educação, por exemplo, de acordo com o orçamento, mas EM QUE, dentro da pauta educação, fica a critério DELE. 

     

    Fico perplexo quando vejo a galerinha justificando uma alternativa descabida de uma banca sem tradição alguma. Não justifiquem. Fiquem putos, recorram, afinal de contas nós estudamos para APRENDER. E quando APRENDEMOS jamais podemos abrir mão do nosso CONHECIMENTO por causa de uma BANCA QUALQUER. 

  • Concordo com Anderson Cruz. Errei por pensar do mesmo jeito que ele e também achei a letra A certa.

  • Questão boa sim,SEU ENTENDIMENTO? letra E errada, a dúvida paira entre a A e a E so reler a questão cuidadosamente !

    Rumo aprovação!

  • E) Trata-se de ARBITRARIEDADE.

  • Item E: "se o servidor nao agir de acordo com o seu entendimento de oportunidade e conveniencia, vai agir de acordo com o entendimento de quem? "

     

    Mesmo sendo discricionário o admnistrador vai agir em detrimento do INTERESSE PÚBLICO sempre... e NÃO "com seu entendimento"

  • Questão que era TOTALMENTE PASSÍVEL de anulação!

    A alternativa E não possui erro algum, não adianta justificarem o erro dela no "seu entendimento", porque é óbvio que na conveniência e oportunidade é levado em consideração SIM o entendimento pessoal do administrador na execução do ato, porém devendo ser sempre dentro das hipóteses legais, respeitando os limites da lei.

  • Banquinha de "meia lata". Não é a primeira questão polêmica que vejo dessa... "inzaminadora"

  • Se a opção (A) está correta, por que eu deveria discutir a (E) na hora da prova, lutando contra a banca?

  • Gente, a letra "e" não tem como estar correta, porque, embora o poder discricionário viabilize a análise, no caso concreto, de conveniência e oportunidade, tal discricionariedade não se confunde com arbitrariedade. Mesmo no poder discricionário deve o gestor público observar os termos da lei; o princípio da legalidade é que orienta toda a atuação estatal.

     

    Em suma, não é certo dizer que o gestor, quando da atuação por meio do poder discricionário, possa agir conforme o "seu" entendimento! A oportunidade e conveniência devem estar nos limites da lei.

     

    Acho que é isso!

     

    Até a aprovação!!!

     

    Aproveitando...

    Em outra questão feita pela Banca:

     

    Ano: 2010

    Banca: FEPESE

    Órgão: SEFAZ-SC

    Prova: Auditor Fiscal da Receita Estadual - Parte II Resolvi certo

    Quanto aos Poderes administrativos, é correto afirmar:

    a) A relação de poder entre a Administração Direta e Administração Indireta é tipicamente hierárquica.

    b) O Poder de Polícia Administrativa se exerce sempre através da Polícia Judiciária.

    c) A vinculação à lei é prescindível no exercício do Poder Discricionário. ERRADA!!!

    d) O juízo de conveniência e oportunidade pauta o exercício do Poder Vinculado.

    e) A avocação de atos administrativos de subordinado e a revisão destes é típica manifestação do Poder Hierárquico.

  • PQP

    Respondi errado uma vez...

    Depois de um tempo, errei novamente.

    E se for responder por uma terceira vez, acho que erro dnv!

  • Analisemos as proposições da Banca, uma a uma:

    a) Certo:

    Embora um tanto quanto objetiva demais, inexistem equívocos na presente assertiva, que sintetiza a essência do poder vinculado. De fato, quando a Administração exercita tal poder administrativo, deve ela se ater de modo estrito aos ditames da lei. Com efeito, inexiste, nesta hipótese, espaço para juízos de conveniência e oportunidade. Todos os elementos do ato administrativo encontram-se definidos com máxima objetividade, sem margem, pois, a qualquer subjetivismo.

    b) Errado:

    Ao se referir a controle sobre seus servidores, a presente proposição, em rigor, busca fundamento no poder hierárquico e, mais remotamente, no poder disciplinar, desde que o controle resulte em sanções administrativas. O poder de polícia, por seu turno, direciona-se aos particulares em geral, e tem por objeto a imposição de limites e condicionamentos ao exercício de direitos e liberdades, em prol do interesse público.

    c) Errado:

    Neste caso, como a Banca está falando especificamente de aplicação de punições no âmbito interno da Administração, cuida-se de referência clara ao poder disciplinar. Afinal, é por meio deste que a Administração aplica sanções a seus servidores, bem assim a particulares que mantenham vínculo jurídico específico com o Poder Público (concessionários de serviços públicos, alunos de escolas e universidades públicas, pessoas internadas em hospitais públicos, etc). Diz-se, neste caso, que tais pessoas encontram-se submetidas à disciplina interna da Administração.

    d) Errado:

    O poder disciplinar, como acima já comentado, tem por objeto a aplicação de sanções a servidores públicos e particulares com vínculo especial com o Poder Público. De seu turno, o “escalonamento interno da administração que permite o controle, a coordenação e a correção das atividades internas da estrutura administrativa" constitui, claramente, a essência do poder hierárquico.

    e) Errado:

    A discricionariedade não constitui cheque em branco para que o administrador aja livremente ao sabor de sua consciência pessoal. Em rigor, é a lei que estabelece balizas nos limites das quais poderá o administrador público, com base em critérios legítimos de conveniência e oportunidade, eleger a providência administrativa que, dentre as possíveis, melhor atenderá, no caso concreto, o interesse público. Insista-se, portanto, que a definição de tais limites é imposta pela lei, e não pela vontade do próprio agente público competente.


    Gabarito do professor: A
  • Me parece estar mal radigida essa questão!

  • questão muito boa.. pra quem estava no automático, deve ter errado. kkk
  • a letra E tá errada porque tá em sentido amplo, dando margem para extrapolação do administrador público,
  • Mais uma questao daquelas que a banca bota o gabarito que quer e nós, concurseiros, temos que aceitar.