SóProvas


ID
1311100
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional é composta por diversos elementos construídos ao longo do tempo. A cultura organizacional absorve as mudanças e a evolução ocorridas na empresa; por isso, cada organização possui a sua própria cultura.

A cultura organizacional é formada por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito e. Segundo Sheen apud Robbins (2007),  cultura é um conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas validas e podem ser ensinadas a novos integrantes como a forma correta de perceber repensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna

  • Cultura e identidade organizacionais são conceitos bastante semelhantes.

  • A definição livre de cultura é:

    Conjunto de normas, crenças, valores, comportamentos, hábitostradições, conhecimentos e experiencias de um grupo social.


    A questão quer saber o que cria/gera, como é formada a cultura organizacional?

    Para acertar a questão temos que observar, dentre as alternativas, qual delas está ligada a criação de normas, crenças, valores, comportamentos, hábitos...de um grupo social.


    A única que se encaixa é a letra E:

    Elementos que são fruto das relações, experiências, dos conhecimentos e aspectos que têm participação e interação das pessoas da organização.


  • A cultura organizacional tem grande influência no andamento das empresas no mercado, pois tanto afeta no seu interior e na sua formação, como no relacionamento com os demais, afetando as vendas e compras. Porque todos os costumes e tradições que as empresas possuem alteram o seu andamento podendo ser pontos positivos ou negativos, ou se modificando com o tempo. A cultura organizacional envolve artefatos (padrões de comportamento), valores compartilhados (crenças) e pressupostos (valores, verdades). Também pode conter componentes visíveis, que são sempre orientados pelos aspectos organizacionais, ou componentes ocultos, que são sempre orientados pela emoção e situações afetivas.


    • Preceitos (implícitos ou explícitos)

    Normas, regulamentos, costumes, tradições, símbolos, estilos de gerência, tipos de liderança, políticas administrativas, estrutura hierárquica, padrões de desempenho.


    • Tecnologia (instrumentos e processos utilizados).

    Máquinas, equipamentos, layout, distribuição e métodos de trabalhos.


    • Caráter (Manifestação dos indivíduos) como que o indivíduo se comporta diante da sociedade.

  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.


    Componentes da cultura organizacional

     

    ▪ Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas.

    ▪ Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.

    ▪ Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam.