SóProvas


ID
1311106
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura existente em uma empresa pode ser fator agregador ou desagregador, dependendo de sua homogeneidade e de sua aceitação pelos seus componentes.

Para a empresa, a existência de uma cultura forte constitui-se em vantagem porque

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Segundo Andréia Ribas e Cassiano Salim, "a cultura forte tem um impacto maior sobre o comportamento do funcionário e está mais relacionada à redução da rotatividade.


    Em uma cultura forte, os valores são essenciais, intensamente acatados e amplamente compartilhado.

  • CULTURAS FORTES: SEUS VALORES SÃO COMPARTILHADOS INTENSAMENTE PELA MAIORIA DOS FUNCIONÁRIOS E INFLUENCIA COMPORTAMENTOS E EXPECTATIVAS.

    EMPRESAS FRACAS: SÃO CULTURAS MAIS FACILMENTE MUDADAS. SERIA POR EXEMPLO UMA EMPRESA PEQUENA E JOVEM, COMO ESTÁ NO INÍCIO, É MAIS FÁCIL PARA A ADMINISTRAÇÃO COMUNICAR OS NOVOS VALORES, ISTO EXPLICA A DIFICULDADE QUE AS GRANDES CORPORAÇÕES TÊM PARA MUDAR SUA CULTURA.

    GABARITO: D

  • Vantagens de Culturas Fortes: tende a evitar o surgimento de problemas internos, reduzindo o nível de conflitos; desenvolve uma imagem clara sobre a organização; proporciona um senso de identidade aos membros de uma organizaçãodemarca claramente as diferenças entre diferentes organizações; possibilita melhor controle pela gestão; favorece o comprometimento dos colaboradores com a organização

    Desvantagens: pode dificultar a aceitação da diversidade na organização e, principalmente, pode dificultar os processos de mudança e

    adaptação da organização, fazendo com que as pessoas não aceitem bem os processos de mudança;

  • VANTAGEM DA CULTURA FORTE

    Gera um senso de união, uma identidade organizacional: compartilhar normas, valores e percepções proporciona às pessoas um sentido de união, UM COMPROMISSO COM ALGO MAIOR QUE O INTERESSE INDIVIDUAL.



    Para Robbins (2002), a cultura desempenha diversas funções dentro de uma organização: cria distinções e define fronteiras de outras empresas; proporciona um senso de identidade aos membros da organização; FACILITA O COMPROMETIMENTO COM ALGO MAIOR DO QUE OS INTERESSES DE CADA UM e estimula a estabilidade do sistema social. A cultura serve como sinalizador do mecanismo de controle que orienta e dá forma às atitudes e comportamento dos funcionários.



    Sobrepõe: Que se coloca sobre ou por cima de alguém ou algo.



    CADA UM TIRE SUAS CONCLUSÕES.

  • Questão muito bem formulada, todas as questões deveriam ser assim...
    Tanto a alternativa B quanto a D fazem sentido, porém só a D justifica a questão... perfeita!

  • Letra D

    Uma cultura organizacional forte (consolidada) acaba criando ordem social direcionando a natureza ilimitada do comportamento e da interação humana. Os membros da instituição apresentam atitudes e comportamentos "adequados" conforme a Cultura Organizacional da empresa, bem como, o sentido resultante de ideias unificadas (modo de agir e interpretar as situações considerado ideal segundo os valores da empresa) realça o sentimento dos membros de pertencimento e comprometimento.

  • A cultura forte é aquela que é compartilhada por todos os membros da organização, havendo pouca divergência de opiniões sobre seus pontos principais e alto impacto sobre o comportamento dos funcionários.

  • Alex, a letra B está errada. Uma cultura forte estabelece limites, sendo desnecessária a criação de regras rígidas na organização.

  • GABARITO: D

    Pessoal, atentem-se ao enunciado e ao comando da questão. Sempre repitam o comando e, em seguida, leiam a assertiva, observando se há encaixe.

    "(...) A existência de uma cultura forte constitui-se em vantagem porque

    É uma vantagem porque...

    a) a divergência existente entre os valores compartilhados facilita a adaptação às necessidades dos ambientes interno e externo. → Errado. Se a cultura é forte e, além disso, é identificada como uma vantagem, não haverá divergência, e sim, convergência aos valores da organização.

    É uma vantagem porque...

    b) a necessidade de se estabelecerem limites rígidos gera a criação de regras e regulamentos visando à orientação do comportamento dos empregados. → Errado. O conceito dado está correto, porém não é isso que a questão solicita. Ela quer uma vantagem dada por uma cultura forte fornece.

    É uma vantagem porque...

    c) o comportamento dos empregados é individualizado, não havendo, portanto, influência coletiva sobre as atitudes adotadas na empresa por cada um de seus membros. → Errado. O comportamento é coletivizado, pois todos os colaboradores entendem e aderem à cultura.

    É uma vantagem porque...

    d)os empregados, ao compartilharem normas, valores e percepções comuns estabelecem com a empresa um compromisso que se sobrepõe ao interesse individual. Correto. Todos esses elementos citados, gera vantagem a uma cultura organizacional forte.

    É uma vantagem porque...

    d) os novos funcionários levarão mais tempo para a sua socialização, estabelecendo, assim, maior segurança para os antigos. → Errado. Não é uma vantagem o grande tempo levado para que um funcionário se socialize. É uma desvantagem.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)