SóProvas


ID
1311109
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor financeiro está passando por uma reestruturação para se adaptar ao novo ambiente macro- econômico que, nos últimos anos, tem apresentado maior concorrência e mais dinamismo.
Um dos diretores, que participava das discussões sobre essa reestruturação, argumentou que a mudança necessária seria complexa porque, segundo ele, como a cultura da empresa estava errada, seria necessário contratar um consultor para realizar as mudanças culturais identificadas como fundamentais para a atuação da empresa nesse novo ambiente.

Diante desses argumentos, constata-se que a proposição do diretor está

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Esta alternativa traz os conceitos apregoados por Schein e Maximiano.  E como bem argumentou: não existem culturas certas ou erradas".

  • Cultura é o jeito de ser, não havendo possibilidade de ser julgada como certa ou errada.

  • Não existe cultura certa ou errada, melhor ou pior. É necessário avaliar se a cultura organizacional apoia ou impede a organização a cumprir os seus objetivos. Se ela impede, a mesma deve ser modificada, o que apesar de difícil, não é impossível. 

  • Não existe cultura certa ou errada. O que existe é uma maior ou menor “adequação” da cultura organizacional de uma empresa as suas estratégias e ao que é exigido pelo mercado em que ela atua.

  • De acordo com Chiavenato (2014) a cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas que é compartilhado por todos os membros de uma organização. A cultura organizacional é uma forma de interpretação da realidade organizacional e constitui uma modelagem para lidar com questões organizacionais.

  • Nada ver a resposta com o contexto apresentado, na minha opinião.

  • era mais facil perguntar se existe cultura certa ou errada diretamente do que inventar essa papagaiada toda para no final contradizer o enunciado com a resposta.

    nada a ver...

  • Complementando...

     

    Não há cultura certa ou errada. Há cultura com diferentes valores compartilhados. Se a cultura de uma empresa é uma cultura conservadora ou punitiva, enfim, que não incentiva, por exemplo, as pessoas a serem criativas ou mais autônomas, ela será isto: cultura conservadora, cultura punitva etc. Certo e errado são resultados de comparação com uma regra ou padrão e isso não se aplica à cultura organizacional.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    [Gab. D]

     

    bons estudos

  • A cultura dessa empresa está apenas funcionando como um passivo, ou seja, quando não está alinhada com os objetivos que podem levar a organização ao sucesso. Não existe cultura certa ou errada, melhor ou pior. Cada empresa tem a sua própria cultura.

  • Experimenta ter uma cultura de invejosos e gente rasteira, onde o mérito não é premiado.

    Obviamente existem culturas erradas e que jamais conseguirão alavancar a empresa.

    Mas aí um cara que estudou 40 anos escreveu em um livro essa baboseira digna de Paulo Freire e temos que aceitar como verdade.

    Uma voltinha no Afeganistão te mostra um exemplo do que é uma cultura ERRADA, e SIM existe juízo de valor entre culturas.

    Me aguardem quem eu tbm vou estudar 40 anos e rebater esses velhacos facilmente refutáveis no meu livro.