-
Segundo Schein, autor eminente na disciplina cultura organizacional, o processo de mudança da cultura organizacional é sempre obtida em médio e a longo prazo, devido a sua característica de ser muito arraigada na pessoas.
Toda mudança organizacional inicia-se com a conscientização dos envolvidos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_de_Schein)
-
A assertiva mais apropriada é a A, pois uma cultura é difícil de ser mudada, portanto, qualquer mundança repentina causaria um forte impacto nas pessoas que fazem parte de uma organização. Concientizar os colaboradores é a melhor solução para mudar a maneira de pensar a médio e logo prazo.
-
Sempre que alternativa afirmar que uma nova cultura organizacional será imposta ou que será modificada imediatamente, há grandes chances de estar errada.
-
Uma mudança na Co duma empresa não ocorre "da água pro vinho". É a mudança nas camadas mais visíveis que com o tempo mudarão as camadas mais profundas da mesma. Não há, assim, necessidade de mudar toda uma estrutura organizacional.
-
Alternativa A
O primeiro passo para a mudança é a conscientização geral da necessidade de modificação do comportamento das pessoas, para que eles se adequem as estratégias da organização.
Se a cultura se mostrar inadequada para a realidade organizacional de longo prazo, ela poderá ser modificada, apesar de se tratar de uma mudança difícil e demorada.
As culturas só mudam no médio e no longo prazo, pois demoram muito para sofrer modificações por conta de seu caráter profundamente arraigado nas pessoas.
-
É necessário que haja conhecimento, compreensão e colaboração de todos os membros da organização. Pois, a maior parte dos elementos da Cultura de uma Organização é composta por Elementos Informais. De forma que, não é possível controlá-los através de normas, não tem como institucionalizar as Crenças e Valores dos funcionários. Isso não funciona.
Pois os colaboradores precisam ser infomados e conscientizados, assim todos se prepararão para as mudanças na empresa, isso afetara drasticamente o comportamentos dos colaboradores.
-
A palavra-chave é conscientização. Nada que é "imposto" levará a um resultado efetivo.
-
A cultura será moldada nos colaboradores, não adianta expedir uma portaria ou impor os valores para serem seguidos, é preciso haver uma conscientização e uma adaptabilidade. A