"Espiritualidade : (não tem a ver com práticas religiosas) esse indicador reconhece que as pessoas possuem uma consciência espiritual e necessidade de trabalho significativo . Uma cultura espiritualizada, portanto, apoia o trabalho que tenha um forte sentido de propósito (que dê inspiração), que gere confiança e respeito mútuo entre as pessoas e que seja baseado em práticas humanistas (horários flexíveis, recompensas coletivas, autonomia etc.)."
Fonte: Apostila de Administração do Curso Estratégia Concrusos
Gabarito: B
"Na maneira como a empresa estabelece o grau de autonomia dado aos empregados"
Achei essa questão estranha pq a autonomia dos funcionários se deve por uma descentralização da organização e esse aspecto é referente à estrutura formal e não informal, apesar da cultura estar entranhada de forma disfarçada dentro do aspecto formal, não sei se seria correto que esse ponto trate da cultura!
Não ficou muito claro para mim o porquê da alternativa "d" estar incorreta.
A cultura organizacional é refletida: na maneira como a empresa estabelece o grau de autonomia dado aos empregados. CORRETA
-----------------
"A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa".
Gestão de Pessoas - Chiavenato.
Por quê a "D" está errada? A cultura organizacional não é refletida no modo como a empresa toma as decisões pensadas? Se sua empresa tem uma cultura organizacional de agressividade então as decisões tomadas pela empresa não seriam agressivas?
e a letra "C" também ficou um pouco confusa, então quer dizer que os valores pessoais de alguns funcionários não influenciam na cultura? quais seriam esses funcionários então?
Luiz Felipe e Artur, sobre o item D, a cultura organizacional é a identidade da organização, envolve hábitos, crenças, valores, tradições e normas não escritas da organização, questões essas muitas vezes irracionais. Ela pode ter sido criada conscientemente pelos seus membros ou ter simplesmente evoluído ao longo do tempo. A cultura organizacional consiste em um fenômeno multidimensional e multinível. Logo, os aspectos racionais não necessariamente refletem a cultura organizacional.
Vejam alguns exemplos de questões sobre esse assunto:
Prova: CESPE - 2012 - TCE-ES - Auditor de Controle Externo - Auditoria Governamental Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Cultura Organizacional;
Define-se cultura organizacional como o conjunto de valores e normas compartilhado entre os membros de uma organização e que controla as relações entre esses membros, fornecedores, clientes e demais pessoas externas à organização.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2009 - FUB - Administrador Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Cultura Organizacional;
A cultura organizacional é o conjunto de suposições, crenças, valores e normas compartilhados pelos membros de uma organização e pode ter sido criada conscientemente pelos seus membros ou ter simplesmente evoluído ao longo do tempo.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Área 1 Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Cultura Organizacional; Comportamento Organizacional;
A cultura organizacional consiste em um fenômeno multidimensional e multinível.
GABARITO: CERTA.
Tambem fiquei em duvida pois, a decisões devem ser tomadasde acordo com que se determina a empreza e seus conceitos, nao entedndi porque a b e a correta,??
Questão mal elaborada
gabarito B
Oliveira e Tamayo (2004), ao estudarem valores organizacionais, tendo como base a relação destes com valores pessoais básicos do indivíduo segundo Schwartz (1992),
encontraram oito fatores:
1 – Realização: a valorização da competência para o alcance do sucesso da organização e dos empregados;
2 – Conformidade: valorização do respeito às regras e modelos de comportamento no ambiente de trabalho e no relacionamento com outras organizações;
3 – Domínio: valorização do poder, tendo como meta a obtenção de status, controle sobre pessoas, recursos e mercado;
4 – Bem-Estar: valorização da satisfação dos empregados mediante a qualidade de vida no trabalho;
5 – Tradição: valorização dos costumes e práticas consagradas;
6 – Prestígio: valorização do prestígio organizacional na sociedade, mediante a qualidade de produtos;
7 – Autonomia: valorização de desafios, a busca de aperfeiçoamento constante, a curiosidade, a variedade de experiências e a definição de objetivos profissionais dos empregados;
8 – Preocupação com a coletividade: valorização do relacionamento com pessoas que são próximas com a comunidade.
Qual a necessidade de comentar a questão escrevendo apenas gabarito x ou y? Se não vai esclarecer nada não escreva o óbvio.
Ednardo, o objetivo é ajudar os não assinantes, que não tem acesso ao gabarito.
Gente, quem não sabe ver o gabarito sem ser assinante não vai nunca passar em concurso. É só olhar o menu estatísticas pessoal, facinho.
Complementando...
Letra "B ". O grau de autonomia dado às pessoas reflete a cultura de uma organização: se ela é mais centralizadora ou descentralizadora. Item "A" está incorreto porque "tradições regionais" em nada se relacionam com a cultura organizacional. Item "C" está incorreto porque fala de "valores pessoais". Item "D" está incorreto porque os aspectos racionais do processo decisório desconsideram sentimentos, valores e crenças, que são os elementos centrais da cultura. Item "E" está incorreto porque estratégias advindas do mercado não refletem a cultura da organização.
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos . 1º edição. Salvador: Jus PODIVM, 2016.
bons estudos
Valores – Trata-se do que a empresa entende como atitudes primordiais para o sucesso. É tida como a essência da filosofia da empresa e promove o direcionamento comum aos funcionários. Temos como exemplo: a credibilidade, satisfação do cliente, transparência, etc.
"A essência da cultura de uma empresa é expresso pela maneira como ela faz com seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa."
Para quem marcou D (assim como eu), vejam o comentário da Simone.
Percebe-se que todos sabem a teoria. Para quem sabe a matéria mas se perdeu no texto da questão devo lembrar que a questão pergunta sobre a cultura organizacional definindo algo e não o contrário. veja bem:
A cultura organizacional é reflexo das alternativas a, c, d e e. Desta meneira é resultado destas alternativas;
ja a alternativa b é reflexo (ou resutado) da cultura organizacional.
LETRA B
Achei mal formulada. Há mais de uma resposta certa, mas ok, segue o baile, né...