SóProvas


ID
1311487
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Cada empresa constrói a cultura de acordo com os elementos que considera importantes para o seu negócio, com seus valores e suas crenças.
Algumas empresas têm uma cultura bem sedimentada, com valores compartilhados por todos, não havendo grandes divergências em relação aos seus principais elementos.

Uma empresa que apresenta tais características tem uma cultura

Alternativas
Comentários
  • LETRA C


    Tipos de cultura organizacional:

    Culturas adaptativas: Caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. São organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações, em suas culturas adaptativas se caracterizam pela criatividade, inovação e mudanças. De um lado, a necessidade de mudança e a adaptação para garantir a atualização e modernização, e de outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização. O Japão, por exemplo, é um país que convive com tradições milenares ao mesmo tempo em que cultua e incentiva a mudança e a inovação constantes.


    Culturas conservadoras: Se caracterizam pela manutenção de idéias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizações conservadoras que se mantêm inalteradas como se nada tivesse mudado no mundo ao seu redor.


    Culturas fortes: Seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre aquelas que ostentam culturas fortes.


    Culturas fracas: São culturas mais facilmente mudadas. Como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem, como está no início, é mais fácil para a administração comunicar os novos valores, isto explica a dificuldade que as grandes corporações tem para mudar sua cultura. 


  • Letra C. Uma cultura forte é aquela na qual os valores principais são respeitados e compartilhados pelos seus membros. Quanto mais membros respeitarem e compartilharem os valores, mais  forte é a cultura da organização. O tamanho da organização, a rotatividade dos funcionários e o tempo de existência são alguns fatores que tornam a cultura forte ou fraca.

  • Só lembrar que, a Cultura Organizacional forte, pode se tornar conservadora.

  • A pegadinha dessa questão está no enunciado:

    ...Valores compartilhados por todos...

    ou seja, mesmo ela sendo sedimentada, seus valores estão inseridos em seus funcionários de maneira Forte( todos).

    Pegadinha, lí rápido! me ferrei!

  • A palavra-chave da questão é SEDIMENTADA(adj. Que se tornou sólido e firme; que se conseguiu sedimentar.Fonte: dicionário informal). Ou seja, qual a característica de uma cultura sólida e firme? É uma cultura FORTE. Além do mais, a cultura org forte tem uma resistência às ideologias trazidas individualmente por um membro ou outro do negócio. Não há divergência, pois não é cabido nessa cultura.

  • Para quem teve dúvida com relação a Alternativa E. Psicossocial é uma dimensão da Cultura.

    AS DIMENSÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL: (Kanaae - 1999)


    Material: dimensão relativa ao sistema produtivo da organização.


    Ideológica: dimensão relativa ao sistema de valores da organização.


    Psicossocial: é a dimensão relativa ao sistema de comunicação e a forma de interação entres os membros da organização.

  • A)Uma cultura adaptativa é aquela que possui orientação para fora, ou seja, é orientada para os clientes, fornecedores, acionistas, empregados. A questão não dá nenhuma característica que indique que se trata deste tipo de cultura.

    B) Conservadora - uma cultura mais formal, burocratizada, rígida, centralizada.  A questão não dá nenhuma característica que indique que se trata deste tipo de cultura.

    C) Forte - é aquela cultura com grande coesão, em que se  tem convergência de opiniões , os valores são amplamente acatados e amplamente compartilhados. Ademais, há alta resistência a mudanças.

    Resposta C: a questão afirma "Algumas empresas têm uma cultura bem sedimentada, com valores compartilhados por todos, não havendo grandes divergências em relação aos seus principais elementos."

    D) Fraca - é aquela cultura com baixa coesão (organizações que ainda estão se consolidando), em que se  tem divergência de opiniões e baixa resistência a mudanças.

    E) Psicosocial - é uma dimensão (ou amplitude) da cultura.

    Fonte: Livro e caderno de anotações de aula da professora Andréia Ribas
    Livro:Gestão de pessoas para concursos - Andreia Ribas e Cassiano Ramalho Salim ( Pág. 368 a 371)

  • O que faz uma empresa forte é o respeito mútuo interno, é ele que poderá gerar respostas rápidas e eficientes. Se as diversidades forem integradas em torno de um único compromisso, a empresa estará sempre pronta para administrar as mudanças que forem necessárias.

    Só se consegue isso com uma cultura organizacional forte, onde as pessoas têm os valores e princípios da empresa disseminados de forma clara, onde todos tem orgulho de fazer parte de uma organização transparente e focada no sucesso.

     

     

    Culturas adaptativas: Caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. São organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações, em suas culturas adaptativas se caracterizam pela criatividade, inovação e mudanças. De um lado, a necessidade de mudança e a adaptação para garantir a atualização e modernização, e de outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização. O Japão, por exemplo, é um país que convive com tradições milenares ao mesmo tempo em que cultua e incentiva a mudança e a inovação constantes.

     

    Culturas conservadoras: Se caracterizam pela manutenção de idéias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizações conservadoras que se mantêm inalteradas como se nada tivesse mudado no mundo ao seu redor.

     

    Culturas fortes: Seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre aquelas que ostentam culturas fortes.

     

    Culturas fracas:  São culturas mais facilmente mudadas. Como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem, como está no início, é mais fácil para a administração comunicar os novos valores, isto explica a dificuldade que as grandes corporações tem para mudar sua cultura

  • juro que li segmentada.

  • LETRA C

  • Tipos de cultura organizacional:

    Culturas adaptativas: maleabilidade e flexibilidade, se caracterizam pela criatividade, inovação e mudanças. Sendo a mudança e a adaptação para garantir a atualização e modernização e a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização. O Japão, por exemplo, é um país que convive com tradições milenares ao mesmo tempo em que cultura e incentiva a mudança e a inovação constantes.

    Culturas conservadoras: manutenção de ideias, valores, costumes e tradições que permanecem e não mudam ao longo do tempo.

    Culturas fortes: valores compartilhados pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre aquelas que ostentam culturas fortes.

    Culturas fracas: culturas facilmente mudadas. Como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem, como está no início, é mais fácil para a administração comunicar os novos valores, isto explica a dificuldade que as grandes corporações tem para mudar sua cultura. 

    Dimensões da cultura organizacional (Kanaane - 1999):

    Material: dimensão relativa ao sistema produtivo da organização.

    Ideológica: dimensão relativa ao sistema de valores da organização.

    Psicossocial: dimensão relativa ao sistema de comunicação e a forma de interação entres os membros.

    (Comentários dos colegas, copiei só para fixar, minha anotação bugou).