SóProvas


ID
131152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da história da imprensa e suas análises
interpretativas, julgue os itens que se seguem.

O conceito de indústria cultural, proposto por Theodor Adorno e Max Horkheimer, no livro Dialética do Esclarecimento, marco da teoria crítica (Escola de Frankfurt), pode ser considerado também um marco no estudo histórico da comunicação e da imprensa. Os autores citados ressaltam a vinculação dos sistemas de informação e de comunicação ao capitalismo industrial, endossando a perspectiva marxista do materialismo histórico.

Alternativas
Comentários
  • Certo
    Conhecimento básico cobrado em provas da área de com. social. O termo indústria cultural (em alemão Kulturindustrie) foi criado pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial.
    Membros da Escola de Frankfurt, os dois filósofos alemães empregaram o termo pela primeira vez no capítulo O iluminismo como mistificação das massas no ensaio Dialética do Esclarecimento, escrita em 1942, mas publicada somente em 1947.
    Para os dois pensadores, a autonomia e poder crítico das obras artísticas derivariam de sua oposição à sociedade. No entanto, o valor contestatório dessas obras poderiam não mais ser possível, já que provou ser facilmente assimilável pelo mundo comercial[3]. Adorno e Horkheimer afirmavam que a máquina capitalista de reprodução e distribuição da cultura estaria apagando aos poucos tanto a arte erudita quanto a arte popular. Isso estaria acontecendo porque o valor crítico dessas duas formas artísticas é neutralizado por não permitir a participação intelectual dos seus espectadores.
    A arte seria tratada simplesmente como objeto de mercadoria, estando sujeita as leis de oferta e procura do mercado. Ela encorajaria uma visão passiva e acrítica do mundo ao dar ao público apenas o que ele quer, desencorajando o esforço pessoal pela posse de uma nova experiência estética. As pessoas procurariam apenas o conhecido, o já experimentado. Por outro lado, essa indústria prejudicaria também a arte séria.
  • Correto. Os pesquisadores citados tinham uma ligação com a tradição esquerda alemã, fazendo, na primeira fase de suas pesquisas, estudos sobre a economia capitalista e a história do movimento operário. Num segundo momento, sua pesquisa fazia críticas econômicas aos principais aspectos do capitalismo, da sociedade e da cultura; revelando-se mais que uma teoria, mas uma forma de olhar o pensamento europeu do século XX sob uma análise crítica, buscando entender a sociedade como um todo, o que havia sido proposto por Marx anteriormente.
    “O método marxista de interpretação da história é modificado por ferramentas emprestadas à filosofia da cultura, à ética, à psicossociologia e à ‘psicologia do profundo’”. (MATTELART; MATTELART, 1999, p.74)
    PARA SABER MAIS!
    Materialismo histórico de Karl Marx pretendia explicar a história das sociedades através de fatos materiais, principalmente pelo viés econômico e técnico.
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br  20