SóProvas


ID
1313419
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em 2006, o jornal O Globo publicou o seguinte "pensamento do dia", atribuído a Caetano Veloso: "Ladrão que rouba ladrão tem quatro anos de reeleição". Essa pequena frase tem marcas de textualidade.

Assinale a opção em que a marca indicada está corretamente caracterizada

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o gabarito! Não poderia ser a letra "a" ou "e"? 

  • Se a resposta é essa a BANCA não está sendo nada "impessoal" na questão... fala sério!!!

  • ridículo

  • Fiquei na dúvida entre A e B. Vejamos por que não seria a A:

    "Há pelo menos sete tipos de intertextualidade:

    Epígrafe: consiste em um texto inicial, que tem como objetivo abrir uma narrativa. É, portanto, um registro escrito introdutório utilizado como diretriz do discurso central por ser capaz de sintetizar de maneira modelar a filosofia do escritor.

    A palavra ‘epígrafe’ tem origem no idioma grego e pode ser traduzida aproximadamente como ‘escrita na posição superior’. Essa modalidade de intertextualidade é utilizada quando um escritor se vale da passagem de uma obra prévia para dar início ao seu próprio enredo.

    Citação: é a referência a uma passagem do discurso de outra pessoa no meio de um texto, entre aspas e normalmente acompanhada da identidade de seu criador.

    Paráfrase: ocorre quando o escritor reinventa, com instrumentos apropriados, um texto pré-existente, resgatando para o leitor sua filosofia originária. O termo provém do grego “para-phrasis”, que tem o sentido de reproduzir uma frase. Essa espécie de interação intertextual equivale a repetir um conteúdo ou um fragmento dele claramente, porém em outros termos, preservando sempre a concepção inicial.

    Paródia: quando o autor se apodera de um discurso e, ao invés de avalizar o exemplar resgatado, opõe-se a ele de forma discreta ou explicitamente. Várias vezes ele desvirtua o discurso prévio, seja por desejar criticá-lo ou por querer tecer uma ironia.

    Pastiche: há uma união de diversos conteúdos e o resultado é uma colcha de retalhos. Não é difícil de compreender: este recurso ocorre quando se realiza a combinação de um determinado texto com um ou mais discursos.

    Tradução: esta intertextualidade é o ajustamento de um texto composto em outro idioma à língua falada no país onde a obra é traduzida. Por exemplo, quando um livro em francês é traduzido para o vernáculo espanhol.

    Referência e Alusão: aqui o escritor não indica abertamente o evento em foco; ele simplesmente o insinua por meio de qualidades menos importantes ou alegóricas.

    Fontes:http://soumaisenem.com.br/portugues/generos-textuais/os-tipos-de-intertextualidade-parte-1
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Intertextualidade
    "

  • Conhecimento de mundo? Isso que eu li?


  • Marquei a alternativa A...ainda não consegui entender a lógica dessa banca :(

  • Amigos, atentem-se para o seguinte:

    Na letra "a" ele diz que a frase é uma "Intertextualidade do tipo citação, pois copia um ditado popular de amplo conhecimento."

    1°. Não se trata de uma citação. Por que? Porque citação é a cópia fiel de uma frase atribuída a outro autor, sem retirar nem acrescentar nada. Seria citação se estive assim: "ladão que rouba ladrão tem cem anos de perdão", que é o ditado original.
    2° A frase de Caetano é uma intertextualidade do tipo paródia, pois ele usa uma frase (um ditado popular, no caso) amplamente conhecida para, a partir dela, criar outra que seja adequada ao contexto e ao assunto que ele pretende discutir - a (re)eleição de políticos corruptos. 
  • Marquei a E, alguém pode explicar??


  • acho que eh respondido pela frase.. pensamento do dia: ou seja pra chamar atenção/apelo. foi assim que pensei..

  • Se pararmos para pensar realmente a alternativa B está correta pq não adianta escrever essa frase sem conhecer da política corrupta do país.

  • Não poderia ser a letra A porque é a intertextualidade é do tipo paródia. Outro exemplo:

    Minha casa tem goteiras,
    Pingam daqui pingam de lá;
    Quando chove é uma tristeza,
    Pegue um balde para ajudar. (Abraão S. Dias)
     

  • Não poderia ser letra E, pois coesão referêncial tem como definição: "A coesão referencial ocorre quando usamos as classes gramaticais para
    recuperar certos termos dentro do texto. O objetivo disso é evitar a repetição enfadonha, tornando o discurso mais fluido, mais dinâmico."
    Fonte: A Gramática para Concursos, Fernando Pestana

  • QUESTÃO IDEOLÓGICA