SóProvas


ID
1313809
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social, como compreendido nos dias atuais, nem sempre comportou essa mesma configuração. Ao longo do tempo, a atuação do assistente social foi se modificando, conforme a influência sofrida de diferentes vertentes de pensamento na conformação teórica da profissão. Estratégia metodológica vigente por longo período, o Desenvolvimento de Comunidade era compreendido em perspectiva diferente da mera prestação de serviços. Sendo abrangente em atividades e objetivos, representava

Alternativas
Comentários
  • NOTAS DE RODAPÉ

    A expressão Desenvolvimento de Comunidade foi pioneiramente utilizada, em 1942, pelo governo inglês, e o intuito era auxiliar os países na conquista da independência. Revela-se na preocupação do governo britânico para com suas colônias a manutenção das relações até então existentes, pois, conforme Souza (2004), estimular-lhes a independência não significa romper relações, mas mudar as estratégias dessas relações. A exigência capitalista de dominação sobre estes países, que propõem para si um futuro em novos termos, desperta e preocupa as grandes potências. Esse contexto condiciona a iniciativa da Inglaterra, através do Desenvolvimento de Comunidade, a promover a melhoria de vida da população comunitária a partir de sua própria participação e iniciativa, quer seja espontaneamente ou por meio do emprego de técnicas. Dessa maneira, o Desenvolvimento de Comunidade se afirma como fundamental estratégia de ação de um país sobre outros.

    [...]

    Neste cenário, o trabalho social com a comunidade é absorvido como método privativo do Serviço Social e, à época, se apresenta como solução aos efeitos do comunismo (ESTEVAN, 1992). O crescimento econômico e o progresso tecnológico são objetivos supremos a serem atingidos por esse paradigma de desenvolvimento. Tal contexto ideológico assegura a perspectiva política do Desenvolvimento de Comunidade conforme as propostas dos grupos dominantes.

    A Organização das Nações Unidas, no decorrer dos anos 1950 e 1960, voltou-se a sistematizar e disseminar um modelo de Desenvolvimento de Comunidade que se define como um processo que envolve a integração dos esforços da população aos planos regionais e nacionais de desenvolvimento econômico e social. A sua finalidade é capacitar as comunidades para contribuírem com o progresso do país. Ainda, prevê a participação popular nos esforços para melhorar seu nível de vida e o apoio técnico- -governamental para tornar os programas de mútua ajuda eficazes. É reservada à população a incumbência de se responsabilizar pelo desenvolvimento de sua comunidade e pelo progresso do país (SOUZA, 2004).

  • De acordo com Zé Paulo Netto o Desenvolvimento de Comunidade no processo de erosão do Serviço Social se divide em 3 correntes:

    1.Uma que extrapola p o desenvolvimento de comunidade os procedimentos e as representações "tradicionais" apenas alterando o âmbito de sua intervenção

    2. Pensa o DC numa pespectiva macrossociatária supondo mudanças socioeconômicas estruturais, mas sempre no bojo do ordenamento capitalista

    3. DC como instrumento de um processo de transformação social substantiva, conectado a libertação social das classes subalternas 

    (Netto, Ditadura e Serviço Social, 2004, pg 140)

  • Como demonstra Iamamoto e Carvalho, a ideologia subjacente aos Programas de Desenvolvimento de Comunidade, inspirados por agências internacionais, está vinculada à ideologia desenvolvimentista. Era um reforço à manutenção das relações sociais vigentes. (p.344 e 345)

  • O Desenvolvimento de Comunidade (DC) basicamente propunha que a própria população através de seus esforços deveria, unida, propiciar o desenvolvimento e o progresso do país. Assim, a própria comunidade seria responsabilizada pelo desenvolvimento ou não de sua região e país, buscando ela mesma melhorar suas condições de vida a partir de apoio técnico oferecido pelo poder estatal visando tornar eficiente os programas e projetos de ajuda mútua e solidariedade - aqui entra o assistente social. Conforme Marilda Villela Iamamoto e Raul de Carvalho (Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 41ª edição. São Paulo: Cortez, 2014), no Brasil, o DC é implementado por volta dos anos de 1950, sobretudo, para ser utilizado nas áreas rurais que demandavam intervenções devido aos conflitos e também para sua modernização visto que a população rural era caracterizada como disfuncional e necessitava ser integrada ao sistema para o progresso do capital. O DC também foi utilizado na área urbana, principalmente, com o Governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), sendo os assistentes sociais chamados a intervir nas comunidades implementando a política modernizadora e desenvolvimentista. Desse modo, o DC buscava através de mudanças locais e regionais a partir da integração da população com o governo, alterações em âmbito global, possibilitando mudanças que eram necessárias para o progresso do capital. Fato é que apesar do DC ser influenciado pela vertente funcionalista que era ahistórica e acrítica e almejava a "integração social", ajustamento do indivíduo a sociedade e a soma de esforços na busca do desenvolvimento regional e nacional, ele também fomentou a integração das massas e a luta pelas reformas de base. Não é ao acaso que posteriormente o Brasil entrará por longo anos em ditadura civil-militar.

    a) Esta alternativa está correta pois representa o que significava o DC, o qual buscava reunir esforços da população, responsabilizando o próprio indivíduo pela sua situação e do país, para que através de seus esforços junto ao Estado em suas comunidades obtivessem também mudanças no âmbito macro.
    b) Esta alternativa estava incorreta pois não condiz com o postulado pelo DC. Vários assistentes sociais que atuaram junto do DC eram contra as propostas oficiais de desenvolvimento do mesmo pois o único status quo que seria mantido era o da classe dominante e dos países capitalistas centrais, visto que o DC advém desses países e é implementado nos países periféricos como forma de dominação daqueles sobre estes. O DC nasce na Inglaterra e é implementado na América Latina, inclusive, sob a tutela da ONU (Organizações das Nações Unidas).
    c) Esta alternativa está incorreta pois o DC não previa políticas públicas mas sim o desenvolvimento da comunidade através de seus próprios esforços.
    d) Esta alternativa está incorreta. Apesar do DC ter sido uma opção de intervenção profissional, a profissão naquele momento era conservadora e assumiu essa tarefa como necessária. Não havia contexto de "desordem social" mas sim a priorização do desenvolvimento econômico em detrimento do investimento na área social além da concentração de renda entre os mais ricos.
    e) Esta alternativa estava incorreta. O Serviço Social de Caso, de Grupo e de Comunidade eram distintos entre si e um não previa o outro automaticamente.


    RESPOSTA: A
  • uma estratégia de mudança global, devendo possibilitar mudanças estruturais e necessárias.

  • RESPOSTA GABARITO LETRA: A