SóProvas


ID
1313872
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Referente ao controle da administração pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Atenção: não confundir! 

    Segundo MAZZA, pág. 1068

    1)  Ação popular (art. 5º, LXXIII, da CF e Lei n. 4.717/65): proposta por qualquer cidadão, visando anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má­-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.

    2)  Ação civil pública (art. 129, III, da CF e Lei n. 7.347/85): proposta para proteção de direitos difusos ou coletivos, como meio ambiente, defesa do consumidor, ordem urbanística, bens e direitos de valor artístico, infração à ordem econômica e à ordem urbanística. São legitimados para a propositura de ação civil pública: 1) o Ministério Público; 2) a Defensoria Pública; 3) a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; 4) a autarquia, empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista; 5) a associação que atenda aos requisitos estabelecidos na Lei n. 7.347/85; 6) o Conselho Federal da OAB (art. 54, XIV, da Lei n. 8.906/94).

  • apenas complementando...

    A) Art. 50. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada

    B) errado, o conceito de supervisão ministerial advém da vinculação administrativa entre o órgão da administração direta sobre os atos praticados pelas pessoas integrantes da administração indireta. Tem ligação com a descentralização administrativa. observe o dispositivo constitucional:
    Art. 87. Parágrafo único. Compete ao Ministro de Estado, além de outras atribuições estabelecidas nesta Constituição e na lei:
    I - exercer a orientação, coordenação e supervisão dos órgãos e entidades da administração federal na área de sua competência e referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da República

    C) Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional
    IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo

    D) O órgão que realiza o controle interno do Poder Judiciário é o Conselho Nacional de Justiça, é bom deixar claro que ele não possui função jurisdicional, apenas administrativa, conforme o Art abaixo, já vi a Esaf tentar misturar isso:
    § 4º Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura

    E) Ação popular só pode ser iniciada por um Cidadão (em plenitude dos direitos políticos), e não por pessoa jurídica, por expressa previsão na Constituição.

    bons estudos

  • ALT. E

    Amo a interdisciplinariedade das matérias.    Ação popular tão somente o cidadão é legítimo para ingresso de tal remédio constitucional. Em distinção da ação civil pública.. 

  • RICARDO ALEXANDRE

     

    Para propor a ação popular, o primeiro pressuposto a ser observado é a qualidade de cidadão do sujeito ativo, ou seja, ele precisa estar em pleno gozo de seus direitos políticos. Nessa linha, deve o autor comprovar a sua condição de eleitor, o que somente pode ser feito por brasileiro nato ou naturalizado ou por português equiparado (CF/1988, art. 12, § 1.º). Assim, os demais estrangeiros não possuem legitimidade ativa para a propositura de ação popular. 

  • Ação POPULAR_ CIDADÃo