a) Segundo o IBGE, a produção das fábricas amargaram (amargou) uma queda de 12,4% em dezembro, a maior retração desde que a pesquisa começou a ser feita, em 1991.
Questão errada.
b) Publicam-se todos os dias números mascarados, sabemos que são muito maiores e mais dramáticos do que aparecem.
Questão correta.
Quando o pronome apassivador, o "se" acompanha VTD e VTDI na formação da voz passiva sintética. O verbo deve concordar com o sujeito da oração.
c) Quem não goza das benesses de ter acesso a dinheiro subsidiado (ou seja, a maioria absoluta das pessoas e das empresas) acabam (acaba) pagando caro pelo benefício de poucos.
· “Acaba pagando caro pelo benefício de poucos, quem não goza das benesses de ter acesso a dinheiro subsidiado, ou seja, a maioria absoluta das pessoas e das empresas”.
d) Uma outra discrepância brasileira, quando o assunto são juros bancários, está na pesada carga tributária que incidem (incide) sobre os financiamentos, algo sem paralelo entre as principais economias do mundo.
e) De acordo com os especialistas, para que o Brasil caminhe na direção de ter juros bancários normais, precisará criar as condições para diminuirem (diminuir) a taxa básica de juros (sobretudo aprofundando o equilíbrio nas contas públicas) e também para reduzir os spreads.
GABA: C
a) ERRADO: "Segundo o IBGE, a produção das fábricas amargaram uma queda de 12,4% em dezembro, a maior retração desde que a pesquisa começou a ser feita, em 1991". O verbo amargar concorda com "a produção", logo, deveria estar no singular.
b) CERTO: Publicar é VTD, logo, o "se" que o acompanha é partícula apassivadora. Portanto, o verbo "publicar" deve concordar com o núcleo do sujeito: "os números".
c) ERRADO: "Quem não goza das benesses de ter acesso a dinheiro subsidiado (...) acabam (acaba) pagando caro pelo benefício de poucos".
d) ERRADO: Uma outra discrepância brasileira, quando o assunto são (é) juros bancários
e) ERRADO: De acordo com os especialistas, para que o Brasil caminhe na direção de ter juros bancários normais, precisará criar as condições para diminuirem (diminuir) a taxa básica de juros