- ID
- 1315471
- Banca
- ESAF
- Órgão
- MF
- Ano
- 2013
- Provas
- Disciplina
- Arquitetura
- Assuntos
O zoneamento urbano é, certamente, o mais difundido  instrumento urbanístico [...] Sua forma mais tradicional é  o zoneamento de uso e ocupação do solo, que prevê uma  segregação de usos – industrial, comercial e residencial –  com maior ou menor grau de flexibilidade. Em termos de sua  implementação, o zoneamento usualmente é definido em  duas escalas: a primeira, denominada macrozoneamento;  e a segunda, zoneamento propriamente dito.
(Texto extraído de CARVALHO, Pompeu F. de; BRAGA, Roberto, orgs,  Perspectivas de Gestão Ambiental em Cidades Médias, 2001. p. 95 a 109).
I.  O macrozoneamento delimita as zonas de expansão  urbana. 
II. O zoneamento propriamente dito estabelece as  normas de uso e ocupação para cada macrozona.
 III.  O subdimensionamento da zona de expansão urbana,  pela diminuição da oferta de solo urbanizável, pode  levar ao aumento de preço da terra, favorecendo a  especulação imobiliária.
 IV. O superdimensionamento da zona de expansão  urbana pode produzir uma urbanização com uma  densidade urbana muito baixa, provocando o aumento  dos custos de infraestrutura urbana.
V. O superdimensionamento favorece a especulação  imobiliária já que, ao facilitar a implantação de  loteamentos de forma descontínua, cria vazios  urbanos e força a expansão da rede de infraestrutura.
Com base nas informações dadas anteriormente, assinale  a opção correta.