O processo de urbanização no Brasil tem início no século XX com o êxodo rural. Ou seja, o deslocamento de pessoas do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida.
Lembre-se que a urbanização é o aumento da população em zonas urbanas em detrimento das zonas rurais.
O processo de industrialização dos centros urbanos foi fundamental para que a urbanização se expandisse cada vez mais no país.
Com a expansão das indústrias e de maiores ofertas de trabalho, o aumento populacional foi significativo nos centros urbanos. Em relação a outros países, a urbanização no Brasil foi tardia, rápida e desordenada. O que torna a opção A errada
Até meados do século XX, grande parte da população brasileira vivia nos campos (zonas rurais). Com a expansão da Industrialização esses dados foram se modificando ao longo do tempo.
Assim, com a mecanização de máquinas, as quais já substituíam o homem do campo, o êxodo rural aumenta consideravelmente a partir de 1950.
Esse fator foi influenciado pelos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek com sua Política Desenvolvimentista e sua famosa frase “50 anos em 5”.
Vale ressaltar que a urbanização foi muito notória no sudeste do país onde a infraestrutura apresentava melhores condições.
E, a partir de 1960 e a construção de Brasília no governo de JK que a região centro-oeste começa a apresentar sinais de urbanização.Fato este que torna a opção B e C errada.
em relação a opção E, realmente não consegui encontrar algo que a justificasse, porém acredito que por mais grave que seja os problemas do Brasil em relação a infraestrutura, não chega a ser idêntico aos problemas da a África Subsariana...
Espero ter ajudado!