SóProvas


ID
1317460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma empresa de engenharia civil abandonou a construção de um prédio público, alegando que o valor de sua proposta estava muito baixo, o que levou, por parte do fiscal, à suspensão do pagamento da última medição. Para resolver as pendências contratuais e formalizar a rescisão, um engenheiro civil foi designado para elaborar um parecer técnico. O engenheiro vistoriou a obra e observou que parte do acabamento do último pavimento encontrava-se deteriorado devido às chuvas, pois o telhado, apesar de concluído e aprovado pela fiscalização, apresentava uma série de falhas de execução. Havia, também, material no estoque da obra, não utilizado, como uma quantidade de cimento com prazo de validade vencido. Ao final dos trabalhos, o engenheiro constatou que estavam concluídos 90% da obra.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens que se seguem.

Uma forma de se concluir que foram executados 90% da obra consiste em dividir o valor agregado (medido) pelo valor total orçado da obra.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com essa resposta (CERTO), pois os quantitativos na planilha orçamentária, podem não está condizendo com a realidade, ou seja, pode haver um item na planilha em que não será mais utilizado. então o mesmo, não pode ser considerado no cálculo. Ou seja deve ser feito uma nova planilha com os encontros de contas com os itens excluídos, acrescidos, decrescidos e os itens novos executados.

  • Se levar ao pé da letra esta errado.


    Mas de acordo com a tecnica do Valor Agregado esta CERTA