SóProvas


ID
1317487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Ao elaborar o orçamento de uma obra, o engenheiro orçamentista considerou a administração local como custo indireto. Porém, o responsável técnico pela empresa construtora solicitou que ele a considerasse custo direto. Acerca dessa situação, julgue o item abaixo a respeito da mudança de classificação de custos da administração local.

A referida mudança afeta o preço final da obra, caso haja acréscimo de serviços.

Alternativas
Comentários
  • O BDI é calculado com base nos custos indiretos, havendo prejuízo para a administração local, se houver aumento nos seus serviços.

  • Como é:

    Administração Local nos custos INDIRETOS. 

     

    Como ficará após a mudança solicitada:

    Administração Local nos custos DIRETOS.

     

    Se houver acréscimo de serviço, não vejo porque afetará o preço da obra (para mais cara)  em função desta mudança e não dos acréscimo de serviços. 

    Se eu tenho a Administração Local nos custos INDIRETOS,  um eventual aumento de serviços onerará a contratante. Para corroborar com esse pensamento, trago um trecho de uma revista do TCU.

     

    " Há que se considerar também que, para a análise de orçamentos da construção civil, é melhor que a maior parte possível dos itens de despesas esteja relacionada na planilha orçamentária, e não incluída no BDI. Isso por dois motivos: o primeiro é que poucos são os órgãos que exigem, nos editais de licitação, que os proponentes apresentem a composição analítica do BDI, o que dificulta sua análise; segundo, porque a inserção de determinada despesa no BDI pode gerar distorções de preços de eventuais aditivos contratuais. Tome-se o exemplo de uma obra em execução na qual o item “administração local” foi incluído no BDI. Suponha-se que, por uma mudança da especificação de algum material, o custo dessa obra seja acrescido em 12%, e que tal alteração não tenha gerado qualquer dificuldade da execução (supervisão técnica diferenciada ou dilatação do prazo da obra). Ora, se o BDI contempla, por exemplo, 10% a título de “administração da obra”, esse percentual irá incidir sobre o custo adicional (12%) sem que tenha havido o correspondente incremento de despesa para a construtora, ou seja, a obra irá custar, imotivadamente, 1,2% mais caro para o contratante. O ideal, portanto, é que só sejam incluídos no BDI aqueles itens que não possam, de forma alguma, ser incluídos na planilha de custos, por não estarem relacionados diretamente ao serviço que está sendo prestado."

     

    A mudança referida na questão afetará o preço final da obra, em caso de acréscimo de serviço,  ficando mais barata do que se a Administração Local estivesse incluída nos custos indiretos, gerando assim economia. 

    O problema é que muitas vezes quando ouvimos mudança no preço da obra, já imaginamos algo mais caro....

     

    Corrijam-me se estou equivocado.

    Bom estudo.

     

  • CORRETO

     

    Caso ocorra acrescimos, estes vão ser menores no preço final, já que o BDI vai diminuir.