SóProvas


ID
1317580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação aos carboidratos, julgue os próximos itens.

O glicogênio muscular é rapidamente metabolizado em lactato, este, por sua vez, só será metabolizado em glicose na presença de oxigênio.

Alternativas
Comentários
  • Ciclo de Cori

    Para obtenção de energia sob a forma de trifosfato de adenosina (ATP), a glicose é convertida a piruvato através da glicólise. Durante o metabolismo aeróbio normal, o piruvato é então oxidado pelo oxigênio molecular a CO2 e H2O. Durante um curto período de intenso esforço físico, a distribuição de oxigénio aos tecidos musculares pode não ser suficiente para oxidar totalmente o piruvato. Nestes casos, a glicose é convertida a piruvato e depois a lactato, através da via da fermentação láctica, obtendo os músculos ATP sem recorrer ao oxigénio.

    Este lactato acumula-se no tecido muscular e difunde-se posteriormente para a corrente sanguínea. Quando o esforço físico termina, o lactato é convertido a glicose através da gliconeogênese, no fígado. O indivíduo continua a ter uma respiração acelerada por algum tempo: o O2 extra consumido neste período promove a fosforilação oxidativa no fígado e, consequentemente, uma produção elevada de ATP. O ATP é necessário para a gliconeogêneseformando-se então a glicose a partir do lactato, e esta glicose é transportada de volta aos músculos para armazenamento sob a forma de glicogênio

    O ciclo evita que o lactato se acumule na corrente sanguínea, o que poderia provocar acidose láctica. Embora o sangue se comporte como uma solução tampão, o seu pH poderia diminuir (tornar-se-ia mais ácido) com um excesso de lactato acumulado. O ciclo é muito importante para manter a glicemia constante durante o período de elevada atividade física.


    Fonte:http://www2.ucg.br/cbb/professores/19/Biomedicina/4_periodo/Bioquimica_III/Ciclo%20de%20cori.pdf


  • Glicogênio é a reserva de glicose presente nos músculos e no fígado. Nos músculos, o glicogênio será quebrado tanto nos músculos como no fígado, e a glicose, em exercícios de alta intensidade, será fermentada nos músculos, convertida em lactato, produzindo 2 moléculas de ATP. Esse lactato vai pro sangue e cai no fígado e será usado para a neoglicogênese, formando novamente glicose, que será estocada na forma de glicogênio.

    Esse processo é o Ciclo de Cori.

    CERTA.

  • ilustrando

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/17/CiclodeCori-pt.svg/463px-CiclodeCori-pt.svg.png

  • Gab: Certo

    Em momentos de alta atividade muscular, a fonte de ATP provém de dois mecanismos: fermentação do glicogênio a lactato, com rendimento de 3 ATP por unidade de glicose liberada do glicogênio (pois cada unidade é liberada como glicose-6-fosfato, economizando 1 ATP que seria utilizado pela hexocinase), e da oxidação da fosfocreatina a creatina.

    O lactato produzido é transportando ao fígado (o ciclo de Cori), no qual ocorre a gliconeogênese a partir do lactato com utilização de ATP.

    O que pode gerar dúvida: na presença do oxigênio. De fato, a gliconeo ocorre independemente se há oxigênio ou não. Entretanto, fisiologicamente, esse processo fígado-músculo é mais intenso na fase de recuperação, quando há oxigênio disponível nos tecidos.

  • Músculo - glicogêneo -> glicose -> lactato -> fígado -> neoglicogênese (produção de glicose) = armazenada como glicogêneo