-
Pela ovulogênese, começa com a ovogônia, que sofre o primeiro processo de meiose, formando o ovócito I. O ovócito I sofre a segunda parte da meiose (Meiose II), formando o ovócito II e o 1° corpúsculo polar. Estas células sofrem mitose, gerando o óvulo maduro (gameta feminino), o 2° corpúsculo polar e o 1° corpúsculo polar se divide em dois.
Quando tem a fecundação, o ovócito II continuará a ser produzido outras vezes, mas não sofrerá mitose para gerar um novo óvulo.
ERRADA.
-
Mitose: formam-se ovogônias.
Meiose I: o ovócito primário se divide em 1° corpúsculo polar e ovócito secundário.
Meiose II: o 1° corpúsculo polar se divide em 2 corpúsculos e o ovócito secundário se divide em um corpúsculo e um Óvulo.
A fecundação ocorre no ovócito secundário, ao mesmo tempo, há finalização da meiose dando origem ao óvulo e formando-se o segundo corpúsculo polar.
-
A meiose II só se completa se houver penetração do espermatozóide no ovócito II ( fecundação) .
-
A fecundação não inibe a Meiose. Trata-se da etapa final da Meiose. É através da fecundação que termina a mitose e o ovócito 2 se transforma em óvulo.
-
2 – Errado! A fecundação estimula o processo de finalização da meiose, formando o óvulo. Esse óvulo existe temporariamente até o encontro dos pró-núcleos e formação do zigoto.