SóProvas



Questões de Gametogênese


ID
286663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à gametogênese humana.

Os gametas são as células responsáveis pela transmissão da informação imunológica para células efetoras, de forma que diversos agentes patológicos sejam eliminados dos organismos hospedeiros, sendo esse um evento de ocorrência exclusiva em mamíferos.

Alternativas
Comentários
  • Essa foi de doer na alma... Gametas são células do sistem imune... Foi isso mesmo?

    Os gâmetasPEou gametasPB (chamados ainda de células sexuais) são as células dos seres vivos que, na reprodução sexual, se fundem no momento da fecundação ou fertilização (também chamada concepção, principalmente nos seres humanos) para formar um ovo ou zigoto, que dará origem ao embrião, cujo desenvolvimento produzirá um novo ser da mesma espécie.

  • Comentário desnessário, mas não acreditei quando li a questão!!
  • concordo com o amigo acima.

  • Ate doi ler isso!!! Os macrófagos que sao responsaveis por apresentar o antígeno as celulas efetoras (linfocitos tcd4)  

  • kkkkkk dói mais é saber que 9% erraram a questão... Jesus!!

  • ERRADA

    Questão com erros gritantes...

  • Que maconha foi essa???? hahahahaha

  • Nesse concurso, quem zerou, merecia uns aplausos! hehe


ID
286666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à gametogênese humana.

Durante a gametogênese, são formados exclusivamente os espermatozoides; a formação dos óvulos ocorre por um processo diferenciado, denominado de ovulogênese.

Alternativas
Comentários
  • Gametogênese é o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.

    O evento fundamental da gametogênese é a meiose, que reduz à metade a quantidade de cromossomos das células, originando células haplóides. Na fecundação, a fusão de dois gametas haplóides reconstitui o número diplóide característico de cada espécie.

    Em alguns raros casos, não acontece meiose durante a formação dos gametas. Um exemplo bastante conhecido é o das abelhas: se um óvulo não for fecundado por nenhum espermatozóide, irá se desenvolver por mitoses consecutivas, originando um embrião em que todas as células são haplóides. Esse embrião haplóide formará um indivíduo do sexo masculino. O desenvolvimento de um gameta sem que haja fecundação chama-se partenogênese. Se o óvulo for fecundado, o embrião 2n irá originar uma fêmea.

    Em linhas gerais há a gametogênese masculina (ou espermatogênese) e a gametogênese feminina (ovogênese ou ovulogênese).
  • A gametogênese é o processo responsável pela formaçao dos gametas sexuais.  A espermatogênse é o processo que irá formar exclusivamente os espermatozóides (local do sistema reprodutor masculino: no testículo)  e a Ovogênse ou Ovulogênese, irá formar os óvulos.  Processo esse que inicia na vida embrionária da menina. local de formaçao dos óvulos no sistema reprodutor feminino: ovário.
  • ERRADA

    A gametogênese é o processo responsável pela formaçao dos gametas sexuais.  A espermatogênse é o processo que irá formar exclusivamente os espermatozóides (local do sistema reprodutor masculino: no testículo)  e a Ovogênse ou Ovulogênese, irá formar os óvulos.  Processo esse que inicia na vida embrionária da menina. local de formaçao dos óvulos no sistema reprodutor feminino: ovário.

  • Analisando as afirmativas:

    1- Certo!

    2- Errado! A gametogênese é o processo de formação de gametas, tanto masculinos quanto femininos. Portanto, não forma exclusivamente espermatozoides. A ovulogênese é um tipo feminino de gametogênese, responsável pela formação de óvulos.

  • gabarito e

    gametogênese forma ambos gametas.

    fases espermatogênese:

    célula germinativa do testículo (2n) espermatogônia

    célula germinativa do testículo (2n) realiza meiose1 (reducional)(da interfase até telófase) espermatócito 1

    célula germinativa do testículo pós meiose 1 (haploides) espermatócito 2

    célula germinativa do testículo haploide realizando meiose 2 (equacional) espermatócito 2

    células germinativas pós meiose 2 haploides espermátide

    haverá um processo chamado espermiogênese em que a espermátide ganhará corpo e forma, e se chamará espermatozoide.


ID
286669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à gametogênese humana.

Durante a gametogênese em humanos, células germinativas primordiais diploides se dividem por meiose, produzindo células haploides denominadas gametas, contendo um cromossomo de cada parte dos cromossomos homólogos encontrados na célula germinativa diploide.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito esta como errado. Questiono! Note o esquema das gametogêneses abaixo. Após a meios forma-se na espermatogênese espermátides, células PRÉ-GAMÉTICAS. No caso da ovulogênese formam-se ovócitos (pré-gaméticas) e polócito que nem sequer classifica-se como pré-gamética.  

  • CERTO: Durante a gametogênese, as células germinativas primordiais diploides sofrem meiose, produzindo os gametas - células haploides que contêm um cromossomo de cada par de homólogos (cromossomos com características semelhantes, agrupados com a fusão dos núcleos germinativos parentais no momento da fecundação).

    Fonte: 
    http://www.brasilescola.com/biologia/gametogenese.htm
  • Eu discordo pelo fato de serem separados ao final da divisão 2 da meiose os cromossonos irmãos. A questão diz que são os homólogos.
  • A gametogênese é o processo que ocorre nas gônadas dos animais que se reproduzem sexuadamente. Esse processo permite a formação de células sexuais chamadas de gametas, onde nas espécies do gênero masculino é chamado de espermatogênese, que geram os espermatozoides e no feminino, ovulogênese, dando origem ao ovulo. Durante a gametogênese, as células germinativas primordiais diploides sofrem meiose, produzindo os gametas - células haploides que contêm um cromossomo de cada par de homólogos (cromossomos com características semelhantes, agrupados com a fusão dos núcleos germinativos parentais no momento da fecundação). 


     Alternativa correta: certo.


  • :) Queira! (Queira!) Basta ser sincero E desejar profundo Você será capaz De sacudir o mundo Vai! Tente outra vez Humrum! Rs... Bons estudos!!!
  • Sim, para todos nós. Rumo à Posse Ysla.
  • A questão está mal ecrita, não é um cromossomo de cada célula e sim uma cópia, já que houve duplicação de material genético. 

  • Essa palavra "parte" era para ser "par"

  • OCORREM DOIS PROCEESOS DE DIVISAO CELULAR: O PRIMEIRO É MITOTICO E O SEGUNDO É MEIOTICO. AS CELULAS GERMINATIVAS PRIMEIRO SOFREM MITOSE E NAO MEIOSE;

  • Estranho... O gabarito está como correto, entretanto, a questão deveria estar incorreta, pois ele diz que as células haplóides irá conter 1 cromossomo de cada parte dos cromossomos homólogos! Entretanto, está mal escrito. Pois cada célula haplóide tem 23 cromossomos. Não faz o menor sentido essa questão estar correta.

    O

  • gab certo

    Durante a gametogênese em humanos, células germinativas primordiais diploides se dividem por meiose, produzindo células haploides denominadas gametas, contendo um cromossomo de cada parte dos cromossomos homólogos encontrados na célula germinativa diploide.

    correto. essas células germinativas, localizadas nos testículos por exemplo. São 2n.

    FASES:

    resultam primeiro em duas haploides (reducional) (fase 1 da meiose)

    depois:

    essas duas haploides resultam em duas haploides. (equacional) (fase 2 da meiose. idêntica a mitose)


ID
518548
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os seres vivos apresentam diferentes ciclos de vida, caracterizados pelas fases nas quais gametas são produzidos e pelos processos reprodutivos que resultam na geração de novos indivíduos. Considerando-se um modelo simplificado padrão para geração de indivíduos viáveis, a alternativa que corresponde ao observado em seres humanos é:

Alternativas
Comentários
  • Na questão é necessário compreender e identificar os diferentes tipos de ciclo de vida dos seres vivos. No caso é necessário reconhecer o ciclo de vida do ser humano.  No ciclo da letra A, que acontece em vegetais, existe alternância de gerações com fase haploide (n) e diploide (2n), onde a meiose dá origem a esporos, que se desenvolvem em gametófitos. Estes produzem gametas, que se fundem gerando novo indivíduo (2n) por fecundação. O ciclo das letras B e C são incorretos, pois a mitose de um organismo diploide (2n) não geraria gametas haploides (n). No ciclo da letra E, um zigoto haploide (n) não geraria um organismo adulto diploide (2n). Letra C é o ciclo correto, e que acontece em humanos, em que a meiose em um organismo adulto diploide (2n) gera gametas haploides (n), que se fundem gerando um zigoto diploide (2n). Este, por mitose, se desenvolve em organismo adulto, diploide (2n). 
  • Correção: "O ciclo das letras B e D são incorretos..." ao invés de "O ciclo das letras B e C são incorretos"

  • Na questão é necessário compreender e identificar os diferentes tipos de ciclo de vida dos seres vivos. No caso é necessário reconhecer o ciclo de vida do ser humano.  No ciclo da letra A, que acontece em vegetais, existe alternância de gerações com fase haploide (n) e diploide (2n), onde a meiose dá origem a esporos, que se desenvolvem em gametófitos. Estes produzem gametas, que se fundem gerando novo indivíduo (2n) por fecundação. O ciclo das letras B e C são incorretos, pois a mitose de um organismo diploide (2n) não geraria gametas haploides (n). No ciclo da letra E, um zigoto haploide (n) não geraria um organismo adulto diploide (2n). Letra C é o ciclo correto, e que acontece em humanos, em que a meiose em um organismo adulto diploide (2n) gera gametas haploides (n), que se fundem gerando um zigoto diploide (2n). Este, por mitose, se desenvolve em organismo adulto, diploide (2n). 

  • Resolução;https://www.youtube.com/watch?v=czVpRlblIO8

  • Antes da fecundação do ovócito II pelo espermatozoide eles são "N".

    O zigoto (após a fecundação) é 2n (Elimina-se a E)

    O primeiro estágio de divisão celular é a Meiose. (Elimina-se a De B)

    "A" Acontece em vegetais

  • Letra C

    Seres humanos apresentam meiose gamética em seu ciclo de vida, ou seja, um individuo diploide (2n) realiza meiose para gerar seus gametas haploides. A junção de gametas (n) de dois indivíduos forma um zigoto 2n, que se multiplica por mitose ate chegar na fase adulta.


ID
521560
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em certas localidades ao longo do rio Amazonas, são encontradas populações de determinada espécie de lagarto que se reproduzem por partenogênese. Essas populações são constituídas, exclusivamente, por fêmeas que procriam sem machos, gerando apenas fêmeas. Isso se deve a mutações que ocorrem ao acaso nas populações bissexuais. Avalie as afirmações seguintes, relativas a esse processo de reprodução.
I Na partenogênese, as fêmeas dão origem apenas a fêmeas, enquanto, nas populações bissexuadas, cerca de 50% dos filhotes são fêmeas.
II Se uma população bissexuada se mistura com uma que se reproduz por partenogênese, esta última desaparece.
III Na partenogênese, um número x de fêmeas é capaz de produzir o dobro do número de descendentes de uma população bissexuada de x indivíduos, uma vez que, nesta, só a fêmea põe ovos.
É correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • A partenogênese é uma forma de reprodução assexuada.  Nesses casos, fêmeas de algumas espécies dão origem a embriões sem a participação de um parceiro sexual.  Esse fenômeno acontece naturalmente em alguns seres invertebrados, como pulgas d’água, abelhas, escorpiões e determinados vertebrados como lagartos e salamandras. Na afirmação I, é correto dizer que apenas em alguns casos de partenogênese sejam originados apenas fêmeas. Além disso, em populações bissexuais, espera-se que 50% dos filhotes sejam fêmeas e 50% sejam machos. A afirmação II é incorreta, pois a população que se reproduz por partenogênese não desaparecia pelo fato de se misturar com uma população bissexual. A afirmação III está correta se considerarmos que numa população em que ocorra a partenogênese todos os indivíduos ovulam, já em populações bissexuais apenas metade da população ovula.  Letra C correta.
  • ESSA QUESTÃO DEVE ESTAR ERRADA, UMA VEZ QUE NA PARTENOGENESE DA ABELHA A ABELHA RAINHA PRODUZ ZANGÃO QUANDO NÃO HÁ FECUNDAÇÃO.E QUANDO HA FECUNDAÇÃO PRODUZ ABELHAS OPERARIAS.

  • Questões desse tipo nem caem mais no novo modelo adotado, desde 2009, pelo ENEM 

  • Resolução:https://www.youtube.com/watch?v=NtxDjahbqdA

  • Vamos lá seus ciscadores de questões... 
    Prontos para entender essa questão cabulosa? Então booooora lá!!! 
    Olhou a questão e bateu o desespero? 
    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não... 
    A gente mata no peito e chuta pro gol...

     

    A afirmação II está incorreta porque, nesse caso, o encontro de duas populações não levaria nenhuma à extinção, uma vez que a reprodução por partenogênese é uma importante possibilidade para a perpetuação da espécie na ausência de machos, sendo uma característica vantajosa.

     

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé: 

     

     

    apenas em I e III.

     

     

    Errou? Acertou? 
    Tem algum macete para resolver mais rápido?
    Curti aqui e me fala... 

     

    E lembre-se sempre: ''Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistencia é a amiga da conquista. Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz."  - Bill Gates.

     

     

     

  • Obrigado por esses comentarios, me ajudaram bastante.

  • Gabarito do professor:

    A partenogênese é uma forma de reprodução assexuada. Nesses casos, fêmeas de algumas espécies dão origem a embriões sem a participação de um parceiro sexual. Esse fenômeno acontece naturalmente em alguns seres invertebrados, como pulgas d’água, abelhas, escorpiões e determinados vertebrados como lagartos e salamandras. Na afirmação I, é correto dizer que apenas em alguns casos de partenogênese sejam originados apenas fêmeas. Além disso, em populações bissexuais, espera-se que 50% dos filhotes sejam fêmeas e 50% sejam machos. A afirmação II é incorreta, pois a população que se reproduz por partenogênese não desaparecia pelo fato de se misturar com uma população bissexual. A afirmação III está correta se considerarmos que numa população em que ocorra a partenogênese todos os indivíduos ovulam, já em populações bissexuais apenas metade da população ovula. Letra C correta.

  • Muito mau formulada a questão, afirma umas paradas que se encaixam apenas de forma genérica.


ID
637918
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“A perpetuação da espécie humana, assim como de toda espécie sexuada, é garantida pela reprodução gâmica, na qual as células especializadas – os gametas – são formados pelo processo de meiose. Tal processo assegura, também, a variedade da espécie e a manutenção do número cromossomial da mesma.”
(Gomes, Manuel in Sistema de Ensino GPI)

Sobre o processo de formação dos espermatozoides humanos, analise:

1. No período de maturação, cada espermatócito I, pela divisão I da meiose, produz dois espermatócitos II, os quais, pela divisão II da meiose, originam quatro células denominadas espermátides.
2. Para cada espermatogônia – células diploides germinativas – são formadas quatro espermátides que são células haploides, mas não funcionam como gametas.
3. No período germinativo, as espermatogônias dividem-se, ativamente, por mitose e, durante a anáfase desse processo as células apresentam, momentaneamente, 92 cromossomos.
4. O processo de diferenciação das espermátides em espermatozoides denomina-se espermiogênese.
5. Na soma de todos os cromossomos encontrados nos espermatozoides, a partir de mil espermatogônias, são esperados noventa e dois mil cromossomos.
6. No período de crescimento, a espermatogônia transforma-se em espermatócito I.

Julgando a veracidade dessas afirmativas, temos:

Alternativas
Comentários
  • Processo pelo qual se formam os gametas masculinos, os espermatozóides, a partir de células germinativas primordiais, as espermatogônias:

    Fase de multiplicação/periodo germinativo: Espermatogônia (2n) – se multiplica por mitose

    Fase de crescimento : espermatogonia se transforma em Espermatócito I (2n) –

    fase de maturação: Espermatócito I  se multiplica por meiose  e se transforma em espermatócito II (n) -resulta da meiose I

     Espermátide (n) – resulta da meiose II - um espermatócito 1 origina em 4 espermatides

     Espermatozóide (n) – gameta masculino Se forma pelo processo de citodiferenciação da espermátide -Espermiogênese:

  • a) Todas estão corretas.

  • Interrompendo a mitose na anáfase, os cromossomos duplicados já foram separados, mas a mitose não foi completada, e, portanto, todos continuaram dentro da mesma célula (não ocorreu a telófase, a célula não se dividiu em 2). Assim, teremos 46 cromossomos duplicados separados, ou seja, 92 cromossomos, sendo que metade é redundante (repetida, só 46 são únicos entre si). 


    Parece um tipo de pegadinha, por causa da diferença entre o conceito de CROMÁTIDE e o de CROMOSSOMO. 

  • Na espermatogênese existem gametas que não funcionam?! Isso não é característica da ovogênese?!

  • As espermatides tem de entrar no processo de diferenciação para funcionarem como gametas. Chama-se de espermiogênese.

  • Questão bem elaborada


ID
687064
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para se gerar 148 espermatozoides e 10 óvulos, as espermatogônias e ovogônias ocorridas serão respectivamente

Alternativas
Comentários
  • No processo de espermatogênese, cada espermatogônia (célula 2n) aumenta de tamanho, diferencia-se e se transforma em espermatócito I. O espermatócito I entra, então, em meiose I. Ao final desse processo são chamados espermatócitos II, que sofrem nova meiose, originando 4 espermátides. Essas células sofrem maturação transformando-se em espermatozoides. Logo, a cada espermatogênese são gerados 4 espermatozoides (148 espermatozoides dividido por 4 = 37 processos ocorridos). Já na ovogênese, o processo é um pouco diferente.  As ovogônias (2n) também aumentam de tamanho e se transformam em ovócitos I (ainda 2n). O ovócito I entra em meiose I e origina duas células n, que chamamos: ovócito II e glóbulo polar. Apenas se houver fecundação, a meiose II ocorrerá, dando origem ao óvulo propriamente dito e a três glóbulos polares, que degeneram-se. Logo, na mulher, cada ovogônia origina apenas 1 óvulo (10 óvulos = 10 ovogônias).


    Letra D correta.



ID
720301
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um dos processos de reprodução dos organismos ocorre na produção de gametas, nas gônadas ou glândulas sexuais, e é chamado de gametogênese.

Analise as afirmativas abaixo.

I - Tanto na espermatogênese quanto na ovulogênese ocorrem etapas de multiplicação, crescimento e maturação.

II - Na gametogênese, que é uma reprodução assexuada, são originados filhos com uma grande variedade genética.

III - Na ovulogênese, a primeira divisão da meiose de cada ovócito primário produz uma célula grande (ovócito secundário) e uma atrofiada (primeiro glóbulo polar).

IV - Na fase de especialização, ou espermiogênese, as quatro espermátides se diferenciam em quatro espermatozóides.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1152376
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere que, em galinhas, a retirada do ovário provoca o desenvolvimento de testículos funcionais no indivíduo. Assim sendo, essa fêmea pode ser transformada em macho, produzindo espermatozoides e apresentando características sexuais secundárias masculinas. Se esse “macho” convertido for cruzado com uma fêmea normal e forem produzidos 12 descendentes, quantos serão machos e quantos serão fêmeas, ao atingirem a idade adulta?

Alternativas
Comentários
  • E os outros 3? A soma da resposta é 9, quando deveria ser 12.

  • ué, são produzidos DOZE descendentes, 3 machos, 6 fêmeas e 3???????

  • então, WW não é viavel?


ID
1171057
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A transmissão de características hereditárias nos seres vivos pluricelulares ocorre por meio da produção e fusão de células sexuadas, as quais contêm estruturas responsáveis pelo armazenamento de informações genéticas.

Quanto ao processo sexuado de reprodução, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Sobre a reprodução sexuada, se diz daquela que envolve a troca de material genético. Logo, não depende exclusivamente de espermatozoides e óvulos, podendo acontecer também nos vegetais (cujos gametas apresentam nomenclatura distinta) ou entre bactérias que incorporam DNA externo, por exemplo. Através dessa troca de material genético, que também está diretamente relacionada com o núcleo de células reprodutivas, a reprodução sexuada possibilita grande diversidade entre os indivíduos. Letra D correta.



  • D

     

  • Comentando respostas:
    a) Pode ocorrer em vegetais também (lembrem de gametótifos, esporófitos, polinização... lembrou?)
    b) Não somente  sptz e ovulos, olha o caso dos vegetais explicados ai em cima
    c) Os que levam a herdeiros geneticamente idênticos são de reprodução assexuada. O termo clone foi empregado de forma errada.
    d)CORRETO. É no núcleo que se encontram os gametas.
    e) Meio certo. Até pode formar tecido (vegetal ou animal), mas demora, há primeiro a divisão celular e longas fases até a formação de tecidos.

  • Letra D por eliminação todas as outras não faz sentido algum como foi citado a cima pela nossa colega!   =]

  • A afirmativa E está errada pois nem todos os organismos que se reproduzem sexuadamente, têm formação de tecidos, por exemplo os fungos pluricelulares.

  • PARA REPRODUZIR É NECESSARIO ENVOLVER O NÚCLEO.


ID
1192714
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A reprodução sexuada é realizada por grande parte dos seres vivos e inicia-se com a formação dos gametas. Na espécie humana, a formação dos gametas masculinos e femininos possui fases distintas. A respeito dessas fases, deduz-se que

Alternativas
Comentários
  • Ovogênese:


    Nos ovários, encontram-se agrupamentos celulares chamados folículos ovarianos de Graff, onde estão as células germinativas, que originam os gametas, e as células foliculares, responsáveis pela manutenção das células germinativas e pela produção dos hormônios sexuais femininos.

    Nas mulheres, apenas um folículo ovariano entra em maturação a cada ciclo menstrual, período compreendido entre duas menstruações consecutivas e que dura, em média, 28 dias. Isso significa que, a cada ciclo, apenas um gameta torna-se maduro e é liberado no sistema reprodutor da mulher.

    Os ovários alternam-se na maturação dos seus folículos, ou seja, a cada ciclo menstrual, a liberação de um óvulo, ou ovulação, acontece em um dos dois ovários.

    Na gametogênese feminina, a divisão meiótica é desigual porque não reparte igualmente o citoplasma entre as células-filhas. Isso permite que o óvulo formado seja bastante rico em substâncias nutritivas.

    Na maioria das fêmeas de mamíferos, a segunda divisão da meiose só acontece caso o gameta seja fecundado. Curiosamente, o verdadeiro gameta dessas fêmeas é o ovócito II, pois é ele que se funde com o espermatozóide.

    A ovogênese é dividida em 3 etapas: Fase de multiplicação ou de proliferação; Fase de crescimento e Fase de maturação.


    Espermatogênese:


     
    Processo que ocorre nos testículos, as gônadas masculinas. Secretam a testosterona, hormônio sexual responsável pelo aparecimento das características sexuais masculinas: aparecimento da barba e dos pêlos corporais em maior quantidade, massa muscular mais desenvolvida, timbre grave da voz, etc.

    As células dos testículos estão organizadas ao redor dos túbulos seminíferos, nos quais os espermatozóides são produzidos. A testosterona é secretada pelas células intersticiais. Ao redor dos túbulos seminíferos, estão as células de Sertoli, responsáveis pela nutrição e pela sustentação das células da linhagem germinativa, ou seja, as que irão gerar os espermatozóides.

    A espermatogênese divide-se em 4 fases: Fase de proliferação ou de multiplicação; Fase de crescimento; Fase de maturação e Espermiogênese.

  • GABARITO D. 

    As células germinativas masculinas, denominadas espermatogônias, dividem-se ativamente por mitose

    As células germinativas femininas, denominadas ovogônias, dividem-se por mitose.


ID
1204888
Banca
FDRH
Órgão
IGP-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No ciclo de vida haplotônico, o adulto é _______ e o zigoto é _______. No ciclo de vida diplotônico, o adulto é _______ e cada gameta é _______.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito :C

    Ciclo haplobionte haplonte: O adulto é haploide já os gametas haploides formam um zigoto diploide, estes sofrem uma meiose reducional formando indivíduos haploides.

    Ciclo diplonte (alternância de gerações) : O adulto é diploide e haploide. A fase haploide forma gametas haploides, estes se juntam formando indivíduos diploides.

    Ciclo haplobionte diplonte: Adultos diploides formam gametas haploides e os gametas se fundem formando um ser diploide.


ID
1317592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação ao processo de produção de gametas nos organismos de reprodução sexuada, julgue os itens que se seguem.

A fecundação inibe o ovócito II a prosseguir o proces meiose.

Alternativas
Comentários
  • Pela ovulogênese, começa com a ovogônia, que sofre o primeiro processo de meiose, formando o ovócito I. O ovócito I sofre a segunda parte da meiose (Meiose II), formando o ovócito II e o 1° corpúsculo polar. Estas células sofrem mitose, gerando o óvulo maduro (gameta feminino), o 2° corpúsculo polar e o 1° corpúsculo polar se divide em dois.

    Quando tem a fecundação, o ovócito II continuará a ser produzido outras vezes, mas não sofrerá mitose para gerar um novo óvulo.

    ERRADA.

  • Mitose: formam-se ovogônias.

    Meiose I: o ovócito primário se divide em 1° corpúsculo polar e ovócito secundário.

    Meiose II: o 1° corpúsculo polar se divide em 2 corpúsculos e o ovócito secundário se divide em um corpúsculo e um Óvulo.

    A fecundação ocorre no ovócito secundário, ao mesmo tempo, há finalização da meiose dando origem ao óvulo e formando-se o segundo corpúsculo polar.

  • A meiose II só se completa se houver penetração do espermatozóide no ovócito II ( fecundação) .

  • A fecundação não inibe a Meiose. Trata-se da etapa final da Meiose. É através da fecundação que termina a mitose e o ovócito 2 se transforma em óvulo.

  • 2 – Errado! A fecundação estimula o processo de finalização da meiose, formando o óvulo. Esse óvulo existe temporariamente até o encontro dos pró-núcleos e formação do zigoto.


ID
1317595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação ao processo de produção de gametas nos organismos de reprodução sexuada, julgue os itens que se seguem.

Durante a ovulogênese, a meiose é desigual, pois o citoplasma das células não é dividido igualmente entre as células-filhas. Nesse processo, o gameta formado apresenta grande quantidade de substâncias nutritivas.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    A ovulogênese possui distribuição desigual e a célula final que tem mais substâncias nutritivas para o embrião desenvolver é o óvulo. 

  • Na gametogênese feminina, a divisão meiótica é desigual porque não reparte igualmente o citoplasma entre as células-filhas. Isso permite que o óvulo formado seja bastante rico em substâncias nutritivas.

    Na maioria das fêmeas de mamíferos, a segunda divisão da meiose só acontece caso o gameta seja fecundado. Curiosamente, o verdadeiro gameta dessas fêmeas é o ovócito II, pois é ele que se funde com o espermatozóide

  • Creio que seja certa, pois a óvulo gênese temos a formação de um ovocito com mais três globulos polares, onde somente o ovocito entrará em forma secundário com um corpusculo polar, e entrará na meiose 2, estagnando na metafase para posterior fecundação

  • 1 – Correto! O citoplasma não é igualmente dividido, pois há formação do ovócito e dos glóbulos polares, que são pacotes nucleares. De fato, o gameta feminino apresenta acúmulo de substâncias nutritivas e por essa razão é bem maior do que os espermatozoides.

  • gab certo!

    ovulogênese:

    células germinativas: 2n (fase fetal) ovogônia

    célula germinativa 2n em interfase e prófase (meiose 1) ovócito 1

    Pausa para dictógono até puberdade.

    Após isso: fim da meiose 1. células haplóides, 1 glóbulo polar atrofiado e 1 Ovócito II (GAMETA) Maior do que o glóbulo polar. mais rico.

    Ovocito II parado em metafase II. só irá finalizar a meiose II se fecundar.

    Havendo fecundação, ocorrerá o fim da meiose II , formando duas células n. (uma glóbulo polar 2) e a outra o óvulo.


ID
1397359
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em algumas plantas dióicas, a planta masculina é heterogamética (XY) e, a feminina, homogamética (XX).

Considerando uma dessa variedade de planta, após a fecundação, no embrião e no correspondente endosperma, serão encontrados, respectivamente, os genótipos:

Alternativas
Comentários
  • Uma planta aquática da mesma família da vitória-régia brasileira (Victoria amazonica) pode desvendar um dos maiores mistérios da biologia: como, há 150 milhões de anos, as angiospermas, plantas floríferas, se diferenciaram de suas parentes mais próximas, as gimnospermas, plantas de sementes nuas, como os pinheiros e outras coníferas. Foi estudando a nenúfar (Nuphar polysepalum) que os pesquisadores Joseph Williams e William Friedman, da Universidade do Colorado, Estados Unidos, encontraram uma pista para resolver o enigma.

    Eles explicam que escolheram uma planta da família das ninfeáceas por causa de registros fósseis e recentes análises moleculares que a coloca entre as mais antigas famílias de plantas com flores. Nesse trabalho, publicado na revista Nature (31 de janeiro), os pesquisadores lembram que uma característica que distingue as plantas com flores é que cada semente se divide em duas partes: um embrião similar ao de todas as outras plantas e um tecido único chamado de endosperma, que serve para nutrir o embrião.

    Todas as angiospermas têm endosperma, que é triplóide, ou seja, contém três cópias de cada cromossomo: duas da mãe e uma do pai. Esse endosperma triplóide contrasta dramaticamente com as sementes das gimnospermas, nas quais o tecido nutritivo é haplóide, contém uma única cópia de cada cromossomo. Williams e Friedman avaliaram o conteúdo de DNA das células do embrião e endosperma e descobriram: a nenúfar tem um endosperma diplóide, com um conjunto de cromossomos da mãe e outro do pai. A hipótese é que a nenúfar pode representar um intermediário entre gimnosperma haplóide e angiosperma triplóide.

  • "Com o tecido triploide da semente UC-01 é XXYh, a amplificação de sequências do cromossomo X fica favorecida. Em sementes de linhagens, a situação poderia ser diferente, pois seu endosperma pode apresentar o cromossomo X ou o Yh , com cópia extra. Essa diferença ocorre pelo fato de a natureza triploide do endosperma ser decorrente do saco embrionário, o qual carrega os núcleos polares (2n) responsáveis pela formação desse tecido de reserva. O saco embrionário de plantas femininas pode carregar apenas o cromossômico X em suas células, diferentemente de plantas hermafroditas, que apresentam probabilidade igual de carregar o cromossomo X ou o Yh. O saco embrionário, correspondente ao gametófito feminino, é formado por sete células e oito núcleos todos de mesma constituição genética (Ferreira e Borghetti, 2004).(https://uenf.br/posgraduacao/gmp/wp-content/uploads/sites/6/2019/08/Tese-MS-Rafaea-Pereira-Duarte.pdf)

  • gabarito errado de novo! resposta certa é a D! só um núcleo espermatico participa na formação do endosperma, o outro núcleo espermatico já participou da formação do embrião. Da onde vai tirar outro Y?

ID
1399426
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O estágio do desenvolvimento em que se encontra o gameta de um recém-nascido do sexo masculino e do sexo feminino, respectivamente, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    O gameta masculino espermatogônia 2N fica nessa forma até a puberdade já na mulher o gameta feminino é paralisado na forma de ovócito primário na prófase 1 da meiose.


ID
1406689
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A gametogênese é um processo muito importante para a reprodução sexuada dos seres vivos, pois garante a variabilidade genética e a manutenção do número cromossômico da espécie ao longo das gerações. A variabilidade genética pode ser evidenciada por diferentes processos, entre eles as combinações de possíveis cromossomos nos gametas.

Considerando apenas as possíveis combinações de cromossomos nos gametas, um organismo diploide com número de cromossomos 2n = 6 poderá formar durante a gametogênese

Alternativas
Comentários
  • Não concordo, alguém pode explicar o pq do resultado?

  • É uma regra: número de gamentas diferentes em F1 será sempre igual a 2 elevado a n.  

    2n = 6 __ n=3 __ 2 elevado a n = 8 

  • Também não entendi.!

  • Não entendi essa regra

  • É uma regra matemática. 2 elevado a n. 

    Neste caso, 2 elevado a 3, então 2x2x2=8.

    8 é o número de combinações diferente da geração F1.

  • Mas como se sabe que o n é igual a 3?

    Eu entendi a regra, só não entendi onde veio esse 3

  • Priscila Hote,

    Como a Larinne Viégas tbm já exemplificou.

    2n=6, como é gametogênese, os gametas são haploides, então se dividir 6/2=? rsrsrs

  • Durante a gametogênese ocorre a meiose é o nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade. 2n = 2, significa que a célula possui um par de cromossomos. Então 2n = 6 a célula possui 3 pares de cromossomos. O número de combinações possíveis de cromossomos nas células haplóides depende do número de cromossomos da célula diplóide, que é igual 2n (em que n é o número de pares de homólogos). Assim 2n = 6 será 2 elevado a 3 = 8 gametas.

    fonte: wikipedia

  • 2n= 6 , são três pares de cromossomos gerando uma combinação de 2.2.2=8

  • Se fossem 5 cromossomos e diplóide 2n 10

    seria 2 elevado a 5 potência, ou seja

    2x2x2x2x2=32

  • Se fossem 5 cromossomos e diplóide 2n 10

    seria 2 elevado a 5 potência, ou seja

    2x2x2x2x2=32


ID
1600090
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos animais ocorrem vários tipos de reprodução assexuada. Em todos os casos, os indivíduos resultantes são sempre iguais aos originais e, portanto, clones. O tatu-galinha é um exemplo de espécie capaz de produzir prole por meio de reprodução assexuada, mas que depende de elementos sexuais. No modo de reprodução utilizado, desenvolvem-se sempre quatro embriões idênticos a partir de um zigoto.


Assinale a alternativa que indica este tipo de reprodução assexuada em animais

Alternativas
Comentários
  • os poriferos são animais que se reproduzem assexuadamente por brotamento. Então porque a letra A esta errada?

  • "No modo de reprodução utilizado, desenvolvem-se sempre quatro embriões idênticos a partir de um zigoto" Conceito da poliembrionia.

  • A questão não está falando de poríferos, está se referindo a uma espécie de tatu que se reproduz assexuadamente por poliembrionia...

    POLIEMBRIONIA

    Pode ocorrer em casos de animais ovíparos ou em partenogênese. Durante as divisões mitóticas, cada célula pode dar origem a um novo indivíduo. O resultado deste caso especial de reprodução é o nascimento de dois ou mais seres, muito semelhantes e, necessariamente, do mesmo sexo. Gêmeos univitelinos são formados por este processo. Seres humanos, tatus, cães, coelhos e alguns insetos são exemplos de espécies que este tipo reprodutivo pode ocorrer.

  • Essa questão dava para responder usando um pouco de lógica, brotamento também pode ser chamado de gemiparidade e é a formação de brotos.

    Estrobilização é uma divisão transversal que ocorre em medusas

    A mais óbvia resposta seria Poliembrionia, pois embrio remete a embrião e poli, vários


ID
1613626
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na gametogênese humana,

Alternativas
Comentários
  • A) espermatócitos e ovócitos secundários, formados no final da primeira divisão meiótica, têm quantidade de DNA igual à de espermatogônias e ovogônias, respectivamente.

    Justificativa:

    Espermatócitos e ovócitos secundários são gerados ao final da primeira divisão meiótica, logo apresentam metade do número de cromossomos, mas estes se encontram duplicados, portanto a mesma quantidade de DNA das respectivas gônias.


ID
1634497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A continuidade da vida tem como mecanismo principal a reprodução, assexuada ou sexuada. Acerca de processos envolvidos na reprodução humana, julgue o item subsequente. 


No processo de diferenciação das espermátides, após, pelo menos, duas divisões celulares forma-se o espermatozóide. 


Alternativas
Comentários
  • Não são duas divisões celulares, mas sim duas diferenciações celulares.

  • Os espermatozóides são resultados de profundas modificações dos EspermatócitosII  esses por sua vez originam as espermátides que serão futuramente as células sexuais masculinas ( espermatozóides).

  • A espermátide é uma célula que precede o estágio final da espermatogênese, o espermatozoide. Nessa transição, ocorre um processo de diferenciação chamado de espermiogênese, no qual a espermátide sofre modificações estruturais para transformar-se num espermatozóide. 

  • Ao processo de diferenciação é dado o nome de '' espermiogênese'' que consiste em finalizar a modificação estrutural da espermatide, tornando-a funcional, maturando-a, desenvolvendo o acrossomo, ocorre perda citoplasmática, e desenvolve- se a cauda. Por fim, tem-se o espermatozoide.


ID
1634500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A continuidade da vida tem como mecanismo principal a reprodução, assexuada ou sexuada. Acerca de processos envolvidos na reprodução humana, julgue o item subsequente. 


A gametogênese é o processo de produção de gametas que ocorre na reprodução sexuada. 


Alternativas
Comentários
  • Gametogênese é o processo de formação de gametas que ocorre em organismos geralmente dotados de reprodução sexuada. O processo de divisão importante para a produção de gametas (células haplóides) é a meiose, pois esta reduz à metade a quantidade de cromossomos das células. A gametogênese masculina é chamada de espermatogênese e a feminina de ovogênese ou ovulogênese.


    fonte: descomplica.com.br


ID
1725646
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a gametogênese na espécie humana observa-se que:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra d?? 

  • Após o nascimento, por volta do terceiro mês de vida, as ovogônias param de se dividir, crescem, duplicam seus cromossomos e entram na prófase I da meiose, quando passam a ser chamadas de ovócitos primários ou ovócitos I. Os ovócitos primários permanecem dessa forma até que a mulher atinja a puberdade. 


    fonte: brasilescola

  • Para mim tb seria letra D. Pois na letra B (Gabarito da questão) diz que " espermatogônias (2n) sofrem sucessivas mitoses". Não ocorre mitose em espermatogônia para formar os espermatócitos primários, mas apenas crescimento preparando a célula para sua 1a meiose. Na minha opinião, o gabarito seria letra D.

  • O erro da questão D é que elas iniciam a primeira divisão meiótica ainda na vida embrionária, e elas só vão terminar ela na puberdade.

  • Em relação ao erro da letra D, ocorre que a proliferação de ovogonias por mitose tem inicio antes do período fetal. Na realidade acontece é uma paralisação dessas mitoses durante a a fase fetal para entao se da inicio a meiose

  • Em relação ao erro da letra D, ocorre que a proliferação de ovogonias por mitose tem inicio antes do período fetal.

  • A) nos homens, ao atingir a puberdade, (os espermatócitos primários) as espermatogônias (2n) sofrem a primeira divisão meiótica, originando os espermatócitos primários (n). Os espermatócitos primários sofrem a segunda divisão meiótica, originando os quatro espermatócitos secundários (n), que sofrem mitoses sucessivas e modificações, originando as espermátides.

    B) CORRETA nos homens, ao atingir a puberdade, as espermatogônias (2n) sofrem sucessivas mitoses e modificações, originando os espermatócitos primários (2n). Os espermatócitos primários sofrem a primeira divisão meiótica, originando os espermatócitos secundários (n), que sofrem a segunda divisão meiótica originando quatro espermátides (n).

    C nos homens, (na puberdade) no período fetal, as espermatogônias (2n) sofrem a primeira divisão meiótica, originando os espermatócitos primários (n). Os espermatócitos primários sofrem a segunda divisão meiótica, originando os espermatócitos secundários (n), que sofrem modificações para originar os espermatozóides (n).

    D nas mulheres, no período fetal, as ovogônias (2n) se proliferam por divisões mitóticas e se desenvolvem dando origem aos ovócitos primários (2n). Os ovócitos primários iniciam a primeira divisão meiótica na puberdade, mas a (meiose II) meiose só é concluída após a fecundação.

    E nas mulheres, no período fetal, as ovogônias (ovócitos primários) (2n) sofrem a primeira divisão meiótica, ate a prófase I. ). Os ovócitos primários iniciam a segunda divisão meiótica na puberdade, mas a meiose só é concluída após a fecundação.

  • para mim a D é a correta.


ID
1749541
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos mamíferos, o óvulo é uma célula que constitui o gameta feminino. Nas fanerógamas (gimnospermas e angiospermas), denomina se óvulo a estrutura multicelular que contém o gameta feminino. Em mamíferos e fanerógamas, o resultado da fecundação normal quanto ao número de conjuntos cromossômicos é

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada pela Fuvest!

    http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/12/fuvest-anula-uma-questao-de-biologia-da-primeira-fase-do-vestibular.html

  • "questão simples". pela arrogância, deve ter passado no concurso...


ID
1751416
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A reprodução em animais do sexo masculino envolve uma série de divisões celulares, que produzem espermatócitos primários e secundários como etapas intermediárias para a produção dos gametas masculinos.

Considere um macho adulto diploide que apresenta 28 cromossomos em suas células somáticas. Nesse caso, seus espermatócitos primários e seus espermatócitos secundários devem conter, respectivamente, os seguintes números de cromossomos:

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda as etapas da reprodução em animais do sexo masculino citando as divisões celulares que produzem espermatócitos primários e secundários. Pede-se o número de cromossomos de espermatócitos primários e secundários de um macho adulto diploide que apresenta 28 cromossomos. O processo de formação de células reprodutoras masculinas (espermatozoides) é chamado de espermatogênese e ocorre nos testículos, dentro dos tubos seminíferos, que se encontram as espermatogônias (2n). Na etapa inicial do processo, no período germinativo, as espermatogônias passam por mitoses até o período de crescimento, onde originam os espermatócitos primários, com células diploides (2n). Os espermatócitos primários duplicam seu DNA e iniciam a meiose, surgindo duas células menores, os espermatócitos secundários com células haploides (n). Os espermatócitos secundários realizam a segunda meiose, originando espermátides haploides (n). As espermátides então se transformam em espermatozoides (espermiogênese), com diferenciação celular, mas sem ocorrer outras divisões celulares. O espermatozoide formado é liberado no túbulo seminífero e segue para o epidídimo, virando célula móvel. Para resolver a questão, precisamos identificar a quantidade de cromossomos nos espermatócitos primários, que são células diploides (2n = 28 cromossomos – dado da questão) e nos espermatócitos secundários, que são células haploides (n = 14 cromossomos – dado da questão). (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)



    Fonte: Site Toda Matéria


    Gabarito do Professor: A.

ID
1758445
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

"Fêmeas 'virgens' de lagartos dão à luz na Grã-Bretanha
No início de 2007, no Zoológico de Chester (Inglaterra), uma fêmea de dragão-de-komodo (Varanus komodensis), a mais de dois anos após seu último contato com um macho da espécie, teve cinco filhotes. Para os cientistas, a capacidade de algumas espécies realizarem este processo garante a reprodução das mesmas, mesmo que uma fêmea viva isolada em uma ilha deserta, por exemplo". Retirado de: <http://www.bbc.co.uk/>

Qual o processo biológico que pode explicar isso?

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    A partenogênese refere-se a um tipo de reprodução assexuada de animais em que o embrião se desenvolve de um óvulo sem ocorrência da fecundação.

  • Partenogénese ou partenogênese refere-se ao crescimento e desenvolvimento de um embrião sem fertilização. São fêmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem. 

    Ex: Abelhas , Dragão de Komodo.


ID
1774345
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Desastres em usinas nucleares, como os ocorridos em Chernobyl (1986) e Fukushima (2011), geram preocupação devido às grandes quantidades de material radioativo lançadas no ambiente. A radiação produz mutações, tendo efeitos sobre a hereditariedade. No caso das células do sistema reprodutor masculino, a duração dos efeitos depende do estágio da espermatogênese afetado pela radiação, podendo haver menor ou maior chance de a mutação causar efeitos transgeracionais (aparecer nas gerações futuras). O efeito da radiação será mais duradouro e será mais provável a observação de efeitos transgeracionais se a mutação ocorrer: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    O efeito da mutação seria mais duradouro se ocorresse  nas espermatogônias pois elas estão em proliferação constante, através de mitose, durante toda a puberdade, isso provavelmente iria comprometer muitos espematozoides mais do que se a mutação fosse em outras células reprodutoras derivadas dos espermatócitos ou no próprio espermatozóide.

  • O PROCESSO DE ESPERMATOGÊNESE: O testículo apresenta-se formado por numerosos túbulos seminíferos. Estes apresentam em seu interior as células germinativas (os espermatozoides). Por volta dos 10 a 14 anos, com o início da puberdade e sob estímulo dos hormônios gonadotróficos da hipófise, inicia-se a formação dos espermatozoides. A espermatogênese compreende 4 etapas:

    FASE DE MULTIPLICAÇÃO, GERMINATIVA OU MULTIPLICATIVA: As células germinativas diploides diferenciam-se em espermatogônias e passam por um período de intensa multiplicação, através de divisões mitóticas, aumentando enormemente seu número.

    FASE DE CRESCIMENTO: Ao fim da fase de multiplicação, as espermatogônias crescem e passam a ser chamadas espermatócitos I ou espermatócitos primários.

    FASE DE MATURAÇÃO: Os espermatócitos primários entram então em meiose. A primeira divisão meiótica (divisão reducional) origina dois espermatócitos II ou espermatócitos secundários. A segunda divisão meiótica (divisão equacional) origina quatro espermátides. As espermátides já são células haploides e não se dividem mais, mas ainda não são os espermatozoides.

    FASE DE DIFERENCIAÇÃO: Nela, as espermátides passam por um processo denominado espermiogênese. Na espermiogênese, as espermátides, que são células grandes e redondas, sofrem as seguintes mudanças:

    perdem parte do citoplasma tornando-se menores para facilitar-lhes a motilidade;

    desenvolvem um flagelo, a partir dos centríolos; 

    desenvolvem um acrossoma, a partir do complexo de Golgi.

    Assim, o efeito da radiação em causar alguma alteração genética será mais impactante nas espermatogônias, uma vez que as mesmas são as que se renovam continuamente por mitoses, transmitindo essas alterações a suas células filhas, e originam todas as demais células no processo de espermatogênese.


ID
1806610
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Desastres em usinas nucleares, como os ocorridos em Chernobyl (1986) e Fukushima (2011), geram preocupação devido às grandes quantidades de material radioativo lançadas no ambiente. A radiação produz mutações, tendo efeitos sobre a hereditariedade. No caso das células do sistema reprodutor masculino, a duração dos efeitos depende do estágio da espermatogênese afetado pela radiação, podendo haver menor ou maior chance de a mutação causar efeitos transgeracionais (aparecer nas gerações futuras). O efeito da radiação será mais duradouro e será mais provável a observação de efeitos transgeracionais se a mutação ocorrer: 

Alternativas
Comentários
  • Na multiplicação da espermatogénese, as células que darão origem aos espermatozóides denominam-se espermatogónias, e estão localizadas na periferia dos tubos seminíferos.

  • Espermatogónias surge na fase germinativa (multiplicação), divisão dada por mitose.

  • Fase de proliferação ou de multiplicação: inicia-se na puberdade e ocorre de modo contínuo, durante toda a vida do indivíduo. As células primordiais dos testículos, diploides, aumentam em quantidade por mitoses consecutivas e formam as espermatogônias.

     

    fonte: sobiologia

  • Recebi de uma aluna uma questão muito parecida com essa. Porém ao invés de falar da espermatogênese ele (professor) trocou para ovogênese. A aluna marcou a resposta e. ovogônias ela está certa?

    Desastres em usinas nucleares, como os ocorridos em Chernobyl (1986), Fukushima (2011), Goiânia (1987) e ataques nucleares, como Hiroshima e Nagasaki (1945) geram preocupação devido às grandes quantidades de material radioativo lançados no ambiente. A radiação é causadora de mutações, podendo ter efeitos sobre a hereditariedade. No caso das células do sistema reprodutor feminino, a duração dos efeitos depende do estágio da ovulogênese afetado pela radiação, podendo haver menor ou maior chance de a mutação causar efeitos nas gerações futuras. O efeito da radiação será mais duradouro e será mais provável a observação de efeitos nas gerações conseguintes caso ocorra nas/nos: Escolha uma: " a. ovócitos II.

    b. ovócitos I.

    c. células germinativas.

    d. corpúsculos polares.

    e. ovogônias.


ID
1903351
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante uma espermatogênese na espécie humana ocorreu uma não disjunção que resultou na formação de dois tipos de espermatozoides: um tipo com 22 cromossomos (21 + Y) e outro tipo com 24 cromossomos (23 + X).

Considerando que um óvulo normal tenha sido fecundado pelo espermatozoide 23 + X, espera-se como resultado

Alternativas

ID
2230873
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No mundo animal, usualmente, as células reprodutivas femininas são maiores que as masculinas. Esse aspecto é resultado de diferenciações que ocorrem nas ovogônias. A diferenciação observada é resultado da(o):

Alternativas
Comentários
  • as ovogônias acumulam substâncias de reserva (vitelo) e consequentemente aumentam de tamanho, transformando-se em células maiores denominadas ovócitos primários. 

    fonte: wikipedia

  • letra A

     

  • Vimos que os gametas femininos são bem maiores que os gametas masculinos. Isto é resultado do acúmulo de substâncias nutritivas pelos ovócitos.

    Portanto, alternativa A está correta.


ID
2448685
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Espermiogênese inclui todos os eventos que envolvem a transformação de espermatogônias em espermatozoides. Por outro lado, ovogênese é o processo pelo qual a ovogônia se diferencia em ovócitos maduros. A respeito desses processos, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Quando o ovócito primário é envolto por duas ou mais camadas de células foliculares, essa camada é denominada granulosa. As células foliculares passam a secretar glicoproteínas, formando a zona pelúcida entre a granulosa e o ovócito.

    fonte: wikipedia

  • Durante a ovulação, tanto a zona pelúcida como as células foliculares que formam a corona radiata são expelidas. Para formar o corpo lúteo restam as células da granulosa, o cumulus oophorus, associados às tecas foliculares interna e externa.


ID
2545828
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os ciclos de vida de organismos com reprodução sexuada têm características em comum, como a meiose e a fertilização. O que acontece entre esses dois eventos pode variar dependendo do tipo de ciclo de vida. Considerando os tipos de ciclo de vida dos seres com reprodução sexuada, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A - Incorreta. Essa característica é da meiose espórica.

    B- Incorreta. No ciclo de vida haplobionte haplonte, comum em fungos, a meiose é zigótica.

    C-Correta

    D- Incorreta. O ciclo de vida das plantas é diplobionte (alternância de gerações) e a meiose espórica produz esporos haploides.

    E-Incorreta. A meiose gamética ocorre em animais que apresentam ciclo de vida haplobionte diplonte.

  • A - A meiose zigótica ocorre no ciclo haplobionte haplonte (algumas algas, fungos e protozoários)

    B - A meiose é zigótica

    C - correta

    D - a meiose esporica produz esporos e o ciclo de vida é diplobionte

    E - a meiose zigótica somente ocorre em haplobiontes haplontes, os animais realizam fecundação gametica (n + n) pra gerar um zigoto 2n que cresce por meio de mitose, isso caracteriza o ciclo haplobionte diplonte


ID
2787967
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os seres vivos reproduzem-se de forma sexuada ou assexuada, enquanto a divisão de suas células pode ocorrer através de processos conhecidos como mitose e meiose. A respeito da correlação entre o processo de divisão celular e o tipo de reprodução, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Reprodução assexuada,a qual inclui fissão binária e cissiparidade é um processo que ocorre por MITOSE


ID
3046186
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IF-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando os estudos sobre fertilização in vitro realizados no ouriço-do-mar, analise as proposições:


I – O primeiro bloqueio à poliespermia ocorre quando o primeiro espermatozoide perfura a camada vitelínica e encosta na membrana plasmática do ovo, desencadeando uma despolarização.

II – O segundo bloqueio, este definitivo, se dá por um processo de exocitose dos grânulos corticais liberados entre a membrana celular e a membrana vitelínica, esse processo é chamado de reação cortical, ocorre em toda a superfície do ovo, e desencadeia uma série de eventos que garantem o bloqueio à poliespermia.

III – A entrada do espermatozoide é facilitada pela micrópila, depois da penetração do primeiro espermatozoide ela se fecha e os outros espermatozoides não conseguem mais penetrar, devido a uma alteração nas proteínas da membrana do ovo, com a qual se ligam.


É correto o que se afirma somente em:

Alternativas
Comentários
  • I – O primeiro bloqueio à poliespermia ocorre quando o primeiro espermatozoide perfura a camada vitelínica e encosta na membrana plasmática do ovo, desencadeando uma despolarização. CERTO. Com a fusão do espermatozoide no oócito, há o bloqueio à polispermia. Em seguida, ocorre a despolarização da membrana do oócito, devido a um influxo de Ca2+

    II – O segundo bloqueio, este definitivo, se dá por um processo de exocitose dos grânulos corticais liberados entre a membrana celular e a membrana vitelínica, esse processo é chamado de reação cortical, ocorre em toda a superfície do ovo, e desencadeia uma série de eventos que garantem o bloqueio à poliespermia. CERTO O aumento dos níveis citoplasmáticos de Ca2+ provoca a exocitose dos grânulos corticais. A reação cortical é o bloqueio definitivo à polispermia. Dos grânulos são liberados enzimas e glicosaminoglicanos. As enzimas hidrolisam os resíduos de açúcar da ZP3, impossibilitando a ligação de outros espermatozoides, e clivam parcialmente a ZP2, causando sua mudança conformacional, o que modifica a estrutura da zona pelúcida e transforma-a na membrana hialina, de difícil penetração. Os glicosaminoglicanos, devido à sua carga negativa, atraem Na+, que, por ser osmoticamente ativo, atrai água, afastando a membrana hialina da membrana plasmática do oócito secundário.

    III – A entrada do espermatozoide é facilitada pela micrópila, depois da penetração do primeiro espermatozoide ela se fecha e os outros espermatozoides não conseguem mais penetrar, devido a uma alteração nas proteínas da membrana do ovo, com a qual se ligam. ERRADO. Micrópila é um termo usado na botânica que indica pequena abertura no ápice do óvulo, por onde penetra o tubo polínico, para realizar a fecundação.

  • III- errada

    Micrópila é um termo usado na botânica que indica pequena abertura no ápice do óvulo, por onde penetra o tubo polínico, para realizar a fecundação.


ID
3047137
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A gametogênese é um dos mecanismos existentes em organismos de reprodução sexuada e permite a formação de gametas e consequente transferência de genes às gerações seguintes. Em relação a gametogênese humana, assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar cada uma das alternativas:

    A) Certo. 

    B) Está errado, a oogênese culmina com a formação dos ovócitos secundários.

    C) Errado, existe diferença de inícios para cada etapa entre as gametogêneses masculina e feminina.

    D) Errado. Cada ovócito primário dá origem a um ovócito secundário e um corpúsculo polar.

    E) A espermiogênese transforma as espermátides em espermatozoides, e não o contrário.

    Portanto, alternativa A está correta. 


ID
3048379
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Abaixo são caracterizadas as fases da espermatogênese humana:


I. Período germinativo: ocorrem divisões mitóticas que dão origem a espermatogônias (2n).


II. Espermiogênese: sem divisões celulares, sendo que cada espermatogônia aumenta de volume, originando os espermatócitos I (2n).


III. Período de maturação: ocorrem divisões meióticas sendo que cada espermatócito dá origem a dois espermatócitos II, que ao sofrerem meiose, por sua vez, originam quatro espermátides(n).


IV. Período de crescimento: ocorre a diferenciação das espermátides em espermatozoides ocorrendo a perda de grande parte do citoplasma, a reorganização das organelas citoplasmáticas, crescimento do flagelo e formação do acrossomo.


Quanto à associação correta entre a caracterização da fase e sua respectiva denominação pode-se afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letra D - Apenas as assertivas I e III estão corretas.

    A II e a IV estão trocadas. A II trata-se de período de crescimento e a IV trata-se de espermiogênese.

    Bom estudo!


ID
3163987
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fertilização realiza tanto a recombinação de material genético para formar um organismo novo e geneticamente distinto, como inicia eventos que começam o desenvolvimento embrionário. Várias etapas devem ocorrer para que haja sucesso na fertilização (não assistida). Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Penetração do espermatozoide na zona pelúcida através da digestão da matriz extracelular por uma hialuronidase de membrana. A penetração do espermatozoide depende da liberação de anticorpos policlonais (denominada reação policlonal). Em seguida, o espermatozoide se liga a outra proteína da zona, e à medida que a zona pelúcida é digerida, o espermatozoide nada através do oócito.
II. Fusão da membrana do espermatozoide e do óvulo. Uma cascata de sinalização desencadeada por Ca++.
III. Todo o espermatozoide penetra no oócito durante a fusão. O flagelo e a mitocôndria se desintegram, de forma que a maior parte do DNA mitocondrial das células vem da mãe.
IV. Uma vez dentro do oócito, ocorre a denaturação do DNA do espermatozoide. Uma membrana, denominada pró-núcleo, se forma ao redor do DNA do espermatozoide, à medida que o oócito recém-ativado completa a segunda divisão meiótica.

Alternativas
Comentários
  • Antes de explicar a questão, alguns conceitos interessantes:

    Reprodução Assistida: é o nome dado a tratamentos que podem ajudar você a engravidar sem ter relações sexuais. 

    A questão trata sobre fertilização não assistida.

    Reprodução NÃO assistida: métodos naturais de engravidar. Por relações sexuais.

    O encontro com o espermatozóide houve a fecundação, se tudo ocorrer normalmente e as divisões celulares se iniciarem para formar um novo organismo, então ocorreu a fertilização. Ou seja, a fertilização é quando o óvulo se torna capaz de gerar uma vida e isso só acontece após a fecundação.

    Sobre as assertivas:

    I. Penetração do espermatozoide na zona pelúcida através da digestão da matriz extracelular por uma hialuronidase de membrana. A penetração do espermatozoide depende da liberação de anticorpos policlonais (denominada reação policlonal). Em seguida, o espermatozoide se liga a outra proteína da zona, e à medida que a zona pelúcida é digerida, o espermatozoide nada através do oócito. ERRADO. A primeira camada do ovócito que o espermatozoide degrada é a corona radiada que é rica em ácido hialurônico. A proteína usada é a enzima hialuronidade.

    II. Fusão da membrana do espermatozoide e do óvulo. Uma cascata de sinalização desencadeada por Ca++. CERTO. Um influxo de Ca2+ provoca a fusão da membrana externa do acrossomo com a membrana plasmática do espermatozoide em vários pontos. Nesses locais, as membranas rompem-se, liberando as enzimas do acrossomo. A hialuronidase, por exemplo, degrada o ácido hialurônico, um glicosaminoglicano da matriz extracelular da corona radiata.

    III. Todo o espermatozoide penetra no oócito durante a fusão. O flagelo e a mitocôndria se desintegram, de forma que a maior parte do DNA mitocondrial das células vem da mãe.  CERTO. Todo o espermatozoide penetra. Depois será degradado a calda, membrana e mitocôndrias. Quando a degradação não ocorre, pode acontecer anomalias.

    IV. Uma vez dentro do oócito, ocorre a denaturação do DNA do espermatozoide. Uma membrana, denominada pró-núcleo, se forma ao redor do DNA do espermatozoide, à medida que o oócito recém-ativado completa a segunda divisão meiótica.ERRADO, A onda de Ca2+ promovida pela entrada do espermatozoide resulta na ativação da enzima CAM-quinase II e na consequente degradação da ciclina do MPF. Assim, o oócito completa a segunda meiose, transformando-se em óvulo e liberando o segundo corpúsculo polar. Os núcleos dos gametas são denominados pronúcleos. Com a substituição das protaminas pelas histonas acumuladas no citoplasma do oócito, o material genético do espermatozoide descondensa-se. Os envoltórios nucleares desintegram-se, e os cromossomos pareiam-se. Tem-se uma célula diploide, o zigoto. Acredito que o erro da frase está na formação da membrana pró-nucleo. Não há formação de membrana.

  • Se a mitocôndria se desintegra, porque a questão afirma a maior parte do DNA mitocondrial vem da mãe? Não seria TODO o DNA mitocondrial vem da mãe?

  • Essa questão está com alguns conceitos equivocados.

    II. Fusão da membrana do espermatozoide e do óvulo. Está equivocada essa questão, pois o espermatozoide se funde com a membrana do ovócito secundário, jamais óvulo. Porque só pode ser considerado óvulo, após a fusão dos núcleos.


ID
3181921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A oogênese refere-se à sequência de eventos pelos quais as oogônias (oócitos primordiais) são transformadas em oócitos. No desenvolvimento reprodutivo feminino, esse processo de maturação inicia-se

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a dificuldade da questão está em entender o enunciado, em entender o que o examinador realmente quer (enunciado mal elaborado). Ele fala sobre a "sequência de eventos pelos quais as oogônias (oócitos primordiais) são transformadas em oócitos", que é o período de crescimento da ovogênese. Como resposta, ele quer saber em que tempo da vida da mulher essa fase acontece. A questão fica muito mal feita e confunde o candidato quando ela diz "esse processo de maturação", pois existe uma fase chamada "período de maturação", que é a última fase da ovogênese. Mas não é essa que o examinador quer. Observe que "esse processo" é um termo anafórico que se refere ao período mencionado anteriormente. Pois bem, sabemos que o período de crescimento começa com 3 meses de gestação (quando termina o período germinativo) e termina após a puberdade, quando começa o período de maturação.

    Gabarito: E

  • Vimos que o processo de maturação se inicia durante o período fetal, na vida intrauterina e se completa após a puberdade.

    Portanto, alternativa E está correta.


ID
3307855
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A reprodução é uma característica de todos os seres vivos. Ela é fundamental para a manutenção da espécie, uma vez que, nas atuais condições da Terra, os seres vivos só surgem a partir de outros seres vivos iguais a eles por meio da reprodução. São vários os tipos de reprodução que os seres vivos apresentam, mas todos eles podem ser agrupados em duas grandes categorias: A reprodução sexuada ou reprodução assexuada. Na reprodução _______________ os indivíduos que são gerados são idênticos entre si. Seu patrimônio genético se modifica se sofrerem modificações na sequência do _________. A reprodução ______________ está relacionada com processos que envolve, troca e mistura de material genético entre indivíduos da mesma espécie. Traz grandes vantagens aos seres vivos por aumentar a chance de sobrevivência da espécie em um mundo onde as ________________ são constantes. constantes.

Assinale a alternativa que preenche correta e, respectivamente as lacunas do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • lentra d


ID
3479065
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Vinhedo - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

______________ é função vital dos organismos, cujo principal papel é a garantia da sobrevivência da espécie, ocorrendo através da passagem dos _____________ para gerações futuras. Existem duas formas de reprodução: a sexuada e a assexuada. A reprodução sexuada exige 2 _____________ para que ocorra a ____________. A reprodução assexuada é aquela própria dos _______________, em que só intervém um indivíduo. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:

Alternativas
Comentários
  • Reprodução é função vital dos organismos, cujo principal papel é a garantia da sobrevivência da espécie, ocorrendo através da passagem dos genes para gerações futuras. Existem duas formas de reprodução: a sexuada e a assexuada. A reprodução sexuada exige 2 gametas para que ocorra a fecundação. A reprodução assexuada é aquela própria dos unicelulares, em que só intervém um indivíduo.

    C) Reprodução, genes, gametas, fecundação, unicelulares


ID
3542479
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Anhembi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qual dos eventos abaixo ocorre no ciclo de vida de toda espécie com reprodução sexuada?

Alternativas
Comentários
  • A diferenciação celular durante o desenvolvimento embrionário não ocorre com todos? Quais são as exceções de espécies?

  • Também não entendi.


ID
3542488
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Anhembi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere à reprodução sexuada, pode-se afirmar que certamente existe(m):

Alternativas

ID
3587122
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaíba - PE
Ano
2015
Disciplina
Biologia
Assuntos

Desenvolvimento que corresponde ao conjunto de transformações que ocorrem em um organismo, desde que se forma o zigoto, passando por todas as fases embrionárias, até que se complete a sua formação denomina-se: 

Alternativas

ID
3732298
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas em relação aos diferentes tipos de óvulos:


1. Os isolécitos ou oligolécitos possuem muito vitelo distribuído de modo desigual na célula, formando uma região chamada de polo animal. Esse tipo de óvulo ocorre nos anfíbios e alguns peixes.

2. Os telolécitos são óvulos grandes, com muito vitelo distribuído de forma desigual na célula. Esse tipo de óvulo ocorre nos répteis, aves e alguns peixes.

3. Os heterolécitos possuem pouco vitelo, homogeneamente distribuído pelo citoplasma. Esse tipo de óvulo ocorre nos equinodermos e cefalocordatos.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Corrigindo :

    1- Os isolécitos ou oligolécitos possuem pouco vitelo encontrado em mamíferos e equinodermos

    3- Os heterolécitos possuem pouco vitelo. Esse tipo de óvulo ocorre nos anfíbios, molusco e anelídeos.

    Ambos tem clivagem holoblástica sendo o isolécito (total) e o heterolécito ( parcial)

  • Vamos analisar as afirmativas:

    1 – Incorreto. Os isolécitos (ou oligolécitos) possuem pouco vitelo, distribuído de maneira igual. Estes ovos ocorrem em mamíferos, cordados e equinodermos. 

    2 – Está correto!

    3 – Ovos heterolécitos apresentam quantidade intermediária de vitelo. Esse vitelo é distribuído heterogeneamente, como vimos, formando os polos vegetal e animal. Estes ovos ocorrem em anfíbios. 

    Portanto, alternativa B está correta. 

  • Ovos telolécitos ou megalécitos

    Esses ovos são encontrados nos moluscos cefalópodes (polvo e lula), na maioria dos peixes, nos répteis, nas aves e nos mamíferos monotremados (ornitorrinco e équidna). O embrião se desenvolve, principalmente, fora do corpo da fêmea.


ID
3785098
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qual das seguintes alternativas descreve a formação de um zigoto?

Alternativas

ID
3809344
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A reprodução é o mecanismo essencial para a perpetuação, a diversidade das espécies e a continuidade da vida. Os gametas são os veículos de transferência dos genes para as próximas gerações. A gametogênese humana é o fenômeno biológico de formação dos oócitos secundários e espermatozoides. As afirmativas a seguir se referem à oogênese. Analise-as e assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3847321
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A reprodução em animais do sexo masculino envolve uma série de divisões celulares, que produzem espermatócitos primários e secundários como etapas intermediárias para a produção dos gametas masculinos.

Considere um macho adulto diploide que apresenta 28 cromossomos em suas células somáticas. Nesse caso, seus espermatócitos primários e seus espermatócitos secundários devem conter, respectivamente, os seguintes números de cromossomos:

Alternativas
Comentários
  • Resposta:

    Durante a espermatogênese em animais do sexo masculino, as células diploides conhecidas como espermatogônias passam por um período de proliferação através de sucessivas mitoses, resultando na produção de espermatócitos primários. Como as divisões mitóticas não alteram o número de cromossomos das células, os espermatócitos primários também são diploides, tendo o mesmo número de cromossomos que qualquer célula diploide do corpo. Em seguida, os espermatócitos primários sofrem uma divisão meiótica, dando origem a espermatócitos secundários haploides, ou seja, com a metade do número de cromossomos das células diploides.

    Gabarito: letra A.


ID
3893317
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quanto à partenogênese, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão, é necessário saber que a partenogênese é o desenvolvimento do óvulo sem a participação do espermatozoide, onde a fêmea se reproduz sem a participação ativa do macho, isto é, não ocorre o processo de fecundação. Além disso, a partenogênese pode ser derivada tanto por mitose quanto por meiose, sendo assexuada ou sexuada, respectivamente.

    Com essa análise, chega-se ao gabarito da letra C


ID
4050424
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em nosso planeta, a perpetuação da vida se dá graças à capacidade dos seres vivos de produzirem descendentes semelhantes a si mesmos. Apoiando-se em seus conhecimentos sobre reprodução humana, assinale o que for correto

As células precursoras dos gametas são chamadas de ovogônias, sendo que cada ovogônia, durante a ovulogênese, dará origem a 2 óvulos e 2 glóbulos polares.

Alternativas

ID
4090189
Banca
FPS
Órgão
FPS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o processo de formação dos gametas, as células germinativas primordiais sofrem modificações e originam os espermatozoides e os óvulos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Corrigindo:

    B) ovogônias são células diploides.

    C) As espermátides são originadas durante a meiose II.

    D) O ovócito primário origina duas células de tamanhos diferentes.

    E)O processo de diferenciação do ovócito secundário depende da fecundação.


ID
4093048
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando o gameta feminino, sem prévia fecundação, entra em divisão, originando um novo ser, diz-se que ocorreu

Alternativas
Comentários
  • Melhor comentário para aprender a matéria

    Top top top

  • A partenogênese é um caso particular de reprodução, na qual o embrião se desenvolve de um óvulo, sem que a fêmea seja fertilizada por um macho.

    Assim, os descendentes são originados a partir de óvulos não fecundados e apresentam material genético de origem materna.

    A partenogênese ocorre em insetos, crustáceos, aracnídeos e em algumas espécies de peixes, anfíbios e répteis.

    TOME NOTA: na partenogênese não há variabilidade genética


ID
4186126
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A maior parte dos animais e plantas se reproduzem sexuadamente, mas, em algumas espécies desses dois grupos, os óvulos também podem-se desenvolver sem que ocorra a fecundação.


Essa forma de reprodução é denominada

Alternativas
Comentários
  • partenogênese refere-se a um tipo de reprodução assexuada de animais em que o embrião se desenvolve de um óvulo sem ocorrência da fecundação. Alguns tipos de vermes, de insetos e uns poucos animais vertebrados, como certas espécies de peixes, de anfíbios, e de répteis, se reproduzem por partenogênese.

  • A partenogênese é um caso particular de reprodução, na qual o embrião se desenvolve de um óvulo, sem que a fêmea seja fertilizada por um macho.

    Assim, os descendentes são originados a partir de óvulos não fecundados e apresentam material genético de origem materna.

    A partenogênese ocorre em insetos, crustáceos, aracnídeos e em algumas espécies de peixes, anfíbios e répteis.

    TOME NOTA: na partenogênese não há variabilidade genética


ID
4187242
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à gametogênese em humanos.

( ) Em homens e em mulheres, a gametogênese tem início na puberdade.
( ) Em homens, a gametogênese ocorre nos túbulos seminíferos.
( ) Em mulheres, a gametogênese produz quatro células haploides funcionais por mês.
( ) Em homens e em mulheres, o hormônio folículo estimulante atua na maturação dos gametas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Em homens e em mulheres, a gametogênese tem início na puberdade (F) ´- gametogênese em mulheres têm início ainda na fase embrionária. Em homens, na adolescência.

    Em homens, a gametogênese ocorre nos túbulos seminíferos (V)- verdade, nos testículos, mais precisamente nos túbulos seminíferos. Já nas mulheres ocorre nos ovários.

    Em mulheres, a gametogênese produz quatro células haploides funcionais por mês (F) não, na espermatogênese, no final, uma célula é capaz de formar 4 espermatozoides, mas as mulheres só um gameta viável

     Em homens e em mulheres, o hormônio folículo estimulante atua na maturação dos gametas (V) sim, o famoso FSH

    letra e

  • ótima pra revisão - CFO PMPR 2022

    (F) Em homens e em mulheres, a gametogênese tem início na puberdade - não - apenas nos homens - nas mulheres inicia ainda na barriga da mãe - mas não completa - ela estaciona na meiose I antes de iniciar a metafase I.

    (V) Em homens, a gametogênese ocorre nos túbulos seminíferos.

    (F) Em mulheres, a gametogênese produz quatro células haploides funcionais por mês. - não - apenas 1 - as outras 3 são glóbulos polares

    (V) Em homens e em mulheres, o hormônio folículo estimulante atua na maturação dos gametas


ID
4195810
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sabendo-se que os cachorros (Canis lupus familiaris) apresentam 78 cromossomos, identifica-se que

Alternativas
Comentários
  • células haploides, como os gametas, possuem metade dos cromossomos diploides, se o indivíduo tem 78 cromossomos, na divisão meiótica ele possuirá apenas 39 cromossomos.

    Alternativa C)

  • a espécie é poliploide? não dá pra saber

    os gametas da espécie têm 78 cromossomos? isso seria no zigoto ou nas células somáticas

    as fêmeas da espécie têm um par de cromossomos sexuais XY? fêmeas são XX

    os machos da espécie têm 39 pares de cromossomos autossômicos? são 38 pares + X + Y

    CFO - PMPR

    falta 12 dias.....


ID
4198861
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à reprodução, o genitor ou genitores transmitem aos descendentes informações sobre as características da espécie. Assim, a transmissão das informações codificadas de geração para geração constitui a hereditariedade. Geralmente todas as informações para o funcionamento das células eucarióticas, bem como do organismo, estão inscritas nos cromossomos. Quanto aos cromossomos, leia o texto a seguir:


O número de cromossomos varia entre as espécies. Por exemplo, na espécie humana há _________ de cromossomos, sendo a maior parte denominada ________________. Nas células corporais, denominadas células somáticas, têm ___ cromossomos no núcleo; já o gameta, óvulo ou espermatozoide, possui ______________.


Assinale a alternativa CORRETA que completa o texto acima

Alternativas
Comentários
  • Na espécie humana há 24 tipos de cromossomos pois há um total de 22 pares de homólogos, que são cromossomos com os mesmos lócus, mais os sexuais, que são X e Y. Assim, são 22 pares de autossomos somados com dois cromossomos sexuais distintos (X e Y).

  • simples! nossas celulas somáticas são 2n - 46 cromossomos

    as celulas gameticas são 1n - 23 cromossomos

    quanto ao tipo - temos 22 pares autossomicos + X + Y formando 24 tipos diferentes

    CFO-PMPR

    2022


ID
4212250
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O processo de formação de gametas masculinos (espermatogênese) na espécie humana tem relações com os sistemas nervoso e hormonal. Sendo assim,

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação. Como assim alcolismo e má nutrição não afeta a gametogenese

  • "A infertilidade masculina é causada por fatores que bloqueiam ou alteram a espermatogênese. O alcoolismo e o fumo afetam a qualidade sexual e a capacidade de concepção no homem podendo desenvolver problemas de fertilidade."

    Questão estranha...

  • LH e não FSH quem está relacionado com a sintese da testosterona. O FSH atua na formação de espermatozóides na células de Sertolli.

    Gabarito A e não D

  • Não é a questão que é estranha, é esse vestibular. Nível baixíssimo nas questões.

  • ??????????? como assim...


ID
5027986
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O tipo de óvulo produzido por cada animal é determinante no seu desenvolvimento. Como exemplo ao Animais ovíparos, necessitam de óvulos com grande quantidade de vitelo para alimentar seus embriões durante seu desenvolvimento, devido ficarem isolados durante todo esse tempo dentro de seus ovos, ao contrário, os mamíferos vivíparos não necessitam de óvulos com grande quantidade de vitelo, pois, após a fecundação o embrião irá se fixar no útero e passará a receber nutrientes através do cordão umbilical e da placenta. A quantidade e a posição do vitelo dentro dos óvulos são utilizadas para classificá-los, relacione as colunas e assinale a alternativa correta:

I- Oligolécitos
II- Mesolécitos
III- Centrolécitos
IV- Telolécitos

( ) Uma quantidade razoável de vitelo que fica concentrada na região central, são típicos da maioria dos insetos.
( ) A quantidade de vitelo é intermediária, e estará mais concentrado no polo vegetativo da célula do que no polo animal. São típicos de anfíbios, de várias espécies de peixes e alguns invertebrados.
( ) Uma enorme quantidade de vitelo, distribuído no polo vegetativo, são comuns em animais ovíparos, como as aves e os répteis, vários peixes, moluscos e nos mamíferos ovíparos.
( ) A quantidade de vitelo é muito pequena, sendo distribuída homogeneamente em todo o citoplasma, é característico de animais que possuem um desenvolvimento rápido como esponjas, corais e estrelas-do-mar e também dos mamíferos vivíparos.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão aborda os tipos de óvulos diferentes para cada animal, que precisam do vitelo para alimentação de seus embriões em grande quantidade, como os animais ovíparos, ou em pequenas quantidades, como os animais vivíparos. Na classificação de quantidade e posição do vitelo nos óvulos, pede-se que seja indicada a alternativa correta com as colunas relacionadas. O processo de multiplicação e de diferenciação celular forma tecidos de um embrião na embriogênese. O vitelo, reserva de nutrientes desenvolvida para alimentar o embrião nos óvulos em seu desenvolvimento, pode ser encontrado em grande quantidade ou em pequena quantidade, a depender do tipo de animal. Os ovos são classificados pela quantidade ou forma de distribuição de vitelo, podendo ser:
    • Oligolécitos (ou isolécitos) – apresentam pouco vitelo, com distribuição homogênea, presente em muitos invertebrados. (ex.: equinodermos, anelídeos, platelmintos e mamíferos vivíparos)
    • Mesolécitos (ou heterolécitos)– ovos com quantidade moderada de vitelo, com maior concentração no polo vegetal. Presente em anfíbios, por exemplo.
    • Telolécitos (ou megalécitos) – ovos com grande quantidade de vitelo, ocupando a célula quase inteiramente e com maior presença no polo vegetal. Presente em aves, répteis, peixes ósseos e mamíferos ovíparos, por exemplo.
    • Centrolécitos – Apresentam grande quantidade de vitelo, ocupando a maior parte do ovo concentrado no centro. Encontrado em artrópodes. 
    (Gametogênese feminina: A ovogêneseBiologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

    Relacionando as colunas com as respectivas classificações:

    (III – Centrolécitos) Uma quantidade razoável de vitelo que fica concentrada na região central, são típicos da maioria dos insetos.
    (II – Mesolécitos) A quantidade de vitelo é intermediária, e estará mais concentrado no polo vegetativo da célula do que no polo animal. São típicos de anfíbios, de várias espécies de peixes e alguns invertebrados.
    (IV – Telolécitos) Uma enorme quantidade de vitelo, distribuído no polo vegetativo, são comuns em animais ovíparos, como as aves e os répteis, vários peixes, moluscos e nos mamíferos ovíparos.
    (I – Oligolécitos) A quantidade de vitelo é muito pequena, sendo distribuída homogeneamente em todo o citoplasma, é característico de animais que possuem um desenvolvimento rápido como esponjas, corais e estrelas-do-mar e também dos mamíferos vivíparos.


    Fonte da imagem: site Proenem



    A quantidade e a posição do vitelo dentro dos óvulos são utilizadas para classificá-los, relacione as colunas e assinale a alternativa correta:

    A) III-II-IV-I. Centrolécitos, mesolécitos, telolécitos e oligolécitos, é a ordem correta das classificações de vitelo apresentadas na questão. CORRETA.

    B) II-IV-I-III. Todas as posições estão incorretas nessa alternativa. Incorreta.

    C) I-II-III-IV. Apenas a posição II (mesolécitos) está correta nessa alternativa. Incorreta.

    D) IV-I-II-III. Todas as posições estão incorretas nessa alternativa. Incorreta.

    E) III-II-I-IV. As duas primeiras posições, III (centrolécitos) e II (mesolécitos) estão corretas, porém as duas últimas estão invertidas. Incorreta.


    Gabarito do Professor: A

ID
5059867
Banca
VUNESP
Órgão
UNIVESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A tabela contém o número de cromossomos existentes no núcleo de células somáticas de três espécies de animais.

Espécie Número de cromossomos
Gallus gallus (galo) 78
Felis catus (gato) 76
Pan troglodytes (chimpanzé) 48

Dessa forma, o óvulo, o zigoto e o espermatozoide, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O zigoto é (2n); o óvulo e os espermatozoides são (n).

    Só fazer as contas.

    Gabarito : (A)

  • Galera nessas questões assim de Meiose/Mitose e cromossomos é sempre bom desenhar também, a chance de você errar, se saber o que está desenhando obv, é muito menor.

    O zigoto é (2n); o óvulo e os espermatozoides são (n).

  • Para responder essa questão é necessário saber que o óvulo é N, o espermatozoide é N e o zigoto é proveniente da união de ambos os outros, sendo 2n. O que isso significa? Que no processo de divisão celular meiótica a célula que carregava x cromossomos carrega´ra apenas metade desses cromossomos.

    Assim, o óvulo do galo deve carregar apenas 39 cromossomos, já que no indivíduo completo encontramos 78 cromossomos. No caso do gato, temos que ter o seu zigoto, por isso mantém os seus 76 cromossomos intactos, já que o zigoto é a junção entre duas células N. Por último, temos o chimpanzé, que possui 48 cromossomos, mas como queremos o seu espermatozoide, temos que pegar apenas metade disso, isto é, 24. Coloque em ordem e encontre a alternativa A)


ID
5064625
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre as fases da espermatogênese, a Espermiogênese:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Nessa fase damos o nome de especiação  ou diferenciação e nela as espermátides começam a se transformar em espermatozoides. Nessa fase, as espermátides perdem praticamente todo o citoplasma e começam um processo em que desenvolverão, a partir do centríolo, um flagelo.

  • espermatogônias -> mitose -> espermatócitos I - > meiose I -> espermatócitos II -> meiose II -> espermátides -> espermiogênese -> espermatozoide

  • A questão pede a alternativa correta sobre a espermiogênese, processo que ocorre durante uma das fases da espermatogênese. O processo de formação de células reprodutoras masculinas (espermatozoides) é chamado de espermatogênese e ocorre nos testículos, dentro dos túbulos seminíferos, onde se encontram as espermatogônias (2n). Esse processo inicia na fase da adolescência e perdura por toda a vida. Na etapa inicial do processo, no período germinativo, as espermatogônias passam por mitoses até o período de crescimento, onde originam os espermatócitos primários, com células diploides (2n). Os espermatócitos primários duplicam seu DNA e iniciam a meiose, surgindo duas células menores, os espermatócitos secundários com células haploides (n). Os espermatócitos secundários realizam a segunda meiose, originando espermátides haploides (n). As espermátides então se transformam em espermatozoides (espermiogênese), com diferenciação celular, mas sem ocorrer outras divisões celulares. O espermatozoide formado é liberado no túbulo seminífero e segue para o epidídimo, virando célula móvel. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)


    Fonte da imagem: site todamateria.com.br



    Sobre as fases da espermatogênese, a Espermiogênese:


    A) É marcada pelo aumento do volume da célula e ocorrência de uma segunda mitose, produzindo os espermatócitos primários (espermatócitos I), que também são células diploides (2n). Ocorrem diversas mitoses na espermatogênese que resultam em espermatócitos I (2n), porém no período de maturação, e não na espermiogênese. Incorreta.


    B) Ocorre a primeira meiose e os espermatócitos I dão originam duas células haploides (n), ou seja, com metade do número de cromossomos.
    Essa meiose que origina os espermatócitos II (n) ocorre no período de maturação, e não na espermiogênese. Incorreta.


    C) Onde as células germinativas originam as espermatogônias, células diploides localizadas nos túbulos seminíferos, que se multiplicam através da mitose. Esse é o período germinativo, onde ocorrem diversas mitoses das células germinativas que se transformam em espermatogônias, que crescem e se tornam espermatócitos I. Incorreta.


    D) Também chamada de período de diferenciação, é a fase final da espermatogênese e é onde ocorre a transformação das espermátides em espermatozoides. O período de diferenciação (espermiogênese) é a fase onde ocorre diferenciação celular e as espermátides se transformam em espermatozoides. CORRETA.



    Gabarito do Professor: D

  • espermatogênese é o processo de formação e desenvolvimento dos espermatozóides. Os espermatozóides são células sexuais especializadas que possuem metade dos cromossomos paternos, graças à meiose.

    A espermatogênese ocorre nos testículos e se refere aos eventos em que as espermatogônias se transformam em espermatozóides.

    As espermatogônias são encontradas nos túbulos seminíferos. Durante a puberdade o número de espermatogônias começa aumentar e sofrer várias mitoses, crescendo e sofrendo mutações, com o objetivo de se transformarem em espermatócitos primários. Este desenvolvimento é estimulado pelo hormônio folículo-estimulante (FSH). Tanto as espermatogônias como os espermatócitos primários são células diplóides.

    Em seu período de maturação, cada espermatócito primário sofre uma divisão redutora ou 1ª divisão meiótica, formando dois espermatócitos secundários, que são haplóides e com aproximadamente metade do tamanho da célula-mãe. Como em toda meiose, ocorrem duas divisões sucessivas, os espermatócitos secundários sofrem outra meiose, formando quatro células haplóides, as espermátides, com metade do tamanho das células-mãe. Após este período de maturação, as espermátides se diferenciam em espermatozóides, processo chamado de espermiogênese, ou período de diferenciação. A espermiogênese pode levar até 64 dias.

    O espermatozóide maduro é composto de três partes: cabeça, colo e cauda.

    Na cabeça encontramos o núcleo haplóide e o , que também é chamado de capuz acrossômico e contém enzimas que auxiliam na penetração do espermatozóide do envoltório do óvulo.

    O colo é a junção entre a cabeça e a cauda.

    A cauda é composta de três peças: peça intermediária, peça principal e peça final. Apresenta muitas mitocôndrias pois precisa de muita energia para sua motilidade.

    fonte: https://www.infoescola.com/biologia/espermatogenese/


ID
5064628
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A ovogênese é o processo de desenvolvimento e maturação das células germinativas femininas, chamadas de óvulos. A ovogênese é composta por três fases, sendo elas as fases de:

Alternativas
Comentários
  • Denominamos de  o processo em que são formados os gametas masculino e feminino. Em se tratando da formação do gameta feminino, a gametogênese recebe o nome de ovogênese ou ovulogênese.

    → Etapas da ovogênese ou ovulogênese

    A ovogênese pode ser dividida em três etapas básicas: período de multiplicação, período de crescimento e período de maturação.

    fonte:https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/ovogenese.

  • → Período de multiplicação: ocorrem sucessivas mitoses nas células precursoras dos gametas femininos, chamadas de ovogônias (2n). Essas divisões, que acontecem no epitélio germinativo do ovário, ocorrem no início da fase fetal, indo aproximadamente até o terceiro mês de vida. → Período de crescimento: No período de crescimento, as ovogônias começam a acumular substância de reserva (vitelo) e aumentam em volume. Nessa etapa, elas passam a ser chamadas de ovócitos primários ou ovócitos I (2n). → Período de maturação: No período de maturação, inicia-se o processo de meiose, porém este não se completa e os ovócitos primários estacionam na prófase I. A meiose continuará apenas após estimulação do hormônio FSH (hormônio estimulante do folículo), que ocorre na puberdade. O ovócito primário continua a divisão I da meiose e produz o ovócito secundário ou ovócito II (n) e o primeiro glóbulo polar ou glóbulo polar I (n). O ovócito secundário, que é a célula lançada no momento da ovulação, começa a segunda divisão da meiose, mas o processo é inibido na metáfase II. Caso não ocorra o encontro do espermatozoide com o ovócito secundário, ele se degenera aproximadamente um dia após sua liberação. Ocorrendo a fecundação, a meiose completa-se e é liberado o segundo glóbulo polar ou glóbulo polar II (n).
  • → Período de multiplicação: ocorrem sucessivas mitoses nas células precursoras dos gametas femininos, chamadas de ovogônias (2n). Essas divisões, que acontecem no epitélio germinativo do ovário, ocorrem no início da fase fetal, indo aproximadamente até o terceiro mês de vida. → Período de crescimento: No período de crescimento, as ovogônias começam a acumular substância de reserva (vitelo) e aumentam em volume. Nessa etapa, elas passam a ser chamadas de ovócitos primários ou ovócitos I (2n). → Período de maturação: No período de maturação, inicia-se o processo de meiose, porém este não se completa e os ovócitos primários estacionam na prófase I. A meiose continuará apenas após estimulação do hormônio FSH (hormônio estimulante do folículo), que ocorre na puberdade. O ovócito primário continua a divisão I da meiose e produz o ovócito secundário ou ovócito II (n) e o primeiro glóbulo polar ou glóbulo polar I (n). O ovócito secundário, que é a célula lançada no momento da ovulação, começa a segunda divisão da meiose, mas o processo é inibido na metáfase II. Caso não ocorra o encontro do espermatozoide com o ovócito secundário, ele se degenera aproximadamente um dia após sua liberação. Ocorrendo a fecundação, a meiose completa-se e é liberado o segundo glóbulo polar ou glóbulo polar II (n).
  • Essa questão aborda a ovogênese, desenvolvimento e maturação de células germinativas femininas, afirmando que esse processo possui três fases e pedindo que seja indicada a alternativa com as fases corretas sobre a gametogênese feminina.
    O processo de produção dos gametas nos organismos é chamado de gametogênese, que nos animais ocorre nas gônadas femininas e masculinas. A gametogênese feminina é chamada de ovogênese, e acontece nos ovários, onde são encontrados folículos de Graff com as células germinativas, que dão origem aos gametas e células foliares. A cada ciclo de aproximadamente 28 dias, um gameta amadurece e é liberado no sistema reprodutor da mulher, e cada ovulação ocorre em um dos ovários, em alternância entre os ciclos. A ovogênese é dividida em três etapas:
    • Fase de multiplicação (proliferação) – as células germinativas aumentam seu número em mitoses sucessivas, originando as ovogônias.
    • Fase de crescimento – as ovogônias realizam a primeira meiose, que se interrompe na prófase I, aumentando o citoplasma e a quantidade de nutrientes, o vitelo, que é responsável por nutrir o embrião em seu desenvolvimento. As ovogônias, então, são transformadas em ovócitos I.
    • Fase de maturação – na interrupção da meiose dos ovócitos em prófase I, duas células são originadas, porém uma se desintegra formando o primeiro corpúsculo enquanto a outra (rica em vitelo) é o ovócito II, que após a segunda divisão da meiose, forma o segundo corpúsculo polar e o óvulo, o gameta feminino com muito vitelo.

    Na ovogênese, essa divisão da meiose ocorre de forma desigual pela divisão desigual do citoplasma entre as células-filhas, permitindo a formação de um óvulo rico em nutrientes e volumoso.
    (Gametogênese feminina: A ovogênese. Acesso em novembro de 2021; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)


    Fonte da imagem: site todamateria.com.br

     


    A ovogênese é composta por três fases, sendo elas as fases de:



    A) Crescimento, Associação e Amadurecimento. A primeira fase é de multiplicação, e não crescimento; não existe fase de associação na ovogênese; a fase de amadurecimento (maturação) é a terceira fase, sendo a única correta nesta alternativa. Incorreta.

    B) Replicação, Remodelagem e Ampliação. Não existem as fases de replicação, remodelagem e ampliação na ovogênese, esses são processos que ocorrem no DNA. Incorreta.

    C) Multiplicação, Crescimento e Maturação. A primeira fase da ovogênese é a multiplicação (ou proliferação), a segunda fase é a de crescimento, e a terceira fase é de maturação. CORRETA.

    D) Crescimento, Ampliação e Adaptação. A fase de crescimento é a segunda, e não primeira; as fases de ampliação e adaptação não existem no processo da ovogênese, a ampliação está associada ao DNA e a adaptação está associada à evolução. Incorreta.



    Gabarito do Professor: C

ID
5118601
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante a espermatogênese humana, considerando que durante o processo se formaram 250 espermatócitos I, tem-se a formação de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Um forma que ajuda é lembrar que tem que dobrar os números. Nesse tipo de questão eu já mentalizo 100-200-400.

    • Espermatócito primário: 100
    • Espermatócito secundário: 200 (meiose 2)
    • espermátides 400.
    • Observação: O número de espermátides será o mesmo de espermatozoides .
  • Tem que se atentar com esse tipo de questão, é o básico da matéria misturada com matemática básica (Soma)

  • Gab. D

    A questão se refere às etapas de meiose I e II e diferenciação da espermatogênese.

    A partir do espermatócito I, inicia-se a meiose (meiose I), portanto, o número de células obtidas (espermatócito II) será o dobro. A partir dos espermatócitos II, ocorre outra meiose (meiose II) para formação das espermátides (cujo número também dobra). Estas irão se diferenciar em espermatozoides, obtendo o mesmo quantitativo de células.

    Resuminho completo da espermatogênese pra facilitar:

    célula germinativa (2n) -- mitose --> espermatogônias (2n) -- mitose e aumento no volume do citoplasma --> espermatócito I (2n) -- meiose I --> espermatócito II (n) -- meiose II --> espermátides (n) -- diferenciação --> espermatozoides (n)


ID
5136754
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Admitindo-se que as células humanas apresentam 46 cromossomos, tanto os espermatozoide como os óvulos apresentam somente 23 cromossomos cada um deles.
II. O genoma é o conjunto de todos os genes em um organismo.
III. As plantas utilizam o amido como reserva de energia, e por isso
pode-se encontrá-lo no interior de folhas e frutos, apenas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Genoma não engloba apenas genes e sim todo o material genético nuclear ( sequências não codificadoras por exemplo) . Questão muito estranha.

  • Gabarito D

    Corrigindo:

    III- amido é um polissacarídeo utilizado pelos vegetais como reserva energética. Podemos encontrá-lo em raízes, tubérculos e sementes.


ID
5255755
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Brejetuba - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na gametogênese, processo pelo qual ocorre a produção de gametas, são formados espermatozoides, gameta masculino, e os óvulos, gameta feminino. A produção de espermatozoides é chamada de espermatogênese e ocorre nos testículos. Já a gametogênese feminina é a oogênese e ocorre nos ovários.
(__) A gametogênese envolve os dois tipos de divisões celulares, sendo a mitose e a meiose. A mitose é responsável pela redução da quantidade do material genético de diploide para haploide. Já a meiose é responsável aumento da produção de células-mãe.
(__) As células de Sertoli fagocitam e digerem, através dos lisossomos, os restos citoplasmáticos que se desprendem durante a espermiogênese (o corpo residual), liberando os espermatozoides.
(__) O oócito secundário, gameta feminino produzido pelo ovário, é viável por, no máximo, 24h. Se a fertilização não se realiza, o oócito secundário sofre autólise e é reabsorvido pelo trato reprodutor feminino.
Em relação a gametogênese, marque verdadeiro (V) ou falso (F):

Alternativas
Comentários
  • É na MEIOSE que 1 célula diploide (2n ) origina 4 células haploides, e não na MEIOSE conforme colocado no problema

  • Ovócito II não é rebsorvido. Ele é eliminado juntamente na menstruação1


ID
5383429
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na espécie humana, os gametas masculinos e femininos são igualmente responsáveis pela transmissão das características genéticas. Contudo, os processos de gametogênese masculina e feminina apresentam algumas diferenças, sendo uma delas

Alternativas
Comentários
  • A gametogênese é o processo por meio do qual os gametas são produzidos. Enquanto a gametogênese masculina ocorre nos testículos, a gametogênese feminina ocorre nos ovários. O ovócito e os espermatozoides são formados por meio do processo de gametogênese. Gametogênese é o processo que leva à produção dos gametas. Gab - C CFO-PMPR 2022
  • questão ideal para revisão do assunto

  • A período germinativo feminino ocorre ainda na vida intrauterrina, esse processo em homens ocorre apenas na puberdade, por volta dos 10 aos 14 anos.

    Letra C)


ID
5384266
Banca
COTEC
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A reprodução é o mecanismo essencial para a perpetuação, a diversidade das espécies e a continuidade da vida. Os gametas são os veículos de transferência dos genes para as próximas gerações. A gametogênese humana é o fenômeno biológico de formação dos oócitos secundários e espermatozoides. As afirmativas a seguir se referem à oogênese. Analise-as e assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta alternativa D)

    Inicialmente, considerar as fases para identificar a alternativa correta:

    Multiplicação: As células precursoras denominadas espermatogônias (2n) multiplicam-se por mitose. A multiplicação, que acontece na parede dos túbulos seminíferos, é relativamente lenta até a puberdade e, após esse período, torna-se intensa. Essa fase da espermatogênese pode ocorrer por toda a vida do homem.

    Crescimento: As espermatogônias recebem o nome de espermatócitos I após se aumentar consideravelmente

    Maturação: No período de maturação, ocorre o processo de meiose. Primeiramente os espermatócitos primários passam pela primeira divisão meiótica e dão origem a dois espermatócitos secundários ou espermatócitos II (n). Inicia-se, então, a segunda divisão meiótica, que origina duas espermátides (n).

    Diferenciação: No fim do processo anterior, ocorre a espermiogênese, os espermatócitos II perdem parte do seu citoplasma, ganhando um flagelo e uma acrossomo, recebendo nome de espermatozoide no fim desse processo.


ID
5450044
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à oogênese, analise as afirmativas a seguir.


I. São nas células germinativas primordiais, presentes nos embriões femininos, que há produção de oogônia no início da oogênese.

II. A oogônia divide-se por mitose para gerar células que iniciam a meiose, mas param o processo em metáfase I antes do nascimento.

III. Os dois ovários juntos, dos embriões femininos, contêm milhões de oócitos secundários, que alcançam a maturação completa entre o nascimento e a puberdade.

IV. No início da puberdade, o FSH estimula, periodicamente, um pequeno grupo de folículos a retomar seu crescimento e desenvolvimento.

V. Após ser liberado na ovulação, o oócito secundário somente retoma a meiose II se for penetrado por apenas um espermatozoide.


É INCORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • V) não retoma mas finaliza

  • Gabarito B

    A célula primordial germinativa produz a oogônia que sofre mitoses e geram os ovócitos primários, esses param na PRÓFASE da meiose I e não na Metáfase I como diz a alternativa II.

    A alternativa III está errada pois os ovócitos completam seu amadurecimento somente quando as meninas atingem a adolescência.

  • As alternativas II e III são falsas. Dentro do processo da ovulogênese ou oogênese, que ocorre nos ovários, existem 3 etapas. Fase de multiplicação, fase de crescimento e fase de maturação. Na fase de multiplicação, as oogônias, por mitose, dão início à sua transformação em ovócitos primários, que na fase de crescimento iniciam a meiose, que é interrompida na prófase I. Dos 400.000 ovócitos primários, apenas 300 a 400 irão completar a meiose, um a cada período de 28 dias, na mulher, mais conhecido como período ou ciclo menstrual. A fase de maturação somente inicia-se quando ocorre a primeira menstruação.

    (F) II. A oogônia divide-se por mitose para gerar células que iniciam a meiose, mas param o processo em metáfase I antes do nascimento.

    (F) III. Os dois ovários juntos, dos embriões femininos, contêm milhões de oócitos secundários, que alcançam a maturação completa entre o nascimento e a puberdade.

  • O ovócito primário continua a divisão I da meiose e produz o ovócito secundário ou ovócito II (n) e o primeiro glóbulo polar ou glóbulo polar I (n). O ovócito secundário, que é a célula lançada no momento da ovulação, começa a segunda divisão da meiose, mas o processo é inibido na metáfase II. Caso não ocorra o encontro do espermatozoide com o ovócito secundário, ele se degenera aproximadamente um dia após sua liberação. Ocorrendo a fecundação, a meiose completa-se e é liberado o segundo glóbulo polar ou glóbulo polar II (n).

ID
5537116
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guarujá do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A reprodução é um mecanismo básico e essencial para que haja a perpetuação e diversidade das espécies colaborando para a continuidade da vida. A gametogênese que é a formação dos gametas, ocorre nos homens (espermatogênese) e nas mulheres (ovogênese ou oogênese), existem diferenças básicas entre esses dois processos. Julgue as afirmativas a seguir:

I.Na espermatogênese ocorrem processos de interrupção de produção de gametas, algo que não ocorre na ovogênese.
II.Na ovogênese formam-se quatro gametas viáveis ao final do processo.
III.A espermatogênese inicia-se na adolescência e perdura por toda a vida do indivíduo.

Está (ão), CORRETO (S):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra B.

    · A espermatogênese ocorre no homem durante a adolescência e a vida adulta. Já a ovogênese é interrompida na mulher por volta dos 50 anos de idade.

     

    · A meiose que ocorre na espermatogênese gera quatro espermatozóides, enquanto a que ocorre na ovogênese origina apenas um gameta.

     

    · A espermatogênese ocorre de maneira contínua, enquanto a ovogênese apresenta grandes períodos de interrupção.


ID
5561833
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando a partenogênese, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Na partenogênese, a mãe origina um filhote sem a necessidade de um indivíduo macho. Ela é capaz, sozinha, de gerar um embrião a partir de um óvulo não fecundado. o erro da C é afirmar que uma menor variablidade seria um aspecto positivo.


ID
5570092
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As células germinativas e indiferenciadas que são precursoras dos espermatozoides são chamadas de 

Alternativas
Comentários
  • espermatogênese corresponde ao processo de criação dos espermatozoides, que são as estruturas masculinas responsáveis pela fertilização de óvulo.

    LETRA D

  • Letra C A questão pede a célula, nesse caso, as espermatogônias, que iram sofrer várias divisões até se tornarem o espermatozoide. A espermatogênese é o nome dado ao processo de formação dos espermatozoides
  • - espermatogônias -> mitose -> espermatócitos I - > meiose I -> espermatócitos II -> meiose II -> espermátides -> espermiogênese -> espermatozoide