SóProvas


ID
1317664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à biologia molecular, julgue os itens subsequentes.

Em eucariotos, a expressão dos genes requer a sua ativação para que sejam transcritos, o que não ocorre em procariotos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    A expressão dos genes nos eucariotos é regulada por proteínas chamadas histonas, que estão ausentes nos procariotos.

  • A transcrição em procariotos tb é ativada, por exemplo, o OPERON LAC em bacterias, so está ativo na presença de Lactose. HA um esquema entre o inibidor que bloqueia o acesso ao promotor Lac e o ativador que muda sua conformação 3D e se liga ao promotor ativando-o.

    Questão está errada!!!

  •  regulação da expressão gênica foi estudada extensivamente em procariotos, especialmente Escherichia coli. Assim, compreendeu-se a evolução dos mecanismos genéticos altamente eficientes para regular a transcrição de genes específicos, conforme a necessidade da célula.

     François Jacob e Jacques Monod estudaram os genes envolvidos no metabolismo da lactose (Operon lac) e do triptofano (Operon trp) na E. coli, e viram que as bactérias respondem a mudanças em seu ambiente e se adaptam a ele, produzindo “enzimas adaptativas” (ou facultativas) somente em presença de determinados substratos químicos. Em experimentos mais recentes, foi descoberto um sistema que inibe a síntese de enzimas em resposta a moléculas presentes no meio ambiente.

    Uma dessas enzimas é a β-galactosidase, que é produzida pela E. coli quando há o carboidrato lactose presente no meio. A β-galactosidase vai quebrar a lactose em galactose e glicose, e estes monossacarídeos fornecerão energia para a bactéria. Se não houver lactose no meio, a E. coli não produz a enzima β-galactosidase. É evidente que a expressão gênica, ou seja, a produção de proteínas como esta enzima, requer gasto de energia. A célula, sabiamente, poupa a produção de β-galactosidase se não houver necessidade pelo fato de não haver lactose para sofre o catabolismo. Esse é um exemplo de regulação da expressão gênica em procariotos.

    Além disso, as bactérias também regulam atividades gênicas que estejam relacionadas com a divisão celular e com diversas atividades celulares cuja regulação independe do ambiente – incluindo a replicação, a recombinação e a reparação de seu DNA.

  • Gabarito Certo.

    .

    Apesar de ter marcado errado, achei uma explicação que pode explicar tal gabarito: o fator sigma que compõe a RNA polimerase DOS PROCARIOTOS  participa da iniciação da transcrição. Começou a transcrição, ela é liberada. A função desse fator sigma é reconhecer e ligar a RNA polimerase aos sitios de iniciação da transcrição ou promotores no DNA.

    .

    AGORA O QUE RESPONDERIA A QUESTÃO -----> sem o fator sigma , a RNA polimerase iniciaria a transcrição, PORÉM EM SÍTIOS ALEATÓRIOS nos dois filamentos de DNA.

    .

    Ou seja, É POSSÍVEL A TRANSCRIÇÃO SEM ATIVAÇÃO, PORÉM ESTA OCORRERÁ DE MODO ALEATÓRIO!

  • Há regulação genica em procariotos SIM!!

  • A questão fala do que se pode definir como estado transcricional basal: atividade inerente aos promotores e ao mecanismo transcricional in vivo na ausência de sequências reguladoras.

    Em bactérias, a RNA pol tem acesso a cada promotor e pode ligar-se e iniciar a transcrição na ausência de ativadores e repressores: o estado transcricional basal não é restritivo.

    Em eucariotos, promotores fortes são inativos in vivio na ausência de proteínas reguladoras: o estado transcrional é restritivo.

    Fonte: Lehninger

    A questão está correta.