SóProvas



Questões de Transcrição e Tradução


ID
176605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo Linus Pauling, entre todos os sistemas naturais, a
matéria viva é a que, em face de grandes transformações, preserva
inscrita em sua organização a maior quantidade de sua própria
história pregressa. Essa afirmação deixa clara a importância das
biomoléculas relacionadas à conservação e à transmissão de
informações. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Durante o processo de transcrição, a sequência genômica do transcrito primário é conservada de forma a não haver mais que uma possibilidade de sequência polipeptídica ao final da tradução.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO, porque

    1) A sequência genômica do transcrito primário, em eucariotos, geralmente não é conservada, pois sobre splicing para retirada dos íntros.
    2) Muitos transcritos passam por splicings alternativos, podendo ocorrer a junção de diferentes éxons, formando diferentes sequências poliptídicas a partir de um mesmo transcrito primário original.
  • A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição, as fitas que foram separadas voltam a se unir. É principalmente durante a transcrição que a célula exerce o controle da expressão gênica. Os genes não são transcritos indiscriminadamente, pois esse processo é regulado por proteínas. Essa regulação ocorre pelas proteínas, podendo ocorrer cap, splicing ou outras alterações que faz com que a sequencia genômica do transcrito primário não seja conservada. Na maioria dos casos, o principal ponto de regulação da atividade de um gene é a decisão de iniciar ou não a sua transcrição. Os diferentes RNAs sintetizados no processo de transcrição são chamados de transcritos primários, RNA precursor ou pré-RNA. Na maioria das vezes, esses transcritos primários não representam uma molécula de RNA madura, ou seja, aquela cuja sequência e estrutura correspondem à forma final do RNA funcional.


    Alternativa correta: Errada


  • Comentario do Professor:  Daniele Duó , Mestra em Química (UERJ), Doutora em Química Ambiental (UERJ) e Doutoranda em Ecologia e Evolução (UERJ)

    A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição, as fitas que foram separadas voltam a se unir. É principalmente durante a transcrição que a célula exerce o controle da expressão gênica. Os genes não são transcritos indiscriminadamente, pois esse processo é regulado por proteínas. Essa regulação ocorre pelas proteínas, podendo ocorrer cap, splicing ou outras alterações que faz com que a sequencia genômica do transcrito primário não seja conservada. Na maioria dos casos, o principal ponto de regulação da atividade de um gene é a decisão de iniciar ou não a sua transcrição. Os diferentes RNAs sintetizados no processo de transcrição são chamados de transcritos primários, RNA precursor ou pré-RNA. Na maioria das vezes, esses transcritos primários não representam uma molécula de RNA madura, ou seja, aquela cuja sequência e estrutura correspondem à forma final do RNA funcional. 

    Resposta: Errada


ID
176611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo Linus Pauling, entre todos os sistemas naturais, a
matéria viva é a que, em face de grandes transformações, preserva
inscrita em sua organização a maior quantidade de sua própria
história pregressa. Essa afirmação deixa clara a importância das
biomoléculas relacionadas à conservação e à transmissão de
informações. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Após o final do processo de síntese de proteínas no ribossomo, ainda podem ocorrer alterações na estrutura da proteína, denominadas modificações pós-traducionais.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Modificação pós-traducional, como o nome sugere, são modificação químicas de uma cadeia protéica depois de sua tradução. As modificações pós-traducionais conhecidas incluem fosforilação, acetilação, alquilação, metilação, sulfatação, isoprenilação, glicilação, ubiquitinação e formação de pontes dissulfeto. Essas mudanças estão associadas a estrutura terciária das protéinas.

ID
516778
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações anatômicas entre os animais fossem conseqüência de diferenças significativas entre seus genomas. Porém, os projetos de seqüenciamento de genoma revelaram o contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam proteínas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA não-codificante. Como explicar, então, as diferenças fenotípicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode estar na região não-codificante do DNA.

S. B. Carroll et al. O jogo da evolução. In: Scientific American Brasil, jun./2008 (com adaptações).

A região não-codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no fenótipo porque contém

Alternativas
Comentários
  • As regiões do DNA que contêm informações para a síntese de proteínas são chamadas de regiões codificantes. Já as regiões que não apresentam essas informações diretas são ditas regiões não codificantes. Estudos mostram, porém, que as diferenças entre regiões codificantes de diferentes espécies (como ser humano e chimpanzé, por exemplo) não são suficientemente expressivas como as diferenças fenotípicas entre elas. Dessa forma, conclui-se que as regiões não codificantes do DNA podem conter informações, que, apesar de não serem traduzidas em proteínas, tem influência no fenótipo do organismo. Letra D correta.
  • não tem erro.

     

  • Transcrição; leitura do gene no núcleo e produção do RNA mensageiro.

  • Kkkkk a questão deu a resposta de graça

  • Parece estar falando dos íntrons. Acertei pensando neles.

  • o enem cumprindo a função de facilitar a entrada nas universidades finalmente com essa quest


ID
674755
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as proposições abaixo sobre a replicação e a transcrição do DNA e marque a alternativa CORRETA.

I - O modelo de replicação é semiconservativo.

II - A principal enzima envolvida na replicação é a RNA polimerase.

III - A partir da transcrição do DNA, é sintetizada uma molécula de RNA de fita simples.

IV - A replicação do DNA produz duas moléculas de DNA idênticas.

Alternativas

ID
682798
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os códons AGA, CUG e ACU do RNA mensageiro codificam, respectivamente, os aminoácidos arginina, leucina e treonina. A seqüência desses aminoácidos na proteína correspon- dente ao segmento do DNA que apresenta a seqüência de nucleotídeos GAC TGA TCT será, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Se sabemos que os códons AGA, CUG e ACU do RNAm codificam, respectivamente, os aminoácidos arginina, leucina e treonina, isso irá acontecer em qualquer RNAm em que estiverem presentes. Tomando o segmento da molécula de DNA dado (GAC, TGA, TCT), o RNAm produzido a partir daí será CUC, ACU, AGA. Usando os dados sobre os códons, essa sequência irá codificar na proteína os aminoácidos leucina (CUG), treonina (ACU) e arginina (AGA), nessa ordem.


    Letra E correta.



ID
756439
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Enzimas que promovem o reparo de DNA podem corrigir muitos erros que ocorrem durante a replicação do genoma. O sistema de excisão de nucleotídeos e o ligado à excisão de bases, são sistemas diferentes de reparo.

Assinale a alternativa que apresenta a enzima que participa igualmente em ambos os sistemas de reparo citados.

Alternativas
Comentários
  • REPARO POR EXCISÃO DE BASES:

    - DNA-glicosilase reconhece e remove a base errada

    - AP endonuclease - cliva a cadeia em regiões adjacentes à base perdida

    - DNA polimerase - insere a base correta de acordo com a fita molde

    - DNA ligase - restaura a integridade da fita

     

    REPARO POR EXCISÃO DE NUCLEOTÍDEOS

    - Complexo multienzimático que 'roda' o DNA à procura de distorções causadas por mutações e mau pareamentos

    - Endonucleases XPF e XPG - dupla incisão dos dois lados da cadeia

    - DNA polimerase épsilon e delta - remoção dos oligonucleotídeos e ressíntese do DNA

    - DNA ligase - restaura a integridade da fita

  • Jamais acertarei sobre esse tema

     

  • A DNA ligase é usado na reparação e na replicação do DNA. Além disso, a DNA ligase tem uso extensivo em laboratórios de experimentos de DNA recombinante. A DNA-ligase purificada é usada na clonagem de genes para unir moléculas de DNA para formar o DNA recombinante.

    Fonte: wikipedia

  • achei que fosse a helicase:(

ID
793042
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fenilcetonúria, também conhecida como PKU, é um erro inato clássico do metabolismo causado pela deficiência de uma enzima no metabolismo do aminoácido fenilalanina. Tal doença, se não diagnosticada precocemente, pode desencadear sintomas como retardo mental, atraso no desenvolvimento psicomotor e hiperatividade. Um diagnóstico simples pode ser realizado através do teste do pezinho nos primeiros dias de vida e o tratamento é baseado em uma dieta pobre no aminoácido fenilalanina.
(A FENILCETONÚRIA..., 2011).

A fenilalanina é um dos aminoácidos codificados no código genético, sendo de grande importância na constituição das proteínas.

Sobre a síntese de proteínas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) O RNA transportador é responsável pela síntese e transporte do aminoácido específico até os ribossomos. É responsável apenas pelo transporte b) Se no RNA mensageiro o códon a ser lido for GUA, o RNA transportador que traz o aminoácido específico se ligará com o anticódon CAT. O anticódon será CAU c) A cada três bases de RNA ribossômico codifica um aminoácido específico da proteína. A cada três bases do RNA mensageiro codifica....  d) A mesma fita de RNA mensageiro poderá ser lida por vários ribossomos, resultando em várias moléculas proteicas iguais. CORRETO  e) A fenilalanina e os demais 19 aminoácidos correspondem a um único códon específico no RNA mensageiro.

       Um mesmo aminoácido pode apresentar vários códons

  • LETRA D. A mesma fita de RNA mensageiro poderá ser lida por vários ribossomos, resultando em várias moléculas proteicas iguais. Evento chamado de polirribossomos ou polissomos.​


ID
849106
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em um experimento, um segmento de DNA que contém a região codificadora de uma proteína humana foi introduzido em um plasmídeo e passou a ser expresso em uma bactéria. Considere que o 50º códon do RNA mensageiro produzido na bactéria a partir desse segmento seja um códon de parada da tradução. Nesse caso, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O RNAm contém a sequencia de bases que vai determinar a ordem com a qual os aminoácidos serão adicionados durante a síntese de proteínas. A leitura do RNAm vai ocorrer na direção 5'-3'. Além do RNAm, o RNAr e o RNAt participam da síntese proteica. o crescimento da cadeia polipeptídica ocorre até que o sítio A do ribossomo encontre um dos códons UAA, UAG e UGA, conhecidos como stop códon para os quais nao existe RNAt com anticódon capaz de formar emparelhamento, encerrando a síntese.


ID
870304
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As tetraciclinas constituem uma classe de antibióticos produzidos por bactérias do gênero Streptomyces. Elas atuam impedindo que o RNA transportador se fixe ao ribossomo nas células bacterianas.


Em qual processo biológico este antibiótico atua?

Alternativas
Comentários
  • Ao impedir que o RNA transportador se fixe ao ribossomo, as tetraciclinas estão atuando na fase de tradução da síntese proteica. Nessa etapa, cada RNA transportador carrega um aminoácido necessário para compor a proteína.


    Letra B correta.


  • Ao impedir que o RNA transportador se fixe ao ribossomo, as tetraciclinas estão atuando na fase de tradução da síntese proteica.

    Nessa etapa, cada RNA transportador carrega um aminoácido necessário para compor a proteína.

    --> comentário da prof ellen


ID
1018885
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As características abaixo são referentes aos processos de replicação, transcrição e tradução, que ocorrem em seres vivos.

I – A síntese de proteínas tem início antes mesmo do término da transcrição.

II – A grande maioria dos genes contém íntrons, retirados antes da tradução.

III – A síntese de proteínas sempre ocorre em ribossomos livres no citoplasma.

IV – O processo de replicação possui uma única origem.

As características I, II, III e IV estão associadas, respectivamente, aos organismos indicados em:

Alternativas
Comentários
  • Os seres procariotos não possuem o DNA compartimentalizado em um núcleo. Devido a isso os processos de transcrição e tradução não são separados pela membrana nuclear como ocorre nos eucariotos. A síntese de proteína nos procariotos pode começar antes mesmo da transcrição terminar. A tradução, por sua vez, é realizada por ribossomos livres no citoplasma, uma vez que esses organismos não apresentam organelas membranosas. O processo de replicação possui apenas uma origem, que é o DNA circular e pequeno, ao contrário dos longos cromossomos dos eucariotos. Características I, III e IV referem-se aos procariotos. Os introns, sequências não codificantes de DNA, estão presentes somente nos eucariotos. Característica II refere-se aos eucariotos.


    Letra C correta.



ID
1144219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando o alinhamento de uma sequência nucleotídica desconhecida em relação a um banco de dados de genes associados ao câncer, julgue os itens seguintes.

Duas sequências similares e com a mesma função são ditas homólogas e não têm ancestral comum.

Alternativas

ID
1144228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando o alinhamento de uma sequência nucleotídica desconhecida em relação a um banco de dados de genes associados ao câncer, julgue os itens seguintes.

Parálogos são genes que possuem a mesma função na mesma espécie, em consequência de fenômenos de duplicação gênica.

Alternativas
Comentários
  • Genes parálogos estão presentes em mais de uma cópia. Após a divergência a função tende a mudar.


ID
1144234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma revolução está em curso: a abordagem ao estudo da base genética do câncer. Enormes quantidades de dados são geradas por meio de técnicas de alto desempenho, como a tecnologia de microarranjos de DNA, e novos algoritmos computacionais têm sido desenvolvidos para auxiliar a análise desses dados. Ao mesmo tempo, as normas de repositórios de base, incluindo o banco de dados de Microarranjo de Stanford e da expressão do gene omnibus, têm sido desenvolvidas para armazenar e divulgar os resultados de experimentos de microarranjo.

Tendo o texto apresentado acima apenas como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

A tecnologia de microarranjos baseia-se na hibridização entre as proteínas derivadas de um espécime biológico que são marcadas por fluorocromos e uma sonda de DNA de uma amostra desconhecida.

Alternativas
Comentários
  • A hibridização na técnica de microarranjos de DNA, baseia-se na hibridização de uma sonda de DNA (marcada com fluoróforo) e uma outra sequência de DNA (o alvo). Ambos são previamente conhecidos. Assim, a afirmação está errada.
  • Complementar a resposta do Lucas: A técnica baseia-se na conversão de mRNA em cDNA (fluorescente) que será hibridizado com cDNA complementares imobilizados em vidro.

    O conhecimento prévio da região da interesse é fundamental.


ID
1317658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à biologia molecular, julgue os itens subsequentes.

A RNA polimerase é uma das enzimas essenciais no processo de expressão de genes, pelo fato de remover os erros de polimerização da fita de DNA.

Alternativas
Comentários
  • Essa função é da DNA polimerase

  • ERRADA.

    A RNA polimerase não polimeriza o DNA, quem faz isso é a DNA polimerase.

  • DNA polimerase I - reparação e remoção de primers

    DNA polimerase III - principal envolvida na replicação 

  • As RNA polimerases são enzimas, geralmente formadas por muitas cadeias polipeptídicas, que catalisam toda transcrição do DNA. Em procariotos existe apenas um tipo de RNA polimerase enquanto nos eucariontes existem três. 

     

    DNA polimerase é uma classe de enzimas, presente tanto em células procarióticas como em eucarióticas, responsável pela polimerização das novas fitas de DNA. 

    DNA polimerase I, que tem função corretora(de reparo do DNA), portanto pode ser endonucleásica ou exonucleásica. Ela também faz a retirada dos primers (iniciadores).

    DNA polimerase II, que é uma polimerase alternativa de reparo, mas que também pode replicar DNA quando o filamento molde é danificado.

    DNA polimerase III, responsável por não deixar o molde antes de ter sido concluído o processo

     

     

  • No início da questão está trocada DNA por RNA


ID
1317661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à biologia molecular, julgue os itens subsequentes.

Na expressão de genes em eucariontes, ocorre o processamento do RNA mensageiro, com a retirada de sequências nucleotídicas não codificadoras de proteínas.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    O RNA mensageiro há a região intrônica (que não codifica proteínas) e a exônica (que codifica as proteínas).

    Os íntrons são retirados do RNAm.


ID
1317664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à biologia molecular, julgue os itens subsequentes.

Em eucariotos, a expressão dos genes requer a sua ativação para que sejam transcritos, o que não ocorre em procariotos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    A expressão dos genes nos eucariotos é regulada por proteínas chamadas histonas, que estão ausentes nos procariotos.

  • A transcrição em procariotos tb é ativada, por exemplo, o OPERON LAC em bacterias, so está ativo na presença de Lactose. HA um esquema entre o inibidor que bloqueia o acesso ao promotor Lac e o ativador que muda sua conformação 3D e se liga ao promotor ativando-o.

    Questão está errada!!!

  •  regulação da expressão gênica foi estudada extensivamente em procariotos, especialmente Escherichia coli. Assim, compreendeu-se a evolução dos mecanismos genéticos altamente eficientes para regular a transcrição de genes específicos, conforme a necessidade da célula.

     François Jacob e Jacques Monod estudaram os genes envolvidos no metabolismo da lactose (Operon lac) e do triptofano (Operon trp) na E. coli, e viram que as bactérias respondem a mudanças em seu ambiente e se adaptam a ele, produzindo “enzimas adaptativas” (ou facultativas) somente em presença de determinados substratos químicos. Em experimentos mais recentes, foi descoberto um sistema que inibe a síntese de enzimas em resposta a moléculas presentes no meio ambiente.

    Uma dessas enzimas é a β-galactosidase, que é produzida pela E. coli quando há o carboidrato lactose presente no meio. A β-galactosidase vai quebrar a lactose em galactose e glicose, e estes monossacarídeos fornecerão energia para a bactéria. Se não houver lactose no meio, a E. coli não produz a enzima β-galactosidase. É evidente que a expressão gênica, ou seja, a produção de proteínas como esta enzima, requer gasto de energia. A célula, sabiamente, poupa a produção de β-galactosidase se não houver necessidade pelo fato de não haver lactose para sofre o catabolismo. Esse é um exemplo de regulação da expressão gênica em procariotos.

    Além disso, as bactérias também regulam atividades gênicas que estejam relacionadas com a divisão celular e com diversas atividades celulares cuja regulação independe do ambiente – incluindo a replicação, a recombinação e a reparação de seu DNA.

  • Gabarito Certo.

    .

    Apesar de ter marcado errado, achei uma explicação que pode explicar tal gabarito: o fator sigma que compõe a RNA polimerase DOS PROCARIOTOS  participa da iniciação da transcrição. Começou a transcrição, ela é liberada. A função desse fator sigma é reconhecer e ligar a RNA polimerase aos sitios de iniciação da transcrição ou promotores no DNA.

    .

    AGORA O QUE RESPONDERIA A QUESTÃO -----> sem o fator sigma , a RNA polimerase iniciaria a transcrição, PORÉM EM SÍTIOS ALEATÓRIOS nos dois filamentos de DNA.

    .

    Ou seja, É POSSÍVEL A TRANSCRIÇÃO SEM ATIVAÇÃO, PORÉM ESTA OCORRERÁ DE MODO ALEATÓRIO!

  • Há regulação genica em procariotos SIM!!

  • A questão fala do que se pode definir como estado transcricional basal: atividade inerente aos promotores e ao mecanismo transcricional in vivo na ausência de sequências reguladoras.

    Em bactérias, a RNA pol tem acesso a cada promotor e pode ligar-se e iniciar a transcrição na ausência de ativadores e repressores: o estado transcricional basal não é restritivo.

    Em eucariotos, promotores fortes são inativos in vivio na ausência de proteínas reguladoras: o estado transcrional é restritivo.

    Fonte: Lehninger

    A questão está correta.


ID
1407718
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma molécula de RNA-mensageiro com sequência de bases nitrogenadas CGUAUGAAUGGC foi transcrita a partir de uma molécula de DNA, cuja fita ativa possui a seguinte sequência de bases nitrogenadas:

Alternativas
Comentários
  • Boa noite concurseiros!

    Não se acontece com vocês... já estou cansada de pedir gabarito comentado e não tenho o meu pedido atendido. Já pedi de inúmeras questões.

  • Já arrependida de ter comprado esse curso

  • Autoduplicação e transcrição em RNA: Adenina se liga à timina,  guanina se junta a citosina. 
  • Lembrando que o RNA não possui Timina (T) ao invés disso possui Uracila(U), e que as combinações são:

    Citosina (C) com Guanina (G),

    Timina (T) com Adenina (A) ou então

    Uracila (U) com Adenina (A) .

    Na questão a opção de transcrição correta é

    GCATACTTACCG pois esta é a combinação:

    GCATACTTACCG => DNA

    CGUAUGAAUGGC => RNA

  • Gabarito: letra B.

    Raciocínio de trás pra frente. Transcrição é de DNA para RNA.

    DNA = GCA TAC TTA CCG

    RNA = CGU AUG AAU GGC 


ID
1438873
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O gene que codifica a proteína alfa-tropomiosina, uma proteína encontrada em células musculares humanas, pode ser processado de forma alternativa nos músculos estriado, liso e cardíaco, onde a proteína é expressa. Considerando que diferentes proteínas podem ser formadas a partir de um transcrito primário (RNA mensageiro), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • (A)

    Esse processo, chamado Splicing alternativo, permite que o genoma humano sintetize muito mais proteínas do que as derivadas dos seus 20.000 genes codificadores de proteínas. O que aumenta a diversidade protéica.

  • Não seria o contrário?

    Não seria a diversidade proteica no organismo humano que estaria relacionada ao processamento alternativo de um transcrito primário??


ID
1471795
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O RNA é sintetizado pelo processo de transcrição, que ocorre de modo complementar ao filamento molde de DNA.

                              3’ ATGCCTATGCCAAGTCCG 5’

Desse modo, o trecho da molécula de DNA poderá sintetizar a seguinte fita de RNA:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C.

    Nesse caso ocorre a transcrição. DNA --> RNA por isso haverá a troca de timina por uracila na fita de RNA. 

    a complementariedade fica:

    A-U

    T-A

    C-G

    G-C

    Força, pense no contra cheque!!!

  • ATGC

    UACG
  • RNA não possui Timina (T). Dessa forma, basta eliminar as alternativas que possuem T na fita.

    Sobrará a alternativa C.

    GABARITO: LETRA C


ID
1523764
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os nucleotídeos compõem um código genético para os aminoácidos, como, por exemplo, CUG para leucina, AUG para metionina e ACU para triptofano. Considerando essas informações, o anticódon

Alternativas
Comentários
  • leucina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos.

    A leucina é um dos 20 aminoácidos que as células do corpo humanoutilizam para sintetizar proteínas, porém o mesmo não o produz. 

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Leucina


ID
1523770
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na transcrição do RNA mensageiro, em eucariotos, ocorre

Alternativas
Comentários
  • A cauda poli A é acrescentada na extremidade 3´ e o cap na extremidade 5´.

    O que se remove é ínton.

  • Gabarito B.

    .

    A maioria dos transcritos passa por 3 modificações antes de ser traduzidos:

     

    1 - acrescimo de caps à extremidade 5' do transcrito primário;

    2- acrescimo de cauda poli-A à extremidade 3' dos transcritos e

    3 - quando presentes, íntrons são excisados (introns são excisados pelos spliceossomos).

    .

    Quanto as RNAs, de modo sucinto:

    RNA polimerase I - está no nucléolo e catalisa o rRNA;

    RNA pol II - está no núcleo e transcreve genes nucleares que codificam proteinas;

    RNA pol III - está no núcleo e sintetiza tRNA, rRNA 5S e o snRNA e

    RNA pol IV e V - presentes nos núcleos de vegetais.


ID
1531600
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Eucariotos e procariotos apresentam muitas semelhanças e algumas diferenças nos processos de transcrição gênica e síntese de proteínas. Duas características exclusivas dos procariotos nessas vias metabólicas incluem:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    Resumo da diferença de Eucariotos X Procariotos.

     

    Eucariotos:

    -Monocistrônico (1 RNA mensagerio dá origina 1 única proteína)

    - Presença de íntrons

    - Processo de transcrição e tradução ocorrem em lugares diferentes (transcrição: núcleo e tradução: citoplasma)

    - Vários origens de replicação

    - Apresenta 3 tipos de RNA polimerase:

    1) RNA polimerase I: realiza a síntese de RNA ribossômico (exceto o 5s RNAr)

    2) RNA polimerase II: realiza a síntese de RNA mensageiro.

    3) RNA polimerase III: realiza a síntese de RNA transportador, e também a síntese de 5s RNAr)

     

    Procariotos:

    - Policistrômico (1 RNA mensageiro dá origem a varias proteínas)

    - Ausência de introns

    - Processo de tradução e transcrição ocorrem simultaneamente no citoplasma.

    - 1 origem de replicação

    - Apresenta apenas 1 RNA polimerase.

     

  • Gabarito A: RNA mensageiro policistrônico e ausência de íntrons


ID
1612963
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O estudo dos ácidos nucléicos (DNA e RNA) e suas funções no organismo vivo (autoduplicação, transcrição e tradução) é de grande importância para o entendimento do metabolismo destes organismos.

Observe a tabela abaixo, que relaciona diversos códons do RNA mensageiro aos aminoácidos codificados por eles.


     Códons do RNAm      Aminoácidos        Códons do RNAm            Aminoácidos

              AAA                    Lisina                      AUG                              Metionina

              AAG                    Lisina                      CCA                              Prolina

              AGG                   Arginina                   CCG                              Prolina

              AUA                    Isoleucina




Sabe-se que um dos modos de atuação do ácido nitroso como agente mutagênico é a transformação da base nitrogenada citosina em uracila, nas moléculas de DNA. A uracila assim formada conserva as mesmas propriedades de formação de ponte de hidrogênio da uracila encontrada em RNA.

Suponha que o segmento de DNA: … TTC TCC GGC TAC … tenha sofrido a ação do ácido nitroso e tenha tido todas as moléculas de citosina transformadas em uracila.

Pode-se concluir que a cadeia polipeptídica codificada pelo segmento de DNA original será diferente da cadeia polipeptídica codificada pelo segmento transformado em 


Alternativas
Comentários
  • TTC - TCC - GGC - TAC

    AAG (Lisina) - AGG (Arginina) - UUG - ATG

    c) dois aminoácidos.


  • ORIGINAL DNA:  TTC  - TCC - GGC - TAC                                          

    ORIGINAL RNA:  AAG -  AGG - CCG - AUG ------> LISINA - ARGININA - PROLINA - METIONINA

                                                                                 |                                   |

    MODIFICADO DNA:  TTU  - TUU - GGU - TAU             |                                   |  

    MODIFICADO RNA:  AAA -  AAA - CCA -  AUA --> LISINA  -  LISINA   -   PROLINA - ISOLEUCINA


    Dois aminoácidos foram modificados após a mutação!

    No lugar de Arginina foi produzido LISINA e no lugar de Metionina foi produzido ISOLEUCINA.

  • eu errei pq eu pensei demais, achei q fosse uma pegadinha do examinador pq o start códon é sempre e metionina, então achei só 1 seria diferente pois as 3 trincas anteriores não seriam "traduzidas pq a met era a última. Só dps q eu vi q o avaliador pegou uma sequência randômica no MEIO do RNAm e não a do início kkkkkkkk

    vacilo

  • c) dois aminoácidos.

    DNA:  TTC  - TCC - GGC - TAC                                           

    RNA:  AAG -  AGG - CCG - AUG 

  • Boa questão

    Para resolve-la é preciso saber que:

    A) do enunciado a mutação ocorre no seguimento de dna fornecido

    B) no Rnam a timina é substituída por uracila e o resto dos pareamentos se mantem.


ID
1613623
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No processo de síntese de certa proteína, os RNA transportadores responsáveis pela adição dos aminoácidos serina, asparagina e glutamina a um segmento da cadeia polipeptídica tinham os anticódons UCA, UUA e GUC, respectivamente.


No gene que codifica essa proteína, a sequência de bases correspondente a esses aminoácidos é

Alternativas
Comentários
  • Os anticódons são as trincas de bases nitrogenadas do RNAt. O RNAt participa da síntese protéica pareando com o RNAm e definindo a sequência dos aminoácidos...

    Na questão pede o código genético, pois fala de gene, que é um fragmento de DNA, ora, não precisa transformar a informação do RNAt pra RNAm pra depois DNA, sendo que o RNAt já tem o código do DNA, bastando você apenas trocar as uracilas por timinas, pois se trata do DNA.

    Logo :

    UCA UUA GUC (anticódons)

    trocando...

    TCA TTA GTC (código genético)

    Alternativa D.


ID
1703518
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os genes se localizam nos cromossomos, que nada mais são do que enormes moléculas de ADN que contêm além dos genes, longos segmentos sem função específica. O ADN é a molécula que transmite a informação genética e tem a capacidade de se auto-duplicar. Em relação à transcrição e à tradução em sistemas procarióticos, analise as afirmativas a seguir.

I. A transcrição consiste na síntese de ARN. Ela é realizada por um complexo enzimático cuja enzima chave é a ARN polimerase, composta de várias subunidades e que realiza a polimerização do ARN a partir de um molde de ADN.

II. As ARNs polimerases são enzimas que catalisam a ligação entre a extremidade 3' OH de um nucleotídeo com a extremidade 5' fosfato do nucleotídeo seguinte.

III. As ADNs polimerases são enzimas que catalisam a transcrição do ADN.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • DNA polimerase cataliza replicação. 

    RNA polimerase cataliza transcrição. 


ID
1704130
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

5' ATG GGG AAC AAG CCC GAG TCG -------------------------- CAC CAC TGG ATA AAA CCG AGA 3'

3' TAC CCC TTG TTC GGG CTC AGC --------------------------- GTG GTG ACC TAT TTT GGC TCT 5'

Para amplificação do fragmento de DNA representado acima, o par de iniciadores correto (senso e anti-senso, respectivamente), está em: 

Alternativas
Comentários
  • Olá, colegas.

     

    No DNA temos:

     

    - a fita SENSO (5´ --> 3´): Ela recebe esse nome porque está escrita no sentido da vida, isto é, no sentido que ocorre a replicação (5´ --> 3´). Ela é positiva e não será utilizada para a transcrição de RNA mensageiro. Ela é o DNA codificante, uma vez que guardará os genes responsáveis pela codificação do aminoácido.  

     

    - a fita ANTISENSO (3´ --> 5´): Ela está no sentido ´´errado´´, uma vez que está escrita no sentido contrário da vida. Ela é negativa e será utilizada para a transcrição de RNA mensageiro.   

     

    Agora, vamos nos ater ao enunciado da questão. O examinador pedido os PRIMERS, ou seja, eles serão o inverso das  fitas..

     

    - fita SENSO (5´ --> 3´)terá um primer ANTISENSO (5'TCT CGG TTT TAT CCA GTG GTG3').

    - fita ANTISENSO (3´ --> 5´)terá um primer SENSO (5'ATG GGG AAC AAG CCC GAG TCG3').  

     

     


ID
1725610
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito do processo de transcrição em eucariotos, considere as afirmativas a seguir:

I. Três tipos de RNA polimerase estão envolvidos no processo.

II. A RNA polimerase II necessita de fatores de transcrição para se ligar ao promotor no DNA e iniciar a transcrição.

III. O transcrito primário é processado para gerar o mRNA maduro por etapas que incluem a adição de grupos metil às extremidades 5' e 3' e remoção dos íntrons.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Processo de transcrição em eucariotos:

     

    I. Correta. Três tipos de RNA polimerase estão envolvidos no processo.

    Justificativa:

    RNA polimerase I: responsável pela transcrição de RNAr (exceto 5S RNAr)

    RNA polimerase II: responsável pela transcrição do RNAm

    RNA polimerase III: responsável pela transcrição de RNAt e do 5S RNAr

    II. Correta. A RNA polimerase II necessita de fatores de transcrição para se ligar ao promotor no DNA e iniciar a transcrição.

    Justificativa: Os fatores de transcrição + RNA polimerase II + promotor formam o complexo de iniciação da transcrição. Já nos procariotos não há necessidade da formação desse complexo, uma vez que a RNA polimerase II liga-se diretamente ao promotor.

    III. Errada. O transcrito primário é processado para gerar o mRNA maduro por etapas que incluem a adição de grupos metil às extremidades 5' e 3' e remoção dos íntrons.

    Justificativa: A extremisade 5' recebe um quepe - que são grupos nucleotídicos modificados de guanina, já a extremidade 3' recebe uma cauda de polia-A. Além disso, ocorre a remoção das regiões não codantes {introns} e união das regiões codantes {exóns}.

     

    Alternativa B.


ID
1725613
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito do código genético e o processo de tradução, considere as afirmativas a seguir:

I. O código genético é degenerado e alguns aminoácidos são codificados por mais de um códon.

II. Cada um dos 20 aminoácidos é ligado por meio de uma enzima aminoacil-tRNA sintetase específica ao mRNA.

III. Em eucariotos, a sequência de Shine-Dalgarno no mRNA é necessária para a ligação da subunidade menor do ribossomo.

VI. Com o deslocamento do ribossomo durante a síntese de proteínas, o tRNA que ocupa inicialmente o sítio aminoacil, passa para o sítio peptidil.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D)

    I. O código genético é degenerado e alguns aminoácidos são codificados por mais de um códon. CORRETA

    II. Cada um dos 20 aminoácidos é ligado por meio de uma enzima aminoacil-tRNA sintetase específica ao mRNA.  ERRADA - a aminoacil-tRNA sintetase liga os aminoácidos ao tRNA, e não ao mRNA

    III. Em eucariotos, a sequência de Shine-Dalgarno no mRNA é necessária para a ligação da subunidade menor do ribossomo. ERRADA - eucariotos não possuem a sequência de Shine-Dalgarno, sendo a tradução basicamente orientada pela proximidade do códon de iniciação à extremidade 5'

    VI. Com o deslocamento do ribossomo durante a síntese de proteínas, o tRNA que ocupa inicialmente o sítio aminoacil, passa para o sítio peptidil. CORRETA


ID
1725616
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os elementos controladores da expressão gênica denominados enhancers ou acentuadores são

Alternativas
Comentários
  • Os enhancers ou acentuadores são sequências de DNA que aumentam a afinidade da maquinaria de transcrição por um certo promotor. Essas sequências podem estar localizadas acima (upstream), abaixo (downstream) ou dentro do gene a ser transcrito e podem também estar distantes muitos milhares de pares de base deste, e em qualquer uma das fitas.

    Alguns enhancers atuam apenas em células específicas e isso é, provavelmente, regulado através da presença de determinadas proteínas estimuladoras tecido-específicas que se ligam a acentuadores específicos.

    Acredita-se que as proteínas que se ligam a enhancers causem uma curvatura no DNA e permitam um acesso mais fácil das proteínas da maquinaria de transcrição a um determinado promotor.


    Fonte: http://www2.bioqmed.ufrj.br/prosdocimi/RNA/enhancer.htm


ID
1725619
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da regulação da expressão gênica em eucariotos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O processo de regulação da expressão gênica em células eucarióticas pode ocorrer nos níveis estrutural, transcricional, pós-transcricional, traducional e pós-traducional.

  • Ø  7 passos na regulação da expressão gênica de eucariotos:

     

    1)         Ou a regulação é controlada no momento da transcrição, ou seja, o gene vai ser transcrito ou não, sendo inibido ou estimulado. Durante a transcrição pode ser produzido um RNAm ou não;

    2)         Depois que o RNAm é produzido na forma primária, precisa sofrer um processamento pós transcricional, podendo ocorrer a regulação do gene;

    3)         O RNAm maduro pode ser degradado pelas RNAases, caso o tecido não precise de determinada proteína;

    4)         O RNAm pode ser utilizado para produzir uma proteína na tradução, sendo também um mecanismo de regulação;

    5)         A proteína vai sofrer um processo pós-traducional;

    6)         A proteína pode ser degradada mesmo depois de produzida;

    7)         Pode ser processada, degradada e pode ser regulada em nível de endereçamento e transporte para seu local específico onde tem função biológica.

     

     


ID
1726480
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A produção de uma molécula de RNA, a partir de um molde de DNA, é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • a- Conversão de RNA a partir de DNA

    b - DNA a partir de DNA

    c- Retirada de íntrons, ligação dos éxons e aplicação de CAP e cauda poli-A

    d- Proteína a partir do RNAm

    e - Quando éxons de ligam de forma diferente durante o splicing.

  • Leitura do mRNA a partir do DNA = Tradução

    LETRA A

    APMBB


ID
1726483
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A interação entre o anti-códon no tRNA com o códon no mRNA é mediada:

Alternativas
Comentários
  • Através da região do anticódon, os tRNA reconhecem no mRNA (códons) que sejam complementares e estabelecem com as bases do mRNA pontes de hidrogênio (pareamento códon - anticódon) , são formado na extremidade 3' sob forma de fita simples.

    GABARITO : B


ID
1726486
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Beadle e Tatum descobriram mutantes em Neurospora que eram capazes de crescer em meio com arginina (mutantes classe I). Estes mutantes também eram capazes de crescer em meio contendo ornitina OU citrulina. Uma segunda classe de mutantes (Classe II) conseguiam crescer em meio contendo citrulina, porém não eram capazes de crescer em meio contendo apenas ornitina. A cascata metabólica que resulta na produção de arginina está descrita abaixo: 

                      Precursor → Ornitina → Citrulina → Arginina

                       Etapas                A               B                C 

Baseado nestes resultados os pesquisadores acima citados puderam concluir que: 

Alternativas

ID
1726597
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à molécula de mRNA 5' AGG CGG AAU GUU, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A fita dupla de dna apresenta uma fita (+) denominada de senso, pois está escrita na direção de 5´ --> 3´ e outra fita (-) denominada antisenso, pois está escrita na direção de 3´ --> 5´. Como o RNA mensageiro é transcrito no sentido de 5´ --> 3´, a fita molde que será utilizada é a fita (-). Pois bem, se ela é complementar a fita (-), podemos afirmar que o RNA mensageiro tem a mesma sequência da fita (+), sendo a única diferença que ao invez de ter uracila, teremos timina.


ID
1729447
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A produção de uma molécula de RNA, a partir de um molde de DNA, é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    A transcrição é o nome que se dá à formação de RNA a partir de uma fita de DNA, havendo a “cópia” das informações contidas no DNA para o RNA. Esse processo é de extrema importância, pois as informações transcritas para a molécula de RNA são traduzidas na formação de proteínas.

    Fonte: https://www.biologianet.com/genetica/transcricao.htm


ID
1729450
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A interação entre o anti-códon no tRNA com o códon no mRNA é mediada:

Alternativas
Comentários
  • Através da região do anticódon, os tRNA reconhecem no mRNA (códons) que sejam complementares e estabelecem com as bases do mRNA pontes de hidrogênio (pareamento códon - anticódon) , são formado na extremidade 3' sob forma de fita simples.

    GABARITO : B


ID
1729603
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Beadle e Tatum descobriram mutantes em Neurospora que eram capazes de crescer em meio com arginina (mutantes classe I). Estes mutantes também eram capazes de crescer em meio contendo ornitina OU citrulina. Uma segunda classe de mutantes (Classe II) conseguiam crescer em meio contendo citrulina, porém não eram capazes de crescer em meio contendo apenas ornitina. A cascata metabólica que resulta na produção de arginina está descrita abaixo:

Precursor → Ornitina → Citrulina → Arginina
Etapas                A                B                C

Baseado nestes resultados os pesquisadores acima citados puderam concluir que:

Alternativas

ID
1764937
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A decodificação realizada pelos ribossomos durante a síntese de proteínas, tendo por base as informações genéticas contidas na molécula de RNAm, consiste no encadeamento de

Alternativas
Comentários
  • Em tese, temos 64 códons (4*4*4), porém existem 3 códons de parada (que não possuem aminoácidos correspondentes), ou seja, utlizamos apenas 61 códons para codificar o total de 20 aminoácidos.


ID
1927663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da expressão gênica e da organização dos cromossomos, julgue o item subsecutivo.

A acetilação de resíduos de lisinas na cauda N-terminal de histonas nucleossômicas pelas HATs ou histonas-acetiltransferases promove uma descondensação parcial da cromatina, tornando-a ativa para a transcrição.

Alternativas
Comentários
  • A acetilação de resíduos de lisina das histonas neutraliza sua carga positiva, fazendo com que as histonas diminuam sua atração pelo DNA negativo.

  • Gabarito Certo.

    .

    A acetilação dos resíduos de lisina na terminação N de proteínas de histona remove cargas positivas, desse modo reduzindo a afinidade entre histonas e DNA. Isto faz a polimerase de RNA e os fatores de transcrição mais facilmente acessar a região propiciada. Conseqüentemente, na maioria dos casos, a acetificação da histona realça a transcrição, enquanto a deacetilação da histone reprime a transcrição.


ID
1952428
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito do processo de transcrição em eucariotos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Tanto os íntrons quanto os éxons são copiados. Contudo, os íntrons são removidos durante o processo de Splicing.

    b) Apenas a RNA Polimerase II transcreve mRNA. A Pol I transcreve genes de rRNA, exceto o 5S rRNA, a qual é transcrita pela Pol III.

    c) A remoção dos íntrons (splicing) é realizada por um complexo enzimático, o spliceossoma, constituído de pequenas riboproteínas nucleares (snRNP).

    d) O processamento do mRNA ocorre concomitantemente à síntese do próprio RNA.

    e) A RNA-Pol III transcreve a subunidade 5S rRNA, não transcrita pela Pol I.


ID
1973974
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Suponha que o peso molecular de um determinado aminoácido seja 125 daltons e de um polipeptídeo eucariótico seja 50000 daltons. Admita que o RNA mensageiro transcrito que especifica esse polipeptídeo possua um códon de início e um de término. Quantos códons possui essa molécula de RNA mensageiro?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

     

    1 aminoácido = 125 daltons

    x aminoácidos = 50000 daltons

    x = 50000/125 = 400 aminoácidos

     

    400 + 1 (início) + 1 (fim) = 402 códons

     

    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/AcNucleico6.php

  • 1 aminoácido = 125 daltons

    x aminoácidos = 50000 daltons

    x = 50000/125 = 400 aminoácidos

     

    400 + 1 (início) + 1 (fim) = 402 códons

  • O correto seria 401, porque o códon de iniciação codifica 1 aminoácido, a saber a metionina.

  • 5000/125= 400

    400 +2= 402


ID
2001844
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito do processo de transcrição em eucariotos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Associados à proteínas específicas, os snRNAs formam as snRNPs (ribonucleoproteínas nucleares pequenas), sendo responsáveis pela remoção dos introns do hnRNA.

  • a) Quando um gene eucariótico é transcrito de DNA para RNA, apenas os éxons são copiados para produzir o transcrito de RNA primário.

    O trasncrito primário é justamente o RNAm não processado contendo éxons e íntrons, 

    b) Em eucariontes, existem três RNA polimerases diferentes, e apenas a RNA polimerase II transcreve mRNA.

    A RNAs polimerases I, II e III são enzimas que atuam na trancrição de PROCARIONTES.

    c) Os íntrons são removidos do RNA por enzimas compostas de um complexo de proteína e RNA denominadas pequenas partículas de ribonucleoproteína nuclear (snRNPs).

    Acrescentando ao que o colega Renan disse: Também denominado RNAn (nuclear). São responsáveis pelo processamento do RNA transcrito, fomando parte do spliceossomo, complexo que retira os íntrons e une os éxons do RNAm

    d) O processamento do RNA inicia-se somente após o término da síntese de RNA.

    O processamento é paralelo à transcrição.

  • B) Errada. O erro da alternativa está no tipo de rna polimerase que sintetiza o rna mensageiro. É a II e não a I.

     

    Eucariotos apresentam 3 tipos de RNA polimerase:

     

    --> RNA polimerase I: responsável pela síntese de RNA ribossômico (exceto 5s RNAr)

    --> RNA polimerase II: responsável pela síntese de RNA mensageiro

    --> RNA polimerase III: responsável pela síntese de RNA transportador, e também pela síntese de 5S RNAr.

     


ID
2050690
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na síntese de proteínas, trios de nucleotídeos da molécula de DNA (ou ADN) são transcritos para uma molécula de mRNA (RNA mensageiro).
Assinale a opção que apresenta apenas possíveis trios transcritos.

Alternativas
Comentários
  •   Para responder esta questão é necessário estar atento ao comando da questão.  O enunciado diz que o DNA é TRANSCRITO em molécula de RNAm.  Em seguida pergunta qual opção possuei possíveis sequencias TRANSCRITAS, ou seja, trios FORMADORES de moléculas de RNAm.  Portanto a alternativa certa é aquela que trás trios de moléculas de DNA.

      Mais do que avaliar o conhecimento do candidato, a questão exige, tranquilidade e capacidade de interpretação para acertar.  Na minha modesta opinião é uma ótima questão para treinar um dos diversos artifícios dos examinadores para induzir os candidatos ao erro e estarmos atento a esse tipo de "pegadinha".

      Sucesso a todos(as)!

       Força foco e fé...

     


  • As bases pirimidinas do DNA são: Timina e Citosina. Já o RNA tem a Uracila no lugar da Timina. 


    No entanto saber isso não é o suficiente para responder a questão.

    A questão tenta confundir o candidato quando afirma que "trios de nucleotídeos da molécula de DNA (ou ADN) são transcritos para uma molécula de mRNA (RNA mensageiro)" e depois pede para assinalar "a opção que apresenta apenas possíveis trios transcritos." 
    Assim, não deixa claro se é um transcrito de RNA ou DNA.
    Respondi por eliminação pois apenas uma alternativa apresentava sequência de DNA. 
    Achei a questão maldosa mesmo.
    Não sei se o examinador precisava ser mais honesto na questão ou se eu realmente não soube interpretá-la.

  • Reposta:

    Letra D

  • Questão safada essa!!!  Por eliminação dava para excluir todas menos as letras A e D, pq as outras têm mistura de T com U e são sequências impossíveis. Daí só teria que prestar atenção no enunciado pra saber se estava se referindo ao DNA (letra D) ou ao RNA (letra A)

  • O trio transcrito( DNA) não pode ter uracila

  • BANCA DO CACETE E QUESTAO FDP....

    nao tinha a necessidade do examinador fazer esse tipo de enunciado, visto que nao analisa somente o conhecimento do candidato, mas tambem outros pontos que ja estao sendo avaliados em outras materias da propria prova....

    enfim, precisamos nos atentar para essa banca chata...

    sucesso e que a posse nos acompanhe...

  • Questão mal elaborada. A palavra "transcrito" está no particípio passado. Só existem transcritos de RNA, como por exemplo o transcrito primário.

    É possível acertar o gabarito da banca apenas por exclusão, afinal, a alternativa D é a mais diferente das outras.

    Deveria ser anulada pelo péssimo português.

  • O correto seria perguntar sobre trios a serem transcritos. Do jeito que está o enunciado dar a entender que já foram transcritos. Mal elaborada.

    Mas os trios a serem transcritos não tem Uracil

    Melhor banca Cebraspe

  • A questão aborda a síntese de proteínas, especificamente o processo de transcrição da molécula de DNA para uma de RNA mensageiro, pedindo a alternativa que indique possíveis trios transcritos. Antes de analisar as alternativas, entenderemos sobre os ácidos nucleicos (DNA e RNA). Eles são formados a partir do encadeamento de unidades repetidas, os nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por três tipos de substâncias químicas, fosfato, base nitrogenada e pentose (desoxirribose ou ribose). O DNA apresenta duas cadeias de nucleotídeos com as bases nitrogenadas adenina e guanina (purinas) e as bases citosina e timina (pirimidinas). O RNA é formado apenas por uma cadeia de nucleotídeos e apresenta as bases nitrogenadas adenina e guanina (purinas) e as bases citosina e uracila (pirimidinas).  A base timina (T) se liga apenas à adenina (A), enquanto que a base citosina (C) se liga apenas à guanina (G). A molécula de RNA não carrega a base nitrogenada timina (T), ela é substituída pela uracila (U), que se liga à adenina (A). No processo de transcrição da molécula, ocorre a cópia dos códigos do DNA no RNA mensageiro com um códon (trinca de nucleotídeos) correspondente. Então uma molécula de DNA apresenta A, C, G e T, enquanto que uma molécula de RNA apresenta A, C, G e U. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)
    Nas alternativas, há quatro opções (A, B, C e E) que apresentam a base nitrogenada uracila (U), presente apenas em moléculas de RNA. Apenas uma opção apresenta as bases nitrogenadas correspondentes a uma molécula de DNA. O enunciado pede os possíveis trios transcritos, porém não especifica se o trio (códon) seria do DNA, antes de realizar a união (RNA-polimerase) com o códon correspondente do RNA, ou se seria do RNA, depois de realizada a união e considerando a fita apenas da combinação resultante com as bases de RNA. Portanto, avaliando as alternativas, é possível chegar a melhor opção como letra D, quando considerando o trio transcrito antes da combinação com o RNA.


    Fonte da imagem: site sobiologia.com.br



    Assinale a opção que apresenta apenas possíveis trios transcritos



    A) CCU; ACA; GAC; GGU. Os trios apresentados correspondem a uma molécula de RNA mensageiro depois da transcrição realizada. Incorreta.

    B) ATC; ACU; GAG; GGU. Os trios apresentam tanto códon de DNA (ATC, GAG) quanto códon de RNA (ACU, GGU), não sendo possível relacionar ao momento exato da transcrição. Incorreta.

    C) CCU; ATC; CAG; TTA. Os trios apresentam tanto códon de DNA (ATC, CAG, TTA) quanto códon de RNA (CCU), não sendo possível relacionar ao momento exato da transcrição. Incorreta.

    D) ATC; CTA; TTA; AAT. As bases nitrogenadas apresentam códons apenas de molécula de DNA, com possíveis trios transcritos de DNA para serem combinados com RNA correspondente. CORRETA.

    E) UUU; CUA; ATA; TAT. Os trios apresentam tanto códon de DNA (ATA, TAT) quanto códon de RNA (UUU, CUA), não sendo possível relacionar ao momento exato da transcrição. Incorreta.


    Gabarito do Professor: Letra D, considerando o trio transcrito de DNA antes da combinação com o RNA.


ID
2182708
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O DNA e o RNA são compostos por quatro diferentes bases nitrogenadas: adenina (A), guanina (G), timina (T) (ou uracila, U, no RNA) e citosina (C). Um dos códons presentes no DNA responsável pela codificação do aminoácido leucina possui a combinação G-A-T. Assinale a alternativa que apresenta a combinação que o RNA deve possuir para transmitir esta combinação.

Alternativas
Comentários
  • DNA: C-G; A-T 

    RNA: C-G; A-U

    Na questão a sequência de DNA é: G - A - T

    Passando para RNA fica a seguinte combinação: C - U - A.

    Alternativa certa: B

     

     

    Bons Estudos!

  • G  A  T
    C  U  A
    LETRA B.


ID
2208607
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A sequência GAAGAGCTTCATGAT corresponde a um trecho da fita-molde de uma molécula de DNA. Quando esse segmento for transcrito, a sequência correspondente à molécula de RNA gerada será a seguinte: 

Alternativas
Comentários
  • B) CUUCUCGAAGUACUA.

    URACILA NO RNA.


ID
2223625
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As moléculas de RNA-t atuam como adaptadores que traduzem sequências de nucleotídeos em proteínas. Nas moléculas ligadas à síntese proteica,

Alternativas
Comentários
  • o pareamento códon-anticódon permite que cada aminoácido seja inserido em uma proteína de acordo com a sequência de nucleotídeos do RNAm

  • Porque a letra B está incorreta?

  • A opção B está incorreta, pois o aminoácido se liga a extreimidade 3' do RNAt, não do RNAm

  • Irene, eu acredito que esteja errada porque o RNA-t carrega 1 dos 20 aminoácidos.

  • A alternativa B está incorreta pois cada RNAt carrega apenas 1 aminoácido por vez, o que ele carrega de 3 em 3 na verdade é a sua trinca de bases nitrogenadas complementar ao codon do RNAm.


ID
2298877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O excesso de peso e uma alimentação rica em gordura podem causar alterações genéticas, segundo um estudo que analisou o genoma de 703 pessoas obesas, magras e com excesso de peso. Nesse estudo, os pesquisadores mostraram que o gene LY86, possível contribuidor da obesidade, sofreu uma metilação sobre vários substratos. Os resultados revelam uma mudança química no genoma, como se o organismo se adaptasse ao “novo” ambiente. Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que a alteração sofrida pelo gene LY86 está relacionada

Alternativas
Comentários
  • Metilação é um mecanismo de regulação da transcrição gênica, em que resíduos de citosina são metilados, impedindo a aproximação dos fatores de transcrição e da DNA polmerase, inibindo a transcrição.

  • A metilação afeta a estrutura da molécula de DNA, e conseqüentemente o desenvolvimento da célula. As seqüências que são metiladas não são transcritas, enquanto as seqüências sem metilação estão sendo transcritas ativamente.


    Leia mais: https://geneticavirtual.webnode.com.br/genetica-virtual-home/prefacio/estrutura%20e%20replica%C3%A7%C3%A3o%20do%20dna/metila%C3%A7%C3%A3o%20do%20dna/


ID
2337565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca de proteínas, enzimas, DNA e RNA, julgue o item subsequente.

A presença de um dos três códons de terminação (UUA, UAG ou UGA) pode ser suficiente para sinalizar ao ribossomo o final do processo de tradução, uma vez que esses códons não são reconhecidos por um tRNA.

Alternativas
Comentários
  • Códons de parada 5'UAA; UAG; UGA3', não codificam nenhuma aminoácido, sinalizando o fim da tradução.

    Detalhe: UAA é diferente de UUA

  • Não entendi. UUA codifica Leucina, portanto não é código de terminação.

  • Gente que códon é esse aí UUA?

  • Gente, de acordo com Lehninger, 6 ed - "O alongamento continua até que o ribossomo adicione o último aminoácido codificado pelo mRNA. A terminação, quarto estágio da síntese de polipeptídeos, é sinalizada pela presença de um dos três códons de parada no mRNA (UAA, UAG, UGA), imediatamente após o último aminoácido codificado." O códon UUA é da Leucina.

    Não encontrei justificativa para esse códon UUA ser de terminação. 

    Alguém sabe dizer se houve recurso ou justificativa para essa questão?

  • Tá errado isso ai, UUA não tem nada a ver.. o certo é UAA UGA UAG

  • UAA erro de digitação da banca

  • CÓDON 1 SEMPRE SERÁ AUG (CÓDON DE INICIALIZAÇÃO)à E O RNA transportador correspondente será o UAC que carrega o aminoácido METIONINA!!

    JÁ OS CÓDONS DE TERMINAÇÃO SÃO: UAA, UAG, UGG!

  • Essa questão aborda os códons de terminação, e pede que se analise a afirmativa sobre proteínas, enzimas, DNA e RNA em relação ao final do processo de tradução. A produção de proteínas (indispensável para uma célula) é controlada a partir das etapas de transcrição e tradução, que ocorrem após a duplicação (replicação) semiconservativa do DNA. O DNA possui nucleotídeos que podem ser de quatro tipos: adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G). Elas formam duas cadeias que se mantêm juntas através de pontes de hidrogênio, com a união de bases nitrogenadas complementares. A união de três nucleotídeos forma um códon, e elas produzem 20 tipos de aminoácidos diferentes. Um códon específico determina o início da produção de proteínas (tradução), o códon de iniciação (AUG), que codifica a Metionina (aminoácido) para se unir com as demais proteínas. Um RNAt carrega a Metionina para o ribossomo. Os códons UAA, UGA e UAG são denominados códons de terminação, pois o RNAt não os reconhece, desassociando o ribossomo para iniciar outra tradução. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)
     


    Fonte da imagem: site sobiologia.com.br


     

    A presença de um dos três códons de terminação (UUA, UAG ou UGA) pode ser suficiente para sinalizar ao ribossomo o final do processo de tradução, uma vez que esses códons não são reconhecidos por um tRNA.
     

    A afirmativa cita os códons UUA, UAG e UGA como códons de terminação, não reconhecidos por um RNAt. Os três códons de terminação conhecidos são os UAA, UGA e UAG, ou seja, o primeiro códon está incorreto, não sendo um códon de terminação no processo de tradução de proteínas, o UUA representa o aminoácido Leucina. Portanto, a afirmativa está errada.

    Gabarito da Banca: CERTO.

    Gabarito do Professor: ERRADA, em discordância com a banca, que optou pela alternativa CERTA. 





ID
2337574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere à engenharia genética, julgue o próximo item.

Os genes eucariotos são formados por íntrons, que são sequências longas e codificantes, intercaladas por éxons, que são sequências curtas, também denominadas sequências intervenientes.

Alternativas
Comentários
  • Íntrons não são codificantes, a questão tentou inverter os conceitos de íntron e éxon

    ERRADO

  • Acredito que o erro esteja no nome da sequência. As sequências são denominadas intermediárias.


ID
2337577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere à engenharia genética, julgue o próximo item.

O splicing de RNA é um processo no qual as sequências de íntrons são removidas do RNA recém-sintetizado.

Alternativas
Comentários
  • CERTO - Os Íntrons são cortados da molécula e os éxons são unidos, formando uma molécula de RNAm com uma sequência codificante contínua (Splicing do RNA)


ID
2337580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere à engenharia genética, julgue o próximo item.

O cDNA forma-se a partir do mRNA mediante o uso de uma enzima chamada transcriptase reversa, que corta o cDNA e o clona para sintetizar uma molécula bifilamentar de DNA.

Alternativas
Comentários
  • A trascriptase reversa usa o RNAm como molde para a produção de uma fita de DNA, a qual é denominada, neste caso, de cDNA (DNA complementar). Ela não corta o cDNA como afirma a questão...

  • Gabarito Errado.

    .

     DNA complementar (cDNA) é o DNA sintetizado a partir de uma molécula de RNA mensageiro, cujos íntrons já foram removidos, ou seja, o mRNA já passou pelo processo de splicing, sendo uma reação catalisada pela enzima transcriptase reversa.

    Após isolar um mRNA, é inserido um primer para que a enzima transcriptase reversa se ligue e sintetize a fita única de DNA a partir do molde de RNA, gerando um hibrido complementar de DNA-mRNA e antiparalelo. O RNA é depois degradado pela RNase H, que degrada parcialmente a cadeia de RNA. A DNA polimerase I sintetiza novos fragmentos de DNA usando, como iniciadores, os fragmentos de RNA (deixados pela RNase) associados à cadeia simples de DNA. Por fim, a DNA ligase liga os fragmentos de DNA da nova cadeia, originado uma cadeia dupla de DNA complementar (cDNA).


ID
2337583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere à engenharia genética, julgue o próximo item.

Uma enzima de restrição corta o DNA em um conjunto de fragmentos de restrição que são determinados pelas localizações de sequências de DNA específicas chamadas de sítios de restrição.

Alternativas
Comentários
  • Estas enzimas são endonucleases, ou seja, no interior (daí o prefixo endo- dentro) das moléculas de DNA, cortando-as em locais bem definidos.

    São enzimas produzidas normalmente por bactérias e que possuem a propriedade de defendê-las de vírus invasores. Essas substâncias “picotam” a molécula de DNA sempre em determinados pontos, levando a produção de fragmentos contendo pontas adesivas, que podem se ligar a outras pontas de moléculas de DNA que tenham sido cortadas com a mesma enzima. 

    Em Engenharia Genética, a obtenção dos fragmentos de DNA serve para criar, in vitro (em tubo de ensaio ou no laboratório), novas moléculas, recortando e colando vários pedaços de informações.

    O local do “corte”, o local de uma enzima, é conhecido como sítio alvo. Você pode perguntar por que essa enzima não atua no DNA da própria bactéria? Isso não ocorre devido à existência de outras enzimas protetoras, que impedem a ação das enzimas de restrição no material genético da bactéria.

    As enzimas de restrição reconhecem e atuam sobre sequências específicas de DNA, catalisando a destruição de uma ligação fosfodiéster entre dois nucleotídeos consecutivos ligados a determinadas bases. Os nucleotídeos entre os quais a enzima corta, ou seja, entre os quais promove a hidrólise, encontram-se no interior dessas mesmas sequências específicas de reconhecimento.

    Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biotecnologia/enzimasderestricao.php


ID
2337586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere à engenharia genética, julgue o próximo item.

A reação em cadeia de polimerase (PCR) emprega várias cópias de um par de primers que se ligam a pontas diferentes do gene que será amplificado, enquanto as polimerases adicionam bases a esses primers, formando-se um número exponencial de fitas duplas de DNA.

Alternativas
Comentários
  • A reação em cadeia da polimerase (PCR) é uma técnica rotineira de laboratório usada para fazer muitas cópias (milhões ou bilhões) de uma região específica do DNA. Essa região do DNA pode ser qualquer objeto de interesse do pesquisador. Por exemplo, pode haver um gene cuja função o pesquisador queira compreender ou um marcador genético usado pelos cientistas forenses para correlacionar o DNA da cena do crime com os suspeitos.

    Assim como a em um organismo, a PCR requer uma enzima DNA polimerase que faça novas fitas de DNA usando as existentes como moldes. A DNA polimerase tipicamente usada na PCR é chamada de Taq polimerase, em homenagem à bactéria resistente ao calor da qual ela foi isolada (Thermus aquaticus).

    T. aquaticus vive em fontes termais e de água quente. Sua DNA polimerase é bastante estável ao calor e é mais ativa à 70°C (temperatura em que as DNA polimerases humanas ou de E. coli seriam disfuncionais). Essa estabilidade ao calor torna a Taq polimerase ideal para PCRs. Como veremos, a alta temperatura é usada repetidamente na PCR para desnaturar o DNA molde, isto é, separar suas fitas.

    Como outras DNA polimerases, a Taq polimerase consegue fabricar DNA somente quando lhe é dado um primer, uma sequência curta de nucleotídeos que fornece um ponto de partida para a síntese de DNA. Em uma reação de PCR, o pesquisador determina a região do DNA que será copiada, ou amplificada, pelos primers que ela ou ele escolher.

    Os primers de PCR são pedaços curtos de DNA de fita simples, geralmente por volta de 20 aminoácidos de comprimento. Dois primers são usados para cada reação de PCR, e eles são projetados de modo que englobem a região de interesse (região que deve ser copiada). Isto é, são dadas sequências que os farão se ligar a fitas opostas do DNA molde, bem nas extremidades da região a ser copiada.

    Os primers se ligam ao molde por pareamento de bases complementares. Quando os primers são ligados ao molde, eles podem ser estendidos pela polimerase, e a região que está entre eles será copiada.

    Esse artigo é uma derivação modificada de "," por CK-12 Foundation ().

    https://pt.khanacademy.org/science/biology/biotech-dna-technology/dna-sequencing-pcr-electrophoresis/a/polymerase-chain-reaction-pcr

  • Duas dúvidas com relação a questão:

    1. Para mim que era utilizado UM único par de primers e não várias cópias do par, como afirma a questão
    2. Os “limites” da sequência alvo são definidos por primers de oligonucleotídeos que são complementares à extremidade 3’ da sequência de interesse. E a questão afirma que se ligam a pontas diferentes

ID
2384365
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo que contém informações referentes a alguns tipos de genes.
I. Encontram-se localizados no cromossomo em uma região que aparentemente contém o gene para uma característica ou doença.
II. Têm a tendência de serem transmitidos juntos, pela meiose. Estes genes não estão livres de experimentar a distribuição independente.
III. Genes que codifcam um RNA ou uma proteína cuja função é controlar a expressão de outros genes. Esses genes podem regular a transcrição de outros genes através da ligação dos seus produtos a determinados sítios no DNA, geralmente a montante do gene alvo.
Assinale a alternativa cuja sequência se relaciona, correta e respectivamente, com as informações I, II e III da tabela.

Alternativas
Comentários
  • De onde será que as bancas tiram esses conceitos? Sempre me pergunto sobre a Bibliografia utilizada....

  • Genes candidatos são aqueles candidatos a portarem uma sequência que codifica um polipeptídeo. Para a verificação, é utilizada a pesquisa BLAST, na qual a sequência candidata é comparada com as sequências há codificadoras existentes nos bancos de dados públicos em busca de similaridade e confirmação de que aquela sequencia indagada é de fato um gene (Griffiths, 2009)

    Genes ligados costumam ser herdados em bloco, eles não experimentam a distribuição independente justamente pelo fato de a distribuição de um depender da distribuição do outro, é o que ocorre com os haplótipos.


ID
2384368
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à replicação do DNA (ácido desoxirribonucleico) e seus aspectos gerais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra C? Marquei letra B, uma vez que uma das fitas 'e de modo descontinuo, porém a outra não.

  •  

    O erro da letra c é que a replicação não necessita de proteínas e sim de enzimas. 

  • Acredito que o erro da letra C seja quando fala em "ligar ao DNA de fita dupla", o fragmento replicado não é fita dupla e sim simples. Não acredito que seja o problema com a nomenclatura proteínas pois toda enzima é também uma proteína.

  • B e C erradas

  • Essa questão merece ser reavaliada ou esclarecida, também marquei letra B não compreendi o fato dela ser correta.

  • Letra B nitidamente errada. A fita líder é replicada de forma contínua e a fita tardia de forma descontínua.

     

    "...uma das cadeias é sintetizada continuamente e a outra, descontinuamente, é chamado de síntese semidescontínua. Costuma-se dizer também que a síntese do DNA na forquilha de replicação é assimétrica, pois em uma das cadeias (cadeia leading) ela ocorre continuamente, enquanto que na outra (cadeia lagging) ela ocorre de modo descontínuo, em fragmentos."

     

    Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2937177/mod_resource/content/2/BiologiaMolecular_texto02%20final.pdf

     

  • Diversos tipos de proteínas participam desse processo de desenrolamento. As helicases são enzimas que desenrolam a dupla-hélice nas forquilhas de replicação, separando as duas fitas parentais e as tornando disponíveis como fitas-molde. Após a separação das fitas parentais, proteínas de ligação à fita simples ligam-se às cadeias de DNA não pareadas, evitando que elas se associem novamente. O desenrolamento da dupla-hélice leva ao aumento na torção da cadeia no trecho à frente da forquilha de replicação. As topoisomerases ajudam a aliviar esse aumento na tensão pela quebra, giro e religação das fitas de DNA.

    Fonte: Biologia de Campbell. Reece, 10º ed


ID
2384371
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito de RNA (ácido ribonucleico), transcrição e seu processamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Até poucos anos atrás acreditava-se que as funções regulatórias eram desempenhadas por proteínas, através do reconhecimento de sítios de ligação específicos nas moléculas de DNA. Nas últimas décadas, o papel dos RNAs não codificantes (ncRNAs) na regulação da expressão gênica ganhou destaque. A interação dessas moléculas com proteínas, DNA, mRNAs, formando distintos complexos moleculares, permitem que os ncRNAs atuem de diferentes maneiras, o que torna as redes de regulação cada vez mais intrigantes e interessantes para a pesquisa.  Dessa forma, o estudo da regulação da expressão gênica expandiu suas fronteiras e cada vez mais fica claro que esse importante processo biológico não pode ser explicado apenas pelas proteínas ou pelos RNAs, de maneira isolada. Este é um processo complexo, cujos seus constituintes devem ser estudados de forma associada, entendendo suas conexões e seus papéis biológicos.

    http://labisismi.fmrp.usp.br/index.php/br/regulacao-da-expressao-genica

     

  • a) O RNA mensageiro (mRNA) é um conjunto de moléculas que transportam aminoácidos aos ribossomos para formar proteínas (FALSA)

    O RNAm é produto da transcrição, ele não é um conjunto de moléculas, mas sim uma única molécula. Quem transporta os aminoácidos até os ribossomos é o RNAt (transportador ou de transferência)

    b) RNA não codifcantes exercem funções na regulação da expressão gênica. (CORRETA)

    Por RNA não codante devemos entender aquela que não é traduzido em uma proteína, são os RNA funcionais. No caso, o micro RNA (miRNA), ao se associar a um complexo proteico, é capaz de reprimir a expressão de determinados genes através do bloqueio da tradução.

    c) Em bactérias, uma enzima sintetiza todos os RNA da célula e os iniciadores de RNA empregados na replicação de DNA.(FALSA)

    A enzima responsável pela síntese de Rnas iniciadores é a primase do DNA, é uma polimerase especial que catalisa a síntese de um pequeno fragmento de RNA sobre a cadeia molde do DNA. A enzima que sintetiza o RNA, entretanto, é a Polimerase III.

    d) Os eucariotos usam quatro RNA-polimerases para realizar a síntese de RNA dirigida por DNA. (FALSA)

    Eucaritos possuem três RNA polimerases: Pol I, responsável pela síntese de RNAr;  Pol II, responsável pela síntese de RNAm; e Pol III reponsável pela síntese de RNAt.

     e) A RNA-polimerase III ocorre no nucléolo e sintetiza os precursores do mRNA. (FALSA)

    Ocorre no nuleoplasma e sintetiza o RNAt.

  • Gabarito D.

    .

    Só complementando a letra D da Zefa Concurseira:

    .

    A RNA pol I transcreve genes de rRNA, exceto a subunidade 5S rRNA, a qual a transcrita pela RNA pol III.

  • Letra D. RNAs não codificantes (ncRNA) como por exemplo: microRNA e siRNA (RNA de interferência) possuem funções semelhantes na regulação da expressão gênica: bloqueando ou degradando o RNAm, impedindo sua tradução.


ID
2384374
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os aspectos abaixo referentes ao processo de tradução apresentam lacunas a serem preenchidas. 
Fatores de iniciação auxiliam a montagem das subunidades ribossomais, trazem o _______ iniciador e, em eucariotos, localizam o códon de iniciação. O ribossomo seleciona o aminoacil-_______ correto, catalisa a reação de transpeptidação e, então, translocase ao longo do _______ durante a fase de alongamento da síntese protéica.
Considerando-se tRNA (RNA transportador) e mRNA (RNA mensageiro), assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para, respectivamente, preencher as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Letra (D) tRNA - tRNA - mRNA. Bons estudos!
  • Essa banca não consegue fazer uma questão boa vei. Questões horriveis.


ID
2387752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O projeto genoma, que tratou do sequenciamento das bases que compõem o genoma humano e da variação entre os indivíduos da espécie, trouxe benefícios diretos à saúde humana e de outros organismos vivos, além de melhorias na agropecuária, indústria farmacêutica, ciência forense, metodologia científica e no desenvolvimento de instrumentos de análise laboratorial e computacional, entre outros. Portanto, o projeto genoma humano não se restringiu apenas ao genoma humano. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

Os benefícios obtidos a partir do conhecimento do funcionamento do material genético incluem o desenvolvimento de organismos transgênicos, que são organismos selecionados artificialmente ao longo das gerações, visando aumentar a transcrição de proteínas de interesse da indústria agropecuária.

Alternativas
Comentários
  •  Organismos Geneticamente Modificados (OGM) são aqueles que recebem genes de uma outra espécie através da Engenharia Genética, passando a produzir uma proteína que não produziria naturalmente. Questão errada.

  • A questão trouxe o conceito de melhoramento genético e não do conceito de transgênicos.

  • Questão mal formulada

  • Cespe sempre quer confundir Organismos Genéticamente Modificados com transgênicos.

  • gabarito: errado

    OGM recebem genes exógenos, porém apenas transgênicos recebem de esp diferentes. Ou seja, todo transgênico é um OGM, mas nem todo OGM é transgênico.


ID
2398066
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em certa espécie animal a proporção de nucleotídeos Timina na molécula de DNA é igual a t > 0. Então, a proporção de nucleotídeos Citosina nesse mesmo DNA é igual a

Alternativas
Comentários
  • A proporcinalidade é a seguite: A/T = G/C Desa forma temos:  A + G = 1/2 e T + C = 1/2  

    Para achar o valor da Citosina, devemos resolver a expressão T + C =1/2 

    Isolando C (Citosina), temos: C = 1/2 - T

  • Todas as moléculas de DNA possuem as bases nitrogenadas A (adenina), T (timina), C (citosina) e G (guanina), e essas bases se ligam por pontes de hidrogênio, sempre na mesma forma: adenina à timina e citosina à guanina. Essas moléculas, então, carregam o mesmo número nos pares de bases nitrogenadas, sendo A = T e C = G. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    A questão aborda o cálculo da razão entre a quantidade de nucleotídeos T e C e a quantidade total do DNA. Se t > 0, temos então citosina e guanina iguais a c e adenina e timina iguais a t:
    c + c + t + t = 1
    2c + 2t = 1
    c + t = 1/2
    c = 1/2 - t

    a) 1 - t. Incorreta.
    b) t/2. Incorreta.
    c) 1 - t/2. Incorreta.
    d) 1/2 - t. Correta.

    Gabarito do professor: D


ID
2510434
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A relação entre a sequência de bases no DNA e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Código Genético, tambem conhecido como trincas, e através da transcrição, Condons no RNAm


ID
2510437
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma fita de DNA apresenta a sequência: AATTCCGCC.


Qual alternativa indica a sequência complementar?

Alternativas
Comentários
  • A forma como as moleculas de DNA se ligam em sua base nitrogenada sempre será: Adenina - Timina, Citosina com Guanina, a unica diferença para o RNA é a troca de Timina por Uracila. 

  • BIZU: A com T, C com G, você não pode esquecer! A primeira faz duas a segunda faz três, repita outra vez! 

    As bases no DNA pareiam da seguinte forma: A-T, C-G. Assim, para a sequência AATTCCGCC, temos a sequência complementar: TTAAGGCGG. 

    LETRA B


ID
2515498
Banca
UniRV - GO
Órgão
UniRV - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Todos os seres vivos têm suas informações genéticas codificadas pelas sequências de bases nitrogenadas dos ácidos nucleicos. Assinale a alternativa correta, considerando as informações abaixo:


Fita 1 → AAAGATCCCGAATCGGTCGGCGATTTATCG

Fita 2 → TTTCTAGGGCTTAGCCAGCCGCTAAATAGC

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Ambas são fitas de DNA. Uma das diferenças entre DNA e RNA são as base nitrogenadas.

    DNA --> (A=T) ; ( C=G)

    RNA --> ( A=U) ; ( C=G).

  • Base nitrogenada não é aminoácido!!

  • Gabarito A.

    Letra b. Incorreta pois no RNAm conteria a base nitrogenada uracila no lugar da timina.

    Letra c. Incorreta, pois existem 30 bases nitrogenadas que quando transcritas em RNAm originarao 10 codons.

    Letra d. não sao aminoacidos, mas bases  nitrogenadas. 

  • A) CORRETO

    B) O RNAm não pode apresentar a timina sendo este nucleotídeo substituído pela Uracila.

    C) Na fita 1 há 30 nucleotídeos e 10 códons.

    D) Adenina, timina, citosina e guanina são nucleotídeos.


ID
2735755
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As informações contidas nos genes são convertidas de modo coordenado, pela ação de enzimas, em moléculas de RNA e outras, resultando numa cadeia polipeptídica longa (proteína). Entretanto, há um complexo mecanismo do controle da expressão gênica. O modelo chamado Operon, responsável pela regulação da expressão gênica em organismos procarióticos, para repressão (I) e operação (II) da tradução, tem como sequência:

Alternativas

ID
2749063
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No processo de síntese de proteínas, o RNA heterogêneo não sai do núcleo enquanto os íntrons não são retirados. Esse fato é importante, porque impede que as

Alternativas
Comentários
  • mensagens ainda não editadas sejam traduzidas pelos ribossomos.

  • Splicing: remove os íntrons e une os éxons.


ID
2905000
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito dos mecanismos de transcrição, tradução e replicação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • (Correta) O processo de transcrição compreende 3 etapas: iniciação, alongamento e finalização.

    (B) A helicase é uma enzima que atua na síntese da cadeia contínua.

    helicase ou DNA helicase é uma enzima que promove a abertura da hélice de DNA

    (C) A enzima primase é responsável pela síntese de cada fragmento de Okazaki.

    Primase é uma enzima RNA polimerase que atua na replicação de DNA. Essa enzima sintetiza um segmento curto de RNA,

    (D) A tradução é a síntese de uma molécula de mRNA a partir de uma molécula de DNA e ocorre no núcleo das células.

    Transcrição seria o correto

    (E)A transcrição é o processo no qual cada cadeia de DNA origina duas cadeias filhas idênticas.

    Replicação

  • c) A enzima Ligase é a responsável por unir os fragmentos de Okazaki

  • A - Correto. Iniciação caracteriza-se pelo encaixe na sequência promotora. Elongação a síntese do RNAMm/Pré-RNAm, e finalização/terminação é a fase que há mecanismos que põe fim ao processo de transcrição.

    B - Errado. A helicase é uma proteína que abre a dupla fita de DNA, atuando na replicação do DNA.

    C - Errado. A enzima primase tem a função de inserir pequenos fragmentos de RNA, nomeados de primer.

    D - Errado. Esse conceito estaria correto se fosse aplicado a transcrição.

    E - Errado. Esse conceito estaria correto se fosse aplicado a replicação do DNA.

  • A alternativa C) não está correta uma vez que o primase é responsável pela síntese de primers (e estes sintetizam o fragmento de Okazaki). Sendo assim a Primase é apenas indiretamente responsável pela síntese dos fragmentos de Okazaki, o que invalida a questão uma vez que a alternativa A) é mais precisa em sua assertiva.

  • A questão pede a alternativa correta em relação aos mecanismos de transcrição, tradução e replicação que ocorrem no DNA. No processo de transcrição ocorre a síntese de RNA a partir do DNA com o reconhecimento de sequência específica, onde uma cadeia é transcrita em uma molécula de RNA simples se tornando complementar à cadeia de DNA. Esse processo possui três fases: início ou iniciação, com o reconhecimento da sequência a ser transcrita; elongação ou alongamento, com os nucleotídeos sendo incorporados a fita molde de DNA e inativação da outra; e finalização ou final, onde a fita de RNA pronta se destaca da fita molde de DNA, se deslocando ao citoplasma. No processo de tradução, ocorre a união de aminoácidos de acordo com os códons (trinca de bases nitrogenadas) do RNA mensageiro. No processo de replicação ocorre a duplicação de uma molécula de DNA, separando as duas cadeias de nucleotídeos com o auxílio da enzima helicase, formando as cadeias complementares. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)



    Fonte da imagem: site proenem.com.br



    Assinale a alternativa correta.

    A) O processo de transcrição compreende 3 etapas: iniciação, alongamento e finalização. No mecanismo de transcrição, ocorrem as fases de iniciação ou início, alongamento e finalização, onde há síntese de RNA a partir de uma molécula de DNA. CORRETA.

    B) A helicase é uma enzima que atua na síntese da cadeia contínua. A enzima helicase atua na replicação do DNA, atuando na separação das cadeias de nucleotídeos. Incorreta.

    C) A enzima primase é responsável pela síntese de cada fragmento de Okazaki. Essa enzima primase sintetiza os primers que são iniciadores a partir de um molde de DNA. Incorreta.

    D) A tradução é a síntese de uma molécula de mRNA a partir de uma molécula de DNA e ocorre no núcleo das células. A tradução realiza a união de códons complementares. O processo de síntese de RNA a partir de DNA se chama transcrição. Incorreta.

    E) A transcrição é o processo no qual cada cadeia de DNA origina duas cadeias filhas idênticas. A transcrição realiza a síntese de RNA a partir de uma molécula de DNA. O processo que gera duas cadeias se chama replicação. Incorreta.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2905030
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Referente aos eventos de Mutação, recombinação e reparo do DNA, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As células podem desenvolver diferentes mecanismos de reparo, dependendo do dano causado ao DNA.

  • Acredito que esta mal formulada esta resposta, pois as células POSSUEM diferentes mecanismos de reparo.

  • #Entre as cromátides não-irmãs e cromossomos homólogos.

    #Bactérias não produz gametas

    #O fenótipo resulta da expressão dos genes do organismo, da influência de fatores ambientais e da possível interação entre os dois. 

  • Evolutivamente, foram selecionadas várias estratégias para tolerar ou reparar danos causados no material genético celular, tais como: os reparos por excisão de bases, por excisão de nucleotídeos, por recombinação e o reparo do emparelhamento errôneo de DNA.

    www.ciclocelular.com.br/mecanismos-de-reparo-do-dna/

     

  • A questão pede a alternativa correta sobre os eventos de mutação, recombinação e reparo do DNA. A mutação é qualquer mudança que ocorre no material genético dos seres vivos. Ela ocorre quando há uma mudança na sequência de bases do DNA, podendo ser um defeito no mecanismo de duplicação ou por fatores ambientais. Na recombinação genética, durante a meiose há uma troca aleatória do material genético entre duas moléculas que forma combinações novas em um cromossomo, sendo esse o processo responsável por misturar os genes e tornar possível a evolução. No reparo do DNA, as células são capazes de proteger o genoma e garantir a evolução dos organismos através de diversos mecanismos de reparo específicos para determinados danos. Existem dois principais sistemas de reparo do DNA: o sistema de excisão de nucleotídeos (NER), reparando lesões que resultam em grandes distorções na hélice do DNA; e o sistema de excisão de bases (BER), que remove apenas a base nitrogenada errada. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Kulishev, Carina Oliveira Lopes. Sistemas de Reparo de DNA em Procariotos. Disponível em https://microbiologia.icb.usp.br/cultura-e-extensa.... Acesso em junho de 2021)

    Fonte da imagem: site romeo,if.usp.br



    Referente aos eventos de Mutação, recombinação e reparo do DNA, assinale a alternativa correta.


    A) As espécies podem permitir altas taxas de mutação acumuladas nas células germinativas. Não há como prever altas taxas de mutação, pois ela resulta de alguma alteração na sequência de bases, não tendo um padrão nas células. Incorreta.

    B) Recombinação é a troca de genes entre uma molécula de DNA e RNA. A recombinação genética consiste na troca de material genético entre duas moléculas de DNA, não atuando no RNA. Incorreta.

    C) Em bactérias, a reprodução sexuada promove a recombinação quando os gametas entram em contato. As bactérias não apresentam reprodução sexuada, apenas assexuada. A recombinação ocorre durante a conjugação, com a aproximação de duas bactérias. Incorreta.

    D) Mutações na sequência de bases do DNA não alteram o fenótipo, por isso não podem ser herdadas. As mutações em DNA alteram o fenótipo, pois ele resulta da expressão dos genes e de fatores ambientais. Incorreta.

    E) As células podem desenvolver diferentes mecanismos de reparo, dependendo do dano causado ao DNA. Todas as células podem desenvolver reparo específico para cada tipo de dano ou lesão no material genético. CORRETA.

    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2905180
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando estuda-se os ácidos nucleicos (RNA e DNA), é necessário conhecer os três processos que ocorrem com eles. Assinale a alternativa que corresponde a esses três processos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: Replicação, transcrição e tradução são processos que ocorrem com os ácidos nucléicos e que são essenciais para o funcionamento das nossas células.

    Mas duplicação não seria o mesmo que Replicação?

    "A síntese de uma nova cadeia de DNA nas células, também conhecido como polimerização, duplicação ou replicação se faz a partir de uma fita simples de DNA molde e da regra de pareamento de bases complementares, de onde uma fita nova é gerada a partir do encadeamento dos nucleotídeos com base complementar aos nucleotídeos da fita molde."

  • A letra D e E estão corretas. Duplicação e replicação é a mesma coisa.
  • Essa AOCP e uma brincante mesmo, pegou pela fiel obra do digna central da biologia molecular

  • Duplicação e replicação é a meeesma coisa.
  • A questão pede a alternativa correta que corresponde aos três processos que são necessários conhecer ao estudar os ácidos nucleicos RNA e DNA. Para responder essa questão, precisamos entender esses processos que ocorrem com o RNA e DNA. A produção de proteínas (indispensável para uma célula) é controlada a partir das etapas de transcrição e tradução, que ocorrem após a duplicação (replicação) semiconservativa do DNA. No processo de replicação ocorre a duplicação de uma molécula de DNA, separando as duas cadeias de nucleotídeos com o auxílio de diversas enzimas, como a helicase e DNA polimerase, formando as cadeias complementares. No processo de transcrição gênica (núcleo) ocorre a síntese de RNA a partir do DNA com o reconhecimento de sequência específica, onde uma cadeia é transcrita em uma molécula de RNA simples se tornando complementar a cadeia de DNA. No processo de tradução (citoplasma), ocorre a união de aminoácidos de acordo com os códons (trinca de bases nitrogenadas) do RNA mensageiro, formando as proteínas a partir dos ribossomos. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)


    Fonte da imagem: site resumoparavestibular.com.br



    Assinale a alternativa que corresponde a esses três processos (que ocorrem com o RNA e DNA).


    A) Transfiguração, replicação e transcrição. Apesar da replicação e transcrição serem processos que ocorrem nos ácidos nucleicos, a transfiguração não ocorre no RNA e DNA, ela se trata de uma transformação ou modificação de algo que não tem relação com os ácidos nucleicos. Incorreta.

    B) Tradução, transcrição e redução. A tradução e a transcrição ocorrem nos ácidos nucleicos, porém a redução não é um processo que ocorre no RNA e DNA, ela pode se tratar de uma diminuição em uma equação química, por exemplo, sem relação com os ácidos nucleicos. Incorreta.

    C) Redução, tradução e transfiguração. A tradução é um processo que ocorre nos ácidos nucleicos, mas a redução e a transfiguração não fazem parte desse processo no RNA e DNA. Incorreta.

    D) Transcrição, replicação e tradução. A transcrição, replicação (ou duplicação) e tradução são os três processos que ocorrem nos ácidos nucleicos, responsáveis pela síntese de proteínas. CORRETA.

    E) Transcrição, tradução e duplicação. A transcrição, tradução e duplicação (ou replicação) são os três processos que ocorrem nos ácidos nucleicos, responsáveis pela síntese de proteínas. CORRETA.


    Gabarito do Professor: as opções D e E estão corretas. De acordo com a literatura bibliográfica, a duplicação também pode ser chamada de replicação, por se tratarem do mesmo processo.
    Gabarito da Banca: Letra D.

  • ALO PAULO GUEDES! QUESTÃO COM GABARITO DUPLO!

  • As letras D e E estão corretas, pois replicação é sinônimo de duplicação.


ID
2929552
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à replicação do DNA, marque (V) se a afirmativa for verdadeira e (F) se for falsa.


( ) A sequência usual de crescimento da nova fita de DNA ocorre no sentido 3’- 5’.

( ) A replicação do DNA é semiconservativa.

( ) A enzima DNA primase é responsável pela separação da dupla fita do DNA.

( ) Um cromossomo humano pode apresentar múltiplas unidades de replicação.

Assinale a alternativa que represente a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 1 - Falso. A síntese do DNA ocorre no sentido 5' - 3'

    2 - Verdadeiro. Durante a replicação uma cada fita molde gera uma nova fita, sendo assim, semiconservativa.

    3 - Falso. A DNA primase insere o primer, quem abre a dupla fita é a DNA helicase.

    4 - Verdadeiro. A origem da replicação no eucarioto é assincrônica, ou seja, múltiplos lugares de replicação.

  • obrigada...


ID
2929564
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao processo de síntese proteica em células eucariotas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) O RNA mensageiro é produzido no núcleo celular e traduzido no citoplasma. CORRETA

    B) A glicosilação é um exemplo de modificação pós-traducional realizada por lisossomos. ERRADA

    A glicosilação é um processo co e pós-traducional, ou seja, que pode ocorrer durante e após a tradução no Retículo endoplasmático rugoso ou complexo de golgi.

    C) AAG é o códon de iniciação da síntese proteica por ribossomos. ERRADA

    AAG é o códon que codifica a lisina.

    D) O poli-RNA é formado por um conjunto de RNAs transportadores. ERRADA

    A meu ver aqui seria a cauda poli-A do RNA mensageiro (ligação de vários resíduos de adenina). Esta cauda serve como proteção contra a degradação enzimática.

    P.S: Caso encontrem erros favor me comuniquem que faço a correção necessária.


ID
2931982
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as principais enzimas envolvidas no processo de replicação do DNA na ordem de participação de cada uma delas nesse processo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Enzimas que actuam durante a replicação de DNA

    DNA Helicase : A função da DNA helicase é reconhecer a origem de replicação e desenrolar a dupla-hélice de DNA, na forquilha de replicação. Da sua acção resultam duas cadeias simples antiparalelas.

    Single-stranded DNA binding proteins (SSB) : são proteínas que se ligam às cadeias molde separadas pela DNA Helicase, impedindo que estas se voltem a ligar, mantendo a estabilidade da forquilha de replicação. São também essenciais na reparação e recombinação de DNA.

    DNA polimerase : enzima que catalisa a formação de cadeias de DNA usando as cadeias separadas como molde. Actuam no terminal 3’ da cadeia molde e só replicam na direcção 5’-3’. A DNA polimerase III é necessária para a síntese contínua da cadeia líder, enquanto que na cadeia atrasada, para além da DNA polimerase III é, também, precisa a primase para a síntese de primers iniciadores de polimerização pela DNA polimerase III, a DNA polimerase I para a remoção de primers e preenchimento de espaços e ainda a participação da DNA ligase para unir os fragmentos de Okasaki. Esta enzima pode também corrigir erros de replicação. Se foi introduzido um nucleótido errado, a DNA polimerase reconhece-o e retorna a esse ponto hidrolisando o nucleótido errado a partir da extremidade 3’. Depois de removido, a DNA polimerase prossegue o crescimento da cadeia nova.

    Primase : a primase faz parte de um agregado de proteínas chamado primossoma. Esta enzima sintetiza pequenos primers que vão fornecer o terminal 3’ OH necessário para a DNA polimerase iniciar a síntese da cadeia atrasada. Este primer de RNA será mais tarde removido pela DNA polimerase I.

    DNA ligase : é a enzima que une os fragmentos de Okasaki para completar a cadeia atrasada.

    Fonte: Biorede

  • Qual é a unica enzima que não atua no sentido 5'-3'?


ID
3047761
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Muitas etapas na via de um RNA até a formação de uma proteína são reguladas pelas células, para controlar a expressão gênica. Podemos interpretar a síntese de proteínas, ou tradução, como reações químicas que acontecem de formas diferentes entre organismos procariotos e eucariotos.


Em relação ao processo de tradução em células eucarióticas, é INCORRETO afirmar-se que:

Alternativas
Comentários
  • A subunidade ribossomal menor primeiro liga-se ao sitio de ligação complementar ao ribossomo (chamado de sequência de Shine-Dalgarno) no mRNA.

    Fonte: Sadava, Heller, Orians, Purves e Hills. A ciência da biologia - Vida. pg. 268.

  • A subunidade menor, com o RNAt iniciador já ligado, liga-se ao quepe 5' da molécula de RNAm e, então, se desloca, ou escaneia, na direção downstream do RNAm até identificar um códon de início; o RNA iniciador forma, então, ligações de hidrogênio com o códon de início AUG.

  • Em eucariotos, não é a Sequência de Shine Dalgaro que identifica o 5' AUG iniciador, mas sim um processo de rastreamento (descrito, inclusive pela Thaís Vasconcelos)

  • A sequência Shine-Delgarno não acontece em células eucarióticas pois elas tem o quepe 5' para indicar a sequência AUG iniciadora da tradução. Os RNAm das bactérias (Procariotos) não tem o quepe 5’ para instruir o ribossomo onde está a sequencia de inicio da tradução, então, utilizam a sequencia Shine-Delgarno para se ligar ao ribossomo, que fica em um sítio especifico localizado á alguns nucleotídeos antes (a 5’) do códon de iniciação AUG. 


ID
3047986
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir a respeito do processo de transcrição, fundamental para que a expressão gênica ocorra.

O processo de transcrição, em células eucarióticas, acontece no __________. Este processo consiste nas sínteses de uma cadeia de __________ a partir da sequência de nucleotídeos no DNA. A proteína responsável por esse processo é a _________ polimerase. O transcrito, __________ da céula, liga-se ao __________ onde acontece sua tradução e, consequentemente, a formação da cadeia de aminoácidos.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Comentários
  • No núcleo há a origem dos genes e cromossomos logo possuí o DNA e lá aonde é feita a síntese do RNA mensageiro (RNAm) através da fita molde de DNA, aonde vai levar essas informações para a formação de proteínas em direção aos ribossomos que fica fora do núcleo em direção ao citoplasma se ligando ao RNAr (RNA ribossômico).

    #avagaeminha

  • O RNA é um ácido nucleico relacionado com a síntese de proteína, um processo também chamado de tradução. Nesse processo, o RNAm é responsável por conter todas as informações necessárias para que determinada proteína seja sintetizada. O RNAt, por sua vez, é o encarregado de transportar os aminoácidos corretos que constituirão a proteína que será produzida. Por fim, temos o RNAr, que forma os ribossomos, organelas responsáveis pela união entre o RNAm e o RNAt, o que permite que a síntese ocorra de maneira adequada.

ID
3199975
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goianira - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O desenvolvimento da engenharia genética foi possível graças ao conhecimento dos mecanismos relacionados ao Dogma Central da Biologia Molecular. Sobre o metabolismo de DNA, RNA e proteínas, a ordem correta dos eventos moleculares é:

Alternativas
Comentários
  • Transcrição ocorre no núcleo e forma uma fita de RNA m, já a tradução ocorre no citoplasma é etapa de fabricação de uma proteína com base nas informações trazidas e o processo de finalização da transcrição é a terminação ou degradação.

  • Primeiro ocorre Transcrição seguido de tradução, processamento pós traducional (não tem como ser transducional pois temos o processo de tradução) e desnaturação.

ID
3199978
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goianira - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um pesquisador de uma empresa de biotecnologia recebeu a tarefa de produzir a enzima alfa-amilase através da expressão em bactérias, isolando o gene a partir de uma biblioteca de cDNA de um fungo. De acordo com o protocolo de construção da biblioteca de cDNA, ele deve seguir as seguintes etapas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    O cDNA (sigla para DNA complementar) é sintetizado a partir de um molde de RNA mensageiro, o qual terá a reação catalisada pelas enzimas transcriptase reversa e DNA polimerase.


ID
3239512
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As informações genéticas nos seres vivos são codificadas por bases nitrogenadas que constituem os ácidos nucléicos. A partir das informações abaixo, assinale a alternativa correta.

Fita 1 - CCCTATACGCTAGCATGACT
Fita 2 - GGGATATGCGATCGTACTGA

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Corrigindo:

    C) Não pode ser RNA pois não tem a base uracila em nenhuma fita.

    D) A fita de DNA não é igual a de RNA

    E)Guanina, Timina, Adenina e Citosina são bases nitrogenadas


ID
3257728
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca das moléculas de DNA e RNA, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a. A replicação do DNA é extremamente importante para o processo de divisão celular, e esta etapa sempre ocorre a partir da extremidade 3' do DNA em direção ao 5'. A replicação ocorre no sentido 5'-3'. FALSA

    b. A síntese de DNA ocorre de forma ininterrupta, pois durante toda a etapa de replicação, há uma extremidade 3’-OH livre. CORRETA

    c. A transcrição da molécula de DNA para RNA é realizada pela enzima DNA polimerase.

    A transcrição é feita pela enzima RNA polimerase. FALSA

    d. O DNA encontra-se como fita dupla, cujas bases se complementam por meio do pareamento entre bases púricas (adenina e timina) e pirimidínicas (guanina e citosina).

    Bases puricas (adenina e guanina), pirimidínicas (timina, citosina). FALSA

    e. A fita de DNA apresenta um grupamento fosfato ligado à hidroxila 3’, enquanto, na outra extremidade, o grupamento está na posição 5'.

    O grupo 5' da hidroxila da desoxipentose de um nucleotídeo é ligada ao grupo 3' - hidroxila da desoxipentose de outro nucleotídeo através do grupo fosfato. FALSA

  • Acho que a questão deveria ser anulada.

    A alternativa B também está errada. A síntese de DNA não ocorre de forma ininterrupta! Em uma das fitas a síntese é descontínua.

  • Gabarito errado, resposta correta E.

    O erro da letra B está em não mencionar que a replicação somente é ininterrupta na fita líder, uma vez que, na fita atrasada o processo ocorre de forma intermitente, com a geração de primers, que são fragmentos de RNA (enzima primase) que fornecem a extremidade 3' livre para que sejam formados os fragmentos de Okazaki. Posteriormente, os primers são removidos por uma nuclease e substituídos por DNA por uma DNA-polimerase de reparo. Por fim, a DNA-ligase une os fragmentos de Okazaki aos novos segmentos de DNA.

    A letra E está correta pois, como afirma a alternativa, o grupo fosfato se liga ao carbono 5' de uma pentose e a hidroxila 3' de outra.

  • A)sentido downstream ( para baixo). Como um rio que corre

    O certo é 5' para 3'.

    B) @não é ininterrupta. Há o fragmentos de okasaki

    C)RNA polimerae

    D)Adelina e guaninna

  • Em condições normais, a replicação do DNA ocorre de forma ininterrupta, e a DNA-Polimerase possui alta capacidade de polimerização, produzindo a duplicação em velocidade constante. Porém, a ausência de uma extremidade 3’OH livre pode interromper o processo de replicação em uma das fitas. Neste caso, a enzima DNA-Primase entra em ação, permitindo a liberação de uma extremidade 3’OH e a continuação da replicação pela DNA-Polimerase.

    LETRA B

  • @WD, o grupo fosfato não está ligado à hidroxila 3’, mas sim ao carbono 3’ de um nucleotídeo e ao carbono 5’ do outro nucleotídeo. Acho que o examinador tentou fazer uma pegadinha. A questão estaria correta caso o examinador tivesse falado: ao 3’OH – hidroxila. Ao omitir a palavra carbono, a questão ainda permaneceria correta. Porém, no item, o examinador quis afirmar que a ligação é na hidroxila 3’. O que está errado


ID
3372232
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando dizemos que o código genético é redundante, estamos nos referindo ao fato de que:

Alternativas
Comentários
  • Acontece que há aproximadamente 64 combinações com trincas das bases nitrogenadas,. e só há 20 Aminoácidos possíveis nessas combinações, basicamente 3 ou mais combinações possíveis para formar o mesmo aminoácido.

  • Gab D

    Dizer que o código genético é degenerado ou redundante significa que mais de uma trinca (códon) é capaz de gerar o mesmo aminoácido.


ID
3442213
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Se uma fita de DNA contendo a sequência TACGCATCGAGT for transcrita, teremos qual das seguintes sequências?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    A transcrição é o processo no qual um gene da sequência de DNA é copiado (transcrito) para fazer uma molécula de RNA

    No RNA sabemos que:

    Adenina - Uracila

    Citosina - Guanina

  • No DNA:

    Adenina - Timina

    Citosina - Guanina

    No RNA:

    Adenina - Uracila

    Citosina - Guanina

    Gabarito letra B


ID
3745375
Banca
FUNCERN
Órgão
Consórcio do Trairí - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O dogma central da Biologia Molecular foi postulado por Francis Crick em 1958. Ele explica como ocorre o fluxo de informações do código genético. Esse modelo mostra principalmente que uma sequência de um ácido nucléico pode formar uma proteína, entretanto o contrário não é possível. Segundo esse dogma, o fluxo da informação genética segue o seguinte sentido: DNA → RNA→ PROTEÍNAS. Diante do exposto, por muito tempo acreditou-se que uma molécula de DNA era capaz de produzir uma molécula de RNA, mas o mecanismo inverso não era possível.

No entanto, sabe-se hoje que uma molécula de RNA pode produzir DNA, acontecendo principalmente em vírus, em um processo chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Também é chamada de DNA polimerase RNA-dependente. Essa enzima permite uma condição única, pois a transcrição ocorre, naturalmente, no sentido de RNA para DNA. A transcriptase reversa é encontrada em retrovírus. Um exemplo de retrovírus é o HIV, causador da AIDS.

  •  Eles possuem uma enzima denominada transcriptase reversa, que transcreve o RNA para o DNA. ... Essa molécula é replicada e atua como um RNA mensageiro.


ID
3782863
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A anemia falciforme decorre de uma mutação específica no gene da beta-globina que é um tipo de hemoglobina denominada de hemoglobina S. Os indivíduos que possuem a hemoglobina S apresentam quadros periódicos de febre e dor, pelo fato de a hemoglobina S formar longos cristais quando as concentrações de oxigênio estão abaixo do normal. Então, essa cristalização interfere na estrutura da membrana celular, provocando o rompimento da célula. Adicionalmente, estas células que sofreram lise podem causar o entupimento das veias, levando o indivíduo à morte. Abaixo estão os dois pedaços do gene da beta globina. A primeira sequência corresponde ao DNA de um indivíduo normal; a segunda sequência corresponde ao DNA de um indivíduo com anemia falciforme.

1ª Sequência normal da hemoglobina: ATGGTGCACCTGACTCCTGTGGAGAAGTCTGCCGTTAC TGCCCTGTGGGGCAAGGTGAACGTGGATGAAGTTGGT GGTGAGGCCCTGGGCAGGTTGGTATCAAGGTTACAAG ACAGGTTTAAGGAGACCAATAGAAACTGGGCATGT

2ª Sequência da hemoglobina com a mutação – anemia falciforme: ATGGTGCACCTGACTCCTGAGGAGAAGTCTGCCGTTAC TGCCCTGTGGGGCAAGGTGAACGTGGATGAAGTTGGT GGTGAGGCCCTGGGCAGGTTGGTATCAAGGTTACAAG ACAGGTTTAAGGAGACCAATAGAAACTGGGCATGT


Para a tradução desses genes, é (são) necessário(s)

Alternativas

ID
3783643
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere o segmento de DNA 5'-ATATAGCTTTCACGG-3', extraído de um indivíduo de uma determinada espécie.

Sabendo-se que se trata de um segmento totalmente transcrito e traduzido, o peptídeo correspondente a este trecho terá

Alternativas
Comentários
  • 5'-ATATAGCTTTCACGG-3'

    A cada três "letras", temos um aminoácido.

    Se temos 15 letras, temos 5 aminoácidos.

    GABARITO: LETRA B


ID
3788275
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O processo de transferência da informação presente nas moléculas de DNA para as proteínas é essencial para nossas células.[...] Essa transferência de informação é regida pelo código genético, um conjunto de instruções que define a relação entre os aminoácidos adicionados e as sequências de nucleotídeos. A cada grupo de três nucleotídeos — que chamamos de códon ou triplete — corresponde um aminoácido. (BORGES, 2008).

A descoberta do código genético representa um dos grandes marcos da genética moderna. Com base nas informações do texto e de acordo com os conhecimentos relacionados ao código genético, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) A cada três nucleotídeos do DNA será traduzido um aminoácido no núcleo, tendo em vista que a transferência de informação do DNA para a proteína ocorre diretamente.
( ) A ordem dos aminoácidos nas proteínas depende indiretamente da sequência dos nucleotídeos na molécula de DNA.
( ) O número limitado de aminoácidos impede uma alta diversidade de características entre os seres humanos.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas

ID
3790204
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma população, foi identificado um indivíduo que possui resistência genética a um vírus que provoca uma importante doença. Em um estudo comparativo, verificou-se que esse indivíduo produz uma proteína que confere tal resistência, com a seguinte sequência de aminoácidos: serina-tirosina-cisteína-valina-arginina.
A partir da tabela de código genético, a seguir:

AGU - serina             AGC - serina
UAC - tirosina           UAU - tirosina
UGC - cisteína          UGU - cisteína
GUA - valina             GUU - valina
AGG - arginina          CGA - arginina

e considerando que o RNA mensageiro deste gene contém: 46,7% de uracila; 33,3% de guanina; 20% de adenina e 0% de citosina, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de bases da fita-molde deste gene.

Alternativas
Comentários
  • No RNA mensageiro a porcentagem de CITOSINA é de 0%. Porém, a questão pede a sequência de bases da FITA-MOLDE e não do RNA mensageiro (que é sintetizado a partir da fita-molde). Assim, é necessário saber como ocorre a conversão. 

    Adenina - Timina/Uracila 

    Guanina - Citosina 

    Se há 0% de CITOSINA no RNA mensageiro, então na FITA-MOLDE haverá 0% de GUANINA, que é o correspondente da citosina na conversão. Com apenas isso você mata a questão, pois a única alternativa que não apresenta o G da guanina é a letra A. 


ID
3798409
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Agentes mutagênicos são aqueles que têm o potencial de alterar sequências genéticas. Os efeitos desses agentes podem ser detectados por meio da sequência de bases do RNA. Caso o RNA resultante da sequência genética seja o esperado, conclui-se que o gene não sofreu mutação.

Dessa forma, a sequência 3’ AGACATATA 5’ de um gene terá escapado à ação de um agente mutagênico caso seja

Alternativas
Comentários
  • RNA não possui timina (T). Então, podemos excluir todas as alternativas que possuem T.

    Sobrarão as alternativas C e E.

    Também sabemos que a transcrição acontece em RNAm. Logo, excluímos a alternativa E e ficamos com a C.

    GABARITO: LETRA C


ID
3798568
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

Hormônio do crescimento de plantas é alvo de pesquisa chinesa
      Um grupo de pesquisadores tem como principal objetivo desvendar o funcionamento dos hormônios nas plantas.
   “Um desses fitormônios é o etileno, molécula de gás que regula uma ampla gama de processos, incluindo o amadurecimento de frutos, o envelhecimento de folhas e de flores, a tolerância ao estresse e a defesa contra patógenos”, explicou o pesquisador Hongwei Guo, professor da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Pequim.
   “Temos estudado fatores que medeiam a regulação de respostas de plantas ao etileno, como a interação com outros fitormônios. Essas interações indicam a existência de complexas redes de sinalização na ação do etileno nas plantas”. Entre esses outros hormônios, o pesquisador mencionou a citocinina, a auxina e a giberelina.
   “Identificamos que os fatores de transcrição conhecidos como EIN3 e EIL1 representam uma integração fundamental nas ações entre o etileno e outros fitormônios”, disse Guo.
<http://tinyurl.com/jrz82hw> Acesso em: 24.08.2016. Adaptado.

Fatores de transcrição como o EIN3 e EIL1 são proteínas essenciais no controle da expressão genética. Quando elas se ligam ao DNA de células eucarióticas, permitem que haja uma ligação entre a enzima RNA-polimerase e o DNA, possibilitando, assim, a transcrição e a futura tradução.

Caso a equipe de pesquisadores consiga suprimir fatores de transcrição como o EIN3 e o EIL1 em algumas células, elas deverão apresentar, quando comparadas às demais células,

Alternativas

ID
3811246
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Há dez anos, a descoberta do Mimivírus, um vírus que infecta Acanthamoeba, iniciou uma reavaliação sobre os limites superiores do mundo viral, tanto em termos do tamanho da partícula (>0.7 micrômetros), quanto à complexidade do genoma (1000 genes), dimensões típicas de bactérias parasitas. A diversidade destes vírus gigantes (Megaviridae) foi avaliada por amostragem de uma variedade de ambientes aquáticos e seus sedimentos associados em todo o mundo. Relatamos o isolamento dos dois vírus gigantes, um da costa do Chile central, o outro de uma lagoa de água doce perto de Melbourne (Austrália), ambos sem semelhança morfológica ou genômica com as famílias de quaisquer vírus definidos anteriormente. Suas partículas, de formato oval, contêm genomas de DNA de 2,5 e 1,9 megabases, respectivamente. Estes vírus são os primeiros membros do gênero proposto "Pandoravirus", um termo que reflete sua falta de semelhança com micro‑organismos descritos anteriormente e também as surpresas esperadas a partir de estudos futuros. (PHILIPPE et al. , 2013, p. 281).

Embora tenham o tamanho de uma bactéria e genomas grandes, com relativa complexidade, esses agentes infecciosos são classificados como vírus pelos pesquisadores. Para tanto, devem apresentar, entre outras características, as seguintes: 

Dependência completa do aparato celular de síntese proteica, incluindo ribossomos e enzimas relacionados ao processamento de RNAs e proteínas.

Alternativas

ID
3813721
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Produção de enzima em embriões de galinha

Ovos fertilizados de galinha foram bombardeados por meio da técnica de biobalística e passaram a expressar o gene LacZ oriundo de Escherichia coli, obtendo embriões transformados, capazes de produzir β-galactosidase, uma enzima utilizada na hidrólise da lactose.

Adaptado de In situ DNA transfer to chicken embryos by biolistics. RIBEIRO, Luciana A. et al. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S1415-47571999000400010>

A produção da β-galactosidase foi possível devido à:

Alternativas

ID
3820783
Banca
INEP
Órgão
IF-RR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qual o papel do ribossomo na síntese proteica?

Alternativas
Comentários
  • tradução


ID
3875884
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A síntese de proteínas é um dos processos mais importantes do organismo. Uma das principais etapas da síntese de proteínas é a transcrição.

Analise o esquema a seguir, que representa as bases nitrogenadas de um trecho de DNA:

AGG CTA CCC AAA GCA TTA AGA

Assinale a alternativa que apresenta o resultado do processo de transcrição desse trecho de DNA.

Alternativas
Comentários
  • processo de transcrição: É a formação da fita de RNA

    A se liga com U

    G se liga com T

    letra c

  • Errei essa de vacilo, eu não prestei atenção no trecho "processo de transcrição" e marquei letra A.

    Esse é o processo do DNA.

    A se liga a T

    C se liga a G.

    E do RNA é:

    A se liga com U

    G se liga com T.

  • TRANSCRIÇÃO!!! DNA -> RNA

    No RNA, as base pirimídicas são Citosina e Uracila, a última substituindo a Timina.

  • DNA: 3' AGG CTA CCC AAA GCA TTA AGA 5'

    RNA: 5' UCC GAU GGG UUU CGU AAU UCU 3' 

  • Aos comentários anteriores: Gente pelo amor de Deus, Guanina não se liga com Timina.

    No DNA :

    A = T

    G = C ( PORÉM COM 3 PONTES DE HIDROGÊNIO)

    No RNA:

    A = U

    G = C (GUANINA CONTINUA SE LIGANDO COM CITOSINA)

  • Quando se transcreve o DNA as bases nitrogenadas resultantes são as bases nitrogenadas do RNA, que são combinadas da seguinte forma:

    Guanina <-> Citosina

    Adenina <-> Uracila

    Gabarito letra C


ID
3895216
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sabe-se que 20 tipos de aminoácidos podem ser utilizados durante o processo de tradução gênica e que cada códon é composto por três nucleotídeos, o que resulta na existência de um total de 64 códons possíveis de existir. Portanto, existem mais códons do que aminoácidos, esta a razão de chamarmos o código genético de “degenerado”.

No entanto, se cada códon fosse composto por apenas 2 nucleotídeos, o número de códons possíveis de existir, seria:

Alternativas

ID
3944371
Banca
UESB
Órgão
UESB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A síntese proteica depende dos genes presentes no DNA de cada célula e de todo um aparato enzimático necessário para a transcrição e tradução. No processo de diferenciação celular de crescimento e diferenciação, hormônios, neurotransmissores e fatores da matriz extracelular podem induzir uma cascata de sinais intracelulares que alteram a expressão gênica da célula. Isso é controlado por fatores de transcrição que ativam ou reprimem diferentes genes. Assim, após esse processo, um hepatócito expressará genes diferentes daqueles expressos em um neurônio. A transcrição depende de enzimas que produzirão o RNA mensageiro a partir do DNA. O RNA mensageiro migrará através do complexo de poros nucleares para o citoplasma, onde ocorrerá a síntese proteica.

A partir das informações do texto e com os conhecimentos adquiridos sobre o tema, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Os ribossomos encontrados nos procariotos são bioquimicamente diferentes daqueles encontrados em eucariotos.

    b) Numa molécula de RNA há códons que não codificam aminoácidos (conhecidos por trinca stop).

    c) A formação da cadeia polipeptídica ocorre no sítio P do ribossomo; quando um aminoácido se liga a outro (ligação peptídica) ocorre liberação de uma molécula de água (desidratação).

    d) A ligação entre códon e anticódon é por ligação de hidrogênio, uma força de atração intermolecular.

    e)Os vírus não possuem ribossomos.


ID
3994171
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Desde o seu surgimento, as células necessitam sintetizar proteínas estruturais e enzimas. Considerando a regulação e a manutenção da função ribossômica nesse processo, leia as afirmações abaixo.

1) Cadeias polipeptídicas são formadas pela união de aminoácidos, de acordo com a sequência de códons do RNA mensageiro.
2) A produção de enzimas depende da associação das duas subunidades do ribossomo ao DNA, na região que codifica para o aminoácido metionina.
3) Há participação de três tipos de RNA: o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico na síntese de proteínas.

Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
4004572
Banca
EBMSP
Órgão
EBMSP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No trabalho iniciado, silenciosamente, nos anos de 1960 e que só deu frutos dez anos depois, Carl Woese selecionou uma única estrutura para comparar espécies. Obviamente, a estrutura tinha de estar presente em todas as espécies. E mais, tinha de servir ao mesmo propósito. Esse propósito tinha de ser fundamental e tão importante para a célula que até leves mudanças na sua função seriam penalizadas pela seleção natural. Isto é necessário se quisermos comparar as diferenças que se acumulam entre espécies ao longo de, literalmente, bilhões de anos, para construírem uma grande árvore da vida, desde o início. Essa foi a escala da ambição de Woese ao propor uma classificação com base em Domínios.
LANE, Nick. Questão Vital: porque a vida é como é? e.1. Rio de Janeiro: Rocco, 2017, p.17.

O texto menciona uma estrutura selecionada pelo pesquisador Carl Woese, durante a montagem de sua classificação dos seres vivos por Domínios. Esta estrutura apresenta uma função ou propósito essencial para a manutenção da vida. Desta forma, pode-se afirmar que a função biológica citada está associada diretamente à

Alternativas
Comentários
  • Todos os seres vivos possuem ribossomos, este que possui a função de sintetizar as proteínas.

    No texto foi dito que a estrutura tinha de estar presente em todas as espécies. A única que confirma isso é a alternativa A.


ID
4016962
Banca
UFPR
Órgão
Prefeitura de Almirante Tamandaré - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma forma de produzir tomate longa vida é a introdução, nas plantas, de um gene que produz um RNAm complementar ao RNAm da enzima pectinase, uma das responsáveis pelo amadurecimento do tomate. Por meio do uso dessa técnica, se faz a regulação do metabolismo de síntese no nível:

Alternativas
Comentários
  • A introdução do GENE na planta (TRANSCRIÇÃO) > produz um RNAm hibrido para pectinase QUE AGE SOBRE O RNAm da enzima pectinase (PÓS-TRANSCRICIONAL).


ID
4017646
Banca
VUNESP
Órgão
EINSTEIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um biólogo identificou a sequência das 369 bases nitrogenadas de uma molécula de RNA mensageiro (RNAm) maduro e funcional, transcrito a partir de um gene que apresentava íntrons e éxons. De acordo com essas informações, é possível concluir que o segmento de DNA a partir do qual o RNAm foi transcrito tem _______ número de bases que aquele que tem o RNAm funcional. Após sua síntese, esse RNAm associou-se a um _______ , que orientou a síntese de uma cadeia polipeptídica com _______ aminoácidos.

As lacunas do texto devem ser preenchidas por:

Alternativas
Comentários
  • O RNAm só irá ler os éxons, por isso o DNA será maior

    Letra B


ID
4028800
Banca
UESB
Órgão
UESB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A síntese proteica depende dos genes presentes no DNA de cada célula e de todo um aparato enzimático necessário para a transcrição e tradução. No processo de diferenciação celular de crescimento e diferenciação, hormônios, neurotransmissores e fatores da matriz extracelular podem induzir uma cascata de sinais intracelulares que alteram a expressão gênica da célula. Isso é controlado por fatores de transcrição que ativam ou reprimem diferentes genes. Assim, após esse processo, um hepatócito expressará genes diferentes daqueles expressos em um neurônio. A transcrição depende de enzimas que produzirão o RNA mensageiro a partir do DNA. O RNA mensageiro migrará através do complexo de poros nucleares para o citoplasma, onde ocorrerá a síntese proteica.
A partir das informações do texto e com os conhecimentos adquiridos sobre o tema, é correto afirmar:

Alternativas

ID
4034677
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia a notícia abaixo:

“O Nobel de Química de 2015 premiou três pesquisadores que mapearam os mecanismos biomoleculares naturais com os quais as células reparam erros no DNA e preservam sua informação genética. O sueco Tomas Lindahl, o americano Paul Modrich e o turco Aziz Sancar receberam o reconhecimento por suas contribuições para o conhecimento do funcionamento das células vivas, que é usado, atualmente, para o desenvolvimento de novos tratamentos de câncer. Os cientistas descobriram estruturas que existem em quase todos os seres vivos e funcionam como "caixas de ferramentas" naturais para "consertar defeitos" que surgem, espontaneamente, na cadeia genética.”

Fonte: adaptado de http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/ nobelde-quimica-2015-premia-trio-que-descobriu-mecanismos-parareparo-do-dna/


Considerando possíveis alterações no material genético e os mecanismos de reparo celular, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
4050484
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O modelo da estrutura da molécula do DNA foi proposto pelo cientista norte-americano James Dewey Watson e pelo britânico Francis Harry Compton Crick, em 7 de março de 1953, o que lhes valeu o prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina, em 1962. Com relação à molécula de DNA e à síntese proteica, assinale o que for correto

A transcrição consiste na síntese da molécula de RNA, a partir das informações da molécula do DNA. Esse processo é mais suscetível a erros do que a tradução.

Alternativas

ID
4050487
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O modelo da estrutura da molécula do DNA foi proposto pelo cientista norte-americano James Dewey Watson e pelo britânico Francis Harry Compton Crick, em 7 de março de 1953, o que lhes valeu o prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina, em 1962. Com relação à molécula de DNA e à síntese proteica, assinale o que for correto

Ao considerar um trecho da fita molde de DNA formada pelos códons AAT, TTG, GAG, CGT, AAA, pode-se concluir que o RNAm formado terá, nesse trecho, os códons UUA, TTC, CUC, GCA, UUU.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    cerro UUA, AAC, CUC, GCA, UUU.


ID
4066447
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas:


I. As proteínas e os ácidos nucléicos são formados por aminoácidos.
II. DNA e RNA são os ácidos nucléicos encontrados tanto em células eucariontes como procariontes.
III. A informação contida no DNA pode ser copiada em uma fita de RNA, através do processo denominado transcrição.
IV. A informação presente no RNA pode ser transformada em uma sequência de aminoácidos, através do processo denominado tradução.


Está(ão) correta(s)

Alternativas