-
Achei que os arquivos fossem cumulativos. Ao menos a doutrina diz isso: Segundo Valentini apud Marinela Leite Paes:
a) O termo arquivo possui inúmeros significados. Segundo Marilena Leite Paes, o termo arquivo pode ser usado para designar:
• conjunto de documentos;
• móvel para guardar documentos;
• local onde o acervo documental deverá ser conservado;
• órgão governamental ou institucional cujo objetivo seja o de guardar e conservar a documentação.
b) Características dos documentos de arquivo:
• produção → por um governo → Solon Buck
• recepção → organização ou firma
• acumulação (ordenada)
• valor probatório de fatos passados
• mantê-los em conjunto (organicidade documental)
• produzidos para fins administrativos, funcionais, jurídicos e legais
-
Olá, pessoal!
A questão foi verificada e não foram encontrados erros. Alternativa correta Letra A.
Bons estudos!
Equipe Qconcursos.com
-
Alguém me explique por favor por que a resposta é a letra A. Obrigado.
-
Claro que é possível!! Quem disse que é impossível??? Pode ser antieconômico, mas impossível não é! Nem acredito que essa piada de questão veio da Cesgranrio
-
Esta mais para lógica do que para Arquivologia.
Imaginem as Casas Bahia armazenando todos os cupons fiscais; e ai? dá para fazer isso? até quando? então.... Como consequência, o armazenamento cumulativo e integral dessa documentação nos arquivos torna-se IMPOSSÍVEL. Ou alguém sugere que ela compre um CD para armazenar geladeiras e TV's e outro só para "papel"?
-
Questão estranha!!!
Pelo princípio da cumulatividade, o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
Não necessariamente todos os documentos serão arquivados, por isso fiquei ressabiado quando a questão trata armazenamento cumulativo e integral, mas mesmo que sejam armazenados todos os documentos, afirmar que é impossível tal armazenamento acho descabido.
Nem todos os documentos terão valor probatório ou histórico e poderão ser eliminados, além do que devemos levar em consideração a tabela de temporalidade da empresa/ órgão para determinar por quanto tempo os documentos deverão ficar guardados e por fim armazená-los seria possível, porém seria extremamente caro dependendo da quantidade de documentos que deveriam ser armazenados.
Questão tosca que deveria ser anulada.
-
Eletronicamente, não é impossível.
Inviável? Sim. Caro? Sim. Impossível? Não.
Entre ser inviável e impossível há uma grande diferença....
-
Concordo com o gabarito, mas demorei para interpretar a questão. O QConcursos avaliou a questão e não teceu comentários. Por isso a dúvida permaneceu.
FISICAMENTE, torna - se IMPOSSÍVEL guardar TODOS OS DOCUMENTOS num arquivo (ESPAÇO FÍSICO), sem utilizar as técnicas de arquivologia. Ou seja, SÓ ACUMULAR sem qualquer critério e avaliação.
Agora, tanto FISICAMENTE como VIRTUALMENTE, com o uso de tecnologias disponíveis, técnicas de arquivo, autorizadas por lei, torna - se POSSÍVEL.
-
Salve o bendito Google!! A questão é ruim pq copiar um parágrafo de um livro, colocando-o fora de um contexto, cria essa aberração...
Livro: Arquivos permanentes: tratamento documental, por Heloísa Liberalli Bellotto
"Os avanços da tecnologia, a complexidade dos sistemas burocráticos, o aumento das necessidades administrativas, jurídicas e científicas na atualidade são responsáveis pelo crescimento assustador da documentação gerada. Seu armazenamento cumulativo integral torna-se IMPOSSÍVEL. Por isso, a eliminação é necessária e obrigatória. (...)"
-
Há questões que são iguais a remédio: você só engole!
Gabarito:A