SóProvas


ID
1318144
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Segundo o Manual de redação da Presidência da República (2002), “redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.”
(BRASIL. Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm. Acesso em: 28 ago. 2014).

Com relação à Redação Oficial, marque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

( ) Com o propósito de encerrar o texto e de saudar o destinatário, as comunicações oficiais são finalizadas considerando a intimidade que o remetente possui com o destinatário.
( ) Em documentos oficiais, apesar de os pronomes de tratamento referirem-se à segunda pessoa do singular (à pessoa com quem se comunica), levam a concordância do verbo para a terceira pessoa do singular.
( ) Por ser considerado bastante eficiente e de baixo custo, o correio eletrônico tornou-se uma ferramenta importante de comunicação para o envio e o recebimento de documentos oficiais.
( ) Na Redação Oficial, quem comunica é o Serviço Público (Secretaria, Departamento, Seção, por exemplo) e, por conta disso, a impessoalidade deve ser dada aos assuntos, não havendo lugar para impressões pessoais.
( ) A Redação Oficial caracteriza-se pelo uso da norma padrão da língua, clareza, concisão da linguagem, uniformidade, coesão, coerência, intertextualidade, aceitabilidade, intencionalidade e informatividade. 


Assinale a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • (F) Com o propósito de encerrar o texto e de saudar o destinatário, as comunicações oficiais são finalizadas considerando a intimidade que o remetente possui com o destinatário. 

    Comentário: Errado. Atente-se para as regras do Manual sobre os fechos Atenciosamente e Respeitosamente. Cordialmente está incorreta.


    (F)   Redação Oficial caracteriza-se pelo uso da norma padrão da língua, clareza, concisão da linguagem, uniformidade, coesão, coerência, intertextualidade, aceitabilidade, intencionalidade e informatividade. 

    Comentário: Estava indo tudo bem até os termos "intertextualidade, aceitabilidade e intencionalidade". 

  • A questão apresenta várias alternativas para serem marcadas como verdadeiro ou falso. 

    Ao analisar todas elas, percebemos que a primeira é falsa, pois a finalização dos documentos oficiais é feita com os fechos respectivos para cada relação entre remetente e destinatário, e não envolve intimidade, pois afetaria a característica da impessoalidade, que caracteriza o Manual de Redação Oficial.

    A última alternativa é falsa porque "intencionalidade, aceitabilidade e intertextualidade" não fazem parte das características do Manual de Redação Oficial.


    A resposta é a letra D.

  • ( ) Por ser considerado bastante eficiente e de baixo custo, o correio eletrônico tornou-se uma ferramenta importante de comunicação para o envio e o recebimento de documentos oficiais. 


    Pq essa alternativa é falsa? Alguém pode explicar?

  • Adriane, essa alternativa é verdadeira. 

  • Ela não é falsa. Observa a questão novamente.

  • Por favor, me expliquem por que os termos intertextualidade, aceitabilidade e intencionalidade estão errados?

  • ( ) A Redação Oficial caracteriza-se pelo uso da norma padrão da língua, clareza, concisão da linguagem, uniformidade, coesão, coerência, intertextualidade, aceitabilidade, intencionalidade e informatividade.

    São 10 os princípios básicos norteadores da construção do texto oficial: Padronização, Formalidade, Uniformidade, Legalidade, Moralidade, Publicidade, Clareza, Concisão, Uso do padrão culto de linguagem e IMPESSOALIDADE. Todos os nove ajudam a construir a impessoalidade e a impessoalidade com todos os outros constrói a clareza.

  • e informatividade é caracteristica da Redação Oficial??

  • Comentário do Professor Pedro Reis

    A questão apresenta várias alternativas para serem marcadas como verdadeiro ou falso. 

    Ao analisar todas elas, percebemos que a primeira é falsa, pois a finalização dos documentos oficiais é feita com os fechos respectivos para cada relação entre remetente e destinatário, e não envolve intimidade, pois afetaria a característica da impessoalidade, que caracteriza o Manual de Redação Oficial.

    A última alternativa é falsa porque "intencionalidade, aceitabilidade e intertextualidade" não fazem parte das características do Manual de Redação Oficial.


  • No Manual de Redação Oficial da Presidência da República e nos demais manuais de redação, os princípios que regem a escrita dos atos normativos e dos atos não-normativos são muito claros: impessoalidade, uniformidade, clareza, concisão, uso da norma culta e padrão e formalidade.

  • Gabarito: D
    ( F )Com o propósito de encerrar o texto e de saudar o destinatário, as comunicações oficiais são finalizadas considerando a intimidade que o remetente possui com o destinatário.(Não é a intimidade mas sim a HIERARQUIA, ou seja, mesmo grau de hierarquia ou inferior utiliza-se Atenciosamente e para superiores, inclusive o Presidente da República, utiliza-se Respeitosamente).  

    ( V ) Em documentos oficiais, apesar de os pronomes de tratamento referirem-se à segunda pessoa do singular (à pessoa com quem se comunica), levam a concordância do verbo para a terceira pessoa do singular. (Impessoalidade verbal: utilize conjugação impessoal sempre que possível, conjugando o verbo na terceira pessoa ou utilizando verbos na forma passiva). Ex: Redigiram o ofício... (inadequado) / O ofício foi redigido... (adequado).  

    ( V ) Por ser considerado bastante eficiente e de baixo custo, o correio eletrônico tornou-se uma ferramenta importante de comunicação para o envio e o recebimento de documentos oficiais. (O correio eletrônico, quando bem utilizado, não afeta nenhum dos princípios da comunicação oficial). 

    ( V ) Na Redação Oficial, quem comunica é o Serviço Público (Secretaria, Departamento, Seção, por exemplo) e, por conta disso, a impessoalidade deve ser dada aos assuntos, não havendo lugar para impressões pessoais.(Em um texto oficial não podem estar evidenciadas características que denotem a personalidade do autor do documento, portanto, devemos se imparciais evitando manifestações de impressão pessoal). EX:  Agrada-me essa ideia... (inadequado) / Esse posicionamento é favorável... (adequado). É também fundamental a  impessoalidade verbal (vide alternativa 2)

    ( F ) A Redação Oficial caracteriza-se pelo uso da norma padrão da língua, clareza, concisão da linguagem, uniformidade, coesão, coerência, intertextualidade, aceitabilidade, intencionalidade e informatividade. (Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Caracteriza-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade).


    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República. 
  • (F) Com o propósito de encerrar o texto e de saudar o destinatário, as comunicações oficiais são finalizadas considerando a  intimidade que o remetente possui com o destinatário. (DEVE-SE SER IMPESSOAL)
    (V) Em documentos oficiais, apesar de os pronomes de tratamento referirem-se à segunda pessoa do singular (à pessoa com quem se comunica), levam a concordância do verbo para a terceira pessoa do singular. 
    (V) Por ser considerado bastante eficiente e de baixo custo, o correio eletrônico tornou-se uma ferramenta importante de comunicação para o envio e o recebimento de documentos oficiais. 
    (V) Na Redação Oficial, quem comunica é o Serviço Público (Secretaria, Departamento, Seção, por exemplo) e, por conta disso, a impessoalidade deve ser dada aos assuntos, não havendo lugar para impressões pessoais. (ANULANDO A 1° ALTERNATIVA)
    (F) A Redação Oficial caracteriza-se pelo uso da norma padrão da língua, clareza, concisão da linguagem, uniformidade, coesão, coerência, intertextualidade, aceitabilidade, intencionalidade e informatividade. ( COM TANTAS OPÇÕES, BASTA ENCONTRAR A PALAVRA INFORMALIDADE, QUE VC MATA QUE É FALSA)

  • Será que somente eu estou vendo informaTIvidade ao invés de informaLIdade na ultima questão!!

  • o erro da última afirmativa está em falar em norma padrão com quanto que é na verdade norma culta da língua.
    o termo informatividade é correto, tendo em vista que o texto oficial vem a informar algo, sendo objetivo, direto e preciso.
     

  • Adriane Souza, a alternativa é verdadeira.

  • "( ) A Redação Oficial caracteriza-se pelo uso da norma padrão da língua, clareza, concisão da linguagem, uniformidade, coesão, coerência, intertextualidade, aceitabilidade, intencionalidade e informatividade. "

    Alguns disseram ter visto a palavra "informalidade", mas ela não se faz presente na última alternativa.

    "A última alternativa é falsa porque "intencionalidade, aceitabilidade e intertextualidade" não fazem parte das características do Manual de Redação Oficial."(Copiado do comentário de Sandra Silva)

  • Segundo o Manual de redação da Presidência da República (2002), “redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.” 


    (BRASIL. Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm. Acesso em: 28 ago. 2014). 

    Com relação à Redação Oficial, marque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

    (F) Com o propósito de encerrar o texto e de saudar o destinatário, as comunicações oficiais são finalizadas considerando a intimidade que o remetente possui com o destinatário. 


    (V) Em documentos oficiais, apesar de os pronomes de tratamento referirem-se à segunda pessoa do singular (à pessoa com quem se comunica), levam a concordância do verbo para a terceira pessoa do singular. 


    (V) Por ser considerado bastante eficiente e de baixo custo, o correio eletrônico tornou-se uma ferramenta importante de comunicação para o envio e o recebimento de documentos oficiais. 


    (V) Na Redação Oficial, quem comunica é o Serviço Público (Secretaria, Departamento, Seção, por exemplo) e, por conta disso, a impessoalidade deve ser dada aos assuntos, não havendo lugar para impressões pessoais.


    (F) A Redação Oficial caracteriza-se pelo uso da norma padrão da língua, clareza, concisão da linguagem, uniformidade, coesão, coerência, intertextualidade, aceitabilidade, intencionalidade e informatividade. 


    Assinale a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:

     

    a) V, F, F, V, V.

    b) F, V, F, V, F.

    c) V, V, F, V, F.

    d) F, V, V, V, F.

    e) F, V, V, V, V.