SóProvas


ID
1318258
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O Estado de Goiás apresentou elevadas taxas de urbanização e a população urbana, que correspondia a 68% da população total em 1980, passou para 81% em 1991, atingindo 86% em 1996, taxa bastante superior à brasileira para o mesmo ano, que era de 78%.

Segundo dados relativos aos períodos compreendidos entre 1980 e 1991 e 1991 e 1996, o crescimento populacional em Goiás também foi superior ao do país, com taxas de 2,33% e 2,40% ao ano, respectivamente, embora haja grandes diferenças entre suas cinco mesorregiões.” (Fonte: http://portal.mec.gov.br/)

O processo de urbanização em Goiás nas últimas décadas foi caracterizado por:

Alternativas
Comentários
  • A princípio pensei na letra B e E, mas logo percebi o erro da B.

    erro da B - as migrações não estão desvinculadas  da dinâmica das atividades agropecuárias modernas, pois essas estão ligadas diretamente a agroindustria, que fomenta a economia goiana gerando boa parte do PIB e empregos.

     

  • Não entendi porque a resposta é a letra E?

  • Essa resposta E é complicada: como a promocao de problemas pode se apresentar como a caracterizacao do processo de urbanizaçāo???

  • O erro da letra C está na escrita de Luziânia escrito com "s", rsrsrs. Além disso, a única cidade com mais de 1 milhão de habitantes é Goiânia.

  • Como a promoção de problemas pode se apresentar como a caracterizacao do processo de urbanizaçāo???

  • GABARITO

    e) promover o crescimento dos problemas sociais de Goiânia, muitos gerados nos municípios vizinhos, dada a polarização exercida pela capital.

    a) alterar a hierarquia e a estrutura urbana, ao originar muitos centros regionais, espalhados por todo o estado de Goiás;

    b) diferenciar-se das décadas anteriores, ao estar desvinculado da dinâmica das atividades agropecuárias modernas;

    c) originar municípios de grande porte, sendo Goiânia, Anápolis e Luziânia exemplos com mais de 1 milhão de habitantes;

    d) apresentar as mais baixas taxas na mesorregião Leste Goiano, em função da ausência de importantes centros urbanos na região.

  • A Letra E é de fato a correta. O que ela está explicitando é que com o avanço demográfico do Estado de Goiás cresceu-se o número de problemas sociais. As pessoas saem de diversos Estados do país e vem para Goiás tentar uma melhor vida... por muitas vezes, essas famílias se instalam nas cidades vizinhas e não conseguem se manter, começam ter problemas financeiros, de saúde e diversos... e várias dessas cidades vizinhas não tem estrutura para "tratar"/cuidar dessas pessoas, o que acarreta a vinda delas para Goiânia- as vezes chegam aqui e se acomodam em aglomerados urbanos, por vezes, passam noites em hospitais públicos... ou seja, PROBLEMAS SOCIAIS. O certo em Goiás, seria ter vários polos/cidades de excelência e referência... e por não ter essas "referências", Goiânia se sobrecarrega com a situação.

    Gabarito Letra E)

  • a) Apesar de Goiás ter a maior população do Centro-Oeste, o estado apresenta uma densidade populacional baixa, o que faz com que Goiás, mesmo sendo o estado mais povoado da região, tenha proporcionalmente em seu território apenas 3,1% dos brasileiros, e a 12º maior população do país. Além disso, o estado também não possui muitos centros regionais, como afirmado. ITEM INCORRETO.

    b) O estado de Goiás está intimamente ligado a dinâmica das atividades agropecuárias modernas. ITEM INCORRETO.

    c) Em Goiás, apenas a cidade de Goiânia possui mais de 1 milhão de habitantes. ITEM INCORRETO.

    d) Este item está desatualizado. As mesorregiões não existem mais. ITEM INCORRETO.

    e) ITEM CORRETO.

    Resposta: E