-
Em que fonte está essa informação? Alguém sabe?
-
"expansão do sistema agrícola moderno na região, favorecido com a criação da EMGOPA (Empresa Goiana de Pesquisa Agropecuária);" (LETRA B -CORRETA)
.
.
Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. (Bíblia: JOSUÉ 1:9)
-
Boa noite Zeida. Encontrei um artigo sobre isso que foi muito esclarecedor:
http://br.monografias.com/trabalhos902/impacto-agricultura/impacto-agricultura2.shtml
Bons estudos! :)
-
Meu nobres, esta questão faz referência à Goiás no periodo militar, sendo assim, temos:
a) formação de diversos polos industriais em todo o Estado, através de investimentos do governo de Irapuan Costa Jr., entre 1975 e 1978;
Basta observar que a parte norte do Estado é muito pobre e carece de investimentos até hoje, não pode ser essa o gabarito
c) modernização dos sindicatos rurais, estimulados pelo governo na administração de Meira Matos, entre 1964 e 1965;
Meu nobres, no regime militar o que vai ocorre e o fim de tudo o que possa se movimentar contra o regime, os sindicatos, na sua essência, são para defender os interesses dos trabalhadores, logicamente que os militares não querem nada disso.
d) realização de uma reforma agrária com vistas à expansão da pequenas propriedades durante a administração de Otávio Lage (1966/1970);
Se no processo democrático de hoje, os "pequenos proprietários de terras" são esquecidos, imagem no regime ditatorial, se havia um "filho de Deus" que pensava nestes pequenos. Os governos da Ditadura defenderam interesses de grandes donos de terras para impedir reformas agrárias e outros movimentos do genero.
e) predominância da base agrária de subsistência voltada para o mercado interno, sem investimentos do governo de Irapuan Costa Jr. (1975/1978).
Conforme dito da questão "d", os governos militares não investiram em bases de subsistência
Só resta, como resposta, a letra "B"
-
A) formação de diversos polos industriais em todo o Estado, através de investimentos do governo de Irapuan Costa Jr., entre 1975 e 1978;
Fato marcante no governo do Irapuan foi a criação do DAIA (Distrito Agroindustrial de Anápolis), mãããs, como o próprio nome já diz, ele fica em Anápolis. Portanto, entendo que tal assertiva está errada, já que não se trata de "formação de diversos polos industriais em toooodo o Estado".
B) expansão do sistema agrícola moderno na região, favorecido com a criação da EMGOPA (Empresa Goiana de Pesquisa Agropecuária);
De fato foi criada em 1973, dentro do período militar. Cabe ressaltar que LEONINO CAIADO estava a frente do governo na época, sucedido por Otávio Lage e antecedido do Irapuan.
- Irapuan;
- Leonino Caiado;
- Otávio Lage.
http://www.emater.go.gov.br/w/841
C) modernização dos sindicatos rurais, estimulados pelo governo na administração de Meira Matos, entre 1964 e 1965;
Modernização de sindicato no regime militar? Não, né! Não faz o menor sentido se analisarmos os propósitos de tal movimento.
D) realização de uma reforma agrária com vistas à expansão da pequenas propriedades durante a administração de Otávio Lage (1966/1970);
Quem promoveu a reforma agrário foi Mauro Borges (1961 - 1964), inspirada nos Kibutz de Israel.
Otávio Lage o sucede entre os anos de 1966 e 1971.
Obs.: consta que, a princípio, Mauro Borges apoiou o regime militar, mas foi cassado em 26/11/64 sendo nomeado como interventor o Cel. Carlos de Meita Matos (1964 a 1965) e Gal. Emílio Rodrigues Ribas Júnior (1965 a 1966) e depois vem Otávio.
-
GB/B
PMGO
-
Letra B.
a) Errado. Irapuan Costa Jr., que foi prefeito de Anápolis, criou o polo industrial em Anápolis, e não em todo o estado.
b) Certo. Um fator importante na modernização de Goiás, mas de forma conservadora, foi a expansão do sistema agrícola moderno na região. Favorecido com a da EMGOPA.
c) Errado. O governo militar não estimulava sindicatos.
d) Errado. Não visava à expansão das pequenas propriedades, e sim das grandes propriedades.
Questão comentada pelo Profª. Rebecca Guimarães
-
IRAPUÃ COSTA JR. SÓ FEZ O DAIA..
REGIME MILITAR NÃO COMBINA NADA COM REFORMA AGRÁRIA PIOROU COM SINDICATOS. RSRS
GAB: B
-
Letra b.
b) Certa. Com o objetivo de coordenar e adequar a política estadual de pesquisa agropecuária, foi criada a Empresa Goiana de Pesquisa Agropecuária (EMGOPA), em 20/11/1973, incorporada em 1996 à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás (EMATER-GO) e, em 1974, foi criado o Centro Nacional de Pesquisa do Arroz, hoje Embrapa Arroz e Feijão.
Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos
-
O Regime Militar brasileiro (1964/1985) produziu em Goiás uma modernização conservadora que se evidencia na expansão do sistema agrícola moderno na região, favorecido com a criação da EMGOPA (Empresa Goiana de Pesquisa Agropecuária), em 20/11/1973. A EMGOPA tinha o objetivo de coordenar e adequar a política estadual de pesquisa agropecuária. A empresa foi incorporada em 1996 à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás (EMATER-GO) e, em 1974, foi criado o Centro Nacional de Pesquisa do Arroz, hoje Embrapa Arroz e Feijão.
Resposta: B
-
Hoooope, atenção! Pessoal que está estudando para a gloriosa PMGO deixe o número aqui em baixo. Vou fazer um grupo com intuito de divulgar todo tipo de conteúdo e notícias do concurso. Como também, tirar dúvidas de qualquer assunto.